Notícias

Presidente da Câmara de Iguaracy se reúne com o presidente do TCE-PE

Por André Luis

O presidente da Câmara de Vereadores de Iguaracy, Francisco Torres Martins (Chico Torres), se reuniu nesta quinta-feira (3), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Ranilson Ramos, para formular consultas e tratar de recomendações daquela Corte de Contas para o bom andamento dos trabalhos legislativos da Casa Sebastião Rafael Rodrigues.

Durante a reunião dos dois presidentes vários assuntos foram tratados, tendo em vista que as legislações têm suas mudanças e demandas, e os presidentes das câmaras municipais tem que estar em consonância com as exigências do Tribunal de Contas, que é quem julga anualmente as contas dos gestores municipais, tanto do executivo, como do legislativo. 

Ranilson Ramos foi muito solícito ao receber Chico Torres, que estava acompanhado do primeiro-secretário da Câmara, vereador Fábio Torres, ficando os inspetores do TCE-PE de fornecer em breve as respostas das consultas que foram formuladas pela presidência da Câmara de Iguaracy.

Outras Notícias

Adutora do Pajeú sofre parada

A Compesa informa que, devido a problemas elétricos registrados na Estação Elevatória 01, o Sistema Adutor do Pajeú está com o fornecimento temporariamente suspenso. Com isso, a distribuição nas cidades de Flores, Carnaíba, Quixaba, Tuparetama, Iguaracy, Ingazeira e no distrito de Jabitacá está paralisada. “A paralisação afeta ainda o abastecimento de São José do Egito […]

A Compesa informa que, devido a problemas elétricos registrados na Estação Elevatória 01, o Sistema Adutor do Pajeú está com o fornecimento temporariamente suspenso.

Com isso, a distribuição nas cidades de Flores, Carnaíba, Quixaba, Tuparetama, Iguaracy, Ingazeira e no distrito de Jabitacá está paralisada.

“A paralisação afeta ainda o abastecimento de São José do Egito que sofrem redução significativa de vazão”, diz a nota. A previsão de retorno é para as 20h de hoje.

“Estamos trabalhando para regularizar o abastecimento. A COMPESA agradece a atenção e se coloca à disposição para qualquer esclarecimento”, conclui.

De Repente na Rede homenageia o poeta Diomedes Mariano

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (9), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto De Repente no Espaço.  Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube.  A apresentação é de Iponax Vila Nova, […]

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (9), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto De Repente no Espaço. 

Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube

A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Diomedes Laurindo de Lima, mais conhecido como Diomedes Mariano, nasceu em 1964, no município de Solidão. 

Trabalhou no roçado com o pai até os 10 anos, dividindo seu tempo com o estudo, época em que também ouvia os cordéis que a mãe declamava. Depois, passou a escutar programas de rádio e enveredou na cantoria através de seu ídolo, João Paraibano. 

Já adulto, conciliou a atuação no comércio com a cultura regional, tornando-se reconhecido poeta, repentista, embolador, declamador e escritor. 

Atualmente, reside em Afogados da Ingazeira e já participou de mais de 60 Festivais de Violeiros, conquistando premiação em praticamente todos. 

Diomedes também cantou com poetas famosos, como Ivanildo Vila Nova, João Paraibano, Sebastião Dias, Sebastião da Silva, Moacir Laurentino, Geraldo Amâncio, Diniz Vitorino, Severino Feitosa, Valdir Teles, Zé Viola, Os Nonatos, entre outros. 

Tem dois CDs gravados: “Esse é o Sertão cantado por quem melhor lhe conhece”, lançado em parceria com João Paraibano, e “Violeiros do Pajeú”, com Sebastião Dias. 

Desde julho de 2015, a Funesc realiza o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. 

O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além de conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado. 

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o De Repente na Rede, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.

Serviço: 

De Repente na Rede

Quarta-feira, 09/06/2021, às 19h

Homenageado: Diomedes Mariano (PE)

Apresentação: Iponax Vila Nova

TV Funesc: youtube.com/funescpbgov

Totonho adota tom conciliador e evita falar em racha com Patriota

Ex-prefeito diz continuar defendendo Lúcia Moura para manutenção na chapa governista. Daniel Valadares disputará vaga na Câmara O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, agora no PSDB, acompanhado do filho Daniel Valadares (PMDB), usou tom conciliador e moderado ao comentar seu ingresso no partido tucano no Debate das Dez de hoje, na Rádio Pajeú. […]

IMG-20160411-WA0016

Ex-prefeito diz continuar defendendo Lúcia Moura para manutenção na chapa governista. Daniel Valadares disputará vaga na Câmara

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, agora no PSDB, acompanhado do filho Daniel Valadares (PMDB), usou tom conciliador e moderado ao comentar seu ingresso no partido tucano no Debate das Dez de hoje, na Rádio Pajeú. Em várias oportunidades, Valadares falou da importância de unidade da Frente Popular rumo  à reeleição de José Patriota em outubro. O debate teve ainda perguntas dos blogueiros Júnior Finfa,  Mário Martins e Itamar França.

Ao contrário de outras oportunidades onde foi mais incisivo ao avaliar o processo, chegando a sinalizar até sua candidatura caso não fosse devidamente ouvido, Totonho preferiu não cogitar outra possibilidade que não a de apoio ao atual gestor e candidato a reeleição.

Também foi oportunidade para deixar às claras a estratégia do seu bloco, que conta com seis legendas. A ideia é apoiar e brigar para manutenção da vice-prefeita Lúcia Moura na chapa de Patriota e trabalhar para que Daniel Valadares conquiste um mandato na Câmara de Vereadores.

Totonho revelou a respeito do projeto de apoiar o nome de Lúcia que já manteve algumas reuniões para alicerçar esta posição. Ele revelou que houve reuniões com  apropria Lúcia, com o esposo Júnior Moura e também com Edson Moura. Também deu detalhes de encontros sobre o tema com Patriota e na Casa Civil. Também disse ter ingressado na legenda tucana com conhecimento do Palácio.

Daniel Valadares disse não se sentir pressionado para garantir de toda  forma um mandato de vereador. Afirmou que já está arregimentando apoios para o projeto e não deu detalhes da possibilidade de que outros nomes disputem a Câmara pelo bloco.

Também não cravou a estratégia do grupo em se tratando de composições com outras legendas e reafirmou a disposição de apoio a José Patriota. “Ainda assim, vai aparecer quem alimente e fale em racha”, lamentou.

Com a saída de Daniel Valadares do Controle Interno, desincompatibilizado para disputar a eleição na Câmara, foi confirmado o nome de Alberto Seabra, o Bebeto, enteado de Totonho Valadares, como titular da pasta.

Mais uma derrota da oposição em Tabira

Por Anchieta Santos A insatisfação com o resultado do TRE que em junho deu a chapa Sebastião Dias/Zé Amaral o resultado de cinco a um pela Expedição da Diplomação, ainda gera movimentação. A coligação que apoiou a chapa oposicionista composta por Nicinha Brandino e Genedy Brito recorreu com o que se chama de “Embargo de Declaração”. […]

Por Anchieta Santos

A insatisfação com o resultado do TRE que em junho deu a chapa Sebastião Dias/Zé Amaral o resultado de cinco a um pela Expedição da Diplomação, ainda gera movimentação.

A coligação que apoiou a chapa oposicionista composta por Nicinha Brandino e Genedy Brito recorreu com o que se chama de “Embargo de Declaração”.

O julgamento aconteceu no dia de ontem e o placar final foi de 6 a 0. Mais uma goleada em favor dos vencedores do pleito de 02 de outubro de 2016. Agora, a Dinca Brandino,  Nicinha e Genedy Galdino resta recurso ao TSE, última instância da peleja jurídica.

Rogério Leão acompanha posse do novo Coordenador Estadual do DNOCS, em Recife

O deputado estadual Rogério Leão participou na manhã dessa quarta-feira (15), da Solenidade de Posse do novo Coordenador Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas em Pernambuco, o evento aconteceu na sede da entidade no bairro da Tamarineira, em Recife. A Autarquia Federal desenvolve ações no semiárido do Nordeste e Norte de Minas […]

Foto: Genarks Oliveira

O deputado estadual Rogério Leão participou na manhã dessa quarta-feira (15), da Solenidade de Posse do novo Coordenador Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas em Pernambuco, o evento aconteceu na sede da entidade no bairro da Tamarineira, em Recife. A Autarquia Federal desenvolve ações no semiárido do Nordeste e Norte de Minas Gerais.

Rogério Leão salientou a importância da autarquia para Pernambuco e principalmente para o Sertão. “Mais uma porta aberta. Esta entidade tem um importante papel para o desenvolvimento hídrico regional, em especial para o Sertão. Temos um olhar preocupado para a escassez dos recursos naturais, principalmente da água no interior do Estado e, nosso trabalho tem este tema como prioridade”, disse o parlamentar.

Para o novo coordenador, o engenheiro Marcos Alberto de Araújo Leão Filho, que foi uma indicação do deputado federal Sebastião Oliveira, os desafios de combate aos efeitos da seca são intensos. “A seca traz efeitos devastadores para a população e para as regiões atingidas. Ações como a perfuração de poços, a construção de barragens, as instalações de rede hidrométrica, são atividades pioneiras e naturais do DNOCS e que trataremos com especial atenção”, pontuou.

O diretor geral do DNOCS, Rosilônio Magalhães, assinou o Termo de Posse diante do diretor de infraestrutura hídrica, Roberto Otto, de funcionários da autarquia, amigos e familiares do novo coordenador.