Notícias

Rádio Agnus Dei Cardeal Arcoverde inaugura nova sede

Por Nill Júnior

Em uma solenidade na noite deste sábado foi inaugurada a nova sede da Rádio Agnus Dei – Cardeal FM, em Arcoverde.

A entrega do novo prédio, bem diferente do que abrigou a rádio Cardeal por anos, teve também a participação de Rodrigo Bradley, que, representando a família mantenedora da Rádio, cuidou da negociação que deu gestão majoritária à entidade gerida por Padre Adilson, responsável pela Terra da Misericórdia.

A programação ainda teve o Evangeliza Show com Eliana Ribeiro, no pátio da rádio.

Esta manhã, a rádio já transmitiu a abertura solene da Festa da Misericórdia com entrada do Santíssimo e Santa Missa celebrada pelo Bispo de Pesqueira, Dom José Luiz.

A rádio ainda abriga a sintonia AM 600 MHZ, mas se prepara para migrar para FM. O processo de migração tecnicamente está avançado e deve ser concluído até o segundo semestre.

Além da programação da Agnus Dei, a radio retransmitirá eventos da Terra da Misericórdia. O prédio também conta com estúdio para gravação de padre Adilson para tv.  Um desafio é gerar conteúdo jornalístico e de prestação de serviço local, o que vem sendo estudado.

História: primeira rádio instalada no município no dia 11 de setembro de 1964 (na época denominava-se Rádio Bandeirante – AM 1490) a Rádio Difusora Cardeal Arcoverde, ganhou esse nome em homenagem ao filho da chamada “Terra do Cardeal”, por ter nascido em território arcoverdense o primeiro cardeal da América Latina. Veja mais de sua história, clicando aqui.

Era administrada por Áureo Bradley, e seguiu nas mãos de seus herdeiros até o ano de 2016.

Outras Notícias

Fique por dentro do horário local de fechamento dos portões do Enem

Do G1 O horário de verão 2015/2016 começou na madrugada deste domingo (18) e, neste ano, atinge dez estados brasileiros e no Distrito Federal. Por consequência disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que segue o horário oficial de Brasília, pode ter horários locais diferentes, dependendo do estado em que o candidato mora. Assista, […]

4

Do G1

O horário de verão 2015/2016 começou na madrugada deste domingo (18) e, neste ano, atinge dez estados brasileiros e no Distrito Federal. Por consequência disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que segue o horário oficial de Brasília, pode ter horários locais diferentes, dependendo do estado em que o candidato mora.
Assista, no vídeo acima, os detalhes sobre os diferentes fusos horários.

Saiba tudo sobre o Enem
Neste ano, o horário de verão segue as mesmas regras de 2014 e vai durar até o dia 21 de fevereiro de 2016.
Os estados que precisaram adiantar o relógio em uma hora, à 0h deste domingo, são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Veja abaixo os horários locais de fechamento dos portões no seu estado:

Fechamento dos portões às 13h (hora local):
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo

Fechamento dos portões às 12h (hora local):

Alagoas
Amapá
Bahia
Ceará
Maranhão
Mato Grosso*
Mato Grosso do Sul*
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe
Tocantins
*Atenção: como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já estão uma hora atrás do Distrito Federal, esses estados continuam com a diferença do fuso horário. Lá, portanto, o horário local de fechamento dos portões do Enem é 12h.

Fechamento dos Portões às 11h (hora local):
Amazonas
Rondônia
Roraima

Fechamento dos portões às 10h (hora Local):
Acre

Pelé reage bem a medicamentos

Na luta contra problemas de saúde, Pelé fez piadas na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) na manhã desta sexta-feira. Respira sem o auxílio de aparelhos e o próximo boletim médico que o Hospital Albert Einstein divulgará, às 14 horas, deverá trazer boas notícias sobre o estado de saúde do Rei do Futebol. O fato de […]

pele

Na luta contra problemas de saúde, Pelé fez piadas na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) na manhã desta sexta-feira. Respira sem o auxílio de aparelhos e o próximo boletim médico que o Hospital Albert Einstein divulgará, às 14 horas, deverá trazer boas notícias sobre o estado de saúde do Rei do Futebol. O fato de ter apenas um rim dificulta sua recuperação, mas não impede sua melhora na UTI, onde permanece internado e em cuidados.

Seu quadro de saúde ainda é acompanhado de perto e monitorado o tempo todo. Na terça-feira, a condição de Pelé era muito ruim. Ele teve ligeira melhora na quarta e nesta sexta, conforme apurou com exclusividade o Estado, ele tem boa reação aos medicamentos. Pelé toma antibióticos fortes. A notícia é das 11h55 desta sexta.

Pelé tirou um dos rins quando ainda era jogador do Cosmos, nos Estados Unidos, em 1977. Exames médicos da época descobriram um tumor. Pelé nunca deixou que essa informação fosse divulgada no Brasil. “Seu quadro é grave sim, mas não é crítico agora”, disse ao Estado uma fonte que acompanha a recuperação do Rei do Futebol. “Ele vai melhorar”, posso afirmar.

A família e o Hospital Albert Einstein debateram muito nesta quinta-feira sobre as informações que poderiam dar ao público, por meio da mídia. A família não queria que nada fosse divulgado. Na manhã desta sexta, o Estado foi informado de que os boletins médicos serão “mais esclarecedores” a partir da agora. Houve um entendimento de que o mundo precisa saber o estado de saúde de Pelé.

A sepse (conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção) “provavelmente” não existe, embora não seja descartada. “Provavelmente” há uma infecção séria. Um novo tumor não foi detectado. Os médicos do Albert Einstein não trabalham com hipóteses confirmadas porque algumas situações foram sim “encontradas” e outras ainda não. Daí o cuidado para divulgar as informações nos boletins médicos de Pelé.

Autorizado concurso da PRF

Foi publicada, nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que autoriza o concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O certame é considerado um dos mais esperados para 2018. Ao todo, serão oferecidas 500 vagas de nível superior. O edital deve ser publicado em até 180 dias. Conforme o DOU, a remuneração […]

Foi publicada, nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que autoriza o concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O certame é considerado um dos mais esperados para 2018. Ao todo, serão oferecidas 500 vagas de nível superior. O edital deve ser publicado em até 180 dias.

Conforme o DOU, a remuneração inicial chega a R$ 10.357,88, somando os auxílios alimentação e saúde.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter entre 18 e 65 anos, ensino superior completo em qualquer área e carteira de habilitação.

Ainda não há confirmação, mas banca organizadora deve ser o Cebraspe. O último concurso da PRF foi realizado no ano de 2013.

Índice Firjan no Pajeú: Quixaba tem melhor posição; Calumbi, a pior

Com nova metodologia, o Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF é tido como um dos mais sérios para identificar como está o equilíbrio fiscal dos municípios brasileiros. O estudo traz à luz os principais desafios para a gestão municipal e propõe soluções para os gargalos estruturais que não podem mais ser adiado. O IFGF […]

Quixaba surpreendeu e de acordo com o índice Firjan tem a melhor gestão fiscal do Pajeú

Com nova metodologia, o Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF é tido como um dos mais sérios para identificar como está o equilíbrio fiscal dos municípios brasileiros. O estudo traz à luz os principais desafios para a gestão municipal e propõe soluções para os gargalos estruturais que não podem mais ser adiado.

O IFGF faz referência a 2018 e avalia as contas de 5.337 municípios, onde vive 97,8% da população brasileira . O índice é inteiramente construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras.

O índice é composto por quatro indicadores: IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimentos. A leitura dos resultados é bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município.

Com base nesses dados cruzados, Quixaba foi a cidade do Pajeú que se saiu melhor no ranking, com índice 0.6348, quarta posição no estado e na posição 1107 no ranking nacional. Na sequência, Serra Talhada, na segunda posição regional, 18ª posição estadual e 2205º no plano nacional. O pior índice é o de Calumbi, que se soma a Santa Terezinha e Tabira como os piores em gestão fiscal na região.

