Notícias

Por intercorrência técnica, Gazeta saiu do ar com meia hora de sabatina

Por Nill Júnior

Tempo restante vai ao ar sábado de vem. Campanha de Fredson vai definir se participa após o socialista com sua hora de sabatina ou se vem dia 31

Empresa responsável por cabeamento descartou vandalismo ou sabotagem. “Sobrecarga”

A Rádio Gazeta FM 95,3 de São José do Egito esclareceu em nota que, por problemas de energia em uma estação na rede que leva o sinal da sede da emissora até o seu parque de transmissão, ficou fora do ar por cerca de 3 horas na manhã deste sábado (17).

A entrevista com o candidato do PSB George Borja estava sendo realizada no momento da  intercorrência. “Pelo compromisso com a transparência e responsabilidade com a correta informação, a emissora já remarcou o restante da entrevista para o próximo sábado (24), as 08h da manhã, colocando a disposição do candidato do Republicanos Fredson Brito duas alternativas”.

A primeira para que a entrevista dele aconteça também no sábado (24), 15 minutos após o complemento de George,  ou remarcando para o sábado seguinte (31), sem prejuízos para nenhum dos lados. A proposta foi apresentada a Fredson por telefone em contato com este jornalista,  no que foi compreensivo. A Coligação de Fredson define até esta segunda a opção que entender mais adequada.  Quanto a George,  o socialista concordou com a proposta de conclusão no próximo sábado, por ter compreendido tratar-se de fato alheio à emissora.

“A emissora aproveita para pedir desculpas e agradecer pela compreensão dos ouvintes, parceiros e dos candidatos, se colocando a disposição para quaisquer esclarecimentos”, concluiu a nota.

Sabotagem descartada: a empresa Total Web através do colaborador Marconi Silva diz que houve uma sobrecarga ou curto que desarmou o disjuntor que alimenta o sistema. A causa técnica está sendo apurada. A empresa descartou sabotagem ou vandalismo.

Inicialmente,  foi verificada a possibilidade de rompimento ou desconexão de um cabo, o que foi descartado.  A empresa irá revisar o sistema para evitar ou minimizar o risco de novas intercorrências.

Outras Notícias

Licitação do Projeto de restauração das estradas de Belmonte é lançada no Diário Oficial

O Deputado Estadual Rogério Leão, comemorou a publicação no Diário Oficial da autorização da restauração da PE-430 (no trecho que vai da BR-232 à divisa com o Estado do Ceará) e a PE-435 (da sede do município à divisa com o Estado da Paraíba, passando pelo distrito do Carmo). Segundo Leão,  foram várias solicitações de […]

O Deputado Estadual Rogério Leão, comemorou a publicação no Diário Oficial da autorização da restauração da PE-430 (no trecho que vai da BR-232 à divisa com o Estado do Ceará) e a PE-435 (da sede do município à divisa com o Estado da Paraíba, passando pelo distrito do Carmo).

Segundo Leão,  foram várias solicitações de Rogério Leão, para que a obra fosse realizada, via ofícios, requerimentos, usando a tribuna da Alepe e, também, em reuniões com a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista e com o governador Paulo Câmara.

Após o parlamentar ter anunciado, na última segunda-feira (23), que o governador estaria em Belmonte para assinatura da licitação, a visita foi confirmada.

No último sábado (28), a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos lançou no Diário Oficial do Estado (DOE) o processo licitatório Nº 035/2021, para contratação da empresa de consultoria especializada na área de engenharia para elaboração do projeto executivo para restauração de rodovias no lote do Sertão Central, que inclui, além das estradas do município de São José do Belmonte, a PE-425, em Mirandiba.

Encontro de Lula e Chaves é atacado pela oposição

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está no Brasil para a cúpula de líderes da América do Sul nesta terça (30). Nesta segunda-feira (29) de manhã, ele encontrou o presidente Luis Inácio Lula da Silva e as repercussões nas redes sociais foram imediatas. Maduro chegou ao Palácio do Planalto às 10h40 acompanhado da esposa, Cilia […]

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está no Brasil para a cúpula de líderes da América do Sul nesta terça (30).

Nesta segunda-feira (29) de manhã, ele encontrou o presidente Luis Inácio Lula da Silva e as repercussões nas redes sociais foram imediatas.

Maduro chegou ao Palácio do Planalto às 10h40 acompanhado da esposa, Cilia Flores. O casal foi recebido por Lula e pela primeira-dama, Janja.

Além do encontro com Lula, na agenda oficial também está uma reunião com integrantes da comitiva venezuelana e do governo brasileiro, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. As relações entre os dois países foram rompidas pelo governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que postou nas redes sociais um vídeo antigo de Lula.

Governistas minimizaram a visita e a trataram como parte da retomada da ampla política externa brasileira.

Na oposição,  o ex-presidente Jair Bolsonaro recorreu à máxima de que o encontro já estava desenhado. Crítico ferrenho de Chaves, disse: “ninguém vai poder dizer que ele não avisou “, pinçando discurso de Lula.

“O Brasil voltou a receber com honras de Estado ditadores sul-americanos, desta vez Maduro. Outro sinal negativo para a comunidade internacional pelo Governo Lula. Será cobrado do ditador o restabelecimento da democracia e dos direitos humanos na Venezuela?” – questionou Sérgio Moro.

Frente Popular é multada em R$ 2 mil

A Frente Popular de Pernambuco, que tem a frente o candidato Paulo Câmara (PSB), foi condenado, nesta segunda (14), pela Justiça Eleitoral a pagar uma multa de R$ 2 mil por reincidência em propaganda irregular. O processo, que foi impetrado pelo grupo adversário Pernambuco Vai Mais Longe, de Armando Monteiro Neto (PTB), diz respeito aos […]

cats

A Frente Popular de Pernambuco, que tem a frente o candidato Paulo Câmara (PSB), foi condenado, nesta segunda (14), pela Justiça Eleitoral a pagar uma multa de R$ 2 mil por reincidência em propaganda irregular. O processo, que foi impetrado pelo grupo adversário Pernambuco Vai Mais Longe, de Armando Monteiro Neto (PTB), diz respeito aos cavaletes de Paulo Câmara e do candidato a senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) colocados em uma praça no bairro do Cabanga.

De acordo com o coordenador jurídico da campanha petebista, Walber Agra, a multa ocorreu porque o socialista não retirou o material de campanha no prazo de 24 horas determinado pela Justiça e manteve por mais quatro dias. A liminar para que a publicidade fosse retirada foi emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na semana passada, e previa multa de R$ 500 por dia de descumprimento.

Além da multa, o TRE julgou procedente ontem mais uma representação do PTB contra a coligação adversária. Desta vez o processo se refere a bandeiras colocadas na avenida Antônio de Góes, próximo a uma parada de ônibus. De acordo com o advogado Rodrigo Albuquerque, a decisão ratificou a liminar que já havia sido concedida.

“As liminares acabam antecipando a decisão sobre o mérito da questão. O juiz, que já havia concedido a liminar para retirar a propaganda irregular, manteve sua posição e julgou procedente a representação, ficando proibido colocar material de campanha nesse local”, explicou.

Em nota, Polícia Civil afirma que investiga morte de indígena em Carnaubeira da Penha

A Polícia Civil de Pernambuco investiga segundo nota a morte do indígena Edinaldo Manoel de Souza, de 61 anos, em Carnaubeira da Penha, ocorrida na última quarta-feira (15). De acordo com lideranças indígenas da comunidade, , foi agredido até a morte por policiais militares, na frente de casa, na Aldeia Olho D’Água do Padre, que fica […]

A Polícia Civil de Pernambuco investiga segundo nota a morte do indígena Edinaldo Manoel de Souza, de 61 anos, em Carnaubeira da Penha, ocorrida na última quarta-feira (15).

De acordo com lideranças indígenas da comunidade, , foi agredido até a morte por policiais militares, na frente de casa, na Aldeia Olho D’Água do Padre, que fica na Terra Indígena Atikum.

Ele se deparou com os policiais, que rapidamente o abordaram perguntando de uma espingarda que supostamente Edinaldo possuía. Ao responder que não possuía espingarda nenhuma, um policial deu um tapa violento no tórax da vítima, e quanto mais os policiais perguntavam e Edinaldo negava a propriedade de uma espingarda, mais ele apanhava.

“Essa violência durou por vários minutos, até o ponto em que a vítima não aguentou mais e desmaiou, os próprios policiais o socorreram, mas Edinaldo já chegou ao hospital de Carnaubeira sem vida. Infelizmente mais uma ação de extrema violência, realizada por policiais militares que ao invés de proteger a sociedade, espalham pânico e violência contra pessoas pobres e inocentes”, diz em nota a APOINME, Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas e Espírito Santo.

Na quinta-feira (16), os indígenas do Povoado Atikum fizeram um protesto contra a morte de Ednaldo. Veja nota da Polícia Civil:

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Carnaubeira da Penha, registrou morte a esclarecer ocorrida na tarde do último dia 15, na Aldeia Olho D’Água do Padre, na zona rural de Carnaubeira da Penha.

Foi instaurado um inquérito policial para apurar o fato, tendo sido já realizadas diligências, incluindo oitivas de familiares da vítima, vizinhos e lideranças indígenas. Importante ressaltar que o Ministério Público de Pernambuco está acompanhando as investigações, também auxiliadas por perícias criminais, realizadas pela Polícia Científica.

Por sua vez, a Polícia Militar, através da Diretoria de Polícia Judiciária Militar (DPJM), instaurou um inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias em que se deu o fato.Na esfera administrativa, a Corregedoria Geral da SDS instaurou Investigação Preliminar e está apurando, no local, se houve infração disciplinar por parte de policiais militares envolvidos nessa ocorrência. A Ouvidoria da SDS está com uma equipe presente no município e está à disposição da população para receber denúncias e informações pelo telefone 0800.081.5001 (ligação gratuita).

Os trabalhos conduzidos no âmbito criminal e também disciplinar prosseguirão dentro da legalidade, com seriedade e imparcialidade, de modo a elucidar as circunstâncias do fato no menor tempo possível. Outras informações serão concedidas com a conclusão das investigações, para que não haja prejuízo às diligências em curso.

Deputada Iza Arruda forma Comissões Executivas Municipais do MDB em Afogados da Ingazeira

Por André Luis Na última quinta-feira (28), o blogueiro e comunicador Evandro Lira teve a oportunidade de conversar com a deputada federal Iza Arruda (MDB), para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú. Ela esteve em Afogados da Ingazeira para formar as Comissões Executivas Municipais do partido. Durante a entrevista, a deputada destacou […]

Por André Luis

Na última quinta-feira (28), o blogueiro e comunicador Evandro Lira teve a oportunidade de conversar com a deputada federal Iza Arruda (MDB), para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú. Ela esteve em Afogados da Ingazeira para formar as Comissões Executivas Municipais do partido. Durante a entrevista, a deputada destacou a importância desse momento e as diversas frentes de atuação do MDB no município.

Durante a visita, foram montados os núcleos do MDB em Afogados da Ingazeira, que abrangem áreas como MDB Mulher, Juventude MDB, MDB Afro-Brasileiro, MDB Diversidade, MDB Trabalhista, MDB Socioambiental e Proteção Animal. Essas comissões representam uma diversidade de pautas e grupos dentro do partido, buscando ampliar a representatividade e a participação de diferentes segmentos da sociedade.

A deputada Iza Arruda ressaltou a importância de contar com grandes parceiros no MDB, como Raul Henrique, presidente estadual do partido, o senador Fernando Dueire, que representa Pernambuco no Senado Federal, e Jarbas Vasconcelos Filho, deputado estadual que representa a Assembleia Legislativa e, por consequência, o estado de Pernambuco. “O MDB é reconhecido como um partido de relevância, e o nome de Jarbas Vasconcelos sempre vem à mente quando se fala sobre a sigla”, destacou a parlamentar.

Iza Arruda expressou sua gratidão pela oportunidade de contribuir com o partido nesse processo de formação das Comissões Executivas Municipais.

Sobre a definição da presidência do partido em Afogados da Ingazeira, a parlamentar passou a palavra ao ex-vereador Zé Negão. Zé Negão, que atualmente é filiado ao Podemos, mencionou que está aberto a negociações e que tem conversado com diferentes partidos, como o PP e o MDB. Ele ressaltou que a definição será baseada na conjuntura de forças que estão sendo construídas.