Notícias

Pernambuco de Todas as Paixões: Governo divulga espetáculos que receberão recursos após Edital

Por Nill Júnior
Fruto da luta do ator custodiense Humberto Guerra, O Cristo da Paixão será encenado mais uma  vez
Fruto da luta do ator custodiense Humberto Guerra, O Cristo da Paixão será encenado mais uma vez

Sertão emplacou apoio para espetáculos em Custódia, Floresta Petrolina e Orobó. Grupos de Sertânia e Santa Maria tiveram pendências 

O Governo do Estado, através da Secult-PE e Fundarpe, torna público o resultado da primeira fase (análise preliminar) do 7º Edital Pernambuco de Todas as Paixões, que, neste ano, destinará até R$ 460 mil para a realização de espetáculos cênicos que retratam aspectos da vida de Jesus Cristo com encenações durante a Semana Santa.

Um total de 28 propostas, oriundas de várias regiões do Estado, foram protocoladas. Destas, 16 foram habilitadas e seguem no processo de seleção.

Dentre as habilitadas, algumas sertanejas.  A Associação e Movimento Comunitário Aliança, coordenado pelo ator Humberto Guerra conseguiu emplacar mais um ano de apoio ao espetáculo “O Cristo da Paixão – ano VI, em Custódia.

Em Floresta, a Caroá e CIA encenará a VI Paixão de Cristo “Prova de Amor”. Em Petrolina o GUTERIMA – Grupo de Teatro Imaginativo encenará A Crucificação. E em Orobó, a Associação Recreativa Cultural Adrenalina encenará “Paixão de Cristo – Um espetáculo de Fé”.

Não conseguiram habilitação segundo a Fundarpe a Associação Cultural de Sertânia, com o “Acordes Paixão do Sertão 2015”, por Inscrição em categoria não existente no edital e o Centro de Atividades Rio Pontal, com “Paixão de Cristo do São Francisco”, de Santa Maria da Boa Vista, por descumprir a exigência do subitem 3.2 no Edital.

Há ainda os que tem tradição em apresentar a Paixão de Cristo mas sequer enviaram projetos. Há anos, o espetáculo Paixão de Cristo Paixão de Todos é encenado em Afogados da Ingazeira, mas a coordenação não criou sequer CNPJ para captar recursos do Estado para sua interpretação. Ficam dependendo de incentivo privado e prefeitura.

Outras Notícias

Serra Talhada recebe Prêmio Vasconcelos Sobrinho por destaque em gestão de resíduos sólidos  

No mês em que é celebrado o Junho Verde, a Agência Municipal do Meio Ambiente de Serra Talhada (AMMA) foi honrada com o Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2024 na categoria Destaque Municipal. Concedido pela CPRH, o prêmio reconhece e incentiva práticas socioambientais voltadas ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente em Pernambuco. Para a […]

No mês em que é celebrado o Junho Verde, a Agência Municipal do Meio Ambiente de Serra Talhada (AMMA) foi honrada com o Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2024 na categoria Destaque Municipal. Concedido pela CPRH, o prêmio reconhece e incentiva práticas socioambientais voltadas ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente em Pernambuco.

Para a prefeita de Serra Talhada, Marcia Conrado, o reconhecimento da AMMA é motivo de orgulho para toda a cidade. “Estamos muito satisfeitos com o Prêmio Vasconcelos Sobrinho, que destaca o compromisso da nossa cidade com o meio ambiente e a sustentabilidade. Parabenizamos a AMMA pelo seu trabalho excepcional em promover práticas ambientais responsáveis”.

A AMMA foi reconhecida por suas iniciativas exemplares na gestão de resíduos sólidos, que têm contribuído significativamente para a sustentabilidade e preservação ambiental em Serra Talhada. As ações incluem o aprimoramento da coleta seletiva, a redução do envio de resíduos para aterros sanitários e o aumento da conscientização sobre a importância da gestão correta de resíduos sólidos na comunidade.

O secretário de Meio Ambiente, Ercílio Ferrari, reiterou o compromisso da AMMA em continuar trabalhando incansavelmente pela preservação ambiental: “Este prêmio é o reconhecimento do esforço e dedicação de toda a equipe da AMMA. Vamos continuar implementando políticas e ações que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida em Serra Talhada”, concluiu.

