Primeira dama dá as cartas na administração de Juru
Por Nill Júnior
Dorinha (direita), em foto de arquivo, em uma reunião com o Deputado Nabor Wanderley: superpoderes
Notícias vindas de Juru, na Paraíba dão conta de que ninguém manda mais na gestão do que a primeira dama Maria do Carmo Galvão. A informação é de Anchieta Santos ao blog.
A esposa do Prefeito Luiz Galvão, popularmente conhecida como Dorinha, além de ser considerada a Prefeita de fato, acumula cargos na administração.
Até recentemente a primeira dama era ao mesmo tempo, Secretária de Finanças, Secretária de Saúde e Tesoureira da Prefeitura de Juru.
No momento, Dorinha é titular das pastas de saúde e finanças. Sem contar que nas outras secretarias da gestão só entra quem a primeira dama, ou a “prefeita” Dorinha quer.
Um drama que comoveu várias pessoas desde que foi apresentado pelo blog, dia 6 de agosto passado tem agora, pouco mais de um mês depois, um belo desfecho: o caso da pequena Maria Vitória, de nove anos, que precisava de um procedimento com urgência para sobreviver, chamou atenção pelo desespero da mãe, Maria José da […]
Vitória agora vai poder ter vida normal, como qualquer outra criança: um direito
Um drama que comoveu várias pessoas desde que foi apresentado pelo blog, dia 6 de agosto passado tem agora, pouco mais de um mês depois, um belo desfecho: o caso da pequena Maria Vitória, de nove anos, que precisava de um procedimento com urgência para sobreviver, chamou atenção pelo desespero da mãe, Maria José da Souza Cruz, em vídeo do sertanejo Petrônio Pires, que correu as redes sociais.
Maria Vitória tinha nascido com Tretalogia de Fallot com agenesia pulmonar, problema é caracterizado pela diminuição de diâmetro do trato de saída do ventrículo direito. Pode ocorrer na valva pulmonar (estenose valvular) ou abaixo da valva pulmonar (estenose infundibular). A situação havia se agravado e ela chegou a ter uma parada cardiorrespiratória.
Depois da postagem do vídeo na nossa página do YouTube, muitos se sensibilizaram com a criança. O blogueiro Magno Martins foi um deles. Reforçou o apelo e ganhou a garantia do Imip de que faria o tratamento. A cirurgia, dia 28 de agosto, depois de uma outra campanha para conseguir sangue para a garotinha, foi um sucesso, graças a Deus. O melhor vem agora: a mãe e Vitória já estão em casa, na zona rural de Afogados da Ingazeira.
A mãe, Maria José da Souza Cruz: alívio depois de apelo desesperado
A luta ainda terá alguns capítulos, com a necessidade de revisões e acompanhamento constante. Mas o maior desafio já passou. Agora, o desafio é oferecer mais conforto para a menina, que vive com mãe, pai e irmãos em uma casinha de chão batido, na zona rural do município. Não será difícil graças a esta corrente do bem. Durante este mês o blog recebeu vários contatos de pessoas querendo saber como ajudar, até do exterior, como esta semana, de um leitor da Austrália que não quis ser identificado.
A Câmara de Vereadores de Tuparetama aprovou, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (25), dois projetos fundamentais para o planejamento financeiro e administrativo do município. A reunião foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Valmir Tunu. O Projeto de Lei nº 013/2025, que trata do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, recebeu aval dos parlamentares e estabelece […]
A Câmara de Vereadores de Tuparetama aprovou, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (25), dois projetos fundamentais para o planejamento financeiro e administrativo do município. A reunião foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Valmir Tunu.
O Projeto de Lei nº 013/2025, que trata do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, recebeu aval dos parlamentares e estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração municipal para os próximos quatro anos. O PPA funciona como o instrumento que orienta investimentos, programas e políticas públicas de médio prazo.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 014/2025, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Tuparetama para o exercício de 2026. A proposta define como serão distribuídos os recursos do próximo ano, garantindo o funcionamento dos serviços públicos e a execução de ações previstas no planejamento municipal.
Com a aprovação, os dois projetos seguem agora para sanção do Poder Executivo.
Pais de alunos do Colégio Imaculada Conceição em Arcoverde realizam manifestação na tarde desta segunda por mais segurança nas escolas. Na onda de ameaças desencadeadas após o episódio de Blumenau, um aluno escreveu no banheiro da escola que ocorreria um massacre. A mensagem assustou pais e mães que procuraram, desde que a notícia surgiu, a […]
Pais de alunos do Colégio Imaculada Conceição em Arcoverde realizam manifestação na tarde desta segunda por mais segurança nas escolas.
Na onda de ameaças desencadeadas após o episódio de Blumenau, um aluno escreveu no banheiro da escola que ocorreria um massacre.
