Notícias

Prefeitura de São José do Egito promove cursos profissionalizantes gratuitos

Por André Luis

Por André Luis

A Prefeitura de São José do Egito, através da Secretaria de Administração e CDL, em parceria com Sebrae, Senai e Senac, está promovendo cursos profissionalizantes gratuitos para a população.

A carreta de mecânica do Senai estará chegando na próxima segunda-feira (23), e estará oferecendo os seguintes cursos: Motor de Motocicleta; Eletricidade de Motocicleta; Eletricidade de Automóvel.

As inscrições podem ser feitas na sede da CDL ou Sala do Empreendedor.

Os cursos são voltados para pessoas de todas as idades e escolaridades, e têm como objetivo capacitar os participantes para o mercado de trabalho.

Os cursos terão duração de 40 horas e serão ministrados por profissionais qualificados.

Para se inscrever, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de residência. As vagas são limitadas.

Outras Notícias

Diocese anuncia criação de novas Áreas Pastorais e nomeações de líderes espirituais

Dom Egídio Bisol compartilha planos para fortalecer a comunidade religiosa da Diocese Por André Luis Em comunicado divulgado à comunidade católica da Diocese de Afogados da Ingazeira, neste sábado (7),  o bispo Dom Egídio Bisol anunciou medidas significativas para fortalecer a vida espiritual dos fiéis. O comunicado, que coincidiu com a memória de Nossa Senhora […]

Dom Egídio Bisol compartilha planos para fortalecer a comunidade religiosa da Diocese

Por André Luis

Em comunicado divulgado à comunidade católica da Diocese de Afogados da Ingazeira, neste sábado (7),  o bispo Dom Egídio Bisol anunciou medidas significativas para fortalecer a vida espiritual dos fiéis. O comunicado, que coincidiu com a memória de Nossa Senhora do Rosário e marcou os aniversários da páscoa de Dom Francisco e de sua própria nomeação, trouxe novidades em relação à organização pastoral e nomeações de líderes religiosos.

Com um tom de gratidão, Dom Egídio expressou sua apreciação ao Senhor da messe por continuar a fornecer ministros ordenados à Igreja no Pajeú. Ele compartilhou que, no mês de julho passado, três novos padres foram ordenados, e em setembro, outros 11 diáconos permanentes ingressaram na Diocese.

O Bispo diocesano também comunicou que nos próximos meses três padres que estavam em outras atividades regressarão à Diocese, permitindo a realização de projetos de longa data para melhor atender às comunidades espirituais.

Uma das medidas mais notáveis é a criação de três novas Áreas Pastorais:

Área Pastoral de Fátima-Sítio dos Nunes (Flores): Esta área compreenderá um conjunto de comunidades, incluindo Fátima, Gabriel, Caldeirão dos Bois, Tamboril, Sítio dos Nunes, Olho D’água, Cacimba do Meio, Riacho das Letras, Cafundó, Mucambinho, Oitis, Barreiro do Fabiano, Icó e Varjota.

Área Pastoral Mãe Rainha (Tabira): Abrangendo Santuário, João Cordeiro, Riacho do Gado, São Pedro, Barreiros I, Barreiros II, Jureminha, Brejinho, Baixa da Ovelha, Santa Clara, Logradouro, Araras, Conceição, Humaitá, Ilha do Rato, Campos Novos, Azeitona e Retiro.

Área Pastoral São Francisco (Serra Talhada): Esta área incluirá COHAB, CAGEP, Bairro Antônio José de Melo, Capela Nossa Senhora de Fátima, Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Fazenda Nova, Baixio da Carnaúba, Poço Redondo, Tapera e Malhada do Juá.

Dom Egídio explicou que, de acordo com o Direito da Igreja, uma Área Pastoral é uma comunidade de fiéis confiada a um Sacerdote como pastor próprio, ainda não erigida como paróquia, devido a circunstâncias especiais. Ele convidou os Conselhos Pastorais das paróquias interessadas a estudarem maneiras de ajudar as novas Áreas Pastorais em sua organização, com o objetivo de tornarem-se, no futuro, paróquias totalmente autônomas.

