Notícias

Polícia Civil divulga outros retratos falados de suspeitos por agulhadas no Carnaval

Por André Luis
Os suspeitos seriam responsáveis por furar foliões com agulhas no domingo e segunda de Carnaval
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Até a última sexta (8), ao menos 190 pessoas alegaram terem sido vítimas das ‘agulhadas’ no período carnavalesco

JC Online

A Polícia Civil de Pernambuco divulgou nesta segunda-feira (11) outros retratos falados dos suspeitos de serem responsáveis por furar foliões com agulhas durante o Carnaval em Olinda no domingo (3) e segunda (4). O órgão informou que uma mulher também é suspeita de envolvimento com o caso, mas que por enquanto não há retrato falado para divulgar.

Possíveis vítimas

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até a última sexta (8), ao menos 190 pessoas alegaram terem sido vítimas das ‘agulhadas’ no período carnavalesco. Desse total, após triagem no Hospital Correia Picanço, onde estão sendo recebidos pacientes deste caso, 140 foram indicados para iniciarem o tratamento de prevenção contra a infecção pelo HIV.

“Os demais ou se recusaram a fazer o teste rápido (pré-requisito para o uso da medicação), ou já tinham passado da janela de 72 horas preconizadas para início do tratamento”, complementa a secretaria. Eles serão acompanhados, de forma rotineira, no Hospital Correia Picanço, para monitorar possíveis infecções.

Apesar da preocupação, especialistas afirmam que o risco de contrair a doença por meio de agulhas infectadas é considerado baixo, sendo de apenas 0,3%.

Outras Notícias

Paulo Câmara recebe embaixador dos Países Baixos no Brasil

Visita ao Palácio do Campo das Princesas teve objetivo de ampliar o diálogo sobre áreas estratégicas O governador Paulo Câmara recebeu, nesta sexta-feira (2/12), no Palácio do Campo das Princesas, o embaixador dos Países Baixos no Brasil, André Driessen.  Os dois conversaram sobre os potenciais econômicos do Estado, os avanços e o destaque da educação […]

Visita ao Palácio do Campo das Princesas teve objetivo de ampliar o diálogo sobre áreas estratégicas

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta sexta-feira (2/12), no Palácio do Campo das Princesas, o embaixador dos Países Baixos no Brasil, André Driessen. 

Os dois conversaram sobre os potenciais econômicos do Estado, os avanços e o destaque da educação no cenário nacional e as vantagens da região Nordeste para a produção de energias renováveis. 

Também foram discutidas as possibilidades de retomada de voos entre Pernambuco e alguns destinos da Europa.

“Temos desenvolvido relações econômicas com esse representante do continente europeu. Recentemente, firmamos acordo com a empresa holandesa Van Oord para a finalização da dragagem do Porto do Suape e aproveitamos o encontro de hoje para reafirmar o compromisso de Pernambuco com novas parcerias”, afirmou Paulo Câmara, que esteve acompanhado do secretário-chefe da Assessoria Especial, Alexandre Gabriel. 

Driessen, que assumiu a embaixada em agosto do ano passado, é Bacharel em Administração de Empresas (BBA) pela Universidade Nyenrode – Breukelen/Holanda e Mestre em Ciências do Serviço Estrangeiro (MSFS) pela Universidade de Georgetown, Washington DC/EUA.

Seminário para presidentes de Câmaras será realizado nesta terça-feira

Será realizada nesta terça-feira (24), no auditório do Tribunal de Contas, a segunda parte do seminário preparado pelo órgão para os novos gestores públicos municipais. Desta vez o público alvo são os presidentes das Câmaras Municipais, os quais têm direito à inscrição de apenas um assessor. O evento será aberto pelo presidente Carlos Porto, que […]

Será realizada nesta terça-feira (24), no auditório do Tribunal de Contas, a segunda parte do seminário preparado pelo órgão para os novos gestores públicos municipais. Desta vez o público alvo são os presidentes das Câmaras Municipais, os quais têm direito à inscrição de apenas um assessor. O evento será aberto pelo presidente Carlos Porto, que dará as boas vindas aos participantes, enfocando a importância das palestras que serão proferidas por técnicos do próprio TCE sobre temas de interesse da administração municipal.

A primeira parte do seminário, no dia 10 deste mês, foi direcionada aos novos prefeitos, cuja programação foi semelhante à desta terça-feira: observância aos limites e regras da Lei de Responsabilidade Fiscal, prestação de contas ao TCE, regularidade na aplicação dos gastos com saúde e educação, cuidados com a gestão previdenciária, a importância das Procuradorias Municipais, a responsabilização dos agentes públicos, índice de transparência dos municípios e índice de convergência contábil.

“Nossa proposta é fornecer informações aos novos prefeitos e presidentes de Câmaras sobre administração pública, de forma que eles possam realizar uma gestão eficiente, voltada para os interesses da população”, declarou Bethânia Azevedo, coordenadora de Controle Externo do Tribunal.

PROGRAMAÇÃO – As palestras para os presidentes de Câmaras terão como tema Processo Orçamentário Municipal, Limite de Gastos no Legislativo Municipal e Remuneração de Vereadores, Gestão da Previdência do Servidor Municipal, Prestação de Contas ao TCE: Cuidados e Repercussões Legais, Julgamento das Contas dos Prefeitos, Responsabilização dos Gestores Públicos e Análise do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos.

O seminário terá início às 8h30 e se prolongará até as 17h, com intervalo para o almoço. Todos os presidentes de Câmaras receberam ofício do presidente Carlos Porto, o qual destacou na mensagem-convite que “para o êxito pleno do evento é imprescindível a participação de Vossa Excelência, com cuja honrosa presença contamos, desde já, unidos em nosso trabalho conjunto em defesa do contínuo aperfeiçoamento da gestão pública municipal”.

PALESTRANTES – Confira, abaixo, a programação completa do seminário:

9h – Palestra: Processo Orçamentário Municipal
Palestrante: João Eudes Bezerra Filho

9h50 – Palestra: Limite de Gastos no Legislativo Municipal e Remuneração de Vereadores

Palestrante: Rogério de Almeida Fernandes

10h30 – Palestra: Gestão Previdenciária Municipal – A Importância do Legislativo

Palestrante: Marconi Karley Oliveira Nascimento

11h20 – Sessão de perguntas e questionamentos

12h – Almoço

14h – Palestra: Prestação de Contas ao TCE: Cuidados e Repercussões Legais

Palestrantes: Fábio Jorge Ulisses Buchmann e Gustavo Tibério

14h50 – Palestra: Julgamento das Contas dos Prefeitos Municipais

Palestrante: Germana Galvão Laureano

15h30 – Palestra: Responsabilização dos Gestores Públicos

Palestrante: Cristiano da Paixão Pimentel

16h10 – Palestra: Análise do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos

Palestrante: Fausto Stepple de Aquino

16h30 – Sessão de perguntas e questionamentos

17h – Encerramento.

Câmara de Vereadores e Prefeitura de Tabira firmam parceria para Casa de Apoio

A Câmara Municipal de Tabira e a Prefeitura firmaram uma parceria que começa a gerar bons frutos para à população. O Presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, Valdemir Filho, já havia sinalizado em janeiro quando assumiu a presidência que economizaria recursos reduzindo os gastos e devolveria ao executivo para beneficiar a população em suas […]

A Câmara Municipal de Tabira e a Prefeitura firmaram uma parceria que começa a gerar bons frutos para à população.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, Valdemir Filho, já havia sinalizado em janeiro quando assumiu a presidência que economizaria recursos reduzindo os gastos e devolveria ao executivo para beneficiar a população em suas necessidades.

O presidente atendendo a um pedido da vereadora Ilma Soares e do demais pares junto com a prefeita Nicinha Melo devolveu recursos para a compra dos 30 (trinta) colchões.

Na manhã deste sábado(18), foi entregue a Casa de Apoio os colchões comprados com o recurso devolvido pela Câmara. “Estamos felizes com essa parceria, atendo a um pedido de toda a bancada de vereadores estamos devolvendo os recursos para a prefeita trazer mais melhorias para nosso povo,” pontuou o presidente.

As próximas ações segundo o presidente serão a realização de calçamentos de algumas ruas e a reabertura do bloco cirúrgico para retomada das cirurgias eletivas no hospital municipal. “ A câmara vai devolver um montante maior em torno de 30% e prefeitura vai entrar com os outros 70% para abertura do bloco cirúrgico,” explicou Valdemir Filho.

Raquel Lyra defende o Polo de Confecções do Agreste

Neste sábado (30), a pré-candidata ao Governo Estado, Raquel Lyera (PSDB), cumpriu agenda política no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, onde marcou presença no lançamento da pré-campanha a deputado estadual de Allan Carneiro (Cidadania), com o movimento Avança Polo. Durante o momento, temas como água, segurança pública e infraestrutura do Polo de […]

Neste sábado (30), a pré-candidata ao Governo Estado, Raquel Lyera (PSDB), cumpriu agenda política no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, onde marcou presença no lançamento da pré-campanha a deputado estadual de Allan Carneiro (Cidadania), com o movimento Avança Polo.

Durante o momento, temas como água, segurança pública e infraestrutura do Polo de Confecções foram evidenciados. 

“Mais de 150 mil pessoas se levantam bem cedo, todo dia, para trabalhar no nosso Polo Têxtil. Garantir infraestrutura na região é um dos caminhos que temos a seguir para tirar o nosso estado dos altos índices de desemprego, com novas oportunidades para o nosso povo. O polo representa apenas 3% das carteiras assinadas no Brasil. O estado não pode ser adversário do empreendedor. Vamos fazer um polo de confecções mais forte, mais rico e desenvolvido, para transformar a vida da nossa gente”, defendeu Raquel.

O anfitrião do encontro, Allan Carneiro, reforçou o discurso e compromisso com a região. “Santa Cruz é a segunda maior produtora de moda do País. Pernambuco só vai mudar se escolhermos novos caminhos. Temos, infelizmente, os piores índices, nos mais diversos segmentos. Raquel já mostrou e provou que tem a capacidade de fazer diferente e a nossa caminhada seguirá para mudar a vida da nossa gente”, afirmou.

Marconi Santana nega ida para o PSDB

O prefeito de Flores, Marconi Santana,  do PSB, mostrou-se contrariado com fontes ligadas a Raquel Lyra que o colocam como potencial filiado do PSDB. O gestor disse que a informação não passa de fake news,  e não escondeu o aborrecimento com o que diz, não tem nenhuma procedência. A informação veio a este jornalista através […]

O prefeito de Flores, Marconi Santana,  do PSB, mostrou-se contrariado com fontes ligadas a Raquel Lyra que o colocam como potencial filiado do PSDB.

O gestor disse que a informação não passa de fake news,  e não escondeu o aborrecimento com o que diz, não tem nenhuma procedência.

A informação veio a este jornalista através do blogueiro Júnior Finfa.  Oficialmente,  Marconi não se manifestou ou emitiu nota.

Então,  aos palacianos que dizem contar com a saída de Santana do PSB e ingresso no PSDB, podem tirar o cavalo da chuva.