Notícias

Prefeitura de Afogados orienta população sobre auxílio emergencial de R$600

Por André Luis

O Governo Federal iniciou nesta terça-feira (07.04), o cadastramento da população mais fragilizada pelo recuo da atividade econômica em decorrência das acertadas medidas de isolamento social. Já estão no ar um site e aplicativos que podem ser baixados para celulares para o cadastramento de empreendedores, profissionais autônomos ou que estão na informalidade, e pessoas de baixa renda que ainda não façam parte do Cadastro Único.

Para ajudar a população a tirar dúvidas sobre os critérios e sobre como realizar o cadastramento, a Prefeitura de Afogados está disponibilizando servidores, sobretudo nas secretarias de Assistência Social e Administração (Sala do Empreendedor).

“Essa medida visa ajudar a nossa população, sobretudo a mais carente, que hoje está sofrendo bastante com o fechamento de parte significativa das nossas atividades econômicas, que precisam ficar no isolamento social, mas que também precisam de recursos para sobrevivência nesse período tão difícil,” informou o Prefeito José Patriota.

Vários telefones estão sendo disponibilizados para o auxílio da população. O ideal é que as dúvidas e orientações possam ser feitas via telefone. Mas os servidores também estarão disponíveis para o atendimento presencial, nos casos em que seja necessário. Confira os telefones e endereços:

Secretaria Municipal de Assistência Social

Rua Senador Paulo Guerra, nº 325

Telefones: 3838 3837 / 99978 1661

Cadastro Único: 99997 0107 (em frente a FASP)

CRAS: 99997 0124 (ao lado da Igreja Católica – Bairro Padre Pedro Pereira)

Segunda à Sexta, das 7h às 13hs.

Secretaria Municipal de Administração/Sala do Empreendedor

Rua Dr. Roberto Nogueira Lima, nº 165

Telefones: 3838 1906 / 99978 1331 / 81-99949 0760

Segunda à Sexta, das 8h às 13hs.

Secretaria Municipal de Educação: 99600 1513

Assessoria Especial da Prefeitura: 99978 1400

Outras Notícias

Didi e Luiz Alberto oficializam chapa em Carnaíba

Com informações de Cauê Rodrigues O ex-prefeito e líder do Partido José Francisco Filho (Didi), do PTB, teve seu nome homologado, durante Convenção realizada na manhã deste domingo (24), no prédio da Câmara de Vereadores, no centro de Carnaiba, como candidato a prefeito.  O  vereador e atual vice presidente da Câmara Luiz Alberto da Silva […]

GEDC0286

Com informações de Cauê Rodrigues

O ex-prefeito e líder do Partido José Francisco Filho (Didi), do PTB, teve seu nome homologado, durante Convenção realizada na manhã deste domingo (24), no prédio da Câmara de Vereadores, no centro de Carnaiba, como candidato a prefeito.  O  vereador e atual vice presidente da Câmara Luiz Alberto da Silva (PTC), foi homologado candidato a vice.

O evento  contou com a presença do Deputado Estadual Augusto César (PTB), representando o Senador  Armando Monteiro.

A convenção do PTB contou com simpatizantes, militantes, dirigentes e pré candidatos do Partido Trabalhista Brasileiro-PTB, Partido da Republica (PR), Partido Trabalhista Cristão-PTC, Partido Republicano Progressista (PRP) e Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Como pré candidatos a vereadores foram indicados os nomes de Apolônia Gomes (PRP), Anchieta Crente (PR), Du de Né de Lula (PTB), Expedito Lima (PR), Faniquita (PR). Gil do Leitão (PTB), Juniano Ângelo (PR), Jackson Bombeiro de Roça de Dentro (PTB), Marcilene (PTB), Missa (PR),  Michele (PR), Naldinho de Tota Cabôco (PTB),Preguinho (PR), Silvonete Carlos (PR), Tato da Itã (PR), Tatiana Nascimento (PTB), Washington de Serra Branca (PTB) e Zé Doido (PTB).

