Notícias

Prefixos sertanejos, Asa Branca FM e Cultura FM comemoram aniversário

Por Nill Júnior

Fundada em 1990 a rádio Cultura FM de Serra Talhada completa hoje 31 anos.

De acordo com seu site oficial, além de fazer um trabalho social e de prestação de serviços, a Cultura informa a sociedade de Serra Talhada e da região.

“Nesses 31 anos de história faz a diferença do entretenimento ao jornalismo com profissionais capacitados e com experiência sendo a melhor equipe do interior de do Estado, pois a qualidade é a marca da Rádio que é referência no Sertão Pernambucano”, diz a emissora.

Fundada por Argemiro Pereira, a emissora realiza uma modernização de seus equipamentos e projeta avanços ainda maiores na sua grade. Na equipe, nomes como Tony Alencar, Karen Diniz, Orlando Santos, Ranilson Klebson e Marina Ferraz. A gestão é de Gláucia Pereira Kherle e Alyson Lima.

Marco na comunicação, no sertão central, a Rádio Asa Branca FM 91,5 FM celebra neste 07 de setembro 37 anos de fundação. A emissora pioneira no segmento na cidade faz parte da história de muitos salgueirenses. Até meados de dezembro de 2018, operava na frequência AM 1570 Khz, quando deu espaço para a migração do sinal para a FM 91,5.

A Asa Branca FM é do segmento católico, sendo a Diocese de Salgueiro detentora do veículo de comunicação. Atualmente, a Comunidade Católica Boa Nova é responsável pela administração da emissora.

O aniversário da Rádio Asa Branca é um momento aguardado em Salgueiro e região. Nesta data, foi montada um programação especial com a participação de vários ouvintes e sorteios de brindes que foram doados por várias empresas parceiras.

Na ocasião, durante todo o dia o telefone e WhatsApp estão à disposição da população para interações ao vivo com os comunicadores Luiz Carlos Monteiro, Liliane Alves, Thiago Lima, membros da Comunidade Boa Nova e representantes do Clero da Diocese de Salgueiro. Durante a festividade haverá também o tributo a Luiz Gonzaga com o forrozeiro Herinho Monteiro. O forrozeiro autorizou o uso do nome “Asa Branca”, de sua famosa composição, para nomear a emissora.

A programação começou às 7h e segue até às 19h com a missa em ação de graças, presidida por Dom Magnus Henrique Lopes OFMcap., na Catedral de Santo Antônio. A Festa será encerrada com o tradicional corte do bolo de aniversário.

Outras Notícias

Municípios do Sertão do Pajeú são beneficiados com “emendas pix”

Serra Talhada foi a cidade da região que mais recebeu emendas; R$ 560 mil. O deputado José Patriota foi o parlamentar que alocou mais emendas no Pajeú; R$ 500 mil. Primeira mão No último dia 20 de junho, o governo de Pernambuco distribuiu novas “emendas pix” para várias cidades do estado, beneficiando algumas cidades do […]

Serra Talhada foi a cidade da região que mais recebeu emendas; R$ 560 mil. O deputado José Patriota foi o parlamentar que alocou mais emendas no Pajeú; R$ 500 mil.

Primeira mão

No último dia 20 de junho, o governo de Pernambuco distribuiu novas “emendas pix” para várias cidades do estado, beneficiando algumas cidades do Sertão do Pajeú.

O deputado José Patriota (PSB) destinou um total de R$ 500 mil para três municípios: Solidão (R$ 190 mil), Triunfo (R$ 190 mil) e Ingazeira (R$ 120 mil).

O deputado Luciano Duque (Solidariedade) alocou R$ 470 mil em emendas para Serra Talhada (R$ 290 mil e R$ 70 mil), Lagoa Grande (R$ 80 mil) e São José do Belmonte (R$ 30 mil).

Santa Terezinha, outra cidade do Sertão do Pajeú, recebeu uma emenda de R$ 363 mil do deputado estadual Júnior Tércio (PP). Serra Talhada ainda foi contemplada com mais R$ 200 mil do deputado Fabrízio Ferraz. Arcoverde, cidade localizada no Sertão do Moxotó, recebeu R$ 350 mil do deputado Kaio Maniçoba (PP).

Ao todo, 42 prefeituras de Pernambuco foram beneficiadas, com 52 emendas liberadas por diversos parlamentares conforme os dados do Portal da Transparência.

Quando o rádio cumpre seu papel, segue forte junto à sociedade

Do blog do Alberes Xavier Foi aberto na manhã desta quinta-feira, dia 30, e prossegue até esta sexta, dia 31, em Recife, o ‘Encontro Asserpe 2025’. O evento é promovido pela Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe), acontece no Recife Expo Center e reúne radiodifusores, produtores de conteúdo e profissionais da […]

Do blog do Alberes Xavier

Foi aberto na manhã desta quinta-feira, dia 30, e prossegue até esta sexta, dia 31, em Recife, o ‘Encontro Asserpe 2025’. O evento é promovido pela Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe), acontece no Recife Expo Center e reúne radiodifusores, produtores de conteúdo e profissionais da indústria de mídia e entretenimento.

Na manhã desta quinta o presidente da Asserpe, Nill Junior, concedeu entrevista a Rede Pernambuco de Rádios e o Blog do Alberes Xavier, que marcam presença no Encontro.

Nill Junior falou sobre a importância do rádio no atual cenário da comunicação. “O rádio tem que seguir afirmando o seu papel de protagonismo. O rádio se adaptou muito bem às redes sociais e ele segue agregando valor as suas redes. Em linhas gerais podemos sim, dizer que ele se adequou muito bem e segue forte nos lares dos brasileiros”, disse e emendou, “Quando o rádio faz o seu papel bem feito, ele segue forte e fazendo o seu papel diante a sociedade”.

Para finalizar, o presidente da Asserpe frisou que o evento terá ainda salas temáticas pensadas para radiodifusores, profissionais das emissoras responsáveis por produção de conteúdo, criadores digitais dos veículos de rádio e TV, agências de publicidade e anunciantes.

Miguel se reúne com rodoviários e firma compromisso com transporte público

Em agenda no Recife, o pré-candidato a governador Miguel Coelho participou, neste sábado (14), de um encontro com funcionários e ex-trabalhadores de transporte coletivo da região metropolitana.  Na ocasião, o ex-prefeito falou da transformação que promoveu em Petrolina ao enfrentar um monopólio que controlava os ônibus por décadas na cidade sertaneja. Miguel ainda garantiu que […]

Em agenda no Recife, o pré-candidato a governador Miguel Coelho participou, neste sábado (14), de um encontro com funcionários e ex-trabalhadores de transporte coletivo da região metropolitana. 

Na ocasião, o ex-prefeito falou da transformação que promoveu em Petrolina ao enfrentar um monopólio que controlava os ônibus por décadas na cidade sertaneja. Miguel ainda garantiu que apresentará um ousado plano para melhorar o transporte público, a infraestrutura de vias e estradas, além das condições de trabalho para os rodoviários.

Miguel foi para o encontro acompanhado de Ellinson da Vera Cruz, que é trabalhador de transporte coletivo e pré-candidato a estadual. Também esteve no evento com os rodoviários o pré-candidato a deputado federal Arnaldo Delmondes. Tanto Miguel quanto os pré-candidatos a deputado falaram da precariedade do transporte público.

“Hoje, a Região Metropolitana do Recife tem a maior miséria do Brasil. O transporte público é um símbolo desse descaso, um serviço ruim e caro. Muitos duvidavam, mas em Petrolina, tivemos a coragem de enfrentar alguns poderosos e mudamos o transporte para melhor. Nosso compromisso, é investir num novo transporte para a região metropolitana. E não só isso, queremos investir pesado em infraestrutura, em segurança e saúde para trazer esperança de volta ao nosso povo”, disse o pré-candidato a governador.

Quando prefeito, Miguel fez uma nova concessão para os ônibus de Petrolina. O transporte era controlado por uma empresa por mais de 20 anos. Com a mudança, toda a frota, que acumulava mais de uma década de uso, foi substituída por veículos novos, com acessibilidade e sem mexer no preço da passagem. 

“Não é um desafio fácil a questão do transporte e tantos outros problemas. Mas a pergunta que temos de fazer é: será que a gente quer manter o que passamos nos oito anos ou vamos ter coragem para mudar? Tenho certeza que o caminho para um futuro melhor depende da mudança”, concluiu Miguel sobre aplausos dos representantes dos rodoviários.

 Tuparetama encerra Outubro Rosa com ações para saúde da mulher

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município realizou, na manhã desta quinta-feira (1°), o encerramento da Campanha Outubro Rosa com limpeza de pele, massagem e atendimento ginecológico. Este atendimento foi realizado pela ginecologista Drª Natália Magalhães. A Campanha do Outubro Rosa teve o objetivo de realizar a prevenção e o diagnóstico […]

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município realizou, na manhã desta quinta-feira (1°), o encerramento da Campanha Outubro Rosa com limpeza de pele, massagem e atendimento ginecológico. Este atendimento foi realizado pela ginecologista Drª Natália Magalhães. A Campanha do Outubro Rosa teve o objetivo de realizar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

A ação atendeu cerca de cem mulheres. O atendimento foi realizado na sede da Secretaria de Saúde de Tuparetama, na Rua Farmacêutico Aleixinho, nº 39, no Bairro do Centro, em Tuparetama. “Para atender a demanda reprimida do município e a demanda que surgiu durante a campanha”, disse Elizabeth Gomes, secretária de Saúde de Tuparetama.

Segundo Elizabeth, os 3 PSF do município realizaram várias ações intensificando esta campanha, entre estas, a que o PSF do Distrito de Santa Rita, realizou na Zona Rural do Cajueiro, em 18 de outubro de 2018. “A campanha foi abraçada por todos os PSFs que realizaram ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero”, disse Elizabeth.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria de Saúde de Tuparetama foi quem realizou a massagem e a limpeza de pele com orientações sobre a necessidade das mulheres usarem o protetor solar. “Porque não deixa de fazer parte da atenção básica que é a questão da prevenção e promoção da saúde”, disse Camila Patriota, Coordenadora do Nasf da Secretaria de Saúde de Tuparetama.

Zé Mário e Anchieta Patriota minimizam rumores de afastamento em entrega de obra

O prefeito José Mário Cassiano e o ex gestor Anchieta Patriota estiveram juntos neste domingo na inauguração de uma mini-ponte sobre o riacho do Sítio Antonico, situado na região do distrito de Ibitiranga, zona rural do município. O encontro minimizou rumores de um suposto afastamento entre eles. Zé Mario lembrou a promessa que foi feita […]

Foto: Blog de Aryel Aquino
Foto: Blog de Aryel Aquino

O prefeito José Mário Cassiano e o ex gestor Anchieta Patriota estiveram juntos neste domingo na inauguração de uma mini-ponte sobre o riacho do Sítio Antonico, situado na região do distrito de Ibitiranga, zona rural do município. O encontro minimizou rumores de um suposto afastamento entre eles. Zé Mario lembrou a promessa que foi feita à comunidade. E Anchieta Patriota rasgou-se em elogios ao gestor. Chamou a atenção a cobrança que fez a “companheiros” que se renderam ao dinheiro em 2014, sem citar nomes.

A solenidade ainda contou com a presença da primeira dama, Marluce Freire; do vice-prefeito, Jeovane Adriano, de sua esposa Graça do Silvestre (vereadora de Tavares-PB); do ex-prefeito, Anchieta Patriota e dos vereadores Júnior de Mocinha, Zé Ivan, Neudo da Itã, Luiz Alberto, Luiz de Joel, Antônio Chico, Fafinha e Cícero Batista; além de lideranças políticas e populares.

A obra foi executada com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), na ordem de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).

A programação do aniversário da cidade segue ainda nesta  terça-feira com entrega de tablets no pátio de eventos aos alunos bem sucedidos na avaliação do rendimento escolar 2014, dentro do Projeto Conectando. Após a entrega, apresentações artísticas com os alunos do Mais Educação, Banda Filarmônica Maestro Israel Gomes e Sanfônica Zédantas.