Notícias

Petrolina: Miguel Coelho envia projeto para criação de empresa municipal de saneamento

Por André Luis

O prefeito Miguel Coelho enviou, nesta terça-feira (10), para votação na Câmara de Vereadores um projeto de lei para a criação da Companhia de Saneamento e Abastecimento de Águas do Sertão (SAAS). Na prática, o objetivo principal da proposta é a municipalização dos serviços de saneamento básico em Petrolina, que atualmente são controlados pela Compesa de forma precária.

A nova empresa municipal será vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, que irá organizar toda logística e corpo técnico para captar e fornecer água para a população. A SAAS terá autonomia para desenvolver ainda obras para expandir o esgotamento sanitário da cidade, além de criar soluções para a acabar com o despejo clandestino de esgoto no meio ambiente, como ocorre no Rio São Francisco.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, a nova empresa municipal terá metas anuais para cumprir. Serão exigidas da SAAS a melhoria na frequência do abastecimento de água e a expansão da cobertura para áreas do município que não tem água nas torneiras e nem coleta de esgoto.

Desde 2018, o prefeito Miguel Coelho busca uma solução para melhorar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. “A gente tentou nos últimos dois anos fazer uma licitação para contratar uma nova empresa para fazer os investimentos necessários. Já estamos cansados com o descaso e despreparo da Compesa com Petrolina. Queremos fazer da SAAS uma das melhores empresas de saneamento do Brasil”, resumiu o prefeito em vídeo publicado nas redes sociais.

Outras Notícias

Ato pró-Bolsonaro leva 37 mil à Paulista

Um ato em defesa de Jair Bolsonaro (PL), com ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes e ao presidente Lula (PT), reuniu 37,6 mil pessoas, hoje, na avenida Paulista. Os números são do Monitor do Debate Político do Cebrap e da Universidade de São Paulo, junto com a ONG More in Common. A contagem […]

Um ato em defesa de Jair Bolsonaro (PL), com ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes e ao presidente Lula (PT), reuniu 37,6 mil pessoas, hoje, na avenida Paulista.

Os números são do Monitor do Debate Político do Cebrap e da Universidade de São Paulo, junto com a ONG More in Common. A contagem foi feita no pico da manifestação, às 15h33, a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial.

O ato é maior que o anterior em termos de público: em 29 de junho, aliados do ex-presidente haviam conseguido reunir 12,4 mil pessoas na mesma Paulista. Contudo, ainda é menor que o penúltimo, realizado em 7 de abril, com 44,9 mil. E ainda distante do primeiro dessa dessa série, em 25 de fevereiro de 2024, que pedia anistia a Bolsonaro, que juntou 185 mil apoiadores.

Manifestantes também demonstraram apoio ao presidente norte-americano Donald Trump, que impôs uma punição aos produtos brasileiros a fim de pressionar pela suspensão do julgamento de Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada.

O tarifaço de 50% deve levar ao desemprego de milhares e fechamento de empresas. Bandeiras dos Estados Unidos e faixas de apoio a Trump e seus assessores eram vistas com os bolsonaristas.

Críticas e ataques ao Supremo Tribunal Federal e ao ministro Alexandre de Moraes, alvo de sanções financeiras do governo dos Estados Unidos através da lei Magnitsky, também estavam nas faixas e na pauta de seus aliados no trio elétrico e entre os manifestantes.

Flores comemora 130 anos de emancipação política

A cidade de Flores comemora neste domingo (11) 130 anos de emancipação política e 239 anos de Elevação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. As comemorações pelo aniversário da cidade tiveram início no final da tarde de sexta-feira (09), quando a administração municipal oficializou a entrega da rede de iluminação das Avenidas Espedito Marques de Souza […]

A cidade de Flores comemora neste domingo (11) 130 anos de emancipação política e 239 anos de Elevação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

As comemorações pelo aniversário da cidade tiveram início no final da tarde de sexta-feira (09), quando a administração municipal oficializou a entrega da rede de iluminação das Avenidas Espedito Marques de Souza e Maria Edméa Martins Santana e do Bairro Riacho da Velha.

Ontem (10), a população contou com as atrações Nação Forrozeira, Vitor Leão, Rabo de Saia, Renato Pires, vilões do Forró, Mimin do Gado, Lekinho e João Vitor,  que se apresentaram no Pátio de Eventos. Já neste domingo, as comemorações tiveram início às 5h, com alvorada pelas principais ruas da cidade com a Filarmônica Manoel Wanderley e queima de fogos às 6h.

Às 9h teve missa solene presidida pelo padre Aldo Guedes na Igreja Matriz. Após a solenidade religiosa, às 10h, houve o corte do bolo com apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Onze de Setembro, em frente ao Palácio Municipal Manoel de Sousa Santana.

O encerramento da programação festiva vai acontecer às 17h com os shows musicais de Dj Ryncon, Felipe Amorim, Nanara Bello, Fábio Diniz e Caninana. Os shows acontecerão no Pátio de Eventos. O local conta com monitoramento por câmeras de segurança, reforço policial e segurança privada.

Secretários, deputados e Prefeitos na caravana de Paulo Câmara

Por Anchieta Santos Muitas lideranças compareceram à primeira visita do governador Paulo Câmara aos municípios do Pajeú neste domingo (04) de janeiro. Deputados Federais: Gonzaga Patriota e Tadeu Alencar; Estaduais: Waldemar Borges (líder do Governo), Ângelo Ferreira e Lucas Ramos. Secretários Estaduais: Antônio Figueira (casa civil), Nilton Mota(Agricultura), Sebastião Oliveira(Transportes),Chefe da assessoria especial José Cavalcanti […]

CAMA-800x600

Por Anchieta Santos

Muitas lideranças compareceram à primeira visita do governador Paulo Câmara aos municípios do Pajeú neste domingo (04) de janeiro. Deputados Federais: Gonzaga Patriota e Tadeu Alencar; Estaduais: Waldemar Borges (líder do Governo), Ângelo Ferreira e Lucas Ramos.

Secretários Estaduais: Antônio Figueira (casa civil), Nilton Mota(Agricultura), Sebastião Oliveira(Transportes),Chefe da assessoria especial José Cavalcanti Neto, Chefe da Casa Militar Coronel Mário Cavalcanti, Secretário de Imprensa Ennio Benning, Secretário de Cultura Marcelino Granja e Roberto Tavares (Presidente da Compesa).

Entre os prefeitos José Patriota (Afogados da Ingazeira), Madalena Brito(Arcoverde), Luciano Torres (Ingazeira), Deva Pessoa (Tuparetama), Arquimedes Machado(Itapetim), José Pretinho (Quixaba), Zé Mário (Carnaíba), Luciano Bonfim (Triunfo) e até prefeitos que votaram contra Paulo Câmara como Francisco Dessoles (Iguaracy) e Sebastião Dias (Tabira).

De ex-prefeitos foram notados Totonho Valadares(Afogados), Pedro Alves e Albérico Rocha(Iguaracy), Anchieta Patriota(já atuando na Secretaria Executiva de Casa Civil), Adelmo Moura (que também deverá seguir na Casa Civil), Marcone Santana (Flores), entre outros.

Thayane Pereira representará Serra Talhada no Miss Pernambuco

Serra Talhada terá representante no Miss Pernambuco 2015: é Thayane Pereira, 18 anos, 1,77 m de altura. O evento acontece no dia 09 de julho, no teatro do Imip, na cidade de Recife. A representante de Serra Talhada é atualmente Miss Teen Pernambuco, concurso disputado no mês de agosto de 2014, na cidade de Palmares […]

Thayane 3

Serra Talhada terá representante no Miss Pernambuco 2015: é Thayane Pereira, 18 anos, 1,77 m de altura. O evento acontece no dia 09 de julho, no teatro do Imip, na cidade de Recife. A representante de Serra Talhada é atualmente Miss Teen Pernambuco, concurso disputado no mês de agosto de 2014, na cidade de Palmares e ficando no top 10.

Thayane 4Thayane foi indicada pelo o coordenador Romildo Duarte para representar Serra Talhada no Estadual. Segundo a coordenação haverá o concurso Miss Serra Talhada em agosto, para escolha dos representantes de Serra Talhada no evento em 2016.

Neste domingo(7) aconteceu na Maison,  Boa Viagem,  a apresentação oficial de todas as 30 finalistas do concurso.

Foi realizada a prova de roupas, além de registradas fotos oficiais e vídeo de apresentação individual de cada candidata. Este ano serão comemorados 60 anos do Miss Pernambuco.

Zeca Cavalcanti projeta R$ 100 milhões no São João de Arcoverde

A dois dias do início oficial do São João 2025, o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, destacou os preparativos finais para o evento e o impacto econômico esperado. Em entrevista concedida na noite desta quinta-feira (12) ao LW Cast, o gestor afirmou que a expectativa é de que o ciclo junino movimente cerca de R$ […]

A dois dias do início oficial do São João 2025, o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, destacou os preparativos finais para o evento e o impacto econômico esperado. Em entrevista concedida na noite desta quinta-feira (12) ao LW Cast, o gestor afirmou que a expectativa é de que o ciclo junino movimente cerca de R$ 100 milhões na economia local.

A abertura do São João acontece neste sábado (14) e contará com atrações nacionais, além da presença da governadora Raquel Lyra, prefeitos da região e membros da comitiva estadual. A estrutura inclui diversos polos culturais distribuídos pela cidade.

Segundo o prefeito, a rede hoteleira de Arcoverde está com ocupação total e os setores de comércio e serviços já percebem o aumento na circulação de pessoas. “A cidade está mais movimentada. O comércio já sente os efeitos dessa movimentação”, declarou.

Zeca Cavalcanti também afirmou que os comerciantes cadastrados para atuar durante os festejos não terão cobrança pelo uso dos espaços públicos. “A Prefeitura não vive do dinheiro das pessoas que mais precisam. O São João não é gasto, é investimento. É a forma que temos de investir diretamente nas pessoas”, disse.

O gestor ressaltou que a expectativa é de público recorde já no primeiro fim de semana da festa. Ele citou ainda a integração entre os setores de infraestrutura, segurança, trânsito e acessibilidade como parte do planejamento do evento.