Além disso, o comunicado incluiu nomeações importantes:

Pe. Hélio Cláudio da Silva Lima, que recentemente concluiu o curso de Mestrado em Direito Canônico, será o responsável pela Câmara Eclesiástica na Cúria Diocesana e também vigário paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Remédios em Afogados da Ingazeira.

Pe. Elton Wilson Ferreira assumirá como Administrador paroquial da “Área Pastoral São Francisco” em Serra Talhada.

Pe. Adhemar Lucena de Almeida será o Administrador paroquial da “Área Pastoral de Fátima-Sítio dos Nunes” em Flores.

Pe. Claudivan Siqueira será o Administrador Paroquial da “Área Pastoral Mãe Rainha” em Tabira.

Pe. Alison José Zeferino Maciel se dedicará em tempo integral à Área Pastoral São Sebastião em Ibitiranga, da qual será o Administrador Paroquial.

Dom Egídio concluiu sua mensagem com uma bênção, expressando a esperança de que o Senhor continue a abençoar a Igreja Diocesana e a fortalecer a comunhão e a corresponsabilidade entre seus membros, incentivando o ardor missionário em todos.

Turista suíço morre após cair de parapente em Arcoverde

De 1ª Categoria – Zalxijoane Lins Um turista suíço que voava de parapente no aeroporto de Arcoverde, no Sertão pernambucano, morreu no final da manhã desta quinta-feira (26), após o seu equipamento apresentar defeito em pleno vôo. Natural de Rossenges, no estado de Kanton Waadt, na Suíça, Kieran Michael Morel, de 41 anos, estava companhado de […]

Foto ilustrativa: Andreia Dias / Arquivo Pessoal / Via Portal G1

De 1ª Categoria – Zalxijoane Lins

Um turista suíço que voava de parapente no aeroporto de Arcoverde, no Sertão pernambucano, morreu no final da manhã desta quinta-feira (26), após o seu equipamento apresentar defeito em pleno vôo.

Natural de Rossenges, no estado de Kanton Waadt, na Suíça, Kieran Michael Morel, de 41 anos, estava companhado de outros turistas suíços, e também de instrutores de parapente locais, quando aconteceu o acidente.

De acordo com as informações apuradas pelo blog, pouco tempo depois de decolar, a vítima comunicou – via rádio – que a linha que dava sustentação ao seu equipamento teria dado um nó. Ele começou a perder altitude, mas em seguida subiu novamente e comunicou que estava tudo bem.

Em seguida, a vítima perdeu contato com o rádio e começou a cair em espiral de uma altura de mais ou menos 60 metros. De acordo com testemunhas que estavam no local, o suíço teve morte imediata. Os bombeiros foram acionados, assim como policiais civis que estiveram no local para registrar a ocorrência e ouvir as testemunhas. O corpo do homem foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no agreste pernambucano.

A reportagem apurou que nenhum dos outros suíços eram familiares de Kieran Michael Morel. Outra informação que estamos confirmando seria de que a esposa de Kieran – que está na Suíça – estaria esperando um filho dele.

Afogados: Emídio assina termo de compromisso em associação de moradores

O candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, pela coligação União Pelo Povo, Emídio Vasconcelos, teve  agenda movimentada na última quarta, segundo nota ao blog. Pela manhã, Emídio gravou entrevista com o blogueiro Júnior Finfa, para série de entrevistas que o blog está promovendo e após ter visitado durante à tarde, a casa modelo do […]

thumbnail_emidio-ppp1O candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, pela coligação União Pelo Povo, Emídio Vasconcelos, teve  agenda movimentada na última quarta, segundo nota ao blog.

Pela manhã, Emídio gravou entrevista com o blogueiro Júnior Finfa, para série de entrevistas que o blog está promovendo e após ter visitado durante à tarde, a casa modelo do PNHR no Sítio Lajedo, à noite Emídio participou de uma reunião com moradores do bairro Padre Pedro Pereira.

