Notícias

Presos na 23ª fase da Operação Lava Jato fazem exame no IML de Curitiba

Por Nill Júnior
João Santana foi ao IML de Curitiba fazer o exame de corpo de delito (Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS)
João Santana foi ao IML de Curitiba fazer o exame de corpo de delito (Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS)

Cinco presos na 23ª fase da Operação Lava Jato fizeram exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML), em Curitiba, por volta das 15h desta terça-feira (23). São eles: Vinícius Veiga Borin, administrador de uma consultoria financeira, Benedicto Barbosa, diretor-presidente da Construtora Norberto Odebrecht (CNO), Zwi Skornicki, engenheiro, João Santana, marqueteiro do PT, e sua mulher e sócia, Monica Moura.

O procedimento é de praxe depois da prisão. Após o exame, os cinco voltaram à carceragem da Polícia Federal (PF).

João Santana e Mônica se entregaram à PF nesta terça, segundo o G1. O casal estava na República Dominicana trabalhando em uma campanha eleitoral. Conforme o G1antecipou, o marqueteiro se apresentou sem celular e sem notebook, apesar de estar voltando de uma viagem de trabalho.

Já Borin, preso em São Paulo, Barbosa e Skornicki, detidos no Rio de Janeiro,chegaram à Superintendência da PF na noite de segunda-feira (22).

Essa etapa da Lava Jato, deflagrada na segunda, é chamada de “Acarajé”, termo que os suspeitos usavam para se referir ao dinheiro irregular. A PF suspeita que os recursos tenham origem no esquema de corrupção na Petrobras investigado na Operação Lava Jato.

Uma das principais linhas de investigação são os repasses feitos pela empreiteiraOdebrecht, um dos alvos da Lava Jato, ao marqueteiro João Santana.

Segundo relatório da PF, João e a esposa ocultaram das autoridades os recursos recebidos no exterior porque tinham conhecimento da “origem espúria” deles.

Esse dinheiro foi escondido, conforme o relatório, mediante fraudes e “com a finalidade exclusiva de esconder a origem criminosa dos valores, que, como se viu, provinham da corrupção instituída e enraizada na Petrobras”.

Outras Notícias

MP preocupado com aumento de casos da Covid-19 no Pajeú

O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto lamentou em contato com o grupo de monitoramento da Covid-19 no Pajeú que os números oficiais aumentam na região. Segundo ele, Tabira tem mais dois casos, Carnaíba tem dois com casos em investigação. Iguaracy e Quixaba tiveram os primeiros casos. Em São José do Egito,  o vice-prefeito Eclérinston Ramos afirmou falando […]

Vice prefeito Eclérinston Ramos disse que mais dois casos são monitorados em São José do Egito

O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto lamentou em contato com o grupo de monitoramento da Covid-19 no Pajeú que os números oficiais aumentam na região.

Segundo ele, Tabira tem mais dois casos, Carnaíba tem dois com casos em investigação. Iguaracy e Quixaba tiveram os primeiros casos.

Em São José do Egito,  o vice-prefeito Eclérinston Ramos afirmou falando ao programa Debate do Sábado,  na Gazeta FM, mais um profissional de saúde que atende no município tem suspeita de Covid-19.

Ele teria contraído em outra cidade onde trabalha.  O resultado da profissional suspeita que atendeu o primeiro caso ainda não saiu.

Um outro suspeito assintomático teve alta hoje do espaço destinado ao Hospital Maria Rafael de Siqueira para tratar Covid-19.Foi colhido material para realização de exame. O resultado sai semana que vem. A cidade portanto tem um caso confirmado e três suspeitos.

“Temos que ampliar os esforços nessas medidas de prevenção, para não termos que sobrecarregar o Sistema de Saúde no tratamento”, alertou o promotor.

