Pernambucano Álvaro Perazzo apresenta pesquisa sobre transplante cardíaco em congresso na Austrália

O cirurgião cardiovascular pernambucano Álvaro Perazzo participou como palestrante convidado do 31º Congresso da The Transplantation Society (TTS 2026), realizado em Sydney, na Austrália. O encontro reuniu especialistas para discutir avanços e desafios relacionados ao transplante de órgãos.
Perazzo participou de uma sessão conjunta da TTS com a International Society for Heart and Lung Transplantation (ISHLT), voltada ao transplante cardiotorácico. O congresso também marcou os 60 anos da The Transplantation Society.
Durante a programação, o médico apresentou a palestra “ECPR-driven growth in the donor pool”, com discussão sobre o uso da ressuscitação cardiopulmonar extracorpórea e de estratégias de preservação e aproveitamento de órgãos para ampliar o número de doadores disponíveis para transplante.
Especializado em transplante cardíaco, insuficiência cardíaca avançada e assistência circulatória mecânica, Álvaro Perazzo realizou formação complementar no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP).
Atualmente, é doutorando da Maastricht University, na Holanda, onde desenvolve pesquisa relacionada ao suporte circulatório mecânico. No Recife, integra o Instituto do Coração de Pernambuco, no Real Hospital Português, com atuação em cirurgia cardiovascular, transplante cardíaco e tratamento de casos de insuficiência cardíaca avançada.
Ao comentar a participação no congresso, Perazzo afirmou que o intercâmbio científico pode contribuir para a incorporação de conhecimento e tecnologias no atendimento aos pacientes em Pernambuco.

“Pernambuco tem uma história importante na cirurgia cardíaca e no transplante, profissionais altamente qualificados e potencial para avançar ainda mais. Estar nesses espaços internacionais é fundamental, mas o principal é transformar conhecimento, conexões e novas tecnologias em benefício para os nossos pacientes aqui”, declarou.
Foto: Divulgação
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr






















Você precisa fazer login para comentar.