Notícias

Prefeitura de Serra Talhada realiza semana de Férias no CEU das Artes, na Caxixola

Por André Luis

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), está promovendo uma série de atividades lúdicas e de recreação para crianças e adolescentes no Centro de Artes e Esportes Unificados, na Caxixola.

As “Férias do CEU” começaram na terça-feira (24) e seguem até esta sexta (27), no período da manhã. Estão sendo realizadas brincadeiras como barra bandeira, corrida do ovo, bambolê, cabo de guerra, corrida de saco e quebra panela, além de oficinas de pipa, palhaçaria, teatro, exibição de filmes infantis e distribuição de lanches. Cerca de oitenta crianças e adolescentes participam diariamente das atividades de férias.

“É um lugar muito bom pra gente trazer as crianças, principalmente nas férias quando elas ficam mais tempo em casa, querem brincar o tempo todo e antes a gente não tinha pra onde levar, agora eles vem sempre brincar aqui e estão contentes”, disse a moradora do bairro Daiane da Silva Fonseca, que levou os irmãos Samuel (10) e Fernando (7) para participar das atividades.

Maria das Dores Sobrinho, também moradora do bairro, disse que o filho Davi, de cinco anos, adora o local. “Ele fica pedindo toda hora pra vir brincar aqui, gosta muito da pista de skate e hoje quer aprender a fazer pipa. Eu fico contente porque não preciso deixá-lo brincar na rua, aqui é mais tranquilo”, afirmou.

“Eu estudo em tempo integral, não tenho muito tempo para me divertir, então, enquanto estou de férias gosto de vir aqui encontrar minhas amigas, conversar, passar o tempo, eu gosto muito”, conta a estudante Iara Cauâne Araújo, de 13 anos.

Professor de dança e facilitador das oficinas e brincadeiras realizadas na semana, Gil Silva comenta a importância da iniciativa. “Além de proporcionar momentos de diversão para as crianças, o lúdico e as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem, para as crianças aprenderem a interagir umas com as outras, a compartilhar e viver em sociedade. E como as aulas ainda não começaram nas escolas, estamos evitando também que essas crianças e adolescentes fiquem pelas ruas sem ter em que se ocupar”, afirmou.

Programação

Sexta-feira, 27/01

09h – Barra bandeira, corrida do ovo e bambolê

10h – Oficina de pipa

10h45 – Intervalo para o lanche

11h – Filme – Rio 2

Outras Notícias

PSB publica nota hoje confirmando nome de Zé de Bira como candidato a Prefeito

Em Tabira o Partido Socialista Brasileiro (PSB) voltou a se reunir ontem para tratar da sucessão municipal. Durante a reunião ficou definido que uma nota será publicada hoje pelo partido confirmando o vereador Zé de Bira como pré-candidato a prefeito. A expectativa é se a nota trará a confirmação de Zé de Bira como candidato […]

ze_de_biraEm Tabira o Partido Socialista Brasileiro (PSB) voltou a se reunir ontem para tratar da sucessão municipal.

Durante a reunião ficou definido que uma nota será publicada hoje pelo partido confirmando o vereador Zé de Bira como pré-candidato a prefeito.

A expectativa é se a nota trará a confirmação de Zé de Bira como candidato da sigla para se submeter a pesquisa ou como nome do grupão.

O ex-prefeito Josete Amaral está sendo esperado hoje em Tabira para se posicionar sobre o nome de Zé de Bira. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

Em São José do Egito empresário constrói Faculdade e admite disputar sucessão municipal

Na condição de empreendedor, o advogado Cleonildo Lopes da Silva, o “Painha”, está construindo em São José do Egito a Faculdade Vale do Pajeú. Cerca de R$ 4 milhões foram investidos na obra física, que já atingiu segundo ele 60% de sua construção com previsão de conclusão para 30 de dezembro. Falando a Anchieta Santos […]

Painha, quando apresentou o projeto de sua Faculdade a Mendonça Filho

Na condição de empreendedor, o advogado Cleonildo Lopes da Silva, o “Painha”, está construindo em São José do Egito a Faculdade Vale do Pajeú. Cerca de R$ 4 milhões foram investidos na obra física, que já atingiu segundo ele 60% de sua construção com previsão de conclusão para 30 de dezembro.

Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, Painha adiantou que a Faculdade Vale do Pajeú oferecerá como cursos iniciais Enfermagem, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis. Ao mesmo tempo sem citar o curso, ele prometeu que haverá também um curso que será a chamada “cereja do bolo”  de sua Faculdade.

Inicialmente, 500 alunos serão atendidos. O empresário tem esperanças de que até o final de 2018 a Faculdade esteja funcionamento normalmente.

O empresário também admitiu que vem executando atividades sociais como aquisição de ambulância para a Associação de Riacho do Meio, colocação de internet na zona rural e praças de São José do Egito. Aliado do ex-deputado José Marcos de Lima, Painha disse não estar filiado a nenhum partido político de São José do Egito.

Disse que o médico Romério Guimarães (PT), em quem votou duas vezes, perdeu a reeleição por não ouvir o povo e que o adversário Evandro Valadares(PSB) não está conseguindo repetir a boa gestão do seu primeiro mandato.  Ao final da entrevista, Painha não descartou a possibilidade de disputar a prefeitura de São José do Egito na próxima eleição municipal.

