Presidente da AMUPE diz ser impossível reduzir a curto prazo medidas de isolamento
Por André Luis
O Prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da AMUPE, José Patriota (PSB), disse agora a pouco ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que não há perspectiva de os prefeitos relaxarem qualquer medida de isolamento no estado.
Ele deu o exemplo da utilização de mais de 90% dos leitos de UTI para Covid-19 no estado.
Segundo ele, mesmo que os prefeitos quisessem, estão submetidos ao decreto estadual e aos órgãos de controle.
Ele afirmou que Ministério Público, Supremo, Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas e até o Ministério Público Federal tem tomado medidas e recomendações alertando os prefeitos para descumprimento de medidas de isolamento que estejam de encontro à OMS e Ministério da Saúde.
Dentre as novas medidas anunciadas, decreto que obrigam os bancos a cumprem as medidas de distanciamento social com previsão de multas e critérios para os supermercados no atendimento.
O gestor diz que num momento futuro, deve regulamentar medidas como a obrigatoriedade do uso de máscaras no acesso a bancos. “Estamos buscando comprar 20 mil máscaras”.
Ele lamentou o prenúncio da demissão do Ministro Luiz Henrique Mandetta. “Ele sai com a equipe toda. Daqui que se monte nova equipe, com outro alinhamento. Não entendo como o mundo todo, os prefeitos, governadores, o mundo todo está errado e só Bolsonaro tá certo. Lamento muito”.
Em São José do Egito, luto com a morte do jovem egipciense George Denner de Vasconcelos Santos. Ele tinha apenas 29 anos e perdeu uma luta contra o câncer. Era filho do casal Geraldo Nicolau e Sônia Vasconcelos. George de Geraldo Nicolau, como era conhecido, tinha feito uma cirurgia que foi considerada exitosa para tratar […]
Em São José do Egito, luto com a morte do jovem egipciense George Denner de Vasconcelos Santos. Ele tinha apenas 29 anos e perdeu uma luta contra o câncer.
Era filho do casal Geraldo Nicolau e Sônia Vasconcelos.
George de Geraldo Nicolau, como era conhecido, tinha feito uma cirurgia que foi considerada exitosa para tratar da doença, mas precisou fazer outro procedimento e no pós-operatório teve complicações.
Era casado com Lara Bitu Vasconcelos e tinha um filho, Pedro Henrique.
Segundo o Blog do Marcelo Patriota, o corpo está sendo velado na Central do PASC. O sepultamento ocorre na tarde de hoje no Cemitério Campo do Silêncio, perto da Compesa.
Agora, será sorteada Comissão Prévia para avaliar denúncia e caso irá a plenário O parecer jurídico da Câmara de Vereadores de arcoverde sobre o pedido de impeachment assinado por Israel Rubis e Djnaldo Galindo foi apreciado pelo jurídico da Casa. O parecer foi assinado por Pedro Melchior de Melo Barros, Rivaldo Leal de Melo e […]
Agora, será sorteada Comissão Prévia para avaliar denúncia e caso irá a plenário
O parecer jurídico da Câmara de Vereadores de arcoverde sobre o pedido de impeachment assinado por Israel Rubis e Djnaldo Galindo foi apreciado pelo jurídico da Casa.
O parecer foi assinado por Pedro Melchior de Melo Barros, Rivaldo Leal de Melo e Edimir de Barros Filho.
Ao jurídico, cabe dizer se o pedido atende os requisitos legais ou não. ” Com efeito, após a realização de análise minuciosa na pretensão do denunciante, entende-se pelo preenchimento das condições de procedibilidade quanto à forma, exigidas pelo Regimento Interno da Casa de Leis, no que tange ao preenchimento dos requisitos exigidos pelo regimento interno, eis que não cabe aos pareceristas emitir posicionamento meritório e material, eis que essa é tarefa única e exclusiva das nobres vereadores e eminentes vereadores que compõem o parlamento, a ocorrer no momento apropriado”.
E segue: “Assim, opina-se pela realização de sorteio a ser realizado de forma pública para composição da comissão prévia a ser realizada em data a ser aprazada pela Presidência do Parlamento, após a emissão do presente opinativo, para escolha de três vereadores, excluído o chefe do legislativo”.
O sorteio observará a seguinte ordem: O primeiro escolhido ocupará a Presidência da Comissão, o seguinte será responsável pela relatoria e o remanescente, a condição de terceiro membro, mesmo princípoio usado no processo de cassação contra a ex-vereadora Zirleide Monteiro. “Com a emissão do parecer pela comissão prévia, o Presidente da Câmara realizará a inclusão em pauta para o recebimento ou não da denúncia”.
Por fim, o Jurídico opinou pelo conhecimento da representação, haja vista o preenchimento das condições iniciais de procedibilidade em razão da obediência aos ditames regimentais; pela realização de sorteio para formação de comissão prévia para fins de avaliação da substância ou não da denúncia; e por fim.
Uma vez expedido parecer pela referida comissão, que o mesmo seja incluído em pauta para fins da deliberação do Parlamento sobre o prosseguimento ou interceptação da denúncia.
Esse pedido teve por motivação o descumprimento das emendas Impositivas, previstas por lei, além do descumprimento do orçamento anual. Há um segundo pedido a ser apreciado, assinado pelo presidente do SINTEMA, Sindicato dos Servidores Municipais de Arcoverde, Caio Magalhães.
Dentre as motivações, impedir acesso à informações do executivo, descumprir o orçamento aprovado para o exercício financeiro, participar contra expressa previsão de lei, ato de sua competência ou omitir-se à sua prática e proceder de modo incompatível com a dignidade do cargo.
Vereador disse que continua sendo da base de Evandro, mas não apoiará o que é errado. E avisou : “não tenho medo de pressão”. O presidente da Câmara de São José do Egito, João de Maria, do PSB, comentou nota do blog sob o título “João de Maria perde base de apoio e ameaça romper […]
Vereador disse que continua sendo da base de Evandro, mas não apoiará o que é errado. E avisou : “não tenho medo de pressão”.
O presidente da Câmara de São José do Egito, João de Maria, do PSB, comentou nota do blog sob o título “João de Maria perde base de apoio e ameaça romper com Evandro “.
O blog teve acesso a informações de que parte da base que o elegeu em janeiro estaria migrando de novo para o alinhamento com o bloco governista de Evandro Valadares, que tinha fechado em novembro apoio a Beto de Marreco.
Na conta de bastidores, oito vereadores estariam alinhados com Evandro e cinco isolados no grupo que articulou a eleição de João. A movimentação, pelo que o blog apurou, incomodou João, que ameaçou a interlocutores romper com o prefeito caso a movimentação prosperasse.
O vereador comentou a publicação. “Eu não tenho essa conversa de base de apoio. Fui eleito com apoio de colegas presidente da Câmara em uma votação que venci por 8×4. Quem precisa ter base é o governo e eu sou um vereador da base do governo, assim como Patrícia de Bacana, Maurício e Gerson Souza”.
“Quero dizer que o que interessa pra mim são os interesses do povo de São José do Egito. Quero um hospital funcionando bem onde as pessoas são bem assistidas, quero PSFs com médicos, com medicamentos, com dentistas, quero uma escola pública municipal de qualidade, que o direito de professores, pensionistas e aposentados seja assegurado. Eu quero que o funcionário público seja bem tratado, eu quero a cidade limpa, um bom saneamento, a zona rural ser assistida pelo governo municipal, os distritos em suas necessidades, o melhor para São José do Egito “.
João de Maria volta a dizer que é da base de Evandro mas que seu compromisso é zelar pelo bem comum. “Não é porque eu sou do partido de nosso querido Evandro que se ele não fizer o que for bom para São José do Egito eu tenha que apoiá-lo”.
João diz que não só ele, mas todos os pares tem obrigações com São José do Egito. “Agora o que não se pode acontecer é apoiar o que está errado”. E lembra: “continuo presidente da Câmara de Vereadores. A caneta de presidente de vereadores está nas minhas mãos. Eu sei da responsabilidade disso. Vereasores são livres para escolher quem acompanhar. Só que nesse caso não precisa essa escolha, vir materia dizendo a volta dos que não foram. E não foram mesmo. Votaram em mim para presidente da Câmara. Do jeito que não estão engessados pra fazer o que desejam o presidente da Câmara também não está. Eu tenho a liberdade de fazer minhas escolhas e eu vou fazê-las sempre preservando o que for melhor para São José do Egito”.
Ao final avisou: “não tenho medo de críticas, não tenho medo de pressão. Se enganam os que pensam que eu tenho. Eu fui eleito para fazer a diferença na Câmara de Vereadores de São José do Egito e vou fazer seguindo minhas convicções, consultando meus colegas”.
Registre-se, o blog procurou João de Maria sobre essa informação. Ontem, às 11h07, antes da publicação, solicitou a posição do presidente da Casa. Não obteve resposta.
O Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Serra Talhada (IHGCST) divulgou uma nota lamentando a morte do músico Paulo Rosback, ocorrida no último dia 30, em Olhos d’Água (GO). Segundo a nota, Rosback foi um dos maiores talentos musicais nascidos no município, destacando-se por sua habilidade na bateria e sua contribuição para a música brasileira. […]
O Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Serra Talhada (IHGCST) divulgou uma nota lamentando a morte do músico Paulo Rosback, ocorrida no último dia 30, em Olhos d’Água (GO).
Segundo a nota, Rosback foi um dos maiores talentos musicais nascidos no município, destacando-se por sua habilidade na bateria e sua contribuição para a música brasileira.
Nascido em 25 de março de 1950, Paulo Rosback era filho de Antônio Rosback, escrivão da cidade, e Maria de Seu Antônio Rosback. Seu primeiro contato com a música ocorreu aos oito anos, quando aprendeu a tocar tarol na banda do Colégio Municipal Cônego Tôrres. Aos 10, aproximou-se dos tambores e tornou-se discípulo do mestre Fernando Moura, que, impressionado com seu talento nato, o convidou para tocar bateria no grupo “Edésio e Seus Red Caps”.
De acordo com a nota, aos 17 anos, Rosback seguiu para Recife, onde integrou diversas bandas, incluindo The Victoris, e tocou ao lado de Robertinho do Recife. Na década de 1970, mudou-se para Brasília e acompanhou artistas como Elson Sete e Raulino. Foi também um dos fundadores da banda Placa Luminosa. Posteriormente, em São Paulo, participou da Banda Mantiqueira sob a regência do maestro Proveta e ao lado de músicos como Walmir Gil e Fransuar. Seu estilo inovador mesclava o baião às batidas da bateria, evidenciando suas raízes nordestinas.
Ainda segundo a nota, Rosback colaborou com grandes nomes da música nacional, incluindo Jessé, Jamelão, Altemar Dutra, Reginaldo Rossi, Antônio Carlos & Jocafe e Elis Regina. Em 2017, lançou o projeto “Paulo Rosback e Família”, reunindo seus filhos, Tiago e Micael Rosback, também bateristas, além de músicos convidados.
O IHGCST expressou profundo pesar pelo falecimento do artista e prestou condolências aos familiares e amigos. “Onde passou, Paulo Rosback conquistava os olhares e os ouvidos dos mais altos críticos musicais, com seu jeito único e irreverente de tocar, criar e aplicar os ritmos brasileiros”, destacou a nota.
Com informações de Fábio Rocha – Ascom O prefeito Sávio Torres falou em entrevista à Rádio Tupã FM de investimentos realizados na área da educação de Tuparetama e respondeu as acusações do ex-prefeito Dêva Pessoa, feitas na Rádio Gazeta FM à sua gestão. Acompanharam a entrevista o vice-prefeito e secretário de Obras e Infraestruturas de […]
O prefeito Sávio Torres falou em entrevista à Rádio Tupã FM de investimentos realizados na área da educação de Tuparetama e respondeu as acusações do ex-prefeito Dêva Pessoa, feitas na Rádio Gazeta FM à sua gestão.
Acompanharam a entrevista o vice-prefeito e secretário de Obras e Infraestruturas de Tuparetama, Sebastião Sales e a Secretária de Educação de Tuparetama, Rafaely de Souza.
Como investimentos na educação Sávio a aquisição do software de Gestão, Saúde, Educação e Assistência Social (GSEAS) da Quatro Tecnologia, a reforma de todas as escolas municipais e a climatização da Escola Municipal Padre Adelmo Santos Simões. “Vai ser a primeira escola municipal climatizada”, disse Sávio.
O software GSEAS oferece, entre outros serviços, o diário eletrônico que vai ser usado nas escolas municipais de Tuparetama. Com o software GSEAS os pais vão poder acompanhar através da internet a frequência e o desempenho escolar dos alunos.
Segundo Rafaely, a secretaria de Educação de Tuparetama teve o cuidado de não deixar faltar a merenda e de procurar os proprietários do transporte escolar no início das aulas.
Ao responder as acusações do ex-prefeito Dêva Pessoa sobre a atual gestão, o prefeito Sávio Torres destacou o fato de que Dêva é “um prefeito derrotado”. “É exatamente coisa de quem não se conformou com a derrota, coisa de quem governou quatro anos, passou três sem inaugurar uma obra sequer e perdeu a eleição”, disse Sávio.
Sobre as acusações na demora em comprar os tratores que têm o dinheiro em conta, Sávio disse que a Caixa Econômica Federal é burocrática. Mas que finalmente aprovaram a documentação pra ser feita a licitar e os tratores vão ser entregues até o final de março.
A respeito da compra do terreno da escola que está sendo construída no Bairro da Vila Bom Jesus, Sávio disse que a compra foi irregular. Justificou que a lei obriga todo loteamento a doar uma área para o poder público construir locais de uso coletivo.
Sebastião Sales rebateu as críticas sobre a reforma do hospital e a alegação de que deixou a frota de veículos em perfeito estado. Afirmou que ao assumir o governo em janeiro teve que ser feita uma intervenção no telhado por conta de infiltrações e os vasos sanitários dos quartos dos motoristas construídos por Dêva não tinham ligação hidráulica. “É um mentiroso. Deixou a frota de veículos destruída”, concluiu.
Você precisa fazer login para comentar.