Notícias

Pernambuco confirma 699 novos casos e 19 óbitos por Covid-19

Por André Luis

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (16), 699 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 42 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os outros 657 são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar. 

Agora, Pernambuco totaliza 138.568 casos confirmados, sendo 25.919 graves e 112.649 leves.

Também foram confirmados 19 óbitos, ocorridos desde o dia 29 de abril. Do total de mortes do informe de hoje, 7 ocorreram nos últimos três dias, sendo uma no dia de ontem (terça, 15/09), quatro em 14/09 e duas em 13/09. 

Os outros 12 registros ocorreram entre os dias 29/04 e 12/09. Com isso, o Estado totaliza 7.933 óbitos pela Covid-19.

Outras Notícias

Itapetim registra homicídio

Anderson Silva, idade não informada foi morto com três tiros na noite deste sábado (03), no bairro Santo Antônio, em Itapetim. Segundo o blogueiro Marcelo Patriota,  dois homens numa moto chegaram e efetuaram os disparos. Anderson caiu na calçada de casa já sem vida. Segundo o blogueiro, há menos de dois meses ele havia sido […]

Anderson Silva, idade não informada foi morto com três tiros na noite deste sábado (03), no bairro Santo Antônio, em Itapetim.

Segundo o blogueiro Marcelo Patriota,  dois homens numa moto chegaram e efetuaram os disparos.

Anderson caiu na calçada de casa já sem vida.

Segundo o blogueiro, há menos de dois meses ele havia sido vítima de uma tentativa de homicídio na zona rural. Alvejado por dois tiros, foi socorrido , levado para o Hospital Mestre Vitalino em Caruaru, passou por cirurgia e tinha voltado para casa.

Dessa vez, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas, até o momento desta publicação.

A Policia Militar isolou o local. O instituto de Criminalística foi chamado. O corpo da vítima foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru e deverá ser sepultado neste domingo.

TRF-4 nega último recurso de Lula no caso do triplex em Guarujá

O último recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) foi negado nesta quarta-feira (18) em Porto Alegre. Os desembargadores da 8ª Turma mantiveram a condenação de 12 anos e um mês de prisão, da decisão de 24 de janeiro, no caso do triplex em Guarujá (SP). […]

Julgamento do recurso do ex-presidente Lula no TRF-4. Foto: Sylvio Sirangelo/AFP/ TRF-4

O último recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) foi negado nesta quarta-feira (18) em Porto Alegre. Os desembargadores da 8ª Turma mantiveram a condenação de 12 anos e um mês de prisão, da decisão de 24 de janeiro, no caso do triplex em Guarujá (SP). Lula está preso desde 7 de abril em Curitiba.

“Depois de analisar todas as ponderações da defesa, é manifesta a inadmissibilidade dos embargos. Não se pode que a defesa busque rediscussão de aspectos já julgados”, declarou o juiz Nivaldo Brunoni em seu voto. Os desembargadores Victor Laus e Leandro Paulsen o acompanharam na decisão.

O advogado Cristiano Zanin pediu, no começo do julgamento, que o recurso fosse julgado pelo desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da Turma, que está de férias. Quem o substitui é Brunoni. Esse pedido da defesa também foi negado.

A defesa do ex-presidente ainda pode recorrer contra a condenação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Os recursos serão interpostos no prazo legal”, afirmou Zanin.

“Nós temos medidas pendentes de julgamento, estamos aguardando o resultado e temos outras medidas que serão apresentadas tanto para impugnar a condenação e também para impugnar a privação da liberdade que foi imposta ao ex-presidente Lula precipitadamente nesse processo”, completa.

O ex-presidente se entregou à Polícia Federal um dia após o prazo estabelecido, a partir do mandado de prisão. O TRF-4 encaminhou ao juiz federal Sérgio Moro, na primeira instância, em Curitiba, o ofício com a autorização para a execução da pena no fim da tarde 5 de abril.

Após o envio do ofício, Moro determinou a prisão de Lula até as 17h de sexta-feira (6) para se apresentar voluntariamente à PF em Curitiba, conforme decisão do juiz. Após protestos de apoiadores, o ex-presidente se entregou na noite de sábado (7). A defesa ainda não havia entrado com o último recurso na segunda instância.