Paciente de Floresta, é internado com Covid-19 em Recife

O florestano Kelby Menezes Lafayette foi internado após ser confirmado infecção por Covid-19 nesta semana. O boato já circulava nas redes sociais, mas só no último domingo (5) ele confirmou a informação. De acordo com informações apuradas pelo Blog do Elvis, o homem que atualmente mora no Recife está em um hospital da capital pernambucana. […]

Foto ilustrativa mostra resultado positivo para o novo coronavírus — Foto: Dado Ruvic/Reuters/Arquivo

O florestano Kelby Menezes Lafayette foi internado após ser confirmado infecção por Covid-19 nesta semana. O boato já circulava nas redes sociais, mas só no último domingo (5) ele confirmou a informação.

De acordo com informações apuradas pelo Blog do Elvis, o homem que atualmente mora no Recife está em um hospital da capital pernambucana.

No vídeo disponível no perfil público do vereador Pedro Henrique Lira, Kelby deu detalhes da doença e passou recomendações para a população.

A transmissão ao vivo foi feita na noite deste domingo. “Larissa (esposa de Kelby) foi a primeira que deu positivo. Ela é do grupo de enfrentamento da saúde. Tinha que ir trabalhar no hospital. Estava sujeito”, explicou o florestano. “Eu peço aos florestanos que não saiam de casa”, completou.

Apesar de estar internado, o quadro de saúde de Kelby é leve e até o momento não foi necessário ir para a UTI.

Afogados: Presidente da Câmara nega acordo com Prefeitura para acelerar ação dos quinquênios

No último dia dezesseis de novembro, a presidente da Associação dos Professores Municipais de Afogados da Ingazeira (APMAI), Leila Albuquerque, procurou a Rádio Pajeú para denunciar o que segundo ela seria um acordo velado entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e a Câmara Municipal para que corra a revelia a ADI – Ação Direta […]

Jpeg
Com informações e foto de André Luiz – Portal Pajeú Radioweb

No último dia dezesseis de novembro, a presidente da Associação dos Professores Municipais de Afogados da Ingazeira (APMAI), Leila Albuquerque, procurou a Rádio Pajeú para denunciar o que segundo ela seria um acordo velado entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e a Câmara Municipal para que corra a revelia a ADI – Ação Direta de Inconstitucionalidade que busca invalidar o pagamento de quinquênios a professores da rede municipal.

De lá pra cá os debates vem ficando cada vez mais quentes com relação a está ADI e na noite desta quarta-feira (18) em sessão ordinária na Câmara Legislativa do município totalmente lotada por professores e servidores municipais, houve mais cobranças.

No Debate das Dez de hoje (19), o presidente da Câmara de Vereadores do município, Franklin Nazário, que foi um dos mais criticados pela presidente da APMAI, Leila Albuquerque e pelo representante dos Servidores Municipais, José Barbosa, falou sobre as criticas e acusações recebidas. Além de Franklin também participou o advogado da Casa, José Rodrigues.

Em suma Franklin fez um mea culpa e apontou a si como o único responsável pelo os outros vereadores da Casa não estarem cientes da ADI.

Franklin disse que não achou necessário repassar a informação para os outros vereadores e que tomou as medidas certas passando a ADI para o departamento jurídico da Câmara. “Eu não sou técnico, não tenho conhecimentos jurídicos, então fiz o que achei certo, passar o documento para o setor responsável”, disse Franklin.

Já o advogado José Rodrigues, disse que após o departamento jurídico ter recebido a ADI fez a análise e respondeu dentro prazo estipulado. Também falou que além da retirada dos quinquênios, a matéria também trata de outros benefícios como: licença prêmio e remuneração da licença prêmio não utilizada para fins de aposentadoria.

A advogada da Associação dos Professores Renata Veras está na capital pernambucana e disse que já está de posse do processo e que consta que o advogado da Câmara emitiu parecer concordando em extinguir os quinquênios dos servidores. Ela garante já ter pleiteado junto ao TJPE acompanhar o julgamento e fazer seu posicionamento oral.

Estado determina suspensão imediata de eleição da UVP

A eleição para a mesa diretora da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), marcada para a próxima segunda-feira (12), é suspensa pelo Governo de Pernambuco. A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (8) e assinada pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Segundo o Fala PE, o secretário argumenta que o pleito […]

Eleição aconteceria no Hotel Canarius de Gaibu

A eleição para a mesa diretora da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), marcada para a próxima segunda-feira (12), é suspensa pelo Governo de Pernambuco.

A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (8) e assinada pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Segundo o Fala PE, o secretário argumenta que o pleito causaria grande aglomeração, desrespeitando o protocolo vigente durante a pandemia.

“Eventos públicos ou privados em espaços de qualquer natureza, incluindo hotéis encontram-se terminantemente proibidos pelo Artigo 6o do Decreto Estadual 50.470/2021”.

Ele oficiou o atual presidente,  Josinaldo Barbosa e o Hotel Canarius de Gaibu.

A questão já havia sido colocada pelo candidato da oposição Zé Raimundo. Ele disse em entrevista à Rádio Pajeú que a chapa governista, encabeçada por Léo do Ar, com apoio de Josinaldo Barbosa, quis dificultar o acesso dos vereadores do sertão ao processo.

O processo foi marcado das 7h às 13h em um hotel de Gaibu, fato que ocasionará aglomerações, devido à obrigatoriedade do voto presencial.

Outra queixa é que as reservas já foram fechadas para vereadores que votam na chapa governista, encabeçada por  Léo do Ar, de Gravatá, apoiado por Josinaldo Barbosa.

“Não é possível juntar mil e quatrocentos vereadores nesse espaço de tempo. E vamos participar do processo. Querem que o Sertão não participe mas vamos nem que seja de jumento”

“Não sabemos nem quais câmaras são filiadas. Falta  transparência”. Ele se queixa da condução do atual presidente, Josinaldo Rodrigues. “Ele desistiu porque não tinha musculatura. A UVP não terá cacique. Será suprapartidária”, afirmou.