Frente Popular mais perto de definir chapa majoritária

A chapa majoritária da Frente Popular para essas eleições ainda está indefinida, mas muito perto de ser anunciada pelo governador Paulo Câmara. Havia uma expectativa de que a chapa fosse anunciada neste sábado (07), mas até agora não há indicativos para a apresentação dos nomes, deixando as especulações ainda mais movimentadas no cenário político do […]

A chapa majoritária da Frente Popular para essas eleições ainda está indefinida, mas muito perto de ser anunciada pelo governador Paulo Câmara. Havia uma expectativa de que a chapa fosse anunciada neste sábado (07), mas até agora não há indicativos para a apresentação dos nomes, deixando as especulações ainda mais movimentadas no cenário político do estado. A reportagem é de Tádzio Estevam/Diario de Pernambuco.

Sobre a vaga ao Senado, a deputada Teresa Leitão (PT) deverá ser o nome anunciado pela Frente. Esta semana, o Grupo de Trabalho Eleitoral do partido oficializou o pedido ao governador para que a deputada seja a candidata do partido à vaga.

“Seguimos o caminho do fortalecimento do PT e da Frente Popular em Pernambuco. O propósito é criar as melhores alternativas políticas para nosso estado, e trabalhar para eleger Lula e candidatas e candidatos”, disse. A deputada viajou para São Paulo onde irá prestigiar o lançamento da pré-candidatura da chapa de Lula e Alckmin neste sábado. “Vou representar Pernambuco junto a companheiras e companheiros aqui do estado. Nosso desafio é dar ao presidente Lula uma expressiva votação como ele já tem, mas que nós iremos ampliar”, completou.

A decisão que deverá ser oficializada em breve, deve afastar da sigla o deputado federal André de Paula (PSD) que anunciou em coletiva que mesmo sem o apoio do PSB, irá concorrer à Casa Alta. De Paula se considera “maduro e com bom trânsito na Câmara dos Deputados”.

O posicionamento do parlamentar arrebatou apoio dos partidos Progressista (PP), de Eduardo da Fonte, Avante, de Sebastiao Oliveira. O argumento de André de Paula é que o Senado é “a casa da experiência”, onde normalmente chegam políticos tanto mais velhos – visto que a idade mínima é de 35 anos – quanto com mais bagagem de carreira: ex-ministros, ex-governadores, “políticos tarimbados”, como ele mesmo se definiu, em razão da função da casa e do que é discutido nela, com pessoas que representam não somente os desejos da população, mas os interesses de seus estados como um todo.

André de Paula vem realizando encontros com pré-candidatos da oposição a exemplo da deputada federal Marília Arraes à qual considera uma amiga pessoal e “com chances de se eleger a primeira governadora de Pernambuco”.

Quem também conversou com a pré-candidata do Solidariedade foi o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte. O dirigente, inclusive, chegou a externar a possibilidade de seu partido deixar o arco de alianças do PSB, caso não tenha protagonismo ou não seja ouvido na montagem da chapa.

O pessedista também sentou com o pré-candidato ao governo pelo União Brasil, Miguel Coelho. De acordo com Coelho, esta “é uma hora em que André está ouvindo os principais nomes dessa pré-campanha. O deputado não vai definir agora o futuro em meio a toda essa situação. Então, o importante agora é manter a conversa ativa para uma futura aliança”, revelou uma fonte do partido.

Itapetim realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Nesta terça-feira (26), a Secretaria de Saúde de Itapetim realizou a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, abordando como tema “A política de saúde mental como direito: Pernambuco pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O evento aconteceu no auditório da prefeitura, tendo como […]

Nesta terça-feira (26), a Secretaria de Saúde de Itapetim realizou a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, abordando como tema “A política de saúde mental como direito: Pernambuco pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O evento aconteceu no auditório da prefeitura, tendo como palestrantes o Dr. Márcio Fernando Magalhães – promotor de justiça da Comarca local, e o enfermeiro Thiago Henrique Lopes – coordenador do CAPS de Itapetim.

A conferência teve como objetivo elaborar propostas que serão encaminhadas às conferências estaduais de saúde mental, visando a implementação de melhorias para o fortalecimento das políticas públicas de saúde mental no município.

Sandrinho Palmeira retoma campanha com caminhada em Afogados da Ingazeira

Atos públicos haviam sido suspensos após falecimento do deputado estadual e ex-prefeito do município, José Patriota Na noite desta terça-feira (26), a campanha do prefeito e candidato à reeleição Sandrinho Palmeira (PSB) foi retomada em Afogados da Ingazeira com uma caminhada simbólica em memória de José Patriota, ex-prefeito e deputado estadual, falecido na semana anterior. […]

Atos públicos haviam sido suspensos após falecimento do deputado estadual e ex-prefeito do município, José Patriota

Na noite desta terça-feira (26), a campanha do prefeito e candidato à reeleição Sandrinho Palmeira (PSB) foi retomada em Afogados da Ingazeira com uma caminhada simbólica em memória de José Patriota, ex-prefeito e deputado estadual, falecido na semana anterior. Vestidos de branco, apoiadores se reuniram em silêncio, transformando o evento em uma grande homenagem ao legado deixado por Patriota.