A mensagem assustou pais e mães que procuraram, desde que a notícia surgiu, a coordenação e direção da escola. Aparentemente, trata-se de uma molecagem de algum aluno, mas isso não tem tranquilizado os pais.
Segundo a empresária Mayanne Kionara (em detalhe na foto), mãe de aluno, há coincidências entre a ameaça de Arcoverde e a que aconteceu em Tacaratu. “Nós, mães e pais, ficamos desesperados com a falta de respostas”. A vendedora Edianne Karla defende a manifestação. “Se foi uma brincadeira ou não, não vamos pagar pra ver. Acreditamos no Colégio, mas queremos respostas”. Os vídeos foram publicados pelo Arcoverde On Line.
Houve também cobranças ao Cardeal, outro colégio tradicional. “Somo pais e não bardeneiros. Que Adeildo Ferreira e Padre Adilson Simões garantam segurança dos nossos filhos e ums retratação de vocês para com todos nós pais. Usaram da igreja para nos denegrir e nos invalidar como pais que querem o melhor para nossos filhos”, comentou Eddine Karla Santos.
Pais e mães estarão à partir de uma da tarde vestidos de branco em frente à escola.
O Colégio Imaculada Conceição, um dos mais tradicionais de Arcoverde, ligado à uma comunidade vicentina católica, já havia informado em nota que estará reforçando a segurança. Antes, afirmou estar convicta tratar-se de brincadeira de mau gosto.
“Nos mantemos atentos e vigilantes às mais diversas e diferentes circunstâncias que acontecem no Colégio, agindo sempre com prudência e seriedade. Não podemos, portanto, permitir que qualquer ato impensado de uma criança venha a desnortear as nossas atividades”. Veja conteúdo do Arcoverde On Line:
View this post on Instagram Em vídeo enviado ao blog, um motociclista reclama das rodovias sertanejas em Pernambuco, na comparação com a Paraíba, cobrando do Governo do Estado uma ação. As PEs 275, entre Sertânia e a divisa com a Paraíba e a PE 265, a chamada reta de Sertânia, além de trechos da […]
Em vídeo enviado ao blog, um motociclista reclama das rodovias sertanejas em Pernambuco, na comparação com a Paraíba, cobrando do Governo do Estado uma ação.
As PEs 275, entre Sertânia e a divisa com a Paraíba e a PE 265, a chamada reta de Sertânia, além de trechos da PE 320 estão entre os mais questionados na região do Sertão do Pajeú. E existem outras sertão afora.
Desde 2018, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça cobra à Secretaria de Transportes do Estado de Pernambuco e ao DER-/PE a manutenção das rodovias PE-275 e PE-265.
“O serviço deve ser contínuo e ininterrupto, até que se proceda com a sua completa reforma”, cobra o MP .
A situação se agravou com acidentes e assaltos que estão ocorrendo nas rodovias, muitas repletas de buracos.
O ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, José Edson Ferreira (Zé Negão), confirmou neste sábado (22), ao Blog PE Notícias que sua pré-candidatura a deputado federal pelo Podemos é fato consumado. “É prego batido e ponta virada”, disse Zé Negão. Segundo o pré-candidato, após se reunir com as lideranças do partido em […]
O ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, José Edson Ferreira (Zé Negão), confirmou neste sábado (22), ao Blog PE Notícias que sua pré-candidatura a deputado federal pelo Podemos é fato consumado. “É prego batido e ponta virada”, disse Zé Negão.
Segundo o pré-candidato, após se reunir com as lideranças do partido em Recife e consultar alguns líderes comunitários em Afogados da Ingazeira ficou decidido da sua pré-candidatura a Câmara Federal.
Zé Negão recebeu para um almoço em sua chácara neste sábado o deputado estadual João Paulo Costa para que junto a este fizesse um breve comunicado sobre a decisão.
O deputado disse que estava bastante entusiasmado em fazer dobradinha com um filho do Pajeú, principalmente por ser filho de Afogados da Ingazeira, a quem disse ter o município como deferência em sua jornada política.
Em um bate-papo bastante descontraído, o deputado disse que “Zé Negão tem uma história política no município, sempre enfrentou os desafios com garra e determinação, e por ser filho desta terra eu não tenho dúvidas que os amigo de Afogados da Ingazeira darão esse voto de confiança a ele, o município precisa, e já a um bom tempo, de um deputado federal, para que se desenvolva ainda mais”.
Zé Negão finalizou dizendo que irá procurar os meios de imprensa para fazer um comunicado oficial, “vou procurar as rádios, os blogs, enfim, todos os meios de comunicação para anunciar essa decisão, que não é só minha, é de um grupo de amigos, que vem do diretório estadual até chegar às lideranças comunitárias, vou apresentar minhas propostas ao município, se acharem que Afogados da Ingazeira precisa de um filho da terra para representa-los em Brasília que façam o julgamento nas urnas”.
Você precisa fazer login para comentar.