Prefeitura de Afogados inaugura escola com capacidade para atender 900 alunos
Por Nill Júnior
O custo total da nova Escola Domingos Teotônio, no Bairro São Braz, foi de 1,2 milhão de Reais, incluindo os recursos para aquisição de um novo mobiliário. Deste valor, a Prefeitura de Afogados arcou com R$ 965.610,05 – recursos dos impostos pagos pelo contribuinte. O restante veio com o aporte do Governo de Pernambuco, recursos do FEM.
A Escola atende crianças dos bairros São Braz, Conjunto Laura Ramos, Cohab e Sobreira. Ao todo, 602 alunos estudam na Domingos Teotônio. Destes, 300 estudavam em “anexos”. “Conseguimos acabar com isso. Agora todos estudam no mesmo lugar e com o mesmo conforto e segurança. A Escola tem capacidade para atender 900 alunos, quando aumentar a demanda,” informou a Secretária Municipal de Educação, Veratânia Moraes.
O Governador Paulo Câmara e o Prefeito José Patriota inauguraram a nova unidade de ensino, a sexta inaugurada pela atual gestão municipal. A cerimônia ocorreu ontem (23) e contou com a presença de Deputados Federais, Deputados Estaduais, Prefeitos e Vereadores.
São 12 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de professores, coordenação pedagógica e banheiros com acessibilidade. “Os investimentos em educação que estamos fazendo já tem nos dado resultados importantes, como os números expressivos de Afogados obtidos no IDEB, onde já alcançamos metas previstas para 2021; e no IDEPE, onde figuramos como uma das dez melhores de Pernambuco,” destacou o Prefeito José Patriota.
Iguaracy e Quixaba confirmaram novos óbitos. Por André Luis – Atualizado às 08h08 De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelos municípios do Sertão do Pajeú nesta segunda-feira (26), a região registrou 112 novos casos positivos, 155 recuperados e 2 novos óbitos por Covid-19. Agora o Sertão do Pajeú conta com 23.401 casos confirmados, […]
De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelos municípios do Sertão do Pajeú nesta segunda-feira (26), a região registrou 112 novos casos positivos, 155 recuperados e 2 novos óbitos por Covid-19.
Agora o Sertão do Pajeú conta com 23.401 casos confirmados, 22.513 recuperados (96,20%), 438 óbitos e 450 casos ativos da doença.
Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:
Afogados da Ingazeira registrou 18 novos casos positivos e 28 recuperados. O município conta com 3.823 casos confirmados, 3.627 recuperados, 51 óbitos e 145 casos ativos.
Brejinho registrou 9 novos casos positivos e 12 recuperados. O município conta com 517 casos confirmados, 500 recuperados, 10 óbitos e 7 casos ativos.
Calumbi registrou 14 novos casos positivos e 5 recuperados. O município conta com 405 casos confirmados, 390 recuperados, 3 óbitos e 12 casos ativos da doença.
Carnaíba registrou 11 novos casos positivos. O município conta com 1.236 casos confirmados, 1.149 recuperados, 26 óbitos e 61 casos ativos da doença.
Flores registrou 6 novos casos positivos e 7 recuperados. O município conta com 838 casos confirmados, 778 recuperados, 29 óbitos e 31 casos ativos.
Iguaracy registrou 4 casos recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 581 casos confirmados, 556 recuperados, 19 óbitos e 6 casos ativos. O novo óbito trata-se de paciente de caso confirmado e estava internada na UTI do Hospital Regional Emília Câmara.
Ingazeira registrou 2 novos casos positivos e 8 recuperados. O município conta com 253 casos confirmados, 235 recuperados, 2 óbitos e 16 casos ativos.
Itapetim registrou 5 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 882 casos confirmados, 852 recuperados, 18 óbitos e 12 casos ativos.
Quixaba registrou 2 novos casos positivos, 4 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 331 casos confirmados, 316 recuperados, 12 óbitos e 3 casos ativos. O 12º óbito no município, trata-se de paciente do sexo feminino de 76 anos.
Santa Cruz da Baixa Verde registrou 1 novo caso positivos e 4 recuperados. O município permanece com 416 casos confirmados, 404 recuperados, 9 óbitos e 3 casos ativos.
Santa Terezinha não registrou alterações no boletim. O município permanece com 743 casos confirmados, 713 recuperados, 24 óbitos e 6 casos ativos.
São José do Egito registrou 4 novos casos positivos e 15 recuperados. O município conta com 1.730 casos confirmados, 1.682 recuperados, 30 óbitos e 18 casos ativos.
Serra Talhada registrou 22 novos casos positivos e 56 recuperados. O município conta com 8.107 casos confirmados, 7.894 recuperados, 133 óbitos e 80 casos ativos da doença.
