Notícias

Pernambucana de coração sertanejo ganha destaque internacional em estudo sobre lesões no futebol

Por Nill Júnior

O casal sertanejo Izilda Sampaio e Clóvis Lira está radiante. E nós, orgulhosos. A filha do casal e médica radiologista Sampaio Guld participou de um relevante trabalho científico, com o título “Futebol: uma revisão dos achados de imagem e biomecânica”.

O trabalho teve a participação dos médicos Marcelo Bordalo, Chefe de Radiologia do Aspetar Orthopedic and Sports Medicine Hospital, em Doha, no Catar, e Rodrigo Lasmar, Médico da Seleção Brasileira de Futebol, Diretor Médico do Clube Atlético Mineiro e Professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

O estudo destaca que o futebol é um esporte fisicamente intenso, com alta prevalência de lesões musculoesqueléticas. “A imagem diagnóstica é essencial para avaliar e gerenciar essas lesões de forma eficaz. Jogadores de futebol são particularmente propensos a lesões nos membros inferiores, especialmente nos joelhos. Goleiros, devido ao seu papel único e uso das mãos, têm maior risco de lesões nos membros superiores”, analisa o artigo científico.

“Compreender a biomecânica do trauma, como mudanças rápidas de direção e corridas em alta velocidade, é fundamental para antecipar os padrões de lesão. Este artigo de revisão examina as características de imagem relacionadas às lesões no futebol, com ênfase nos fatores biomecânicos envolvidos e no papel da imagem na identificação e manejo de condições tanto agudas quanto crônicas”, detalha.

Atualmente, a médica radiologista encontra-se em Doha, capital do Qatar, onde segue se aperfeiçoando na área. Maria Lua é recifense, mas de coração afogadense, dada sua história na Capital do Vale. É esposa do advogado brasileiro Rudolf Guld, especialista em direito empresarial.

Outras Notícias

Temos um delinquente contumaz na Presidência da República, diz Randolfe Rodrigues 

Por André Luis O vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), chamou o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) de delinquente. O senador usou a sua conta no Twitter, para questionar a mentira divulgada por Bolsonaro. Durante uma live em suas redes sociais na última quinta-feira (21), Bolsonaro citou inexistentes “relatórios oficiais” […]

Por André Luis

O vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), chamou o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) de delinquente.

O senador usou a sua conta no Twitter, para questionar a mentira divulgada por Bolsonaro. Durante uma live em suas redes sociais na última quinta-feira (21), Bolsonaro citou inexistentes “relatórios oficiais” no Reino Unido para afirmar que vacinados têm mais facilidade para desenvolver síndrome de imunodeficiência adquirida (Aids). Ontem, o Facebook e o Instagram retiraram o vídeo da transmissão do ar.

“Temos um delinquente contumaz na Presidência da República”, tuitou Randolfe, completando que a CPI vai incluir “a fala mentirosa e absurda de Bolsonaro associando a vacina contra a COVID-19 à AIDS”, no relatório da Comissão.

Ainda segundo Randolfe, um ofício será encaminhado ao Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pedindo que Bolsonaro seja investigado por esse absurdo no âmbito do inquérito das notícias falsas e recomendaremos às plataformas de redes sociais a suspensão e / ou o banimento do Presidente”, pontuou Randolfe.

Governadores do Nordeste avaliam positivamente encontro com Renan Calheiros‏

Com a expectativa de encontrar solução para as dificuldades enfrentadas pelos Estados em época de crise, os governadores  se reuniram com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), no Salão Negro. A articulação teve como objetivo discutir soluções para o endividamento das administrações estaduais e reorganização da agenda federativa. “É hora de rever o pacto […]

PRA_1208

Com a expectativa de encontrar solução para as dificuldades enfrentadas pelos Estados em época de crise, os governadores  se reuniram com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), no Salão Negro.

A articulação teve como objetivo discutir soluções para o endividamento das administrações estaduais e reorganização da agenda federativa. “É hora de rever o pacto federativo e o Senado é a Casa da Federação por natureza constitucional. Aqui tem três senadores por estado. Nós temos que regular essa Federação”, defendeu Renan Calheiros.

Presente ao encontro, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou que estados e municípios estão perdendo a capacidade de investimento e defendeu a PEC 172/2012, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que proíbe a transferência de encargos aos estados e municípios sem repasse de recursos correspondentes.

O secretário de Planejamento de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), avalia que a oportunidade foi importante para construir uma agenda conjunta dos estados. Segundo ele, os pontos estratégicos do debate serão a construção de um novo pacto federativo e a liberação das operações de crédito para os estados.