Gonzaga Patriota diz que “carro vai quebrar” antes de chegar a lançamento de Miguel em Petrolina

O Deputado federal Gonzaga Patriota disse hoje a esse blogueiro em entrevista ao programa Manhã Total que não estará no lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Miguel Coelho a prefeito de Petrolina. Gonzaga estava lutando para a possibilidade de indicar o socialista Lucas Ramos para disputa da Prefeitura e viu sua vontade cair por terra […]

Gonzaga ri sobre possibilidade de acompanhar lançamento de pré-candidatura de Miguel Coelho.
Gonzaga ri sobre possibilidade de acompanhar lançamento de pré-candidatura de Miguel Coelho. “Meu carro vai quebrar em Cabrobó”

O Deputado federal Gonzaga Patriota disse hoje a esse blogueiro em entrevista ao programa Manhã Total que não estará no lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Miguel Coelho a prefeito de Petrolina.

Gonzaga estava lutando para a possibilidade de indicar o socialista Lucas Ramos para disputa da Prefeitura e viu sua vontade cair por terra com a confirmação da legenda de que o presidente municipal do PSB será o candidato às eleições na cidade. Também não engoliu a ingerência de FBC nos rumos da legenda.

“Ali por Cabrobó meu carro vai quebrar e não vou a Petrolina. Não dá para com tantos anos de vida pública, quebrar a palavra”, afirmou, referindo-se ao fato de não mais votar nos Coelho, depois de uma breve aliança  até 2014.

Gonzaga está na região do Pajeú, onde acompanha a agenda do governador Paulo Câmara. Ele ainda defendeu punição aos eventuais envolvidos do seu partido na Operação Turbulência – que investiga Bezerra Coelho – e disse ter passado o maremoto causado por seu voto pró-impeachment. Ouça:

Coluna do Domingão

O legado de Marielle Costuma-se dizer que os brasileiros não sabem qual é a função de um vereador e muito menos em quem votou nas últimas eleições. Nesta quinta-feira, entretanto, as multidões que se reuniram no centro do Rio de Janeiro e de outras capitais sabiam que Marielle Franco — negra, nascida e criada no Complexo da Maré, mãe […]

O legado de Marielle

Costuma-se dizer que os brasileiros não sabem qual é a função de um vereador e muito menos em quem votou nas últimas eleições. Nesta quinta-feira, entretanto, as multidões que se reuniram no centro do Rio de Janeiro e de outras capitais sabiam que Marielle Franco — negra, nascida e criada no Complexo da Maré, mãe desde os 18 anos e ativista pelos direitos humanos — era representante do povo carioca.

Foi eleita com mais de 46.000 votos em 2016 e foi a quinta parlamentar mais votada naquele ano, sua estreia nas urnas.

O assassinato no dia anterior da vereadora do PSOL e de seu motorista, Anderson Pedro Gomes, 39 anos, provocou uma onda de luto e indignação coletivas nas ruas. No centro do Rio, eram milhares marchando pela avenida Rio Branco e se apertando na Cinelândia com o objetivo de não apenas homenagear Marielle como também dizer que queriam dar continuidade às suas bandeiras.

Entre elas, exigir o fim da intervenção federal no Estado do Rio, o fim de uma guerra contra as drogas travada nas favelas e periferias e que vitimiza milhares de jovens e negros todos os anos, o fim do racismo e do machismo institucional.

Ninguém saberá dizer até onde vai essa comoção e que impacto terá, por exemplo, no debate eleitoral. Em 2014, a morte de Eduardo Campos teve por consequência a eleição no primeiro turno de Paulo Câmara e quase levou Marina ao segundo turno.

É possível que o PSOL se fortaleça como partido de esquerda, faça mais algumas cadeiras em assembleias, Câmara e Senado.

Mas é pouco diante da necessidade de um Brasil mais justo, como o que Marielle sonhava.

A real intervenção que o país precisa do Estado não tem armas, tem livros. Nenhum país conseguiu avançar, se desenvolver e ter real crescimento sem educação de qualidade, quebrando aos poucos as desigualdades do país.

Somem-se a isso, projetos de polícia cidadã presente, mais políticas agregadas de saúde, assistência social, infraestrutura, saneamento, cultura. Esse deveria ser de fato o legado de sua vida, a “vingança social” por sua morte.

Pressão em Iran e Sebastião

O não credenciamento da Clipheonco em Serra Talhada teria na verdade duas motivações: o fato de politicamente Sebastião Oliveira ser adversário de Dr Nena e a má vontade do Secretário Iran Costa. Eles negam.

Exposição

A visibilidade de Marília Arraes atrai atenção e questionamentos. Colegas da vereadora na Câmara do Recife, onde os governistas são maioria preparam um “dossiê” da legisladora, cujo mandato é rotulado por eles de “mediano”.

“São João”

Impressionante o paparicado em torno de João Campos no Pajeú. O que Eduardo levou quase uma década para alcançar no critério “chalerismo”, o menino já herdou com juros e correções…

Pagando a conta

Dentistas e enfermeiros ajudaram a pagar a conta das atrações do carnaval em Tabira, após imposição de Alan Dias. Entre pagar e ter a função ameaçada, muitos pagaram. A informação, até agora não contestada, foi ao ar no Cidade Alerta, da Cidade FM.

Boa notícia

O Subprocurador Geral da República Mário José Gisi opinou contra o Agravo em Recurso Especial de Josete Amaral no caso do convênio federal de 2005 para construção de duas cozinhas comunitárias, pelo qual havia sido condenado e depois, absolvido.

Motivo

No convênio estava prevista a construção de duas cozinhas. Só foi construída uma sem as especificações do convênio. Houve perda de direitos e determinação de ressarcimento de R$ 75 mil a serem corrigidos. Josete, entretanto, reverteu para multa de R$ 3 mil em 2ª instância.

Sem o da terra

Se José Patriota não for candidato a estadual, será a primeira que alguém com discurso “da terra” e apoio oficial não disputa em Afogados. Ganharão terreno nomes como Aline Mariano, Waldemar Borges e quem Patriota resolver apoiar.

Outro lado

Na semana em que se completa um mês do desaparecimento de Evandeilson Lima, Cícero Robson, a pessoa que afirma tê-lo deixado em um bairro da cidade naquela noite, dono do carro onde ele foi visto a última vez vai  falar. Nesta segunda, 10h, no Debate das Dez.

Votos no Pajeú

A seguirem os prognósticos de momento, são cotados para majoritários no Pajeú para Estadual Diogo Morais, Nilton Mota e Rogério Leão, pelo número de cidades em que são apoiados. Para Federal, João Campos, Gonzaga Patriota e Sebastião Oliveira são cotados para Top 3.

Frase da semana: Marielle, presente! 

Frase mais replicada após o bárbaro assassinato da vereadora carioca, que chocou o país.

Prefeitura de Flores tem dia de atividades no Distrito de Fátima

Nesta quarta (11), o prefeito de Flores, Marconi Santana, tem agenda cheia no Distrito de Fátima. Às 8h, haverá entrega de novos equipamentos para a USF – Unidade de Saúde da Família e assinatura da ordem de serviço do complemento do calçamento da Praça Primo de Souza Guerra. Após estes dois atos, o gestor leva ao […]

Nesta quarta (11), o prefeito de Flores, Marconi Santana, tem agenda cheia no Distrito de Fátima. Às 8h, haverá entrega de novos equipamentos para a USF – Unidade de Saúde da Família e assinatura da ordem de serviço do complemento do calçamento da Praça Primo de Souza Guerra.

Após estes dois atos, o gestor leva ao distrito, a ação ‘ Lugar de Criança é no Parque’. Uma tarde de atividades para as crianças da comunidade, às 16h, com parques infantis, pipoca, algodão doce, músicas e entretenimento.

À noite, às 21h30, Marconi prestigia os shows musicais de Banda Vizzu e Michel Júnior. As apresentações acontecem na Praça Primo de Souza Guerra, em alusão a as festividades da Padroeira Nossa Senhora de Fátima.

Infarto tira a vida de Padre Orlando em Serra Talhada

Faleceu na noite desta segunda-feira (1º) o padre Orlando Bezerra, vítima de um infarto do miocárdio, em Serra Talhada. A notícia causou grande comoção entre fiéis e comunidades por onde ele deixou sua marca de fé e dedicação. Natural de Caiçarinha da Penha, na zona rural do município, Padre Orlando Bezerra nasceu em 11 de […]

Faleceu na noite desta segunda-feira (1º) o padre Orlando Bezerra, vítima de um infarto do miocárdio, em Serra Talhada.

