Prefeitura de Arcoverde emite nota sobre dispensa de licitação para limpeza urbana
Chegou ao fim o processo criminal contra Adeilson de Lima Leite, acusado pela prática de estupro de vulnerável em São José do Egito. O caso foi destaque em outubro do ano passado no blog com a prisão dele, que teve grande repercussão. Em sentença publicada nesta quinta-feira, 4 de junho de 2026, o Poder Judiciário […]
Chegou ao fim o processo criminal contra Adeilson de Lima Leite, acusado pela prática de estupro de vulnerável em São José do Egito. O caso foi destaque em outubro do ano passado no blog com a prisão dele, que teve grande repercussão.
Em sentença publicada nesta quinta-feira, 4 de junho de 2026, o Poder Judiciário o condenou a uma pena superior a 12 anos de prisão em regime fechado, além do pagamento de danos morais à vítima.
Os fatos que levaram à condenação ocorreram por volta do ano de 2019. Na época, a vítima, identificada pelas iniciais A.C.S.A., tinha apenas 8 (oito) anos de idade.
Segundo a denúncia, Adeilson de Lima Leite, valendo-se da relação de confiança que mantinha com a família da criança, praticou conjunção carnal e outros atos libidinosos contra ela. Após os abusos, o acusado coagia psicologicamente a vítima para que ela não revelasse o ocorrido, agravando o trauma e a violência sofrida.
A denúncia contra Adeilson foi recebida pela Justiça em 2 de outubro de 2025, data em que também foi decretada sua prisão preventiva.
Durante a instrução processual, foram realizadas audiências e garantido ao acusado o direito à ampla defesa e ao contraditório. Finalmente, na data de 4 de junho de 2026, foi proferida a sentença que concluiu o julgamento em primeira instância.
Acolhendo as provas apresentadas, o magistrado Alexandre Ceribelli Lóis sentenciou Adeilson de Lima Leite a uma pena definitiva de 12 (doze) anos e 9 (nove) meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado.
Além da pena privativa de liberdade, o réu foi condenado à reparação por danos morais.
O crime de estupro de vulnerável está previsto no artigo 217-A do Código Penal e visa proteger a dignidade sexual de crianças e adolescentes, considerando sua incapacidade de consentir com o ato sexual. A lei estabelece: Art. 217-A. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena – reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos.
A decisão representa uma resposta do sistema de justiça a um crime de extrema gravidade, que viola de forma brutal o desenvolvimento e a integridade de uma criança.
A Procuradora Geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano, determinou o arquivamento do procedimento de tomada de informações sobre a compra de um respirador pela prefeitura de Iguaracy. O município foi um dos cinco que havia adquirido o equipamento junto à empresa Polo Hospitalar LTDA, com sede em Garanhuns, mas não havia colocado em […]
A Procuradora Geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano, determinou o arquivamento do procedimento de tomada de informações sobre a compra de um respirador pela prefeitura de Iguaracy.
O município foi um dos cinco que havia adquirido o equipamento junto à empresa Polo Hospitalar LTDA, com sede em Garanhuns, mas não havia colocado em funcionamento por falta de selo da Anvisa. Afirmou que fez a cobrança para apresentação da certificação.
O MPCO fez requisição através do
Ofício TCMPCO-PPR 141/2020, de 29.05.2020, acerca da compra do respirador da marca Bioex, modelo BR 2000. “Os referidos equipamentos carecem de registro na Agência Nacional
de Vigilância Sanitária – ANVISA, além de nunca terem sido testados em
humanos”.
À oportunidade, recomendou sua não utilização pela municipalidade, dado o grave risco à saúde pública da população acometida pela Covid-19.
Em resposta, a Prefeitura informou da devolução do equipamento à
empresa contratada antes mesmo da realização do pagamento, tendo encaminhado documentação comprobatória .
“Assim, tendo em vista a inexistência de risco à saúde pública e de prejuízo aos cofres municipais, entendo inexistirem medidas a serem adotadas nocaso em lume, razão pela qual determino o arquivamento da presente documentação na Secretaria do MPCO”, informa a procuradora.
Durante a edição do Programa Todos por Pernambuco, que aconteceu na escola técnica de Arcoverde, nesta quinta-feira (15), o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), aproveitou a oportunidade para cobrar do governador Paulo Câmara, urgência no trabalho de recuperação da PE-270. Em pronunciamento, Paulo Câmara disse que agora dia 20 ocorre a licitação e em […]
Durante a edição do Programa Todos por Pernambuco, que aconteceu na escola técnica de Arcoverde, nesta quinta-feira (15), o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (MDB), aproveitou a oportunidade para cobrar do governador Paulo Câmara, urgência no trabalho de recuperação da PE-270. Em pronunciamento, Paulo Câmara disse que agora dia 20 ocorre a licitação e em pouco tempo a obra começa a ser realizada.
“Aproveitamos para pedir urgência nesta obra tão importante para a população de Buíque, Tupanatinga, Itaíba e Arcoverde, que recebe muitas pessoas dessas cidades e que hoje enfrentam uma rodovia cheia de riscos devido as condições precárias de muitos trechos da rodovia. Recebemos do governador a garantia que concluída a licitação, as obras começam logo em seguida”, afirmou Arquimedes.
