Siga nossas redes sociais:
Notícias

Postagem preconceituosa de Murilo Couto contra Assisão gera repúdio nas redes sociais

Por Nill Júnior
Assisão é símbolo cultural do Nordeste

As redes sociais do comediante Murilo Couto foram invadidas por sertanejos revoltados com uma brincadeira cheia de mal gosto e preconceito contra o forrozeiro Assisão.

O ponto de partida foi a tentativa de “fazer humor ” com expressões preconceituosas contra o artista que fez uma live semana passada, arrecadando alimentos para famílias carentes.

Assisão,  conhecido como o Rei do Forró,  tem mais de 50 anos de carreira e mais de 700 composições,  muitas gravadas por grandes nomes da MPB.

O vídeo gerou inúmeras mensagens de repúdio de sertanejos contra o perfil do pseudo humorista.

Políticos também manifestaram repúdio. O prefeito Luciano Duque afirmou que  Assisão realizou uma live recentemente, e graças ao seu prestígio, pode ajudar várias pessoas. “Não vimos qualquer crítica que não fosse o reconhecimento pela sua iniciativa e pelo compromisso que Assisão tem e sempre teve com a boa música”.

“Mas, fomos surpreendidos, mais uma vez, pelo preconceito de quem desconhece a imensidão cultural do nosso país e usa a popularidade virtual para atacar pessoas e ferir a honra de artistas como Assisão.

Me refiro ao humorista Murilo Couto, que acha que fazer humor é ser leviano e preconceituoso, assim como agiu ao se referir a Assisão. Queria esse rapaz ter as virtudes do nosso mestre e ser capaz de exercer com plenitude a cidadania tal qual faz o mestre do forró, o artista que criou um estilo musical e que é reverenciado por tantos colegas.

A Murilo Couto o nosso mais veemente repúdio contra o seu preconceito e leviandade. Ao nosso mestre Assisão, a nossa solidariedade, respeito e admiração. Obrigado por alegrar há mais de 50 anos as nossas noites de São João”, colocou.

A vereadora Vera Gama afirmou que “a forma desrespeitosa com que o comediante faz suas piadas não só ofende o Rei do Forró, mas também toda a comunidade que o tem como símbolo da cultura nordestina”.

“O tom de escárnio dos comentários, além de demonstrar a qualidade duvidosa do seu trabalho, revela uma profunda ignorância e um desrespeito ao Nordeste”.

A agência de publicidade Saminina Comunicação & Promo também se manifestou em mota assinada pela CEO Carla Carvalho.

“A Saminina Comunicação, por meio dessa nota, expressa seu repúdio aos comentários feitos pelo humorista Murilo Couto dirigidos a Francisco Assis Nogueira, Assisão, em vídeo publicado no dia 23, em seu canal no YouTube.

Nós nos posicionamos contra o humor feito pelo comediante, que visa diminuir a imagem alheia, e por considerar essa forma de comédia rude e grosseira.

Pela falta de informação apresentada pelo humorista, consideramos relevante destacar que nós apoiamos a live, fornecendo, em parceria com outras empresas, a estrutura para que a transmissão ocorresse, além disso, doamos 100 kg de alimentos. Portanto, não patrocinamos o evento como ele erroneamente diz no seu vídeo.

Os comentários do humorista em questão demonstram um profundo desrespeito a uma figura pública que representa a nossa cultura, sendo assim, sua ignorância ofende não só o artista e compositor Assisão, mas também a todos os nordestinos e, por isso, registramos nosso desprezo as palavras grosseiras proferidas.

Destacamos também nossa satisfação em apoiar o artista Assisão na sua ação social e, com imensa alegria, anunciamos que já estamos trabalhando para viabilizar outra live do Rei do Forró. Contamos com a participação de todos”.

Veja a postagem no Insta do blog, com trecho da postagem preconceituosa,  que tem gerado críticas ao comediante:

Outras Notícias

Arcotrans e Compesa promovem plantio de mudas de ipês em Arcoverde

Através do Projeto Florestar, desenvolvido no território estadual pela Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa, a Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde – Arcotrans deu início, neste mês de fevereiro, a plantação de pés de ipês em pontos estratégicos da cidade. O convênio do projeto, existente com o município desde 2016, contemplou com o […]

Através do Projeto Florestar, desenvolvido no território estadual pela Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa, a Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde – Arcotrans deu início, neste mês de fevereiro, a plantação de pés de ipês em pontos estratégicos da cidade.

O convênio do projeto, existente com o município desde 2016, contemplou com o total de 47 mudas de ipês brancos e amarelos, os canteiros do canal perimetral da Rua Capitulino Feitosa, localizada entre o centro e o bairro do São Miguel.