Solidão registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 388 casos confirmados, 379 recuperados, 2 óbitos e 7 casos ativos.
Tabira registrou 12 novos casos positivos e 8 recuperados. O município conta com 2.079 casos confirmados, 2.038 recuperados, 27 óbitos e 14 casos ativos.
Triunfo registrou 2 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 723 casos confirmados, 691 recuperados, 24 óbitos e 8 casos ativos.
Tuparetama registrou 3 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 349 casos confirmados, 309 recuperados, 19 óbitos e 21 casos ativos da doença.
“Fé, esperança, amor e sorte”. Foi com esses quatro desejos que Maria do Carmo Lima, Joseph Domingos, Laíse Lima e toda a família cortaram o bolo em comemoração ao aniversário de 40 anos do Centro de Diagnósticos que leva o nome da Bioquímica. No dia 13 de setembro de 1982, iniciava-se uma história de sucesso […]
“Fé, esperança, amor e sorte”. Foi com esses quatro desejos que Maria do Carmo Lima, Joseph Domingos, Laíse Lima e toda a família cortaram o bolo em comemoração ao aniversário de 40 anos do Centro de Diagnósticos que leva o nome da Bioquímica.
No dia 13 de setembro de 1982, iniciava-se uma história de sucesso e superação no Sertão do Pajeú pernambucano, capitaneada por Maria do Carmo e que ajudaria a entregar desenvolvimento e saúde para a cidade de Afogados da Ingazeira.
Durante toda a manhã de ontem, Maria do Carmo, junto com seu marido e sócio Joseph Domingos, e sua filha Laíse Lima, receberam os clientes no laboratório, que de presente ganharam desconto nos exames. Além dos clientes, amigos e familiares foram prestigiar o aniversário de 40 anos. Por volta das 10h, teve o corte do bolo.
Se comparado às outras ações comemorativas dos 40 anos, o corte do bolo teve um caráter mais intimista. O evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Pajeú, com apresentação do jornalista Nill Júnior, e também por influenciadores digitais da região. Entre os presentes, estavam a primeira funcionária e a primeira cliente do laboratório.
“É uma satisfação estar aqui com meus clientes, minha família e meus colaboradores, comemorando essa data. Durante esses 40 anos, fui pura dedicação e trabalho. Então, o dia de hoje é só gratidão. Que venham mais 40 anos”, declara Maria do Carmo.
Os colaboradores receberam uma xilogravura, obra criada pelo grande mestre da arte popular do Brasil e do mundo Jota Borges. Algumas pessoas também presentearam Maria do Carmo com flores e, durante a tarde, os funcionários do Maria do Carmo Diagnósticos fizeram uma homenagem para ela. Houve a exibição de um vídeo com todos os colaboradores, foi dado um buquê de flores para a Bioquímica e também para Laíse.
As comemorações de aniversário de quatro décadas do laboratório continuam até sexta-feira (16). Nesta quarta-feira (14), haverá uma ação na filial do município de Ingazeira. Na quinta (15), o parabéns acontece no laboratório da cidade de Iguaracy. E na sexta-feira (16), encerraremos os festejos de aniversário no município de Carnaíba. Em todas as cidades, haverá corte de bolo com os colaboradores e os clientes do laboratório que forem prestigiar o evento
HOMENAGEM
No dia do aniversário de 40 anos do laboratório, Maria do Carmo Lima Silva recebeu uma bela homenagem surpresa da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira. A empreendedora ganhou uma moção de aplausos, com direito à placa, pelo trabalho que tem desenvolvido na região e que tem culminado numa trajetória de sucessos das quatro empresas que formam o Grupo JM.
A homenagem foi uma sugestão do presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João, e foi aprovada por unanimidade por todos os outros vereadores.
Para a entrega da placa, além do presidente, participaram a vereadora Gal Mariano e o vereador Raimundo Lima.
Por André Luis A nova Escola Municipal Ana Melo, em Afogados da Ingazeira, Pernambuco, foi inaugurada na sexta-feira (6). A obra teve um investimento de R$ 2,5 milhões e ampliou a capacidade da escola, que agora conta com 13 salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala de atendimento educacional especializado, dois pátios externos, dois […]
A nova Escola Municipal Ana Melo, em Afogados da Ingazeira, Pernambuco, foi inaugurada na sexta-feira (6). A obra teve um investimento de R$ 2,5 milhões e ampliou a capacidade da escola, que agora conta com 13 salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala de atendimento educacional especializado, dois pátios externos, dois pátios internos, sala de professores, banheiros com acessibilidade, dentre outros importantes espaços pedagógicos.
Em suas redes sociais, o vice-prefeito Daniel Valadares destacou a importância da obra para a educação de Afogados da Ingazeira.
“Sonho antigo da nossa querida Afogados da Ingazeira, a nova Escola Municipal Ana Melo foi inaugurada na sexta-feira. Emoção, lembrança e homenagem à querida professora Nívea Cléa, que empresta seu nome à nova biblioteca da escola”, escreveu Valadares.
Programa será comandado pelas jornalistas Juliana Lima e Rochany Rocha na Rádio Serra FM Duas mulheres e duas horas de bate papo sobre o universo feminino, maternidade, trabalho, moda, beleza, saúde, bem-estar e comportamento nas manhãs de sábado em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Esse será o formato do novo programa da Rádio Serra […]
Programa será comandado pelas jornalistas Juliana Lima e Rochany Rocha na Rádio Serra FM
Duas mulheres e duas horas de bate papo sobre o universo feminino, maternidade, trabalho, moda, beleza, saúde, bem-estar e comportamento nas manhãs de sábado em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Esse será o formato do novo programa da Rádio Serra FM (87,9), que estreia no próximo sábado (10), das 10h às 12h.
Comandado pelas jornalistas e blogueiras Juliana Lima e Rochany Rocha, o programa irá tratar de diversos assuntos de forma leve, divertida e informativa, e não será voltado especificamente para as mulheres, pretende alcançar também o público masculino. No roteiro, entrevistas com especialistas e convidados especiais, dicas, informações, entretenimento e quadros específicos, além de colunismo social e interação do público através da internet.
A jornalista Juliana Lima comenta como surgiu a ideia do Antenadas. “Há um tempo eu vinha sentindo falta de um espaço dedicado às mulheres no rádio da região, onde as mulheres pudessem opinar, falar o que pensam, o que sentem e o que querem para si mesmas. A primeira pessoa que me veio à cabeça foi Rochany, fiz o convite, ela topou e assim nasceu o Antenadas. Agradeço à Serra FM por ter comprado nossa ideia, e espero que o programa agrade tanto à mulherada quanto aos homens”, afirma Juliana, que comanda atualmente o jornalismo da emissora e atua na área de Assessoria de Imprensa na região do Pajeú.
Comunicadora social e com larga experiência em Assessoria de Imprensa, a jornalista Rochany Rocha também é blogueira e faz o colunismo social de Serra Talhada e região. “Estamos assumindo um papel importante de representação feminina, com conteúdo. Vamos falar de moda e beleza com dados, informações, a influência desses segmentos na econômica de nossa cidade e região. Nosso diferencial será esse, falar de assuntos que antes eram tidos como superficiais, contextualizando com os cenários políticos e socioeconômicos”, afirmou.
O programa vai ao ar todos os sábados, das 10h às 12h, na Rádio Serra FM (87,9). O Antenadas está nas redes sociais: Instagram (@antenadasst) e Facebook (@antenadasst).
A Defesa Civil Estadual confirmou que todos os 62 corpos das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP) foram retirados dos destroços da aeronave. A conclusão dos trabalhos ocorreu às 18h30 deste sábado (10). Segundo a Defesa Civil, 34 corpos são masculinos e 28 femininos. Todos foram encaminhados para a unidade central do Instituto Médico […]
A Defesa Civil Estadual confirmou que todos os 62 corpos das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP) foram retirados dos destroços da aeronave. A conclusão dos trabalhos ocorreu às 18h30 deste sábado (10).
Segundo a Defesa Civil, 34 corpos são masculinos e 28 femininos. Todos foram encaminhados para a unidade central do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo para a identificação e liberação às famílias.
“A unidade segue com atendimento ininterrupto e exclusivo às vítimas do acidente aéreo. Até o momento, 50 corpos foram enviados ao IML Central e o restante está a caminho do local”, comunicou o órgão.
Dois corpos foram reconhecidos até 18h30 de sábado, segundo a Defesa Civil. No total, 30 foram necropsiados e radiografados.
O Instituto Médico Legal (IML) Central atua com cerca de 20 médicos, além de equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia, no trabalho de recebimento e identificação dos corpos.
Os familiares das vítimas foram acomodados em um hotel na região central de São Paulo. Trinta e oito famílias foram recebidas até as 18h30 e estão sendo atendidas no local pelo governo do estado. A Secretaria de Desenvolvimento Social monitora os atendimentos.
“Após a acomodação nos hotéis, onde também recebem acompanhamento psicológico, os familiares são encaminhados ao Instituto Oscar Freire, onde são acolhidos por equipes da Defesa Civil do Estado”, informou o órgão.
Quanto às causas, o Cenipa reitera a intenção e previsão de divulgar, no prazo estimado de 30 dias, o relatório preliminar do acidente aeronáutico”, finalizou.
Você precisa fazer login para comentar.