Veja ranking completo:

Município Índice Firjan Ranking Pajeú Ranking Estadual Ranking Nacional
Quixaba 0.6348 1107
Serra Talhada 0.5125 18ª 2205
Brejinho 0.4888 24º 2402
Itapetim 0.4673 27º 2589
Ingazeira 0.4341 37º 2871
Afogados da Ingazeira 0.4270 39º 2937
Carnaíba 0.4240 40º 2963
Santa Cruz da Baixa Verde 0.4155 43º 3029
Triunfo 0.3801 53º 3347
Iguaraci 0.3596 10º 58º 3545
Flores 0.3111 11º 71º 3921
São José do Egito 0.2625 12º 89º 4282
Tuparetama 0.2572 13º 90º 4313
Solidão 0.1664 14º 121º 4875
Santa Terezinha 0.0697 15º 162º 5229
Tabira 0.0675 15º 163º 5234
Calumbi 0.0526 16º 172º 5274
MPC-PE mira contrato sem licitação de ex-deputado Betinho Gomes

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco expediu medida cautelar para suspender os pagamentos decorrentes de um contrato sem licitação da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho com a organização social Instituto Educacional Menino Jesus. O pedido de suspensão partiu do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), em representação do procurador Cristiano […]

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco expediu medida cautelar para suspender os pagamentos decorrentes de um contrato sem licitação da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho com a organização social Instituto Educacional Menino Jesus.

O pedido de suspensão partiu do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), em representação do procurador Cristiano Pimentel.

Segundo o MPC-PE, o contrato tinha o valor de R$ 6.252.954,00 (seis milhões, duzentos e cinquenta e dois mil e novecentos e cinquenta e quatro reais), pelo prazo de 18 meses. A organização social tinha sido contratada para o reforço escolar de estudantes da rede municipal de ensino do Cabo.

A principal irregularidade apontada pelo MPC-PE foi que a organização social não teria estrutura para responder por um contrato de R$ 6 milhões. A entidade tinha sede em um casebre, em bairro pobre, da própria cidade do Cabo. O MPC-PE disponibilizou fotos da sede da entidade tiradas em maio de 2022, no processo, que demostram que a sede é um imóvel muito modesto.

O contrato sem licitação foi assinado em 10 de agosto pelo secretário de Educação do Cabo, o ex-deputado federal Betinho Gomes (PSDB). Apenas oito dias após a assinatura do contrato, em 18 de agosto, a Prefeitura do Cabo já pagou R$ 1.169.301,65 para a organização social.

“O pagamento do empenho foi feito em 18/08/2022, ainda conforme o Portal da Transparência, portanto, apenas 8 dias após a assinatura. Ora, o contrato gira em torno de R$ 6 milhões para 18 meses, houve evidentemente um pagamento desproporcional para apenas 8 dias de prestação de serviços. Há evidente desproporcionalidade neste pagamento milionário, além de falta de razoabilidade”, apontou o procurador Cristiano Pimentel, no processo.

Outro motivo de suspeita é que a instituição foi contratada para reforçar os estudos em língua portuguesa, mas na fachada da sede da organização social havia um erro ortográfico.

“Peculiar observar, na fotografia da sede do referido Instituto, o erro da língua portuguesa gravado no muro da OSC (bem vindos, sem o uso obrigatório do hífen). Tal erro preocupa numa instituição contratada para fortalecer e reforçar a alfabetização de todos os estudantes da rede municipal”, menicionou a decisão do TCE.

Ainda segundo o MPC-PE, a organização social “foi constituída em 18/03/2016 e não possui nenhum registro de participação anterior em processos licitatórios, contratos ou despesa pública junto às Unidades Jurisdicionadas do TCE/PE, segundo o site Tome Conta”. Ou seja, não teria supostamente experiência anterior em Pernambuco.

A ordem do TCE, ao final da decisão, foi para “determinar ao Secretário Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho, Sr. Heberte Lamarck Gomes da Silva, que suspenda os pagamentos decorrentes do Termo de Colaboração 01/2022-SME da Secretaria Municipal de Educação do Cabo”.

O secretário Betinho Gomes terá cinco dias para apresentar defesa ao TCE. A decisão da relatora, conselheira Alda Magalhães, ainda será analisada pela Segunda Câmara do TCE.