Projeto busca popularizar conhecimento científico para estudantes
Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Espaço Ciência, instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, busca popularizar o conhecimento científico e despertar o gosto pelas ciências com crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.
É o projeto “Ciência Móvel”, que tem atraído, desde a última segunda (22), um grande público à quadra do ginásio desportivo municipal.
O projeto, que também tem recebido visitação de alunos das escolas particulares, IFPE, FAFOPAI e da rede estadual, pode ser conferido até esta quinta (25), quando se encerram as atividades em Afogados. São inúmeras experimentações científicas que mostram, na prática, como funciona o conhecimento nas inúmeras áreas da ciência, desde a mecânica, eletrônica, biologia, astronomia, química e física. Tem até um planetário onde os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre o sistema solar ao qual estamos inseridos.
Nesta terça (24), uma equipe da TV Asa Branca esteve produzindo uma matéria sobre as atividades do projeto. A matéria foi veiculada ontem mesmo, na 2ª edição do ABTV. Você pode conferir a matéria, na íntegra, no vídeo em anexo.
A monitora do espaço ciência, Rute Gomes, destacou o intuito de trazer ao interior um pouco do Espaço Ciência que fica em Olinda, na divisa com o Recife. “A ideia é trazer parte da estrutura e das atividades do Espaço Ciência, e divulgar de uma forma educativa e didática a ciência para os estudantes do interior do Estado”. Professores de ciências que lecionam em municípios vizinhos a Afogados também tem prestigiado às atividades.
O evento tem a coordenação da Secretaria de Educação de Afogados. A coordenadora de Ciências da rede municipal, Eliane Fernandes, citou como o projeto é importante para incentivar nos alunos o gosto pelas ciências. “Nós trabalhamos de uma forma lúdica o aprendizado efetivo, e mostrando através de experimentos fica mais fácil dos alunos assimilarem. E assim eles constroem os seus conhecimentos e avançam no aprendizado,” destacou Eliane.
O Prefeito de Afogados, José Patriota, visitou o espaço e se mostrou entusiasmado com a iniciativa. “É fascinante poder ver na experimentação prática muitas das coisas que os alunos aprendem em sala de aula. Isso só contribui para qualificar e melhorar ainda mais os bons índices obtidos por nossos alunos e escolas,” avaliou o Prefeito.
Encerramento – quem quiser conferir, hoje é o último dia para conferir o projeto, cujas atividades acontecem na quadra do ginásio desportivo municipal, com entrada gratuita. A partir das 15h, como uma das atividades de encerramento, a comunidade escolar irá comemorar o aniversário da Escola Dom Mota.





Muito triste a morte do jovem João Caio Pereira Rodrigues Melo, de 26 anos, filho do ex-prefeito de Triunfo, João Batista Rodrigues, e da ex-secretária de Saúde Tarciane Pereira Melo, que faleceu na madrugada deste sábado, 31 de outubro de 2026, tendo sido sepultado esta noite. Prova do carinho de Pernambuco pelo casal foi o volume de manifestações nessa hora tão difícil.
O vereador Luiz Abel, de Sertânia, tinha certeza da vitória de Flávio Bolsonaro. No domingo da votação, foi de verde e amarelo e com a bandeira do Brasil em punho. Não deu. Em Sertânia, a maior obra de desenvolvimento em décadas é o campus da UFPE, bancada pelo governo Lula. O bolsonarismo é crítico das universidades. Curiosa era a crítica de que o tempo de Lula já passou. Luiz Abel tem quase 70 anos.
Em Belo Jardim, a derrota foi dobrada. Mendonça Filho alcançou mais um insucesso eleitoral. Perdeu pro Senado, coordenou a eleição de Flávio em Pernambuco e perdeu. E o prefeito Gilvandro Estrela achou que na zoada faria Flávio majoritário em Belo Jardim. Lula teve 70,50% dos votos válidos, pouco mais que a média estadual, contra 29,50% de Flávio.
Em Venturosa, ao que tudo indica, pode haver racha entre o prefeito Kelvin Cavalcanti e o ex-prefeito Eudes Tenório, o Doutor Eudes. Isso porque com aprovação acima dos 80%, Kelvin sinaliza que disputará a reeleição. E Dr Eudes quer voltar. O problema é que só pode um.
A ASSERPE, Associação de Rádio e TV de Pernambuco, realiza nesta quinta-feira pela manhã importante reunião setorial em Serra Talhada. Será no Auditório do SENAC. Uma das pautas vai tratar do rádio do futuro, com Maria Claudia Santos, Diretora de jornalismo da Rádio Itatiaia, mais participações de Cristiano Stuanni, consultor e palestrante sobre Rádio e suas estratégias digitais, CBN Recife e Sistema Jornal do Commercio.
Frase da semana: 

















Você precisa fazer login para comentar.