TCE suspende leilão e nomeação de concursados pós eleição em São José do Egito

De uma só tacada, o TCE concedeu duas liminares suspendendo atos da gestão Romério Guimarães, que, segundo o jurídico do prefeito Eleito Evandro Valadares poderia prejudicar a transição no município. Uma, medida cautelar do Conselheiro Marcos Loreto, suspende atos do leilão 0002/2016, anunciado pela Prefeitura de São José do Egito. A alegação é de que […]

98787fc1-3353-4c32-8474-9fa0ec414dc4De uma só tacada, o TCE concedeu duas liminares suspendendo atos da gestão Romério Guimarães, que, segundo o jurídico do prefeito Eleito Evandro Valadares poderia prejudicar a transição no município.

Uma, medida cautelar do Conselheiro Marcos Loreto, suspende atos do leilão 0002/2016, anunciado pela Prefeitura de São José do Egito. A alegação é de que o leilão tinha objetivo de prejudicar o início da gestão do prefeito eleito e os bens estavam sendo vendidos em valores abaixo do mercado, sem avaliação prévia. Foi suspensa a entrega de bens aos vencedores e qualquer aplicação do recurso em conta fruto da venda.

Outra, do auditor Marcos Nóbrega, suspendeu as nomeações do último concurso público realizado pela Prefeitura após o processo eleitoral.

O prefeito Evandro Valadares já havia se queixado do momento das nomeações. “defendo que quem seja aprovado seja chamado mas estranho isso agora”, afirmou. Segundo auxiliares de Evandro ao blog, já tinham mais de 80 nomeações.

Pane na frota prejudica transporte de pacientes e coleta de lixo em Tabira

No final de semana que passou o caos tomou conta do setor de Transportes da Prefeitura de Tabira. Na sexta-feira, a Van que faz o transporte de pacientes para Recife, que já viajava com passageiros sentados em cadeiras plásticas, portanto acima de sua capacidade, quebrou em Sertânia. Nela cabiam 15, mas viajavam 17. O carro que […]

No final de semana que passou o caos tomou conta do setor de Transportes da Prefeitura de Tabira.

Na sexta-feira, a Van que faz o transporte de pacientes para Recife, que já viajava com passageiros sentados em cadeiras plásticas, portanto acima de sua capacidade, quebrou em Sertânia. Nela cabiam 15, mas viajavam 17. O carro que foi substituir, também quebrou.

Os pacientes do TFD perderam suas consultas, e tiveram dificuldades para retornar. Ontem vários ouvintes reclamaram ao comunicador Anchieta Santos no Programa Cidade Alerta.

A coleta de uma cidade que recolhe 25 toneladas de lixo por dia ficou prejudicada de sábado a segunda em razão de problemas mecânicos com um compactador e duas caçambas quebradas.

Falando ao comunicador o Secretário Claudio Alves disse que com a recuperação do compactador, dois foram às ruas e em regime de plantão recolheram todo o lixo de Tabira e a coleta voltou ao normal.

Logo da prefeitura como parceira no cartaz

Tabira foi convidada para evento sobre resíduos sólidos e até apoiou, mas Secretário não sabia: perguntado por que não estava participando do Seminário que tratava de Resíduos Sólidos em Afogados da Ingazeira promovido pela Diaconia e Prefeitura, Claudio disse ter ficado sabendo naquele momento.

E reforçou “Não fui convidado”. A produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta foi buscar informações do por que Tabira ter ficado fora.

Ledo engano do Secretário, Tabira aparece no cartaz do evento como patrocinador e foi representado no Seminário de Resíduos Sólidos pela Diretora de Meio Ambiente Olinda Siqueira. Só prova dos erros de comunicação interna da Prefeitura.

MP pede a volta de Vandinho da Saúde à comissão da Câmara de Serra

Por Juliana Lima  O Ministério Público de Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Serra Talhada, acatou Mandado de Segurança Cível impetrado pelo vereador Vandinho da Saúde e emitiu manifestação favorável ao retorno do parlamentar à Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Serra Talhada. A informação foi noticiada […]

Por Juliana Lima 

O Ministério Público de Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Serra Talhada, acatou Mandado de Segurança Cível impetrado pelo vereador Vandinho da Saúde e emitiu manifestação favorável ao retorno do parlamentar à Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Serra Talhada.

A informação foi noticiada em primeira mão pelo programa Revista da Cultura Eleições 2022, na Rádio Cultura FM, neste sábado (06). A manifestação assinada pelo promotor público Vandeci de Sousa Leite acolhe os pedidos feitos pelo parlamentar e orienta pela suspensão do ato classificado como abusivo que foi praticado pela Câmara de Vereadores ao afastar Vandinho da respectiva comissão, mediante a Portaria 021/22.

A Promotoria pede o retorno do parlamentar à Presidência da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. Na época em que foi afastado da função, Vandinho alegou ter sido pego de surpresa, não tendo sido informado do afastamento com antecedência pelo presidente da casa, Ronaldo de Dja.

Confira trechos da manifestação do MP:

Kairós Segurança emite nota sobre a tentativa de assalto nesta sexta-feira

Na nota, empresa chama investida dos assaltantes de “tentativa amadora e frustrada” Por André Luis A empresa Kairós Segurança e Transporte de Valores, que teve um carro-forte explodido, nesta sexta-feira (21), numa tentativa de assalto, emitiu nota sobre o ocorrido. Na nota, a empresa destaca que não houve feridos graves e o fato dos assaltantes […]

Na nota, empresa chama investida dos assaltantes de “tentativa amadora e frustrada”

Por André Luis

A empresa Kairós Segurança e Transporte de Valores, que teve um carro-forte explodido, nesta sexta-feira (21), numa tentativa de assalto, emitiu nota sobre o ocorrido.

Na nota, a empresa destaca que não houve feridos graves e o fato dos assaltantes não terem consigo levar nenhuma quantia em dinheiro, no que chamou de “tentativa amadora e frustrada dos bandidos”.

Ainda na nota, a empresa destaca o treinamento da equipe para ações como essa e a tecnologia usada nos cofres. Ainda agradece a bravura e a coragem dos vigilantes e a todo o policiamento da 3ª CIA de Polícia Militar de Pernambuco e de Teixeira na Paraíba, pela agilidade que favoreceu a captura do veículo utilizado no crime. Leia abaixo a íntegra da nota:

A Kairós Segurança e Transporte de Valores, empresa paraibana que integra o Grupo Nossa Senhora de Fátima – holding familiar com 23 anos prestando serviço de mão de obra terceirizada, alimentos, vigilância patrimonial, transporte de valores e tecnologia, informa aos clientes e parceiros, que o ocorrido nesta sexta-feira, 21 de outubro de 2022, com um dos veículos da frota de transporte de numerários, na divisa entre Pernambuco e Paraíba, mais especificamente no distrito de Placas de Piedade não deixou feridos graves e não causou prejuízos ao cofre interno onde transportava os valores, não passou de uma tentativa amadora e frustrada dos bandidos.

A Kairós investe em segurança, treinamento constante dos vigilantes e tecnologia de ponta, justamente prevenindo episódios como esses. A tecnologia dos nossos cofres e a agilidade do nosso time, mais uma vez evitaram o pior e protegeram os valores dos nossos clientes.

Aproveitamos ainda, para agradecer a bravura e a coragem dos nossos vigilantes, que fazem jus ao padrão de treinamento da Kairós, mesmo reagindo a tentativa de assalto passam bem e o que foi atingido de raspão já deverá receber alta médica.

Agradecemos também a todo policiamento a 3ª Companhia de Polícia de Pernambuco (São José do Egito) e de Teixeira (PB), pela agilidade que favoreceu a captura do veículo utilizado no crime e pela investigação que está conduzindo.