Nesta quinta-feira (13), o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, recebeu o prêmio de qualidade dos gastos públicos dos municípios da área de atuação da Sudene 2017 e do Programa das Nações Unidas de qualidade dos gastos públicos dos municípios.
Itapetim ficou em terceiro lugar geral da categoria dos municípios de até 20 mil habitantes em saúde, educação e assistência social, mostrando nosso compromisso da gestão com o município e com as pessoas.
Adelmo agradeceu ao diretor da Sudene, Antônio Ribeiro pelo reconhecimento. A cerimônia reuniu diversos municípios na Amupe.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira iniciou nesta quarta (10), a distribuição dos óculos do Programa “Visão de Futuro”, que beneficia alunos da rede pública municipal de ensino, do pré-escolar ao EJA – Ensino de Jovens e Adultos. Criado o ano passado pela atual gestão, o “Visão de Futuro” tem por objetivo identificar e resolver os problemas oftalmológicos […]
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira iniciou nesta quarta (10), a distribuição dos óculos do Programa “Visão de Futuro”, que beneficia alunos da rede pública municipal de ensino, do pré-escolar ao EJA – Ensino de Jovens e Adultos.
Criado o ano passado pela atual gestão, o “Visão de Futuro” tem por objetivo identificar e resolver os problemas oftalmológicos que, de alguma maneira, atrapalham o aprendizado dos alunos. As Secretarias de Educação e de Saúde realizam, em parceria, uma triagem inicial com os alunos da rede.
Identificados os alunos com possíveis problemas de visão, eles passam por uma bateria de exames, que vai do simples exame de vista até o mapeamento da retina, quando necessário. Este ano os exames foram realizados em agosto. Da triagem inicial, foram identificados 671 alunos com possíveis problemas. Destes, 598 irão precisar usar óculos, que começaram a ser entregues hoje, no Centro de Educação Infantil Maria Genedi, no Residencial Miguel Arraes, beneficiando alunos da própria unidade e da Escola Municipal Francisca Lira.
Nesta 1ª etapa estão sendo entregues 291 óculos. Além das unidades citadas, mais 04 escolas serão beneficiadas neste momento. Na próxima sexta, a distribuição ocorrerá a partir das 7h30, para os alunos das Escolas Municipais Maria Gizelda Simões, Geraldo Cipriano, Ana Melo e Petronila de Siqueira. A distribuição será feita nas escolas. Todos os alunos puderam, na hora do exame, escolher a armação de sua predileção.
O Prefeito José Patriota participou da entrega e demonstrou satisfação em poder ajudar na melhoria do aprendizado das crianças. “É muito triste ver crianças deixarem de aprender por não enxergarem o que o professor escreve. O programa Visão de Futuro é uma das ações que tem garantido, ano a ano, uma melhoria significativa nos nossos índices de educação. Isso tem refletido, inclusive, nos resultados positivos e nas premiações que obtivemos este ano,” declarou Patriota.
Por Anchieta Santos Na condição de vice da chapa governista, composta por PT/PSB, o vereador Aldo Santana, falou a Rádio Cidade FM. Inicialmente o político agradeceu o apoio e a indicação do seu nome às lideranças do PSB, como os vereadores, Marcílio Pires e Cléber Paulino, ex-candidato a Prefeito Zé de Bira, Eraldo Moura e pasmem, […]
Na condição de vice da chapa governista, composta por PT/PSB, o vereador Aldo Santana, falou a Rádio Cidade FM. Inicialmente o político agradeceu o apoio e a indicação do seu nome às lideranças do PSB, como os vereadores, Marcílio Pires e Cléber Paulino, ex-candidato a Prefeito Zé de Bira, Eraldo Moura e pasmem, admitiu ter recebido indicação também do suplente de vereador e candidato outra vez nesta eleição, pelo PSB, Mário Amaral, que vota na chapa Nely/Maria Helena.
Prova de que o PSB tabirense “é bem democrático”, deu a legenda a Mário Amaral para ser candidato, o direito de opinar na formação da majoritária e ainda votar contra.
Numa entrevista, onde negou quase tudo, Aldo Santana, garantiu não ter ameaçado se transferir para outro palanque se não fosse o vice de Flávio.
Negou ter atropelado Zé de Bira, que se desincompatibilizou de cargo na Casa Civil do Governo do Estado para formar na chapa majoritária. E, negou intenção de atingir a gestão Sebastião Dias, quando no discurso da convenção, prometeu tirar Tabira do buraco em que se encontra, mesmo sendo candidato governista.
“Eu quis dizer que com um prefeito do PT, antenado com um deputado Federal do PT e aliado do governador, poderemos fazer mais por Tabira”.
A respeito da agl meração provocada por Flávio Marques, Carlos Veras e o vereador Djalma das Almofadas, na zona rural, Aldo pediu desculpas, mas disse que tudo não passou de empolgação da comunidade em receber um deputado federal.
Folha do Sertão Durante uma live que foi ao ar por mais de uma hora tratar exclusivamente das novas medidas, depois de um decreto que impôs restrições ao trânsito da cidade por onze dias, o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro quase não falou em flexibilização das medidas adotadas e nem apresentou novas ações. Gastou a […]
Durante uma live que foi ao ar por mais de uma hora tratar exclusivamente das novas medidas, depois de um decreto que impôs restrições ao trânsito da cidade por onze dias, o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro quase não falou em flexibilização das medidas adotadas e nem apresentou novas ações.
Gastou a maioria do tempo para anunciar o andamento de obras e novas metas previstas para serem cumpridas até o final do mandato, numa clara demonstração de que está determinado a renovar o mandato que terminará dia 31 de dezembro.
Cercado de um grupo de detentores de cargos comissionados no primeiro escalão da Prefeitura, o prefeito até brincou dizendo aquele não era o momento de tratar de política e que quem quiser fazer isso, “fique em casa”, o que motivou criticas da vereadora oposicionista, Eliane Alves (PSB), publicadas momentos depois em redes sociais, afirmando que “Clebel parece não saber o que fazer com a gestão pública e nada tem mais a dizer , afinal passou 3 anos sumido , afirmando não ser candidato a prefeito e só voltou agora para enganar de novo e tentar a reeleição”.
O tom do prefeito e seus apoiadores era calçamento – com a promessa de beneficiar 70 ruas – constantes de um projeto apelidada eleitoralmente de “ruas do futuro”, concluir uma ou duas creches que tiveram construção iniciada na gestão do ex-prefeito Marcones Libório de Sá e outras ações que dependem de recursos para recuperar praças e outros equipamentos públicos que na verdade sequer foram lembrados ao longo dos últimos três anos.
No caso de ações voltadas para o combate ao novo coronavírus, é de se lamentar que a Prefeitura não providenciou a aquisição de testes para o pessoal que está na linha de frente no atendimento a pacientes, e que a Prefeitura não dispunha, ontem, de remédio comum como Lozartana. E que que chegou a comprar R$95 mil de medicamentos em uma farmácia do município de Custória, distante mais de 180 quilômetros de Salgueiro, segundo criticas do vereador George Sampaio, ex-aliado do prefeito.
Cordeiro não quis comentar a situação financeira da Prefeitura neste período de pandemia. A “boa nova” apresentada pelo prefeito, foi o anúncio do pagamento dos servidores na próxima quinta-feira e a lembrança do “esforço” para a liberação dos 60% dos precatórios do Fundef, cujo pagamento ainda não tem data prevista para acontecer.
O prefeito também teve tempo para falar em perfuração de poços e afirmar que está preocupado em atender as “recomendações” do Ministério Público que, a propósito dia 5 de maio fez uma série de recomendações para serem publicadas “ todas as contratações e aquisições realizadas, contendo: os nomes dos contratados, os números suas inscrições na Receita Federal do Brasil (CNPJs), os prazos contratuais, os objetos e quantidades contratados, os valores individualizados contratados e os números dos respectivos processos de contratação ou aquisição, com atualização diária das receitas e despesas com o combate à pandemia”.
Acanhado para decidir as coisas (ele disse que só depois de três anos começou a entender o que é uma administração publica), Clebel Cordeiro deixou a expectativa de que a partir do próximo dia 8 estão autorizadas as atividades nas obras privadas e o comércio atacadista e que 15 também está autorizado o funcionamento dos salões de beleza, cabeleireiros e comércios varejistas serão reabertos, medida que também se estende às lojas de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos, óticas e o shopping da cidade”, seguindo o decreto do governador Paulo Câmara, que até um dia desses era tratado como adversário número um do prefeito.
Um grave acidente acabou em morte na manhã desta terça-feira na estrada de acesso à PE 320, entroncamento com a estrada de Ibitiranga. Um gol quadrado placas CBM 3344 capotou próximo à oficina de Lalau. Informações preliminares indicam que, como a estrada passou por uma terraplenagem, os veículos desenvolvem maior velocidade. O motorista, identificado como Damião […]
Um grave acidente acabou em morte na manhã desta terça-feira na estrada de acesso à PE 320, entroncamento com a estrada de Ibitiranga.
Um gol quadrado placas CBM 3344 capotou próximo à oficina de Lalau. Informações preliminares indicam que, como a estrada passou por uma terraplenagem, os veículos desenvolvem maior velocidade.
O motorista, identificado como Damião Henrique Feitosa, conhecido como Barriguinha, perdeu o controle do carro, que capotou.
Segundo o repórter Marcony Pereira para o programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, na capotagem, a uma senhora identificada como , mulher de Damião, foi atingida pelo próprio veículo e teve traumatismo craniano. Maria José da Silva, 44 anos, conhecida por Dada, morreu na hora.
Chorando bastante, Damião foi levado agora a pouco para o Hospital Regional Emília Câmara. Estava consciente e conversando sobre o acidente. O casal é da região do Antonico de Ibitiranga.
A deputada Priscila Krause (DEM) solicitou, ao Governo de Pernambuco, que retire o pedido de urgência encaminhado junto ao Projeto de Lei (PL) n° 896/2020, que institui o Marco Regulatório da Educação Básica no Sistema Estadual de Educação. A parlamentar, que já havia feito a proposição durante a reunião da Comissão de Justiça desta terça […]
A deputada Priscila Krause (DEM) solicitou, ao Governo de Pernambuco, que retire o pedido de urgência encaminhado junto ao Projeto de Lei (PL) n° 896/2020, que institui o Marco Regulatório da Educação Básica no Sistema Estadual de Educação. A parlamentar, que já havia feito a proposição durante a reunião da Comissão de Justiça desta terça (18), reforçou o pleito na tribuna do Plenário, quando defendeu um debate mais amplo do tema com a sociedade pernambucana.
“O projeto traz regras a serem seguidas a partir de 2021 por escolas públicas e privadas do Estado, como critérios de avaliação e requisitos de credenciamento. Não há necessidade do pedido de urgência”, disse a parlamentar, criticando o Executivo pelo uso recorrente do mecanismo que reduz os prazos de tramitação de projetos na Assembleia. “Não estamos questionando a prerrogativa constitucional do governador em fazer o pedido, mas sim, a oportunidade do mesmo”, afirmou.
Segundo Krause, os parlamentares terão, no máximo, dez dias para analisar a matéria. “Meu apelo é para que consigamos realizar um debate democrático junto a todos os atores envolvidos nesse marco regulatório. A participação da sociedade é fundamental para o processo de legitimação do projeto”, opinou a democrata, que pediu apoio dos deputados governistas ao pleito.
Relatora da matéria na Comissão de Justiça, a deputada Teresa Leitão (PT) também se manifestou sobre o tema. Apesar de afirmar que não se trata de “um projeto muito longo nem muito complicado”, a parlamentar disse acompanhar o pedido de Krause. “O presidente da Comissão de Justiça [Waldemar Borges (PSB)] e o líder do Governo [Isaltino Nascimento (PSB)] assumiram o compromisso de falar sobre o tema com o Executivo”, pontuou.
Você precisa fazer login para comentar.