A concentração ocorreu no pátio da rodoviária, de onde os apoiadores, liderados por Madalena Patriota, Sandrinho e Daniel Valadares, percorreram as ruas Padre Luiz de Góes, Artur Padilha e Avenida Rio Branco, até o comitê de campanha da Frente Popular. Durante o percurso, o público entoou músicas que Patriota apreciava, como “Caminhando e Cantando”, “Tocando em Frente” e “Canção da América”.

Ao chegar ao comitê, as primeiras falas foram feitas por lideranças representativas das lutas de Patriota ao longo de sua carreira, como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Manuel Belarmino, e Vilsomary, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural e Urbano (Comdrur). “Ambos destacaram a importância de continuar o trabalho iniciado por Patriota e declararam apoio à candidatura de Sandrinho, considerando-o o herdeiro do legado de transformações em Afogados da Ingazeira”, destacou a assessoria em nota.

Madalena Patriota fez um discurso em que exaltou a luta de seu marido e reforçou a necessidade de continuar o trabalho por ele iniciado: “Patriota, se estivesse aqui, nos diria para seguir adiante com fé, alegria e determinação. Vamos construir uma grande vitória e dedicar a ele, que tanto fez pelo nosso povo,” afirmou.

Sandrinho também discursou, destacando o compromisso e a honradez de Patriota em sua trajetória: “Patriota sempre quis ver a alegria e a força em todos nós. Seu legado está vivo, e continuaremos honrando sua memória em cada passo que damos na administração de Afogados e na política. Ele nunca morrerá, porque estará sempre em nossos corações.”

Após os discursos, o público assistiu a um vídeo com a última aparição pública de Patriota, durante a convenção da Frente Popular, realizada em 6 de agosto.

Assim como Raquel, Ciro não declara voto pra presidente

O candidato ao Governo do Ceará Ciro Gomes (PSDB) rebateu, nesta sexta-feira (21), as declarações do governador Elmano de Freitas (PT) sobre a presença de aliados bolsonaristas em sua campanha. Durante carreata no bairro José Walter, em Fortaleza, Ciro afirmou que não esconde os apoios recebidos e defendeu que a disputa estadual seja separada da […]

O candidato ao Governo do Ceará Ciro Gomes (PSDB) rebateu, nesta sexta-feira (21), as declarações do governador Elmano de Freitas (PT) sobre a presença de aliados bolsonaristas em sua campanha. Durante carreata no bairro José Walter, em Fortaleza, Ciro afirmou que não esconde os apoios recebidos e defendeu que a disputa estadual seja separada da eleição presidencial.

A manifestação ocorreu um dia depois de Elmano, candidato à reeleição, afirmar durante sabatina do PontoPoder que Ciro estaria à frente de uma “campanha dos bolsonaristas” e tentaria esconder essa composição política. O petista citou, entre outros aliados do adversário, candidatos ao Senado vinculados à oposição estadual.

Ciro respondeu que a aliança formada em torno de sua candidatura reúne grupos com posições diferentes na disputa nacional. Ele citou como exemplos Mauro Benevides Filho, coordenador de seu programa de governo e eleitor declarado de Lula; o deputado federal Alcides Fernandes (PL), aliado do bolsonarismo e candidato ao Senado; e apoiadores de Ronaldo Caiado (PSD).

“Eu não quero mais participar do debate nacional. Saí dele machucado, humilhado, e entendi que podia voltar a prestar um grande serviço à minha comunidade, no meu estado”, afirmou Ciro.

O tucano, que concorreu à Presidência da República quatro vezes, sustentou que pretende deixar seus eleitores livres para escolher o candidato presidencial que preferirem. Na eleição de 2022, Ciro disputou o Planalto contra Lula e Jair Bolsonaro e fez oposição às duas candidaturas.

A composição da oposição cearense reúne partidos e lideranças que não necessariamente seguem a mesma candidatura presidencial. Para Ciro, a decisão foi deixar essas diferenças em segundo plano para formar uma aliança voltada à disputa pelo Governo do Estado.

Elmano, por outro lado, tem usado a vinculação nacional como elemento da campanha. O governador apoia a candidatura de Lula à reeleição e argumenta que a composição adversária aproxima Ciro de setores ligados ao bolsonarismo.

Durante a agenda desta sexta, Ciro afirmou ainda que vê a polarização nacional de forma negativa e voltou a defender que o eleitor tenha liberdade para combinar votos entre candidatos de diferentes campos políticos.

Da redação do Blog do Nill Júnior
Fonte: Diário do Nordeste/PontoPoder | Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr