PSB sela aliança com o Solidariedade em Camaragibe
Por André Luis
O PSB firmou, nesta sexta-feira (5), uma aliança com o Solidariedade em Camaragibe, no Grande Recife. O objetivo é fortalecer a apresentação de chapas proporcionais dos dois partidos, além de construir uma alternativa competitiva na disputa pelo Executivo municipal nas eleições deste ano.
O acerto foi selado em encontro entre o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, o deputado federal Pedro Campos (PSB) e a ex-deputada Marília Arraes, que é vice-presidente do Solidariedade para a Região Nordeste. Também estiveram na reunião o vereador Paulo André (PSB) e o gestor governamental Ednaldo Moura (PSB), que se colocam como opções para a disputa majoritária no município.
“A principal definição desse encontro foi a de que nós vamos marchar juntos com o Solidariedade em Camaragibe e, já na largada, contamos com o apoio da ex-deputada Marília Arraes. O PSB tem o vereador Paulo André e o gestor governamental Ednaldo Moura como alternativas que se apresentam e vamos fazer essa construção”, declarou Sileno.
A defesa do papel das associações no acesso aos medicamentos derivados da maconha foi o foco da primeira mesa de debates da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial em Pernambuco. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (18) e reuniu representantes de associações de todo o Estado. Eles defenderam o avanço da regulamentação dos […]
A defesa do papel das associações no acesso aos medicamentos derivados da maconha foi o foco da primeira mesa de debates da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial em Pernambuco. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (18) e reuniu representantes de associações de todo o Estado.
Eles defenderam o avanço da regulamentação dos remédios produzidos a partir da planta para que possam ser fornecidos pelo SUS, mas temem que as regras atendam apenas aos interesses da indústria farmacêutica. É o que destaca Fabrina Santos, diretora da Associação Canábica Medicinal de Pernambuco, Cannape.
“A gente ensina a plantar cannabis, a gente ensina a cultivar cannabis, a gente corre atrás do jurídico, a gente faz extensões de projetos dentro da saúde, dentro dos órgãos públicos de segurança, a gente faz todo esse trabalho educativo e a gente não pode ficar para trás. Assim como o paciente que depende do SUS hoje está para trás, porque a gente tem as leis estaduais mas que a União ainda não contempla, por falta de regulamentação.”
As associações também esperam o apoio do Poder Público para trabalhar com mais segurança jurídica e para ampliar a atuação. Segundo a presidente da Associação Aliança Medicinal, Hélida Lacerda, o valor do óleo ainda é inatingível para muitos pacientes, mesmo o de produção local, que já é bem mais barato quando comparado às medicações de farmácia com importação autorizada pela Anvisa.
“Eu não sei dizer números, mas a parcela de pessoas que chegam todos os dias pedindo para fornecer gratuito é uma parcela bem considerável. Mas chega um ponto que a gente não consegue mais, e é aí que o SUS tem que entrar, é nessa hora que o Estado tem que ter esse olhar pra gente, a gente não pode sozinho.”
Coordenador da Frente Parlamentar, o deputado João Paulo, do PT, lamentou que o SUS precise recorrer aos remédios importados para cumprir decisões judiciais, em vez de usar a produção nacional. “E eu queria dizer a vocês: muito mais eficiente, com muito mais qualidade e com muito mais controle, porque a medicação que vem, chega aqui importada, toda já lacrada, não se tem um controle de averiguar se tem a mesma qualidade que a nossa.”
A próxima reunião do grupo está prevista para o dia 22 de abril, com participação da Anvisa e de parlamentares federais.
As declarações do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) em entrevista à Cultura FM no último sábado, obviamente não foram digeridas e só tiveram uma finalidade: pôr em risco qualquer possibilidade de aliança entre Augusto César e o prefeito, que questionou o filho do deputado, quando perguntado sobre a possibilidade de tê-lo como vice […]
As declarações do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) em entrevista à Cultura FM no último sábado, obviamente não foram digeridas e só tiveram uma finalidade: pôr em risco qualquer possibilidade de aliança entre Augusto César e o prefeito, que questionou o filho do deputado, quando perguntado sobre a possibilidade de tê-lo como vice nas eleições deste ano.
Hoje, em uma inauguração na Escola Municipal Carmélia Inácio, no bairro Vila Bela, o prefeito Luciano Duque apressou-se em tentar desfazer o mal-estar causado por sua declaração.
“Sou homem de reconhecer quando erro. Eu não quis ofender o ex-deputado Augusto César Filho. Apenas externei que eu achava que não era o sentimento dele de ser candidato. Como ele estava fora politicamente por muito tempo, talvez não fosse interessante ele ser candidato. Mas, qualquer cidadão pode ser candidato, desde que ele deseje”, remendou Duque.
Fica a dúvida se a declaração foi digerida por Augusto Pai e Augusto Filho, depois que o prefeito praticamente havia descartado a presença do jovem na chapa, além de elogiar Waldemar Oliveira.
Tendo como grandes homenageados o músico Beto da OARA, que comemora 90 anos de idade; os 40 anos de jornalismo de Magno Martins e os 31 anos da TV Tribuna/Banda, a 13ª Edição do Prêmio Persona Pernambuco, ocorrido sábado (28/01), no SESC Arcoverde, foi marcada pela beleza, glamour e dezenas de homenageados de todo o […]
Tendo como grandes homenageados o músico Beto da OARA, que comemora 90 anos de idade; os 40 anos de jornalismo de Magno Martins e os 31 anos da TV Tribuna/Banda, a 13ª Edição do Prêmio Persona Pernambuco, ocorrido sábado (28/01), no SESC Arcoverde, foi marcada pela beleza, glamour e dezenas de homenageados de todo o estado.
Prefeitos e prefeitas, vereadores, empresários, empresárias, empreendedores que se superaram em 2022 foram homenageados ao som da orquestra Maktub que deu um show numa noite de superação.
“Foi sem dúvida uma noite inesquecível, marcada pela emoção, a alegria e a participação de personalidades do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Litoral que lotaram as dependências do SESC, numa decoração belíssima de nosso amigo Wedson Marques (Cafuça), de Belo Jardim.
Só temos a agradecer a Deus, a todos que se empenharam para que tivéssemos uma grande festa e melhor ainda, poder homenagear essas duas figuras ícones em suas áreas, Beto da OARA e Magno Martins. Somos só gratidão”, afirmou Adriano Ferreira, da Senso Eventos.
Um dos grandes momentos da festa foi sem dúvida a homenagem a Beto da OARA, que foi aplaudido de pé por todos os presentes. Ao lado da esposa, filho e nora, Beto recebeu das mãos de Adriano Ferreira o troféu do Persona Pernambuco e uma placa em homenagem a sua história levando o nome de Arcoverde aos quatro cantos do mundo.
Em seguida, foi a vez do jornalista Magno Martins ser homenageado pelo apresentador, que aproveitou para agradecer o reconhecimento dos arcoverdenses e pernambucanos ao seu trabalho.
Com uma super estrutura da empresa Flávio’s Produções, com telão de alta resolução, piso Paris, iluminação e um som de alto padrão, o Persona Pernambuco 2022, teve como homenageados especiais vários prefeitos, vereadores e Secretários municipais, como: Edilson Tavares (Toritama), Wellington Maciel (Arcoverde), Regina Cunha (Itaíba), Emerson Vasconcelos (Poção), Fabiano Marques (Petrolândia), Sávio Torres (Tuparetama), Marcelo de Alberto (Inajá), Vereador Siqueirinha (Presidente da Câmara de Arcoverde).
Ainda: Felinho da Serrinha (Presidente da Câmara de Buíque), Vereador Nadilson Nunes (1º Secretário da Câmara de Tacaimbó), Maurílio Almeida (vice-prefeito de Alagoinha), Socorro Vidal (Secretária de Saúde de Arcoverde), Aldy Regis (Secretário de Agricultura de Buíque), Arnon Vieira (Secretário Ação Social Itaíba) e Pedro Teotônio (Secretário de Saúde de Itaíba).