Em sua rede social, o prefeito agradeceu de forma antecipada a Paulo Câmara, lembrando que assim como ele pôde contar com a confiança da maioria do povo de Buíque nas eleições passadas, o povo espera continuar contando com o trabalho e a responsabilidade do governador, atendendo a esse pleito da população que não é de hoje.
A Prefeitura de Sertânia divulgou novas atrações que vão se apresentar na Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos 2022. Passarão pelo palco principal nomes de destaque da música local e regional, como César Amaral, Adriana Neves, Nico Batista e Maciel Melo. A festa vai contar também com um dos principais nomes da MPB, Zeca Baleiro. […]
A Prefeitura de Sertânia divulgou novas atrações que vão se apresentar na Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos 2022. Passarão pelo palco principal nomes de destaque da música local e regional, como César Amaral, Adriana Neves, Nico Batista e Maciel Melo.
A festa vai contar também com um dos principais nomes da MPB, Zeca Baleiro. O maranhense, dono de sucessos como Telegrama, Lenha e Flor da Pele, se apresenta no sábado (06/08). Foram anunciados, ainda, Forró do Muído, Raphaela Santos (A Favorita), Forró dos Plays, Rabo de Saia e Forró Tropykália.
Além desses, a Prefeitura já tinha confirmado os shows de Mari Fernandez, Felipe Amorim, Nattan e Xand Avião. A gestão municipal já trata a Expocose 2022 como uma das maiores de todos os tempos. O evento é gratuito e acontece de 3 a 7 de agosto no Parque de Exposição Professor Renato Moraes.
Em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19, a festa não foi realizada.
“Estamos muito animados com o retorno da Expocose. Sabemos o quanto essa festa significa para o nosso município e para a região, já que atrai pessoas de todos os lugares. É um evento que nos coloca em uma vitrine nacional, aquece a economia, gera empregos e movimenta o turismo”, disse o prefeito Ângelo Ferreira.
Na quinta (4), se apresentam Nico Batista; Mari Fernandez; Felipe Amorim; Forró dos Plays. Sexta (5) tem César Amaral; Nattan; Forró Tropykália; Xand Avião; Raphaela Santos (A Favorita). E no sábado (6), Adriana Neves; Zeca Baleiro; Maciel Melo; Forró do Muído; Rabo de Saia.
Índice de comparecimento no estado ficou acima da média nacional Neste domingo (27), eleitoras e eleitores de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), puderam escolher prefeitos e vice-prefeitos no 2º turno das Eleições 2024. Dos 535.509 eleitores aptos a votar nos dois municípios, 413.837 foram às urnas. Com isso, a taxa de […]
Índice de comparecimento no estado ficou acima da média nacional
Neste domingo (27), eleitoras e eleitores de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), puderam escolher prefeitos e vice-prefeitos no 2º turno das Eleições 2024. Dos 535.509 eleitores aptos a votar nos dois municípios, 413.837 foram às urnas. Com isso, a taxa de comparecimento no estado chegou a 77,28% e superou a média nacional de 70,74%.
O maior índice de comparecimento foi em Olinda, que registrou 78,20%. No total, 234.817 dos 300.296 eleitores da cidade exerceram o voto neste 2º turno. Na vizinha Paulista, a taxa de presença às urnas foi de 76,11%. Em termos absolutos, foram 179.020 dos 235.213 eleitores aptos.
Em Olinda, a abstenção, que havia sido de 18,73% no 1º turno, totalizou 65.479, o equivalente a 21,80%. Já em Paulista, a quantidade de eleitores faltantes passou de 19,17% no 1º turno para 23,89%, o correspondente a 56.193 eleitores. Em ambas cidades, os índices de ausência ficaram abaixo da média do país, que atingiu os 29,26%.
Votação ocorreu com tranquilidade
A votação aconteceu de forma tranquila e pacífica durante todo o dia. Não houve registro de filas ou dificuldade de acesso para votar e apenas cinco urnas eletrônicas precisaram ser substituídas. Todas as trocas ocorreram de forma rápida e por problemas previstos como defeitos no visor ou na bateria dos equipamentos.
Resultados
O balanço final também registrou agilidade na divulgação dos resultados. “Nossos postos de transmissão nas seções eleitorais de ambos os municípios possibilitaram, por exemplo, a definição do resultado em Paulista antes das 18h”, avaliou o diretor-geral Orson Lemos. Em Olinda, a eleição foi matematicamente definida às 18h49, com 98,30% das seções transmitidas.
Atendimento aos eleitores
Do começo até o fechamento da votação, o Disque Eleitor recebeu 262 chamados de eleitores que precisaram tirar dúvidas sobre o pleito. Outro serviço colocado à disposição da população foi o projeto Eleições Acessíveis, que levou 30 eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida até seus locais de votação: 17 atendimentos aconteceram em Olinda e 13 em Paulista.
Você precisa fazer login para comentar.