A reunião foi realizada na sede antiga da Associação dos Moradores e teve presença significativa da população. Acompanhado de seu vice, Ramirinho, de militantes, coordenadores da campanha, candidatos (as) a vereadores (as), assessores e militantes, Emídio falou aos presentes sobre a sua candidatura, apresentou as suas propostas, respondeu perguntas dos moradores e assinou um termo de compromisso redigido pela Associação.

Em sua fala, Emídio parabenizou a Associação pela iniciativa e se comprometeu que, sendo eleito, reuniões como o mesmo formato serão constantes. “Quero parabenizar a Associação pela iniciativa de promover esse tipo de debate e me comprometo que, sendo eleito, faremos muitas destas reuniões, pra mim é muito importante ouvir o povo, por este motivo, que implantaremos no nosso governo o Orçamento Participativo,”, disse Emídio.

Emídio aproveitou ainda para afirmar que a sua disputa, não é eleitoral e sim política. “Eu digo a vocês que a nossa candidatura, não tem o intuito de fazer nem a disputa econômica, nem a eleitoral, o que estamos promovendo é a disputa de ideias, a disputa política e por isso que mais uma vez eu afirmo: posso perder a eleição, mas não perco a minha dignidade e os meus princípios,” afirmou Emídio.

Após a reunião na associação, Emídio se dirigiu para um encontro no Grupo Mulher Maravilha, onde se reuniu com militantes do PT e pessoas ligadas a movimentos sociais em defesa da mulher.

‘Eu vi Palocci mentir aqui esta semana’, diz Lula a Moro

Em depoimento na Justiça Federal de Curitiba nesta quarta-feira (13), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o ex-minisitro de seu governo Antonio Palocci “mentiu” em depoimento ao juiz Sérgio Moro. “Eu vi o Palocci mentir aqui essa semana”, afirmou. Para Lula, o ex-ministro citou seu nome apenas para reduzir alguns anos de […]

Informações e foto: G1

Em depoimento na Justiça Federal de Curitiba nesta quarta-feira (13), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o ex-minisitro de seu governo Antonio Palocci “mentiu” em depoimento ao juiz Sérgio Moro. “Eu vi o Palocci mentir aqui essa semana”, afirmou. Para Lula, o ex-ministro citou seu nome apenas para reduzir alguns anos de condenação. “Fiquei com pena disso”.

Na ação, Lula é acusado de receber propina da empreiteira Odebrecht por meio da compra de um terreno para a nova sede do Instituto Lula e de um apartamento vizinho ao que mora em São Bernardo do Campo (SP).

Lula também afirmou a Moro que não solicitou a compra do apartamento vizinho ao dele em São Bernardo do Campo, que visitou o terreno objeto da denúncia uma vez e que o achou inadequado e que as três denúncias apresentadas contra ele pela força-tarefa da Lava Jato são “ilações”.

Palocci foi interrogado por Moro nesta mesma ação na semana passada e afirmou que Lula tinha um “pacto de sangue” com o dono da empreiteira Odebrecht, que incluia um “pacote de propinas” para o ex-presidente no valor de R$ 300 milhões.

Em seu depoimento, Lula afirmou que a delação de Palocci é focada nele numa tentativa de redução de pena. “Palocci tem o direito de querer ser livre, tem o direito de querer ficar com um pouco do dinheiro que ele ganhou fazendo palestra, ele tem família, tudo isso eu acho. O que não pode é, se você não quer assumir a tua responsabilidade pelos fatos ilícitos que você fez, não jogue em cima dos outros”, afirmou.

O ex-presidente acusou o Ministério Público de promover uma caça às bruxas com ele. “O objetivo é encontrar alguém para me criminalizar. Só quero dizer que há uma caça às bruxas. Eu fiquei muito preocupado com a delação do Palocci. Porque ele poderia ter falado ‘eu fiz isso de errado, eu fiz isso’. Ele: ‘não é que sou santo, e pau no Lula’, que é uma jeito de você conquistar veracidade na sua frase. Eu fiquei com pena disso.”