Na área empresarial, se destacaram o empresário Júnior da Inforcell, o Grupo JW/Caza Nobre de Tacaimbó, Flávio’s Produções e Eventos, Grupo Santa Terezinha, Dra. Ana Cláudia Tenório, Educandário Raio de Luz (Itaíba), Grupo JVS, Excellent Centro Odontológico, Trevo Água e Gás, Dra. Janise Valença, empresária Ana Luiza (Canhotinho), Auto Escola Cristo Rei (Lajedo) e Revista Jurema Brasil. Além deles, mais de 90 empresas, empreendedores e empreendedoras de todos os recantos do estado foram homenageados.
O evento foi um dos mais cobertos pela mídia regional, sendo transmitido e com a cobertura das páginas como a Agreste TV, Folha das Cidades, Giro das Cidades, Arcoverde Online, TV Arcoverde, Giro Social B, Rede Vale, Choque Cultural (Buíque), entre outros.
Coluna Folha Política O decreto do Governo do Estado que estabeleceu a quarentena, desde o último dia 18, vigora até o próximo domingo. Às vésperas do fim da vigência do mesmo e também um dia antes da coletiva de balanço dos números da pandemia, marcada para hoje, o governador Paulo Câmara, em pronunciamento, ontem, já […]
O decreto do Governo do Estado que estabeleceu a quarentena, desde o último dia 18, vigora até o próximo domingo. Às vésperas do fim da vigência do mesmo e também um dia antes da coletiva de balanço dos números da pandemia, marcada para hoje, o governador Paulo Câmara, em pronunciamento, ontem, já fez uma fala dura em relação ao cenário atual.
Na rede pública do Estado, a taxa de ocupação de leitos de UTI segue na casa dos 97% e, na rede privada, é de 91%, segundo boletim emitido ontem pela Secretaria Estadual de Saúde. Ao anunciar a quarentena, no último dia 15, o Governo do Estado já realçava “uma taxa de ocupação de UTI acima dos 95%”.
Em outras palavras, a despeito do esforço empreendido para abertura de leitos, de lá para cá, não houve queda nesses números. O governador, ontem, ao destacar o índice de 55% de isolamento social, constatado no último domingo, informou ter sido esse o maior patamar registrado este ano. Na sequência, entretanto, acendeu o sinal amarelo, advertindo logo o seguinte: “Apesar de termos atingido essa marca importante, precisamos aumentar os índices de isolamento para reduzir o contágio e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde”.
Integrantes da gestão, nos bastidores, admitem que, “para bom entendedor”, essa palavra basta. Uma outra ala, em reserva, observa que, diante dos números, não há muita alternativa a não ser prorrogar o decreto. Nessa linha, se argumenta que o aviso da prorrogação não pode ser feito em cima da hora.
Em função disso, dizem, há uma tendência de que novas diretrizes já sejam apresentadas hoje durante a coletiva, às 16h30, para que passem a valer na segunda-feira. Ainda ontem, Paulo Câmara registrou o total de pessoas em leitos de UTI com Covid-19: 1.325.
A Rádio Pajeú foi agraciada neste sábado com o Prêmio Personalidade 2016, fruto de pesquisa popular realizada em Afogados da Ingazeira pelo Blog do Itamar e informativo O Binóculo. A entrega aconteceu no Cine Teatro São José e agraciou varias empresas e nomes da sociedade afogadense. O blog também foi escolhido como o melhor de […]
A Rádio Pajeú foi agraciada neste sábado com o Prêmio Personalidade 2016, fruto de pesquisa popular realizada em Afogados da Ingazeira pelo Blog do Itamar e informativo O Binóculo. A entrega aconteceu no Cine Teatro São José e agraciou varias empresas e nomes da sociedade afogadense.
O blog também foi escolhido como o melhor de 2016 na pesquisa popular e recebeu seu prêmio.
Além da premiação, outra boa notícia passada por Itamar França foi a de que o blog também venceu na sua categoria pesquisa similar em Tabira, cuja data da premiação será anunciada em breve.
Gratidão também pela indicação da pesquisa como melhor comunicador AM. Estivemos com nossa filha, Nívea Victória recebendo a premiação, pelo que agradecemos imensamente.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de outubro na modalidade espontânea. Foi a 19ª edição do Prêmio. Nesta postagem, a relação dos agraciados. A todos, parabéns!
Você precisa fazer login para comentar.