Além do plantio, cada muda também está cercada por garajau, evitando possíveis danos aos ipês no decorrer do crescimento, assim como furtos. “Além de sombras, as árvores absorvem o monóxido de carbono emitido pelos veículos, melhorando a ventilação e atraindo pássaros para as áreas contempladas. Com a arborização, também estaremos contribuindo para a diminuição de ruídos de veículos em cada localidade contemplada”, explicou o diretor da Arcotrans, Vladimir Cavalcanti.

Nesta primeira etapa do projeto, a iniciativa contou com a parceria de empresas e instituições existentes no entorno da plantação, como o Fisk (curso de idiomas), IQ Sistema e a Igreja Verbo da Vida. Já a partir do mês de março, está prevista a continuidade do Florestar em outros pontos de Arcoverde, visando os benefícios que as árvores podem contribuir ao longo de suas vidas em áreas urbanas.

“Pretendemos estender o plantio, ainda neste primeiro semestre do ano, nas avenidas José Bonifácio, Pedro II e Agamenon Magalhães, nas proximidades do Hospital Regional, além das imediações do Esporte Clube e da Praça da Rodoviária, garantindo uma melhor arborização e qualidade ambiental nestas localidades específicas”, informou Vladimir Cavalcanti.

Arquiteto serra-talhadense projeta Rio Pajeú sem alagamentos e despoluído

O arquiteto e urbanista Ícaro Diniz afirmou ter uma proposta para revitalização do Rio Pajeú, com múltiplos benefícios para o desenvolvimento da cidade e região. “O foco do projeto gira em torno de abrir novamente o debate para o uso do rio em Serra Talhada, que tem sido exclusivamente para o descarte de resíduos sanitários”. A proposta […]

A esquerda, o Rio Pajeú tomando a cidade de Serra talhada. Ao lado, a projeção do arquiteto

O arquiteto e urbanista Ícaro Diniz afirmou ter uma proposta para revitalização do Rio Pajeú, com múltiplos benefícios para o desenvolvimento da cidade e região.

“O foco do projeto gira em torno de abrir novamente o debate para o uso do rio em Serra Talhada, que tem sido exclusivamente para o descarte de resíduos sanitários”. A proposta também é aplicável em outras cidades cortadas pelo Rio que da mesma forma o agridem de forma permanente.

A proposta de Ícaro envolve tratamento adequado para todo o esgoto da cidade que é derramado no rio, o que resultaria numa estação de tratamento de esgoto. Ainda revitalização do leito em virtude do assoreamento de décadas; reflorestamento da mata ciliar;  áreas de preservação ambiental nas margens do rio, urbanização adequada para as margens, planejamento urbano para o desenvolvimento da cidade e consequentemente o rio voltaria a ser usado para o lazer da população.

“O debate sobre os benefícios são infinitos e teriam que haver o compromisso entre todas as cidades que o margeiam. Um pacto para que uma cidade fosse a fiscal da outra seria inevitável, pois o que se derrama no rio em Afogados da Ingazeira chega a Serra Talhada”.

Ele mostrou arquivos além de um texto proposta. A primeira foto foi tirada pela Fotografa Taciana Souza, e a imagem da proposta foi elaboração dele, com técnicas de edição. “Dezenas de famílias e pequenos comerciantes da feira livre da cidade perderam tudo que tinham”, lamentou. Veja clicando aqui a apresentação do projeto.

Juiz sertanejo que escapou de grave acidente vem agradecer solidariedade

Uma notícia que sensibilizou sertanejos teve final feliz  e o protagonista da história esteve nos estúdios da Rádio Pajeú para contar.  Em 05 de agosto de 2014, um grave acidente aconteceu  no quilômetro 35 da BR 364, entre os municípios de Manoel Urbano e Sena Madureira, no Acre. No Siena envolvido no acidente, dois sertanejos […]

O juiz Vagner Alcântara nos estúdios da Rádio Pajeú: comemorando o 5 de agosto como segunda data de aniversário.
O juiz Vagner Alcântara nos estúdios da Rádio Pajeú: comemorando o 5 de agosto como segunda data de aniversário. “Renascimento” após tragédia.

Uma notícia que sensibilizou sertanejos teve final feliz  e o protagonista da história esteve nos estúdios da Rádio Pajeú para contar.  Em 05 de agosto de 2014, um grave acidente aconteceu  no quilômetro 35 da BR 364, entre os municípios de Manoel Urbano e Sena Madureira, no Acre. No Siena envolvido no acidente, dois sertanejos naturais de Afogados da Ingazeira.

O Juiz Cível da Comarca de Cruzeiro do Sul, Vagner Alcântara e seu irmão, Kleber Freitas Pedrosa, filhos do casal Bartolomeu e Cleonice Alcântara, que com relativa frequência visitam Afogados.

