Notícias

Antonio Marinho é primeiro pajeuzeiro na equipe de transição do governo Lula

Por André Luis

Por André Luis – Com informações da CNN Brasil e do site Antônio Miranda

Primeira mão

O poeta egipiciense Antonio Marinho, foi anunciado nesta segunda-feira (14), como integrante da equipe de transição do governo Lula.

Ele integra o grupo técnico da Comissão de Cultura, ao lado da cantora, Margareth Menezes;  da deputada federal, Áurea Carolina; da atriz, Lucélia Santos; do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira e do secretário nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares.

Articulado por Tavares, que coordenou a área de cultura durante a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o grupo deve se reportar ao ex-ministro Aloizio Mercadante, responsável por chefiar os núcleos temáticos do gabinete de transição.

A equipe vai atuar na formulação de políticas públicas e definir as diretrizes do setor durante o governo. Ela contará com representantes de diferentes áreas, entre elas audiovisual, patrimônio, museus e culturas populares.

Entre as prioridades da equipe durante a transição estão pelo menos três frentes de atuação: a revisão de normas e decretos editados durante a gestão Bolsonaro, a análise da estrutura do setor de cultura no governo federal e a discussão do orçamento destinado à área.

Antonio Marinho é natural de São José do Egito, terra da poesia. Fruto de uma família de tradição poética, é filho de Zeto e Bia Marinho, neto de Lourival Batista, bisneto de Antonio Marinho, sobrinho de Otacílio e Dimas Batista, de Graça Nascimento e de Job Patriota (por emoção). 

Nasceu em 1987. Declamando desde os três e escrevendo desde os seis anos, lançou aos dezesseis anos, seu primeiro livro: Nascimento. Antonio Marinho também é músico, faz parte do grupo Em Canto e Poesia.

O anúncio foi feito pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, em sua rede social. Ele se referiu a Antonio Marinho como “poeta pernambucano, referência no Cordel”.

Marinho tem importante contribuição como poeta, estudioso, declamador dentre outras facetas culturais.

Outras Notícias

Novo ônibus escolar reforça transporte estudantil em Solidão

Veículo já está no município para beneficiar os alunos  Na última quinta-feira (20), o prefeito de Solidão, Mayco Araújo, esteve na Secretaria de Educação do Estado, em Recife. O gestor assinou documentos e recebeu o novo ônibus escolar, que já está no município à disposição dos estudantes solidanenses. “A iniciativa faz parte do compromisso da […]

Veículo já está no município para beneficiar os alunos 

Na última quinta-feira (20), o prefeito de Solidão, Mayco Araújo, esteve na Secretaria de Educação do Estado, em Recife.

O gestor assinou documentos e recebeu o novo ônibus escolar, que já está no município à disposição dos estudantes solidanenses.

“A iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal em ampliar e melhorar o transporte escolar, proporcionando mais segurança, conforto e acessibilidade para os alunos que dependem do transporte público para chegar às instituições de ensino”, diz a prefeitura em nota.

Durante sua visita à capital pernambucana, o prefeito também participou de uma reunião produtiva com o Secretário Executivo de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider.

“Nosso objetivo é garantir que nossos estudantes tenham acesso a um transporte escolar de qualidade, seguro e eficiente. Essa conquista é mais um passo para fortalecer a educação em Solidão, proporcionando melhores condições de aprendizado e desenvolvimento para as futuras gerações”, destacou o prefeito Mayco Araújo.

Escola de Contas do TCE estuda Convênio com Facape

O conselheiro diretor da Escola de Contas Públicas (ECPBG), Ranilson Ramos, visitou, na última semana, o diretor-presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), Antônio Habib e os seus diretores Vânia Lasalvia e José Alberto Gonçalves. O objetivo do encontro foi ratificar a visita da coordenadora da ECPBG, Uilca Cardoso, e do […]

O conselheiro diretor da Escola de Contas Públicas (ECPBG), Ranilson Ramos, visitou, na última semana, o diretor-presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), Antônio Habib e os seus diretores Vânia Lasalvia e José Alberto Gonçalves. O objetivo do encontro foi ratificar a visita da coordenadora da ECPBG, Uilca Cardoso, e do gerente de Planejamento e Ações Educacionais, Dácio Rossiter, para iniciar a formatação de uma parceria a ser celebrada entre a Escola de Contas e a FACAPE com vistas à realização de cursos de pós-graduação, voltados à formação de gestores públicos.

Na elaboração da proposta inicial da parceria, caberia a FACAPE o fornecimento da estrutura física e logística para a realização das capacitações. Já as aulas, deverão ser ministradas por técnicos do Tribunal de Contas e também por professores da FACAPE.

A ideia do conselheiro diretor da ECPBG é estender esta parceria para as demais autarquias municipais de ensino superior do Estado que estejam aptas a ministrar tais cursos de formação. A Escola de Contas Públicas do TCE tem por missão educar e orientar servidores públicos, contribuindo para a melhoria das gestões no âmbito do Estado de Pernambuco.

Secretaria de Agricultura lança Programa de Distribuição de Sementes e Terra Pronta

A precipitação de chuvas no Sertão do Araripe e do São Francisco sinaliza o momento propício para o início da aração da terra e plantio de sorgo, feijão e milho. Em razão disso, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, lançam os […]

02A precipitação de chuvas no Sertão do Araripe e do São Francisco sinaliza o momento propício para o início da aração da terra e plantio de sorgo, feijão e milho. Em razão disso, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, lançam os programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes, nesta sexta-feira (06).

A expectativa é que os dois programas beneficiem mais de 76 mil agricultores familiares nessas regiões. Em Araripina, o lançamento será, às 9h, no Centro Tecnológico e, em Petrolina, será no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, às 14h30.

Para o Sertão do Araripe, em 2015, está prevista a aração de 5.985 hectares de terra. O investimento soma mais de R$ 1,112 milhão. Cada hectare arado corresponde a um agricultor beneficiado. Dentro do programa de Distribuição de Sementes, a meta é que os produtores sejam beneficiados com 321.300 quilos, neste ano. Em 2014, foram distribuídos 251.600 quilos de sementes. A Região de Desenvolvimento (RD) do Sertão do Araripe engloba os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz da Venerada, Santa Filomena e Trindade.

A RD do Sertão do São Francisco compreende os municípios de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Para 2015 está prevista a aração de 10.273 hectares, com investimento de quase R$ 1,9 milhão. O programa Distribuição de Sementes tem a meta de distribuir 640.800 quilos de sementes. No ano passado, os 353.000 quilos beneficiaram 18.234 agricultores familiares.

Prefeito de Serrita entra com ação para cancelar o piso salarial dos professores no Brasil

Fala PE O prefeito de Serrita, Aleudo Benedito, entrou com ação na Justiça nesta terça-feira, 04 de abril, para cancelar a portaria do Ministério da Educação que garantiu o reajuste do Piso Salarial do Magistério em todo o Brasil. A ação de Aleudo alega que a Portaria Nº 17, de 16 de janeiro de 2023, […]

Fala PE

O prefeito de Serrita, Aleudo Benedito, entrou com ação na Justiça nesta terça-feira, 04 de abril, para cancelar a portaria do Ministério da Educação que garantiu o reajuste do Piso Salarial do Magistério em todo o Brasil.

A ação de Aleudo alega que a Portaria Nº 17, de 16 de janeiro de 2023, do Ministério da Educação, que trata sobre o reajuste do piso dos professores, é nula porque foi publicada sem lei específica autorizativa, bem como a portaria que regulamentou o reajuste do piso em 2022.

“Isto porque, requer este Ente municipal que este juízo declare nulo, ou seja, inexistente, os atos administrativos exarados pelo Ministério da Educação, cuja base legal restou vinculada à norma revogada expressamente, conforme será demonstrado adiante. Não podendo ser a referida portaria nº 17/2023 (anexo), a qual apenas homologa um parecer exarado pela Consultoria Jurídica do MEC (anexo), cujo conteúdo inicial de outro documento, elaborado pela CONJUR, recomenda de forma contraria”, diz trecho da ação declaratória de nulidade impetrada junto à comarca de Salgueiro.

A tentativa de barrar o reajuste do piso tem gerado verdadeira revolta entre os professores na cidade sertaneja de 19 mil habitantes. Recentemente a categoria saiu às ruas em protesto, com concentração em frente à prefeitura, cobrando o reajuste legal de 14,95%. “Prefeito a culpa é sua, professor na rua. Queremos nosso piso, queremos nosso piso”, gritaram os professores.

Uma fonte ligada ao município disse recentemente ao FalaPE que a situação do prefeito Aleudo Benedito se torna cada dia mais delicada na cidade, enfrentando duas CPIs, pressão dos professores pelo reajuste do piso e inúmeras deficiência nos serviços públicos. Além disso, ele se envolveu recentemente numa polêmica ao ser acusado de tentar mudar o nome da Missa do Vaqueiro.

No último dia 15 de fevereiro, a Câmara de Vereadores de Serrita aprovou o pedido de investigação contra Aleudo por uma obra inacabada na cidade que não teria sido continuada pelo gestor ao assumir o governo. “Se for comprovada a responsabilidade, poderá resultar na perda do mandato”, justificou o Legislativo.

Itapetim sedia evento em homenagem ao centenário do poeta Pedro Amorim

Na noite desta sexta-feira (26), Itapetim foi palco de uma grandiosa festa em formato virtual em homenagem o centenário do poeta, Pedro Amorim, que se estivesse vivo completaria 100 anos no próximo dia 18 de setembro. Promovida pelo Governo Municipal através da Secretaria de Cultura, a festa cultural também teve como objetivo valorizar a cultura […]

Na noite desta sexta-feira (26), Itapetim foi palco de uma grandiosa festa em formato virtual em homenagem o centenário do poeta, Pedro Amorim, que se estivesse vivo completaria 100 anos no próximo dia 18 de setembro.

Promovida pelo Governo Municipal através da Secretaria de Cultura, a festa cultural também teve como objetivo valorizar a cultura e os artistas locais que se encontram sem trabalhar por causa da pandemia.

O evento, batizado de I Itapetim Diverso Virtual, contou com a participação de vários artistas da poesia e da música itapetinense, que deram um grande show durante as apresentações no Espaço Cultural Poeta Rogaciano Leite, sede da Secretaria de Cultura.

Participaram da homenagem os poetas Zé Adalberto e Lenelson Piancó, da poetisa Evelyn Marianny, da dupla de repentistas Marcos Freitas e Lourival Batista. Aldinho Kceteiro, Zezo do Pajeú, e Alex do Acordeon e Banda, animaram ainda mais a noite dedicada a Pedro Amorim. Os filhos do poeta, a professora Bartira Amorim, e o músico Raulino Amorim, também participaram do tributo ao pai.

O show cultural foi transmitido pelo Facebook da Prefeitura de Itapetim, o canal do Bisaco do Doido no YouTube e Rádio Pedras Soltas FM. Internautas de várias cidades do Brasil, e de fora do país, acompanharam a live através das redes sociais.

Conhecido como “o poeta dos vaqueiros”, Pedro Vieira de Amorim nasceu em 18 de setembro de 1921, no Sítio Surubim, município de Desterro-PB, mas ainda criança veio morar em Itapetim onde faleceu em 27 de abril de 2011, aos 89 anos.

Pedro cantou ao lado de grandes repentistas, a exemplo de Dimas, Otacílio e Lourival Batista, Pinto do Monteiro, Jó Patriota, Zé Catota, Cancão e vários outros. Em 1988, publicou um livro intitulado “O Poeta dos Vaqueiros”.