Notícias

Quarta de muitas ocorrências policiais na região

Por Nill Júnior

Jovem encontrada depois de dias fora de casa, prisão de suspeito de incendiar casa, assalto a banco e afogamento estiveram no noticiário

A movimentação policial foi grande nas últimas horas na região do Pajeú. Na cidade de São José do Egito, houve fim a uma situação que angustiava toda uma família: a do desaparecimento de Ellen Costa Siqueira, 18 anos. Segundo comunicado nas redes sociais, ela estava desaparecida desde 19 de março.

Na noite desta terça, graças ao trabalho de investigação do Delegado Ubiratan Rocha, ela foi encontrada no Bairro Borja, em São José do Egito e levada para a Delegacia local, onde foi entregue à família. A Polícia investiga o que ocorreu com a jovem, que pode ter ido por conta própria para o bairro da cidade sem comunicar a familiares.

Também Afogados da Ingazeira, a Polícia Civil confirmou a prisão de Wendisson Silva, o Wendisson Mecânico. Ele é o principal  suspeito de, por motivo passional, tocar foco na casa de Irani Veras, que estava com os filhos em sua casa na Senador Paulo Guerra quando foi surpreendida pelo fogo. O acusado teria usado gasolina para atear fogo na casa. Por muita sorte, ninguém se feriu gravemente.

O delegado Germano Ademir decretou a prisão dele durante a ouvida, quando se apresentou para depor. A Polícia Civbil foi procurada pela Rádio Pajeú, mas segundo o agente Marcos, ainda estão sendo feitas ouvidas para fechar o inquérito. Revelá-las pode inteferir nas investigações

Em Itapetim, menos de dois meses da última investida, criminosos voltaram a assaltar a agência do Sicoob Credipajeú na manhã desta quarta-feira (29).

De acordo com Marcelo Patriota falando ao programa Manhã Total, dois homens armados teriam chegado a agência em um motocicleta e rendido funcionários. A dupla teria conseguido fugir por uma estrada vicinal levando uma quantia em dinheiro ainda não revelada.

Em Carnaíba, foi sepultado hoje pela manhã o corpo de Thiago Ribeiro, 13 anos, que morreu afogado no Poço do Pau, Carnaíba, por onde passa o Rio Pajeú. Segundo Cauê Rodrigues falando ao programa Manhã Total, ele não sabia nadar e se desequilibrou ao tentar agarrar em um galho de árvore próximo da margem. Também tinha uma deficiência no braço que contribuiu para o afogamento.

Outras Notícias

Primeira dama de Tuparetama diz que houve fraude nas eleições. Oposição questiona. “Fake news”

A primeira dama de Tuparetama, Roseane Gomes, esposa do prefeito Diógenes Patriota, se manifestou nas redes sociais atacando o sistema eleitoral brasileiro e gerando reações da oposição tuparetamense, que tem compartilhado as declarações. “Ataca o sistema que elegeu o marido dela” Segundo eles, apesar de TSE, partidos como o próprio PL e a comunidade internacional […]

A primeira dama de Tuparetama, Roseane Gomes, esposa do prefeito Diógenes Patriota, se manifestou nas redes sociais atacando o sistema eleitoral brasileiro e gerando reações da oposição tuparetamense, que tem compartilhado as declarações. “Ataca o sistema que elegeu o marido dela”

Segundo eles, apesar de TSE, partidos como o próprio PL e a comunidade internacional terem reconhecido o resultado oficial, ela atacou o sistema eleitoral com fake news.

“O resultado dessa eleição tá mais do que claro que foi alterado e a anterior também. Essa esquerda vem atropelando a nossa Constituição e de narrativa em narrativa enfeitiçando tantas mentes fracas”, disse no primeiro comentário.

Depois disse haver perseguição a Flávio. “Tanta perseguição com essa família. O diabo quer destruir nosso país e para isso tem de manipular quem serve a ele. Mas Deus jamais perde o controleiỊạỊi

Na última sessão da Câmara de Tuparetama terça, Valmir Tunu e Tanta criticaram Diógenes e Sávio Torres por não terem defendido Lula e assumido o bolsonarismo. Vandinha da Saúde fez a defesa. “Mas em Tuparetama os dois deixavam espaços para o voto pra presidente, sem pedir votos pro petista”, diz um dos opositores.

No segundo turno, Lula (PT) foi o candidato a presidente mais votado em Tuparetama (PE) no 2° turno, com 5.587 votos. Flávio Bolsonaro (PL) teve 971 votos.

Prefeitura de Arcoverde divulga calendário de matrículas para o ano letivo de 2027

A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou o calendário de matrículas para o ano letivo de 2027. O cronograma começa na próxima terça-feira (3) e estabelece cinco etapas para renovação, transferência e ingresso de novos alunos na rede municipal. A primeira fase será destinada aos estudantes que já frequentam as […]

A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou o calendário de matrículas para o ano letivo de 2027. O cronograma começa na próxima terça-feira (3) e estabelece cinco etapas para renovação, transferência e ingresso de novos alunos na rede municipal.

A primeira fase será destinada aos estudantes que já frequentam as escolas municipais e pretendem permanecer na mesma unidade. A renovação das matrículas acontecerá entre os dias 3 e 19 de novembro de 2026.

Na sequência, de 23 de novembro a 4 de dezembro, será realizado o período de confirmação da migração de estudantes entre escolas da própria rede. Essa etapa contempla alunos que precisam mudar de unidade, seja por alteração de endereço ou pela continuidade dos estudos em uma etapa de ensino não oferecida pela escola atual.

Para os estudantes que ainda não fazem parte da rede municipal, o cadastro de reserva estará aberto entre 7 e 18 de dezembro. A efetivação das matrículas desses novos alunos ocorrerá de 28 de dezembro de 2026 a 8 de janeiro de 2027.

A última etapa será dedicada à organização e atualização de documentos, entre 11 e 22 de janeiro de 2027.

Confira o calendário completo:

Renovação de matrícula: 3 a 19 de novembro de 2026.

Migração de estudantes da rede: 23 de novembro a 4 de dezembro de 2026.

Cadastro de reserva para novos alunos: 7 a 18 de dezembro de 2026.

Efetivação das matrículas do cadastro de reserva: 28 de dezembro de 2026 a 8 de janeiro de 2027.

Organização e atualização de documentos: 11 a 22 de janeiro de 2027.

Documentação necessária

A Secretaria de Educação também divulgou a relação de documentos solicitados para confirmação e efetivação das matrículas:

• Cópia da certidão de nascimento;
• Cópia do cartão de vacinação;
• Cópia do cartão de vacinação específico de gripe e Covid-19;
• Folha resumo do Bolsa Família, quando aplicável;
• Cópia do comprovante de residência;
• Uma foto 3×4;
• Informação sobre tipo sanguíneo e fator RH;
• Telefone para contato;
• Histórico escolar;
• Cópia do RG e CPF do estudante, caso possua;
• Cópia do RG e CPF do responsável.

Segundo a prefeitura, pais e responsáveis devem observar o período correspondente à situação de cada estudante e providenciar a documentação solicitada para os procedimentos de matrícula.

Imagem: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Empresas que adotaram escala 5×2 registram redução de faltas de funcionários

Empresas brasileiras começaram a se preparar para o fim da escala de trabalho 6×1, que terá sua primeira etapa de implementação em dezembro. Experiências de empregadores que anteciparam a mudança indicam redução nas faltas dos funcionários, enquanto setores do comércio demonstram preocupação com o prazo de adaptação. Uma reportagem da CBN divulgada neste sábado (31) […]

Empresas brasileiras começaram a se preparar para o fim da escala de trabalho 6×1, que terá sua primeira etapa de implementação em dezembro. Experiências de empregadores que anteciparam a mudança indicam redução nas faltas dos funcionários, enquanto setores do comércio demonstram preocupação com o prazo de adaptação.

Uma reportagem da CBN divulgada neste sábado (31) apresenta o caso de uma empresa de logística em Cajamar, na Grande São Paulo, que testou a jornada de cinco dias de trabalho e dois de descanso em alguns turnos. Segundo a empresa, o índice de faltas caiu de 12% para 8% após a adoção do novo modelo.

A experiência ocorre em meio à preparação do mercado de trabalho para as regras aprovadas pelo Congresso Nacional. A mudança substitui a escala 6×1 pela garantia de dois dias de repouso semanal remunerado, sem redução salarial.

A primeira etapa está prevista para 16 de dezembro de 2026, quando a jornada máxima será reduzida de 44 para 42 horas semanais. Em dezembro de 2027, o limite cairá para 40 horas, concluindo o período de transição.

Apesar dos resultados relatados por empresas que já adotaram o novo formato, a implementação traz desafios para atividades que precisam funcionar diariamente. Setores de logística, comércio e serviços terão de reorganizar turnos e avaliar a necessidade de novas contratações.

Na área de transportes, a reportagem da CBN destaca a dificuldade de encontrar motoristas para preencher novas escalas. A reorganização das equipes ocorre em um setor que já enfrenta problemas de disponibilidade de profissionais.

O calendário também preocupa representantes do comércio. A primeira fase da mudança coincide com a reta final das compras de Natal, período de maior movimento em diversos estabelecimentos. Por isso, segmentos empresariais defendem que a implementação seja transferida para janeiro.

Outro ponto de atenção é a regulamentação das exceções para atividades que exigem funcionamento contínuo. A definição dessas regras será importante para orientar empresas e trabalhadores sobre a organização dos horários e os regimes diferenciados de trabalho.

Fonte: CBN
Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Pesquisa Múltipla aponta 95% de aprovação da gestão Kelvin Cavalcanti em Venturosa

Segundo levantamento do Instituto Múltipla realizado em 28 de outubro de 2026, a administração do prefeito Kelvin Cavalcanti, em Venturosa, registra 95% de aprovação. De acordo com os dados divulgados, 2% dos entrevistados desaprovam a gestão municipal. A pesquisa também avaliou a percepção dos moradores sobre os rumos da cidade. Nesse indicador, 96% dos participantes […]

Segundo levantamento do Instituto Múltipla realizado em 28 de outubro de 2026, a administração do prefeito Kelvin Cavalcanti, em Venturosa, registra 95% de aprovação. De acordo com os dados divulgados, 2% dos entrevistados desaprovam a gestão municipal.

A pesquisa também avaliou a percepção dos moradores sobre os rumos da cidade. Nesse indicador, 96% dos participantes responderam que consideram Venturosa no caminho certo.

O levantamento ouviu 300 pessoas e apresenta margem de erro de 5,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Os resultados foram divulgados pela administração municipal. Segundo as informações apresentadas, o Instituto Múltipla já realizou cinco levantamentos de avaliação da gestão no município.

Os percentuais de aprovação e desaprovação correspondem à avaliação da administração municipal pelos entrevistados. Já o índice de 96% representa a percepção sobre os rumos de Venturosa, não devendo ser confundido com a aprovação do prefeito.

Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

 

São José do Egito recebe retroescavadeira adquirida com emenda do senador Fernando Dueire

A Prefeitura de São José do Egito recebeu uma retroescavadeira adquirida com recursos de emenda parlamentar do senador Fernando Dueire. Segundo a administração municipal, o equipamento será destinado a serviços de infraestrutura nas zonas urbana e rural. De acordo com a prefeitura, a máquina deverá ser utilizada em atividades como manutenção de vias públicas, abertura […]

A Prefeitura de São José do Egito recebeu uma retroescavadeira adquirida com recursos de emenda parlamentar do senador Fernando Dueire. Segundo a administração municipal, o equipamento será destinado a serviços de infraestrutura nas zonas urbana e rural.

De acordo com a prefeitura, a máquina deverá ser utilizada em atividades como manutenção de vias públicas, abertura e limpeza de valas, terraplenagem, apoio a obras de pavimentação e conservação de estradas vicinais.

O prefeito Fredson Brito anunciou a chegada do equipamento e agradeceu ao senador pela destinação dos recursos.

“Mais um presente para o nosso município, uma retroescavadeira; quero agradecer ao nosso senador Fernando Dueire”, afirmou o prefeito. Ele completou: “São José do Egito precisa cada vez mais avançar e estamos com pressa pra crescer”.

A retroescavadeira deverá integrar a estrutura utilizada pelo município na execução de serviços de manutenção e obras públicas. A utilização do equipamento deverá atender tanto à sede de São José do Egito quanto às comunidades rurais.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr