Notícias

Prefeitura de Tabira iniciou a revitalização da sinalização de trânsito na cidade

Por André Luis

De acordo com a Prefeitura de Tabira, o serviço teve início no entorno da Praça Gonçalo Gomes, no entanto, contemplará as vias mais movimentadas da cidade, garantindo maior segurança aos pedestres e condutores. 

A revitalização é realizada pelas equipes da Secretaria de Obras e Urbanismo, além do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT). 

A patrulha de recuperação das estradas rurais danificadas chegou à comunidade do Sítio Morcego. Agora os moradores daquela localidade poderão transitar com tranquilidade. 

O empenho da Secretaria de Agricultura é de abrir e recuperar caminhos para os que trabalham ou residem no campo.

Outras Notícias

João Campos passa por Bom Jardim e fecha agenda do sábado com carreata em Surubim

Na reta final da programação no Agreste Setentrional, candidato ao Governo de Pernambuco concentrou compromissos nos dois municípios e voltou a apresentar propostas para a região. João Campos (PSB) encerrou nesse sábado (12) uma sequência de compromissos no Agreste com passagens por Bom Jardim e Surubim. Em Bom Jardim, o candidato ao Governo de Pernambuco […]

Na reta final da programação no Agreste Setentrional, candidato ao Governo de Pernambuco concentrou compromissos nos dois municípios e voltou a apresentar propostas para a região.

João Campos (PSB) encerrou nesse sábado (12) uma sequência de compromissos no Agreste com passagens por Bom Jardim e Surubim.

Em Bom Jardim, o candidato ao Governo de Pernambuco participou de uma mobilização pelas ruas da cidade acompanhado de apoiadores e lideranças políticas.

Depois, seguiu para Surubim, onde fechou a programação do dia com uma carreata.

Durante a passagem pela região, João voltou a defender a isenção do IPVA para motocicletas de até 180 cilindradas. Em Surubim, afirmou ainda que pretende duplicar a PE-90.

O candidato também citou demandas dos toyoteiros e falou sobre propostas relacionadas ao abastecimento de água, estradas vicinais e agricultura familiar.

“Pernambuco não precisa de um Governo que passe quatro anos reclamando e dizendo que está fazendo. Precisa fazer e entregar”, afirmou João.

Neste domingo (13), João iniciou a agenda às 11h, com participação na Missa do Vaqueiro, em Canhotinho. A partir da tarde, estão previstos outros três compromissos:

  • 15h30 — Caminhada 40, em Sanharó;
  • 17h30 — Caminhada 40, em São Caetano;
  • 20h30 — Minicarreata, em Brejo da Madre de Deus.

Foto: Edson Holanda

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

IPVA 2022: presente de grego do governo de Pernambuco

Antonio Coelho* Não bastasse anunciar a tabela de pagamento do IPVA 2022 no apagar das luzes do ano passado, a Secretaria estadual da Fazenda faz jogo de cena ao divulgar que o Estado manterá a mesma alíquota e os mesmos descontos de 2021 para 2022. Um discurso falacioso para esconder e colocar debaixo do tapete […]

Antonio Coelho*

Não bastasse anunciar a tabela de pagamento do IPVA 2022 no apagar das luzes do ano passado, a Secretaria estadual da Fazenda faz jogo de cena ao divulgar que o Estado manterá a mesma alíquota e os mesmos descontos de 2021 para 2022.

Um discurso falacioso para esconder e colocar debaixo do tapete a verdadeira realidade: o aumento médio de 20% no valor do imposto. Essa é a variação apontada pela tabela FIPE, tomada pelo Governo de Pernambuco como base de cálculo para o IPVA de 2022.

Quem acompanha a tabela FIPE está ciente dos aumentos robustos que os automóveis vêm sofrendo nos últimos meses, particularmente em 2021, por conta da valorização nos preços dos novos e usados.

Em vez de se solidarizar com os contribuintes pernambucanos e congelar o valor do IPVA, ou seja, manter o mesmo valor cobrado em 2021 para 2022, conforme sugerimos em discurso na Alepe no início do mês de dezembro, o que faz o governo de Pernambuco?

Simplesmente lava as mãos, finge que não é problema seu e coloca a culpa do aumento na conta da variação do mercado.

Bem diferente fez Minas Gerais. Após debates com os deputados mineiros, o governador sancionou, no último dia 30, um projeto de lei de autoria do Legislativo estadual congelando o valor do IPVA em 2022. A partir de janeiro, o motorista mineiro pagará o mesmo valor desembolsado em 2021.

No Distrito Federal, haverá reajuste, no entanto, será de 10%, bem distante dos 20% previstos pela tabela FIPE. Após acordo com os deputados distritais, a gestão baseou o reajuste na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Mas o que esperar de um governo que mais cobra imposto neste país?

Certamente, não seria a nobre atitude de abrir mão dessa receita em prol do motorista e do trabalhador pernambucano, que já vive sobrecarregado com tantos tributos. Esse gesto é restrito a governantes verdadeiramente preocupados com seus governados, o que não é o caso dos governos comandados pelo PSB.

A regra é e sempre será: quanto mais arrecadar, melhor. Portanto, o pernambucano pode preparar o bolso porque vai ser obrigado a pagar mais essa conta salgada.

*Antonio Coelho é deputado estadual – Líder da bancada de Oposição

Zeca abre campanha com carreata em Arcoverde

Da Assessoria Feita pela primeira vez em um domingo de manhã, a carreata que abriu oficialmente a campanha de Zeca Cavalcanti (PTB) à prefeitura de Arcoverde saiu do bairro mais populoso, o São Cristóvão, até o comitê na Av. Pedro II. Zeca esteve acompanhado do seu vice, Eduino Filho. “Hoje o povo de Arcoverde demonstrou […]

Da Assessoria

Feita pela primeira vez em um domingo de manhã, a carreata que abriu oficialmente a campanha de Zeca Cavalcanti (PTB) à prefeitura de Arcoverde saiu do bairro mais populoso, o São Cristóvão, até o comitê na Av. Pedro II. Zeca esteve acompanhado do seu vice, Eduino Filho.

“Hoje o povo de Arcoverde demonstrou que está cansado das ameaças, do desgoverno, da falta de trabalho e quer mudar. A cidade brilhou com o amarelo do Sol e da campanha do 14 que vai recolocar Arcoverde nos trilhos do desenvolvimento, vai vencer o medo e os que se acham donos de nossa terra. Nosso povo hoje disse: que quero ver Arcoverde voltar a sorrir”, afirmou.

A carreata teve, segundo a organização, centenas de carros, motos, caminhões puxados por paredões e carros de som, reunindo a chapa majoritária e as caravanas dos vereadores se estendendo por mais de 6 quilômetros.  O evento encerrou em frente ao local que vai sediar o comitê da campanha.

Zeca Cavalcanti já foi prefeito por dois mandatos de Arcoverde (2005/2012) e deputado federal pelo PTB, partido pelo qual disputa pela terceira vez o mandato de chefe do Poder Executivo numa frente que ainda reúne o Podemos, PL, PT, PSD, Republicanos, PSDB e DEM dentro da coligação Muda Arcoverde.

Lucas Ramos participa de entrega de residências em Gravatá

Nesta sexta-feira (2), a prefeitura do município de Gravatá entregou 26 residências construídas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, as primeiras em uma área de reforma agrária. O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) participou da solenidade ao lado do prefeito Joaquim Neto e do superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcos Borges. Os imóveis contam com […]

Nesta sexta-feira (2), a prefeitura do município de Gravatá entregou 26 residências construídas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, as primeiras em uma área de reforma agrária. O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) participou da solenidade ao lado do prefeito Joaquim Neto e do superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcos Borges.

Os imóveis contam com sala, cozinha, dois quartos e área de serviço. A área de cada unidade é de aproximadamente 50 metros quadrados. “São casas bem estruturadas, que vão garantir conforto e segurança para os beneficiados. Acompanhamos de perto o esforço do prefeito Joaquim Neto e de sua equipe para que pudéssemos chegar a este momento tão importante para a cidade”, declarou o deputado.

Lucas também ressaltou outros investimentos feitos pelo município: “Gravatá dedica todos os esforços quando o assunto é habitação. Já estivemos no bairro Riacho do Mel, onde 194 residências já estão em fase de conclusão e mais 454 vão ser entregues, mostrando que a Prefeitura sempre teve compromisso com a melhoria da qualidade de vida da sua população”, lembrou o parlamentar.

Ao todo, as obras de construção no Assentamento Santo Antônio receberam um investimento de mais de R$ 900 mil. “A gente percebe no rosto das pessoas a alegria diante de uma entrega como esta e ficamos realizados quando vemos as coisas acontecendo, garantindo dignidade e com reflexo em outras áreas como a saúde, a educação e a cidadania”, afirmou o prefeito Joaquim Neto. Antes da inauguração, uma missa em ação de graças foi celebrada na Igreja de Santo Antônio.

Altinho – Ainda na tarde da sexta-feira, o deputado Lucas Ramos esteve em Altinho, onde participou da Caravana do Bolsa Família. A iniciativa do Governo de Pernambuco visa tirar dúvidas e apresentar à população os detalhes sobre o pagamento da 13ª parcela do benefício, feita com recursos 100% oriundos do tesouro estadual. “Em parceria com o Governo do Estado, a prefeitura municipal, através do prefeito Orlando José, do secretário de Desenvolvimento Social, Elenildo Arraes e de toda a sua equipe, irá atuar no cadastramento e orientação dos beneficiários”, explicou o parlamentar.

O gestor municipal destacou o impacto que o 13º do Bolsa Família terá no município. “Só em Altinho, R$ 700 mil reais serão injetados pelo Governo do Estado, fundamental para a nossa economia”, sublinhou Orlando. No município, 4.486 famílias serão contempladas com o repasse que começará a ser feito nos meses de fevereiro, março e abril do ano que vem.

Socialista vence extrema-direita em Portugal

António José Seguro foi eleito presidente de Portugal com ampla vantagem sobre o seu rival de direita, André Ventura. De acordo com projeções e resultados parciais, Seguro obteve cerca de 64% dos votos, enquanto Ventura ficou com aproximadamente 36%. A campanha foi marcada pela polarização e debates sobre imigração e estabilidade democrática. Seguro, de 63 […]

António José Seguro foi eleito presidente de Portugal com ampla vantagem sobre o seu rival de direita, André Ventura.

De acordo com projeções e resultados parciais, Seguro obteve cerca de 64% dos votos, enquanto Ventura ficou com aproximadamente 36%. A campanha foi marcada pela polarização e debates sobre imigração e estabilidade democrática.

Seguro, de 63 anos, natural de Penamacor e antigo secretário-geral do Partido Socialista (PS), retorna ao centro da política nacional depois de anos fora dos holofotes, trazendo consigo uma plataforma que enfatiza o reforço dos valores democráticos, cooperação interpartidária e estabilidade institucional. Ao longo da campanha, recebeu apoio cruzado de figuras políticas de diversas tendências, refletindo um esforço conjunto para conter o avanço de discursos mais populistas da extrema-direita, representados por Ventura e seu partido Chega.

Embora o cargo presidencial em Portugal seja cerimonial, ele exerce poderes importantes, como a capacidade de vetar legislação e dissolver o Parlamento em situações de crise.