Vagner guiava o carro e buscava ultrapassar um veículo de luxo. “O carro vinha mais devagar que nós e tentei ultrapassar. Estávamos indo de Pimenta Bueno para Cruzeiro do Sul.  O veículo começou a acelerar e reduzi. Mas o carro fechou nossa via e para não bater desviei, o carro perdeu o controle em um buraco e bateu em cheio em um barranco, capotando depois”.

Imagens dos veículos após o acidente e abaixo o Juiz sendo atendido
Imagens dos veículos após o acidente e abaixo o Juiz sendo atendido

IMG-20140805-WA0016

Vagner teve  traumatismo craniano e uma lesão grave no braço. Passou por uma cirurgia para reconstituir  braço e reparar a lesão craniana. Hoje só restam poucas cicatrizes. Vagner está bem e não tem lembranças do episódio. “Apagou tudo da memória”. Seu irmão, Kleber Freitas, teve apenas ferimentos leves. Os ocupantes do veículo Volvo, de luxo, nada tiveram, abraçados pelos air bags.

Na Pajeú esta manhã, visitando a cidade, ele agradeceu às orações. “Vim ver minha família. Infelizmente perdi meu avô em agosto passado. Mas não poderia deixar de estar aqui para agradecer pelas orações”. DE fato, muitos sertanejos pediram por sua vida. Jovem, o juiz Vagner tem 38 anos.

Vagner Alcântara  Juiz da Vara Cível em Cruzeiro do  Su
Vagner Alcântara Juiz da Vara Cível em Cruzeiro do Sul

A equipe do Idaf que passava pelo local e acionou o socorro, a equipe médica do Samu e os profissionais dos hospitais de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul também estão sendo lembrados pelo esforço em salvar sua vida.

Clique aqui e relembre o acidente, em noticia do nosso blog de 7 de agosto de 2014.

Ouça abaixo o relato de Wagner, falando ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú):

Salário mínimo pode chegar a R$ 1.741 em 2027; valor ainda é projeção

O salário mínimo deverá passar dos atuais R$ 1.621 para R$ 1.741 em 2027, segundo projeção apresentada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, na segunda-feira (24). O valor será incluído no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que o governo enviará ao Congresso até 31 de agosto. Se confirmado, o novo piso representará aumento de […]

O salário mínimo deverá passar dos atuais R$ 1.621 para R$ 1.741 em 2027, segundo projeção apresentada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, na segunda-feira (24). O valor será incluído no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que o governo enviará ao Congresso até 31 de agosto.

Se confirmado, o novo piso representará aumento de R$ 120, equivalente a 7,4%. A previsão também ficou R$ 24 acima dos R$ 1.717 estimados pelo governo no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias apresentado em abril.

Os R$ 1.741, porém, ainda não são o valor definitivo. O cálculo dependerá do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado até novembro. Uma variação da inflação em relação às projeções atuais poderá alterar o piso que entrará em vigor em janeiro.

A política de valorização do salário mínimo prevê correção pela inflação e ganho real, respeitados os limites estabelecidos pela legislação fiscal.

Impacto em benefícios

O reajuste do salário mínimo não afeta apenas quem recebe o piso salarial. O valor também serve de referência para uma série de benefícios previdenciários e assistenciais.

Aposentadorias e pensões do INSS vinculadas ao mínimo, Benefício de Prestação Continuada (BPC), seguro-desemprego e abono salarial estão entre os pagamentos afetados pela mudança. A contribuição de Microempreendedores Individuais (MEIs) também acompanha o piso nacional.

Segundo os dados apresentados pelo governo, cerca de 45% dos benefícios do Regime Geral da Previdência Social têm valor vinculado ao salário mínimo.

O aumento representa ganho de renda para trabalhadores e beneficiários, mas também eleva as despesas obrigatórias da União. Por isso, a projeção do mínimo é uma das variáveis consideradas na elaboração do Orçamento de 2027.

O PLOA ainda passará pela análise do Congresso Nacional. O valor definitivo do salário mínimo deverá ser conhecido no fim de 2026 e, se confirmada a atual projeção, passará a valer em janeiro de 2027.

Fonte: Agência Brasil

Imagem: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Em Arcoverde, feira livre do Bairro São Cristóvão é antecipada para sábado

Por conta do feriado do dia 12 de Outubro, a prefeitura de Arcoverde antecipou através de decreto a feira livre que acontece no Bairro São Cristóvão para sábado (11). Normalmente a feira funciona somente aos domingos, mas por causa do Feriado Nacional da Padroeira do Brasil, a feira vai funcionar excepcionalmente neste sábado.

DSC03040

Por conta do feriado do dia 12 de Outubro, a prefeitura de Arcoverde antecipou através de decreto a feira livre que acontece no Bairro São Cristóvão para sábado (11).

Normalmente a feira funciona somente aos domingos, mas por causa do Feriado Nacional da Padroeira do Brasil, a feira vai funcionar excepcionalmente neste sábado.