A notícia causou grande comoção entre fiéis e comunidades por onde ele deixou sua marca de fé e dedicação.

Natural de Caiçarinha da Penha, na zona rural do município, Padre Orlando Bezerra nasceu em 11 de setembro de 1962 e foi ordenado em 16 de novembro de 1996.

Dedicou sua vida ao serviço pastoral, tendo passagem por importantes paróquias do Sertão do Pajeú e do Moxotó. Ele atuou na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Serra Talhada; na Paróquia de São Francisco, em Afogados da Ingazeira; e na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Tabira.

Reconhecido pelo carisma, simplicidade e proximidade com o povo, Padre Orlando construiu uma trajetória marcada pelo acolhimento e pelo compromisso com a evangelização.

O vigário geral da Diocese, Pe. Josenildo Nunes, divulgou a programação do velório e sepultamento.

O corpo já está em Santa Terezinha, onde está sendo velado na Igreja Matriz. A programação terá às 9 horas celebração da Eucaristia na cidade. Às 10 horas, haverá o traslado para Serra Talhada. Meio dia, começa o velório na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Serra Talhada.

Às duas da tarde, haverá o traslado para Caiçarinha, em Serra Talhada. Três da tarde começa o velório em Caiçarinha. E às 16 horas, exéquias e sepultamento no Cemitério da Santana.

Prefeituras e Diocese lamentam morte de Padre Orlando:

A Prefeitura de Santa Terezinha lamenta profundamente o falecimento do Padre Antônio Orlando Bezerra, figura emblemática e guia espiritual de nossa comunidade.

Como pároco dedicado e amado por todos, sua partida deixa um vazio irreparável. Nossas condolências à família e à Paróquia de Santa Terezinha. Que sua memória seja bênção para nós.

Prefeitura de Santa Terezinha

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento repentino do querido Padre Orlando Bezerra.

Em nome de toda Serra Talhada, manifesto minha solidariedade à família, aos amigos, aos fiéis e a toda comunidade católica que hoje chora a partida desse grande homem de fé, que tanto dedicou sua vida ao serviço de Deus e ao próximo.

Padre Orlando deixa um legado de amor, esperança e devoção que jamais será esquecido. Que o Senhor o acolha em Sua infinita misericórdia e conforte todos os corações enlutados.

Prefeita Márcia Conrado

A Diocese de Afogados da Ingazeira comunica, com profundo pesar, o falecimento do Padre Orlando Bezerra, ocorrido na noite de hoje, em Serra Talhada, vítima de um infarto do miocárdio.

Natural de Caiçarinha da Penha, zona rural de Serra Talhada, Padre Orlando Bezerra dedicou sua vida ao serviço pastoral, atuando nas Paróquias de Nossa Senhora do Rosário, em Serra Talhada; São Francisco, em Afogados da Ingazeira; e Nossa Senhora dos Remédios, em Tabira.

A Diocese se une às comunidades, familiares e amigos, manifestando solidariedade e orações neste momento de tristeza.

Diocese de Afogados da Ingazeira

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, em nome do Prefeito Alessandro Palmeira e de todos os que fazem a gestão municipal, expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do nosso querido Padre Orlando Bezerra, que, durante muito tempo, esteve à frente da paróquia de São Francisco, aqui em nossa cidade.

Nesse momento de consternação e tristeza queremos expressar nossas condolências e nossa solidariedade aos familiares, aos amigos e à toda comunidade católica de Afogados da Ingazeira e do Sertão do Pajeú. Que Deus, em sua infinita sabedoria e bondade, conforte a todos, e nos fortaleça pela fé.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira

O deputado estadual Luciano Duque lamenta profundamente o falecimento do padre Orlando Bezerra, ocorrido nesta segunda-feira (1º), em Serra Talhada.

Amigo de longa data, o parlamentar lembra com carinho da dedicação e do exemplo de fé do padre Orlando, que marcou a história da cidade e da região com sua missão pastoral, guiando gerações com amor, humildade e compromisso com o próximo.

“Padre Orlando deixa um legado de fé e esperança que continuará vivo no coração do povo sertanejo. Minha solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade católica nesse momento de dor”, destacou Duque.

Luciano Duque – Deputado Estadual