Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Protesto organizado por Fetape e moradores de Santa Rosa interdita PE 320

Publicado em Sem categoria por em 16 de abril de 2014

pe320

Eles querem rapidez nas indenizações das famílias que lá residem e denunciam problemas respiratórios por exploração do calcário além de outros riscos causados por fábrica de cimento Pajeú

Um protesto organizado por Fetape, moradores da comunidade de Santa Rosa, município de Carnaíba e com apoio de instituições como a Paróquia de Santo Antonio interdita neste momento a PE 320, entre Carnaíba e Flores, no trecho paralelo à Fábrica de Cimento Pajeú, do grupo Petribú. Os trabalhadores queimaram pneus na pista e gritam palavras de ordem.

Segundo o presidente da Fetape, Doriel Barros, falando à Rádio Pajeú a pouco, o processo de instalação da fábrica foi mal administrado por fábrica, município e Estado. “É inadmissível que antes de instalar a fábrica não tenha se resolvido de forma correta a situação de moradores que estão aqui a muito mais tempo”, criticou.

carnaiba

Mayara Lima, que encabeça com a comunidade o movimento, relatou o que está motivando a revolta das famílias. “Já há crianças sofrendo com problemas respiratórios por conta da poeira fruto da exploração dos calcários. Famílias estão assustadas com as explosões das rochas, pois pedras estão voando na direção das casas”.

Daqui a pouco, uma reunião vai discutir se o movimento na estrada continuará ou se os trabalhadores seguirão para a Prefeitura.

Entenda o caso : a comunidade de Santa Rosa fica ao lado da Fábrica de Cimento Pajeú, do Grupo Petribú. Com o anúncio  da instalação da fábrica feito pelo governo do Estado e Prefeitura, era certo que teriam, que ser realocados por conta da área de exploração de calcário que fica em uma área no entorno da comunidade.

Mas segundo eles, o que era para ser administrado com rapidez e justiça, vem sendo feito com lentidão. As cartas de indenizações traziam valores que não garantiriam a mudança para outro local. Houve promessa de lideranças de Carnaíba e do então governador Eduardo Campos de que eles não sairiam sem indenizações justas. O problema se arrasta sem solução definitiva para todos. Apenas algumas famílias receberam indenizações.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: