Prazo para entrega de documentos do Prouni não vale para o Recife
Do JC Online
Estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos teriam até amanhã (24) para confirmar as informações prestadas na inscrição nas instituições de ensino. No entanto, o prazo não vale no Recife, pois hoje é feriado (devido ao jogo na Arena) e amanhã também (São João). Por isso, quem não entregou a documentação até a semana passada, possivelmente perderá a vaga.
Na semana passada, a candidata Bárbara Lima fez o alerta, através da Fanpage do JC no Facebook (facebook.com/JCJornaldoCommercio), dizendo que não conseguira reunir os documentos para concluir sua matrícula em Biomedicina na Facipe (leia relato ao lado).
O prazo, na verdade, ia de 16 a 24 de junho, mas no Recife terminou no dia 19, ou mesmo no dia 18 (para as instituições que deram feriado no dia 19, Corpus Christi). Ou seja: nos quatro últimos dias úteis do prazo muitas faculdades da capital fecharam por conta de Corpus Christi (19), jogos na Arena Pernambuco (20 e 23) e São João (24). Só instituições de cidades onde o São João não é feriado poderão receber a documentação.
Quem perdeu o prazo deve ser automaticamente retirado do processo. Na página do Prouni está disponível uma lista com a documentação necessária. Entre os itens solicitados estão documentos de identificação e comprovantes de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio. Ao entregar a documentação, o candidato receberá o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni.
Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. Os estudantes podem verificar se a instituição irá aplicar esse processo seletivo no momento da inscrição. Pelas regras do programa, não poderá ser cobrada nenhuma taxa.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O estudante precisa comprovar renda familiar e até um salário mínimo e meio por pessoa, para obter a bolsa integral e de até três salários mínimos para a bolsa parcial. Esta edição do programa ofertou 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos.