Notícias

Pesquisadores do IPA participam de missão coordenada pela Embrapa nos EUA

Por André Luis

O roteiro prevê visitas técnicas em universidades e campos de plantio nos estados de Alabama, Flórida e Georgia

Acompanhado de uma equipe de técnicos, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Joaquim Neto, iniciou nesta segunda (9), nos Estados Unidos (EUA), uma série de visitas técnicas para troca de experiências com profissionais americanos nas áreas de tecnologia e inovação no campo, especialmente no setor de hortaliças. O objetivo é ampliar a produção de hortaliças em solo brasileiro, especialmente na Região Nordeste.

A missão, com representantes da pesquisa e Ater de várias partes do Brasil, foi organizada pela Embrapa e busca o intercâmbio de conhecimentos de tecnologias aplicáveis aos trabalhos desenvolvidos no país.  Contribuindo, assim, para a competitividade dos produtores brasileiros no mercado interno reduzindo, dessa forma, a importação de algumas hortaliças, a exemplo do alho.

O evento reúne produtores, extensionistas rurais, pesquisadores, professores, empresários e demais técnicos, que atuam na cadeia produtiva das hortaliças.  As equipes estão sediadas na cidade de Atlanta e a primeira reunião e visita técnica foi à plantação de cebola da Universidade da Geórgia, no campus do condado de Vidalia.

Entre os temas a serem debatidos no decorrer dessa proposta estão:  a assistência técnica e extensão rural, estações de pesquisas em horticultura, visitas às áreas de produção de hortaliças, pós-coleta de hortaliças e comercialização dos produtos. 

Do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), foram convidados pela Embrapa os pesquisadores e doutores Henrique Castelletti, Jonas Candeia, Ednardo Ferraz, Júlio Mesquita e o presidente do IPA, Joaquim Neto.  O roteiro prevê visitas técnicas em universidades e plantações nos estados de Alabama, Flórida e Georgia. A missão segue até o dia 13 de outubro.

Outras Notícias

Afogados: Prefeitura entrega rua pavimentada. Via era campeã de queixas

Se havia uma Rua em Afogados da Ingazeira que merecia o título de campeã em reclamações da população essa era a Rua Cândido Pedro da Silva, no bairro São Francisco. Toda semana choviam queixas na Rádio Pajeú, em quadros como O Secretário do Povo  sobre lama, esgoto a céu aberto, fedentina, etc. Agora, a Prefeitura […]

Rua Cândido Pedro da Silva - São Francisco (2)
Foto : Evandro Lira, by drone

Se havia uma Rua em Afogados da Ingazeira que merecia o título de campeã em reclamações da população essa era a Rua Cândido Pedro da Silva, no bairro São Francisco. Toda semana choviam queixas na Rádio Pajeú, em quadros como O Secretário do Povo  sobre lama, esgoto a céu aberto, fedentina, etc.

Agora, a Prefeitura concluiu a pavimentação dos mais de 1.200 metros quadrados da rua. Já são mais de 40 mil metros² de ruas e travessas pavimentadas pela Prefeitura em toda a cidade.

A inauguração acontece nesta sexta (12), na própria rua, no bairro São Francisco, a partir das 19 horas. Participam da inauguração, além do Prefeito José Patriota e moradores, representantes da Câmara Municipal e demais integrantes do governo. O Padre Orlando, da paróquia do bairro, foi convidado para abençoar a obra.

Veja abaixo como era a situação, denunciada por Evandro Lira: 

Rogério Leão participa de inauguração e ordens de serviço no Pajeú

Em Serra Talhada, acompanhando o governador Paulo Câmara e o deputado federal Sebastião Oliveira, Rogério Leão visitou as obras de recuperação da PE-365, que liga Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo. Ainda em Serra Talhada, o parlamentar participou da inauguração do Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho. Já em […]

Em Serra Talhada, acompanhando o governador Paulo Câmara e o deputado federal Sebastião Oliveira, Rogério Leão visitou as obras de recuperação da PE-365, que liga Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo. Ainda em Serra Talhada, o parlamentar participou da inauguração do Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho.

Já em Calumbi, junto com o governador Paulo Câmara e com o prefeito Joelson, o deputado assinou a autorização para abertura de licitação do projeto para construção PE-357, estrada que liga Calumbi / Tamboril / BR-232, próximo à Varzinha.

Além disso, vários outros anúncios em infraestrutura para Calumbi foram proferidos pelo governador Paulo Câmara, entre eles, a assinatura do Convênio para pavimentação de diversas ruas na cidade sertaneja.

No município de Quixaba, Rogério lembrou dos recursos destinados, através de Emenda Parlamentar de sua autoria, para aquisição de ambulâncias que deram mais suporte aos serviços públicos de saúde oferecidos à população.

Também em Quixaba, assinou, juntamente com o governador Paulo Câmara, o Termo de Anúncio de Convênio para pavimentação de diversas ruas e o Termo de Anúncio de Licitação para construção de uma passagem molhada. Assinaram, ainda, a abertura de Licitação do projeto para construção de uma Estação Elevatória de Água no município.

Mostras competitivas do 14º Festival de Cinema de Triunfo celebram diversidade e cultura popular

Por André Luis A última noite das mostras competitivas do 14º Festival de Cinema de Triunfo foi marcada por uma celebração da diversidade cultural e narrativa cinematográfica. O evento destacou figuras emblemáticas como Lia de Itamaracá e o Daruê Malungo, enquanto explorava temas que vão desde a maternidade até o cinema de gênero e o […]

Por André Luis

A última noite das mostras competitivas do 14º Festival de Cinema de Triunfo foi marcada por uma celebração da diversidade cultural e narrativa cinematográfica. O evento destacou figuras emblemáticas como Lia de Itamaracá e o Daruê Malungo, enquanto explorava temas que vão desde a maternidade até o cinema de gênero e o documentário.

Os filmes exibidos na última noite incluíram curtas e médias-metragens como “Dorme Pretinho”, “Mãe”, “Mergulho”, “Céu de Lua, Chão de Estrelas”, “Dente”, “A Gente Tava Era Com Saudade” e “A Jornada”. O destaque da noite foi o longa-metragem “Fim de Semana no Paraíso Selvagem”.

Mas as atividades ainda não chegaram ao fim. O encerramento do festival acontecerá neste sábado (2), com uma última rodada de debates pela manhã, uma visita guiada pelo Theatro Cinema Guarany, a Mostra Judith Quinto e a tão aguardada cerimônia de premiação.

O Festival de Cinema de Triunfo é uma realização do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, com o apoio da Prefeitura de Triunfo, Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Lazer de Triunfo, Sesc, Fecomércio, Senac e Associação Comercial.

Para conferir a programação completa, basta acessar o portal Cultura.PE e as redes sociais do festival. Esta edição tem se destacado pela diversidade de produções e pela celebração da riqueza cultural brasileira através do cinema, consolidando-se como um dos eventos cinematográficos mais importantes da região.

Afogados // Anunciada esta manhã a programação do 15º Encontro de Motociclistas

Encontro acontece entre os dias 21 a 23 de janeiro de 2016 e contará com forte apoio da Prefeitura municipal. Por André Luis / Portal Pajeú Rádioweb Agora a pouco na sede do Dragões de Aço Moto Clube, foi realizada a coletiva de imprensa com cobertura ao vivo da Rádio Pajeú, para informar a programação […]

Encontro acontece entre os dias 21 a 23 de janeiro de 2016 e contará com forte apoio da Prefeitura municipal.

Por André Luis / Portal Pajeú Rádioweb

Agora a pouco na sede do Dragões de Aço Moto Clube, foi realizada a coletiva de imprensa com cobertura ao vivo da Rádio Pajeú, para informar a programação do 15º Encontro de Motociclistas de Afogados da Ingazeira que acontecerá entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2016.

Foto: André Luis / Portal Pajeú Rádioweb
Foto: André Luis / Portal Pajeú Rádioweb

Com grande presença da imprensa local, integrantes de moto clubes e do prefeito José Patriota, acompanhado do vereador Igor Sá Mariano e do secretário de Cultura e esportes do município, Alessandro Palmeira.

A programação foi informada pelo presidente do moto clube Celso Brandão que após o anúncio passou a palavra ao prefeito José Patriota.

Foto: André Luis / Portal Pajeú Rádioweb
Foto: André Luis / Portal Pajeú Rádioweb

Patriota justificou o apoio ao evento, dizendo que a economia regional e brasileira não dependem somente só de uma fábrica, ou de uma indústria, ou de produção agropecuária. “Um evento desse porte ele gera empregos e oportunidades, todos os hotéis vão estar lotados, muitas reservas já começaram a ser feitas, muita gente vai se hospedar em Triunfo e em Tabira porque a nossa rede hoteleira, não cabe e no hotel gera emprego, alimentação e toda uma cadeia produtiva de oportunidades e negócios”, destacou.

Patriota também destacou o poder aquisitivo dos participantes que trazem dinheiro para injetar na economia local e também que é um evento familiar, sem violência com pessoas bem comportadas.

Ouça na íntegra a coletiva pelo Portal Pajeú Rádioweb clicando aqui.

Veja abaixo a programação do evento:

programação-motociclistas-2016

Falta de servidores da Adagro prejudica Feira do Gado em Tabira

Uma reunião na sede da Adagro reúne nesta quinta o presidente do órgão, Paulo Roberto de Andrade e uma comitiva integrada por representantes dos aprovados no concurso realizado pela entidade em 2019. Participam ainda a deputada estadual Tereza Leitão (PT) e o presidente do Sindicato dos Servidores da Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – […]

Uma reunião na sede da Adagro reúne nesta quinta o presidente do órgão, Paulo Roberto de Andrade e uma comitiva integrada por representantes dos aprovados no concurso realizado pela entidade em 2019.

Participam ainda a deputada estadual Tereza Leitão (PT) e o presidente do Sindicato dos Servidores da Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Sindagro, Lucíolo Galindo.

No encontro, Andrade deverá se posicionar sobre o andamento do processo de nomeação dos concursados que vem sendo adiada indefinidamente apesar do órgão se encontrar com dificuldades para executar suas ações de fiscalização devido à falta de servidores, segundo informa o presidente do Sindagro.

Os representantes dos concursados destacam que as dificuldades operacionais ocasionadas pela falta de pessoal também podem ser confirmadas por um estudo técnico elaborado pela própria Adagro e encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco por meio de ofício assinado pelo presidente da autarquia Paulo Roberto de Andrade.

O déficit no número de servidores e as precárias condições da estrutura de funcionamento da Adagro em todo o Estado levou o Sindagro a encaminhar, no último dia 28 de junho, um ofício diretamente ao governador Paulo Câmara no qual detalha a situação crítica na qual se encontra a autarquia.

A falta de técnicos e fiscais está prejudicado não só as ações de controle de doenças transmitidas por alimentos de origem animal e de contaminações de agrotóxicos em hortifrutis, mas também tem ocasionado a paralisação de feiras pecuárias no Estado como a tradicional feira de gado de Tabira.

No último dia 5 de julho, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) encaminhou um ofício ao secretário de Agricultura Claudiano Filho, a quem a Adagro está subordinada, para “solicitar se digne autorizar a lotação de servidores para emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal) na feira de gado de Tabira, que se encontra sem esse indispensável equipamento e, consequentemente paralisada.”

O deputado estadual Fabrízio Ferraz (PP) encaminhou ofício ao presidente da Adagro, Paulo Roberto de Andrade, no qual reivindica “a volta dos técnicos na feira de gado do município de Tabira, há dificuldade na emissão e pagamento da GTA , trazendo muito prejuízo aos participantes desse grande evento que gera dividendos ao município e região.”

Em um documento assinado digitalmente pela chefe de gabinete da Adagro, Kátia Cavalcanti, pode se ler que, em resposta a solicitação dos deputados, foi dada a seguinte justificativa:

“Elabore um ofício resposta para o secretário com citação do decreto, lei e portaria que regulamenta os eventos acrescentando que além da legislação não temos disponibilidade de servidores e inclusive estamos aguardando a nomeação dos concursados”.