Secretaria de Obras anuncia próxima rua a ser asfaltada em Tabira

Nessa terça-feira, dia 18 de junho, às 19h, em frente ao Centro Cultural Poeta Zé de Mariano, o Governo Municipal irá inaugurar a pavimentação em asfalto das primeiras ruas que foram beneficiadas pela usina do município. Nessa mesma oportunidade, o Prefeito Sebastião Dias irá assinar a Ordem de Serviço autorizando a Secretaria de Obras dar […]

Nessa terça-feira, dia 18 de junho, às 19h, em frente ao Centro Cultural Poeta Zé de Mariano, o Governo Municipal irá inaugurar a pavimentação em asfalto das primeiras ruas que foram beneficiadas pela usina do município.

Nessa mesma oportunidade, o Prefeito Sebastião Dias irá assinar a Ordem de Serviço autorizando a Secretaria de Obras dar início ao asfaltamento de uma nova rua. Na manhã desse sábado (15), falando ao Programa Institucional da Prefeitura de Tabira, o secretário de Obras, Cláudio Alves, anunciou a rua que será beneficiada.

“Com muita alegria antecipo aqui para os ouvintes que a próxima rua a ser asfaltada será a Alfa Albuquerque, conhecida como Rua do Cemitério”, disse o secretário. Cláudio explicou que o serviço começará na próxima semana e o ponto de partida será na junção da PE-320, ao lado da Clínica Samed, e seguirá descendo sentido Mercado Público. “O nosso desejo é que a emulsão seja suficiente pra gente chegar até o asfalto da Rua Rosa Xavier”, adiantou Cláudio.

Afogados: Empresa deixa etapa de requalificação da Rio Branco

Solução será outra licitação. Etapas das Praças no anel viário tem sequência sem interrupções O engenheiro da prefeitura de Afogados da Ingazeira, Libny Angelim, confirmou hoje em entrevista ao Debate das Dez, da Rádio Pajeú, que está paralisada parte da obra de requalificação da Avenida Rio Branco, na reforma dos canteiros centrais. “A empresa recebeu […]

Solução será outra licitação. Etapas das Praças no anel viário tem sequência sem interrupções

O engenheiro da prefeitura de Afogados da Ingazeira, Libny Angelim, confirmou hoje em entrevista ao Debate das Dez, da Rádio Pajeú, que está paralisada parte da obra de requalificação da Avenida Rio Branco, na reforma dos canteiros centrais.

“A empresa recebeu o boletim de medição, mas parou alegando problemas no orçamento”, explicou. Segundo Libny, o Departamento Jurídico foi acionado. “A empresa alegou problema de incompatibilidade entre orçamento, projeto e obra. Achamos ser problemas por parte da empresa”.

A Lei 8.666 diz que a obra só pode ser paralisada após 90 dias sem repasses, o que segundo ele, não ocorreu. A empresa responsável é a executar, do Recife. A perspectiva é de que uma nova licitação seja feita. As praças no sistema viário, responsabilidade da empresa DNJ, seguem seu curso.

A assinatura da ordem de serviço aconteceu em setembro deste ano. A obra está dividida em duas etapas: a revitalização do canteiro central, a construção de uma praça (nas proximidades do monumento do Rotary Club) e a completa requalificação das Praças Padre Carlos Cottart e Nélson Oliveira (Correios). A obra está orçada em R$ 1,2 milhão, com maior parte dos recursos da CEF.

Calumbi realiza primeiro Mutirão da Agricultura Familiar

O município de Calumbi promoveu, na manhã desta terça-feira (15), o primeiro Mutirão da Agricultura Familiar. A iniciativa teve como foco o fortalecimento da agricultura local e a oferta de serviços voltados aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A ação contou com a parceria do Banco do Nordeste, do CAP — Centro de Atendimento ao Produtor, […]

O município de Calumbi promoveu, na manhã desta terça-feira (15), o primeiro Mutirão da Agricultura Familiar. A iniciativa teve como foco o fortalecimento da agricultura local e a oferta de serviços voltados aos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

A ação contou com a parceria do Banco do Nordeste, do CAP — Centro de Atendimento ao Produtor, e do escritório Eveline Advocacia. Ao longo do mutirão, cerca de 100 agricultores foram atendidos em serviços como Programa Desenrola Brasil, linhas de crédito Agro e Cred Amigo, emissão de CCIR e ITR, Escritura Rural Particular, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e orientações previdenciárias.

De acordo com a Prefeitura, o mutirão buscou facilitar o acesso dos agricultores e agricultoras a serviços essenciais para a regularização documental, acesso a crédito e informações sobre direitos e benefícios.