Notícias

Presidente Nely Sampaio nega acordo e anuncia que disputará a reeleição da Câmara de Tabira

Por Nill Júnior

Esquentou o debate entre vereadores ligados ao Prefeito Sebastião Dias (PTB) em torno da eleição da mesa diretora da Câmara de Tabira. No primeiro semestre o legislativo aprovou o projeto de reeleição, o que colocou a Presidente Nely Sampaio no páreo.

Na semana que passou o vereador do PT Aristóteles Monteiro cobrou respeito ao acordo para que ele fosse o Presidente da Câmara no biênio 2019-2020. “Espero que Nely honre o acordo”, disse.

Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, a Presidente Nely Sampaio argumentou contra a informação. “Houve a reunião. A proposta foi feita em torno do nome de Aristóteles, mas os vereadores Cleber Paulino e Marcos Crente – que era da oposição, mas votou com Nely – disseram não poder definir apoio com tanta antecedência.  Eu e os demais vereadores ficamos em silêncio. Portanto não houve ac ordo”.

Ao mesmo tempo  Nely deixou claro ser candidata a reeleição, mas que vota com Aristóteles ou qualquer outro vereador da bancada governista desde que este agregue mais que ela. Durante a entrevista, Marcilio Pires, líder da bancada, fez uma intervenção por telefone e ratificou o que disse Nely.

O regimento interno da Câmara de Tabira marca a eleição para a última sessão do ano, mas uma emenda com quatro assinaturas sendo aprovada, pode antecipar a disputa. O recesso da Câmara de Tabira acaba no dia 05 de agosto.

Sobre os rumores de que será candidata à sucessão do Prefeito Sebastião Dias, a vereadora disse pertencer ao grupo e está à disposição, mas negou que o pai Rosalvo Sampaio, o “Mano” já esteja pedindo votos pra ela.

Por falar no ex-prefeito, o apresentador provocou a vereadora a falar sobre as pensões a filhos e viúvas de políticos que eram pagas irregularmente desde a sua gestão em Tabira.

Nely inicialmente disse que os tempos eram outros e que não tinha certeza que o autor do projeto teria sido o pai. Em recado enviado para o celular da filha durante a entrevista, Rosalvo Sampaio informou que o projeto beneficiou “apenas oito filhos de políticos por invalidez”, sem falar na sua inconstitucionalidade.

Sobre a eleição 2018, revelou apoiará Armando para Governador e os deputados Ricardo Teobaldo e provavelmente Antônio Moraes. Para Presidente, se mostrou em dúvida.

Um detalhe: Nely deixou claro que o seu voto será do tabirense Carlos Veras para a Câmara Federal, “mas só o voto pessoal”.

Sobre os muitos cargos que o PT e o Grupo de Mano têm na gestão do Prefeito Sebastião Dias, ela concluiu dizendo que o prefeito tem que governar com os aliados.

Outras Notícias

Daniel Valadares comemora anúncio de R$ 1,5 milhão em emenda para obras de infraestrutura

O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), comemorou em suas redes sociais a parceria com o deputado federal Carlos Veras (PT). Valadares informou que assegurou uma emenda no valor de R$ 1,5 milhão, destinada à construção da nova Avenida Gustavo Fittipaldi e outras obras de infraestrutura na região. O vice-prefeito afirmou que, com esse […]

O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), comemorou em suas redes sociais a parceria com o deputado federal Carlos Veras (PT).

Valadares informou que assegurou uma emenda no valor de R$ 1,5 milhão, destinada à construção da nova Avenida Gustavo Fittipaldi e outras obras de infraestrutura na região.

O vice-prefeito afirmou que, com esse anúncio, eleva o montante total de investimentos para o município para R$ 5 milhões.