O ex-presidente disse que vai provar ser inocente e espera um dia receber desculpa do MPF. “Eu poderia ficar zangado, nervoso, mas eu quero enfrentar o Ministério Público, sobretudo a força-tarefa, para provar minha inocência. Eu só espero que eles tenham grandeza de um dia pedir desculpa”.

O interrogatório do ex-presidente na Operação Lava Jato terminou por volta das 16h20, depois de 2 horas e 10 minutos de depoimento, na sede da Justiça Federal, em Curitiba. Outro réu, o ex-assessor do ex-ministro Antonio Palocci, Branislav Kontic, foi interrogado logo depois de Lula.

Logo no início do interrogatório com o juiz federal Sérgio Moro, Lula afirmou que queria falar. Na condição de réu, ele poderia optar por ficar em silêncio. “Apesar de entender que o processo é ilegítimo e injusto, eu pretendo falar. Talvez eu seja a pessoa que mais queira a verdade neste processo”, afirmou o ex-presidente.

Em uma das ocasiões em que deu a palavra para Lula, Moro afirmou que não era hora de “discurso de campanha”. “O senhor gostaria de dizer alguma coisa ao final, Sr. ex-presidente? Só assim, senhor presidente [levanta a voz]: não é momento de campanha, não é momento de discurso, é para falar do objeto da acusação, se for o caso. Certo?”

Eleitores escolhem governador do Tocantins e 20 prefeitos em 9 estados

G1 Os moradores do estado do Tocantins e de mais 20 municípios em 9 estados devem voltar às urnas neste domingo (3) para escolher, respectivamente, um novo governador e prefeitos e vice-prefeitos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são esperados cerca de 1,5 milhão de eleitores, sendo 1 milhão somente no Tocantins. Em todas as cidades onde haverá novas […]

G1

Os moradores do estado do Tocantins e de mais 20 municípios em 9 estados devem voltar às urnas neste domingo (3) para escolher, respectivamente, um novo governador e prefeitos e vice-prefeitos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são esperados cerca de 1,5 milhão de eleitores, sendo 1 milhão somente no Tocantins.

Em todas as cidades onde haverá novas eleições, chamadas de suplementares, a votação ocorrerá das 8h às 17h, no horário local.

Os novos pleitos ocorrem porque os ocupantes anteriores dos cargos foram afastados por decisões da Justiça Eleitoral.

No Tocantins, foi convocada nova eleição para definir quem comandará o Palácio Araguaia até o fim do ano após o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) ser cassado por suspeita de uso de caixa 2 na campanha eleitoral de 2014. A sua vice, Cláudia Lélis (PV), também foi cassada.

A votação será realizada nos 139 municípios do estado. O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos.

Nesta votação, há uma novidade: o título digital. Quem tiver feito o cadastro no aplicativo e-Título poderá apresentar o celular e não precisa levar outros documentos como o RG e a CNH, pois a conferência é feita por meio da biometria.

Quem não tiver o aplicativo baixado no celular terá que levar o título de eleitor e um documento oficial com foto.

As seções eleitorais fecham às 17h. Eleitores que já estiverem na fila neste horário vão receber senha e poderão votar normalmente.

De acordo com o TSE, os municípios que terão novas eleições neste domingo para prefeito e vice-prefeito são os seguintes: Jeremoabo (BA), Pirapora do Bom Jesus, Bariri e Turmalina (SP), Umari, Tianguá, Frecheirinha e Santana do Cariri (CE), Teresópolis (RJ), Bom Jesus (RS), Niquelândia (GO), Vilhena (RO), Guanhães, Ipatinga e Pocrane (MG),  João Câmara, Pedro Avelino, São José do Campestre, Parazinho e Galinhos (RN).

A realização de eleições suplementares está prevista na legislação eleitoral no caso de decisão da Justiça Eleitoral em trânsito em julgado (quando não cabem mais recursos) de indeferimento do registro, cassação do diploma ou perda do mandato.

Segundo o TSE, no dia 24 de junho, eleitores de outros seis municípios também terão que voltar às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos. São eles: Santa Luzia, Itanhomi e Timóteo (MG); Cabo Frio e Rio das Ostras (RJ); e Moju (PA).