“Estou muito feliz por poder contribuir mais uma vez para o nosso povo e para a nossa gestão. Agradeço ao deputado federal Carlos Veras por confiar no nosso trabalho e por destinar, mais uma vez, milhões para a nossa querida cidade. Junto com Sandrinho, estamos tendo a oportunidade de deixar nossa marca de trabalho em Afogados. Vamos continuar trabalhando incansavelmente pelo nosso povo, pois o trabalho não para”, afirmou o vice-prefeito.

Projeto sustentável do Cecor em comunidade quilombola é destaque na TV Globo 

O Projeto Quilombo Sustentável desenvolvido pelo Centro de Educação Comunitária Rural – Cecor no Quilombo Catolé, em Serra Talhada, com o apoio do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), destaque no ABTV 1ª edição, da TV Globo. A reportagem faz parte de uma série produzida pelo canal em alusão ao Dia Nacional da Caatinga, celebrando […]

O Projeto Quilombo Sustentável desenvolvido pelo Centro de Educação Comunitária Rural – Cecor no Quilombo Catolé, em Serra Talhada, com o apoio do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), destaque no ABTV 1ª edição, da TV Globo.

A reportagem faz parte de uma série produzida pelo canal em alusão ao Dia Nacional da Caatinga, celebrando neste domingo, 28 de abril. 

Na reportagem, produzida pela jornalista Caren Diniz, é explicada a implantação dos sistemas agroflorestais no Quilombo Catolé, que está incluída nas atividades previstas pelo projeto.

As vantagens da técnica para a terra e para as famílias são apontadas por meio de depoimentos das pessoas que já estão sendo beneficiadas com a iniciativa sustentável, garantindo segurança alimentar e nutricional e preservação da Caatinga. 

A reportagem está disponível nos links abaixo: 

https://globoplay.globo.com/v/12550665/ 

https://www.instagram.com/p/C6RHBbyuAMQ/ 

Promotoria de São José do Egito abrigará plantão ministerial neste fim de semana

O Ministério Público de Pernambuco comunicou em nota que o Plantão Ministerial da região deste fim de semana, dias 15 e 16 de agosto, estará a cargo da 1ª Promotoria de Justiça de São José do Egito, PE. O plantão costuma tratar da solução de questões urgentes, com expediente das 13h00 às 17h00, sábado e domingo. Estão […]

O Ministério Público de Pernambuco comunicou em nota que o Plantão Ministerial da região deste fim de semana, dias 15 e 16 de agosto, estará a cargo da 1ª Promotoria de Justiça de São José do Egito, PE.

O plantão costuma tratar da solução de questões urgentes, com expediente das 13h00 às 17h00, sábado e domingo.

Estão abrangidos no plantão os municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Sertânia, Solidão, Tabira e Tuparetama.

Em virtude das medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Novo Coronavírus, o atendimento será, prioritariamente, por via remota (telefone ou e-mail), resguardado o atendimento presencial apenas na impossibilidade de resolução à distância.

Demandas, informações, dúvidas e sugestões deverão ser feitas pelo telefone (87) 3844-3420 e e-mail: [email protected] .

“Caso seja imprescindível o atendimento presencial o atendimento será realizado na sede das Promotorias de Justiça de São José do Egito, PE, na Rua Abraão Correia Aragão, 40, Pajeú, São José do Egito”, diz o comunicado, assinado pelo promotor Aurinilton Leão Carlos Sobrinho

Boletim da PM revela mais detalhes do acidente que vitimou jovens em Afogados

Sepultamentos de Mariano Emerson e Renato Belo acontecem esta tarde O boletim do Batalhão de Polícia de Afogados da Ingazeira trouxe mais alguns detalhes do acidente que tirou a vida de dois jovens na PE 292, na tarde de ontem, em Afogados da Ingazeira. Segundo o relato dos policiais, a tragédia aconteceu  na curva próxima a […]

Vítimas trafegavam no veículo tipo Chrysler 300, prata, 2008, placa JIG-5055
Vítimas trafegavam no veículo tipo Chrysler 300, prata, 2008, placa JIG-5055

Sepultamentos de Mariano Emerson e Renato Belo acontecem esta tarde

O boletim do Batalhão de Polícia de Afogados da Ingazeira trouxe mais alguns detalhes do acidente que tirou a vida de dois jovens na PE 292, na tarde de ontem, em Afogados da Ingazeira.

Segundo o relato dos policiais, a tragédia aconteceu  na curva próxima a Fábrica de roupas Invesa. As vítimas vinham de Iguaraci no sentido de Afogados. Nessa curva outros acidentes foram registrados ao longo da história, principalmente neste sentido, pois é antecedida de uma reta em descida.

Mariano e Renato: vítimas fatais
Mariano e Renato: vítimas fatais

O veiculo que aparece incinerado na foto era um Chrysler 300, prata, 2008, placa JIG-5055. Havia sido comprado por Mariano Emerson dos Santos Ferreira, 26 anos, solteiro, autônomo, 26 anos, filho do vereador Zé Negão e da funcionária pública Vânia Ferreira, morador da Trav. Joaquim Paiva Matos,  Bairro Brotas, Afogados da Ingazeira.

Depois que sobrou na curva, o   choque foi tão violento que o Crysler incendiou. Populares socorreram as vítimas antes do carro ser consumido pelo fogo.   O corpo de bombeiros socorreu os feridos Renato Amorim Belo, 32 anos, Mecânico, morador do Bairro Sobreira, que morreu quando era levado para o Recife e Flávio Henrique Siqueira do Nascimento, 27 anos, conhecido como Nêgo Dé, autônomo, residente da Rua Gustavo Fitipaldi, 459, Bairro São Sebastião, que depois de ser atendido no HR foi transferido para a capital. Após diagnosticado com quadro de hemorragia interna, Flávio foi operado no Hospital da Restauração, Recife. Segundo informações que chegaram ao blog, o procedimento foi bem sucedido e ele passa bem.

O corpo de Mariano será sepultado ás 16hs de hoje no Cemitério São Judas Tadeu em Afogados da Ingazeira e já está sendo velado no Bairro Borges. O corpo de Renato está sendo velado no Bairro Sobreira, na Rua Pedro Francisco Belo. Ele, que era filho de Margarida Amorim, que era representante comunitária do bairro. Também será sepultado às 16h.

Central da Apuração não tem hora pra acabar

A Central de Apuração da Radio Pajeú já dura quase seis horas. Isso depois de uma cobertura que começou às 8 da manhã.  O atraso na apuração do TSE gera ansiedade e angústia em toda a região por eleitores e candidatos que aguardam a conclusão da apuração. Nas cidades, a totalização paralela definiu o resultado […]

A Central de Apuração da Radio Pajeú já dura quase seis horas. Isso depois de uma cobertura que começou às 8 da manhã.  O atraso na apuração do TSE gera ansiedade e angústia em toda a região por eleitores e candidatos que aguardam a conclusão da apuração.

Nas cidades, a totalização paralela definiu o resultado para prefeito. Mas ainda falta o resultado oficial e a definição das Câmaras de Vereadores. Até meia noite, esperamos fechar o resultado. Continue conosco no rádio, na net ou no aplicativo.

Na foto com este blogueiro e âncora, os remanescentes Alexandre Rafael, Alisson Nascimento, André Luiz e Samuelson Humberto.

A cobertura teve ainda Anchieta Santos, Tony Medeiros, Aldo Vidal, Naelson Silva, Zé do Apito, Michelli Martins, Marconi Pereira, Leandro Simões, Ney Gomes, Maria Gomes, Celso Brandão, Joselita Amador, Janete Silva, Simone Lima, Aldeci do São João, Severino de Alto Vermelho, Maurílio Silva, Alberes Queiroz, Arleide da Pintada, Antonio dos Anjos e Paula da Varzinha.