 Os gestores nordestinos ainda se reunem com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo (PCdoB), para atrair investimentos em tecnologia criativa para a Região. Também audiência com a representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Daniela Carrera Marquis.

Foto John Kennedy Oliveira Gurgel Divulgação 3

Encontro com FBC: O governador Paulo Câmara fez uma visita, nesta quarta-feira (20), ao senador Fernando Bezerra Filho, em seu gabinete, no Senado Federal.

Paulo estava acompanhado do prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, dos secretários de estado Danilo Cabral, Márcio Stefanni e Ennio Benning; do Procurador do Estado, César Caúla, e do chefe do Escritório de Representação de Pernambuco em Brasília, Romeu Neves Baptista.

O deputado federal Fernando Bezerra Filho também estava presente. Entre os assuntos em pauta, as últimas votações no Congresso.

Infarto tira a vida de Padre Orlando em Serra Talhada

Faleceu na noite desta segunda-feira (1º) o padre Orlando Bezerra, vítima de um infarto do miocárdio, em Serra Talhada. A notícia causou grande comoção entre fiéis e comunidades por onde ele deixou sua marca de fé e dedicação. Natural de Caiçarinha da Penha, na zona rural do município, Padre Orlando Bezerra nasceu em 11 de […]

Faleceu na noite desta segunda-feira (1º) o padre Orlando Bezerra, vítima de um infarto do miocárdio, em Serra Talhada.

A notícia causou grande comoção entre fiéis e comunidades por onde ele deixou sua marca de fé e dedicação.

Natural de Caiçarinha da Penha, na zona rural do município, Padre Orlando Bezerra nasceu em 11 de setembro de 1962 e foi ordenado em 16 de novembro de 1996.

Dedicou sua vida ao serviço pastoral, tendo passagem por importantes paróquias do Sertão do Pajeú e do Moxotó. Ele atuou na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Serra Talhada; na Paróquia de São Francisco, em Afogados da Ingazeira; e na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Tabira.

Reconhecido pelo carisma, simplicidade e proximidade com o povo, Padre Orlando construiu uma trajetória marcada pelo acolhimento e pelo compromisso com a evangelização.

O vigário geral da Diocese, Pe. Josenildo Nunes, divulgou a programação do velório e sepultamento.

O corpo já está em Santa Terezinha, onde está sendo velado na Igreja Matriz. A programação terá às 9 horas celebração da Eucaristia na cidade. Às 10 horas, haverá o traslado para Serra Talhada. Meio dia, começa o velório na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Serra Talhada.

Às duas da tarde, haverá o traslado para Caiçarinha, em Serra Talhada. Três da tarde começa o velório em Caiçarinha. E às 16 horas, exéquias e sepultamento no Cemitério da Santana.

Prefeituras e Diocese lamentam morte de Padre Orlando:

A Prefeitura de Santa Terezinha lamenta profundamente o falecimento do Padre Antônio Orlando Bezerra, figura emblemática e guia espiritual de nossa comunidade.

Como pároco dedicado e amado por todos, sua partida deixa um vazio irreparável. Nossas condolências à família e à Paróquia de Santa Terezinha. Que sua memória seja bênção para nós.

Prefeitura de Santa Terezinha

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento repentino do querido Padre Orlando Bezerra.

Em nome de toda Serra Talhada, manifesto minha solidariedade à família, aos amigos, aos fiéis e a toda comunidade católica que hoje chora a partida desse grande homem de fé, que tanto dedicou sua vida ao serviço de Deus e ao próximo.

Padre Orlando deixa um legado de amor, esperança e devoção que jamais será esquecido. Que o Senhor o acolha em Sua infinita misericórdia e conforte todos os corações enlutados.

Prefeita Márcia Conrado

A Diocese de Afogados da Ingazeira comunica, com profundo pesar, o falecimento do Padre Orlando Bezerra, ocorrido na noite de hoje, em Serra Talhada, vítima de um infarto do miocárdio.

Natural de Caiçarinha da Penha, zona rural de Serra Talhada, Padre Orlando Bezerra dedicou sua vida ao serviço pastoral, atuando nas Paróquias de Nossa Senhora do Rosário, em Serra Talhada; São Francisco, em Afogados da Ingazeira; e Nossa Senhora dos Remédios, em Tabira.

A Diocese se une às comunidades, familiares e amigos, manifestando solidariedade e orações neste momento de tristeza.

Diocese de Afogados da Ingazeira

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, em nome do Prefeito Alessandro Palmeira e de todos os que fazem a gestão municipal, expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do nosso querido Padre Orlando Bezerra, que, durante muito tempo, esteve à frente da paróquia de São Francisco, aqui em nossa cidade.

Nesse momento de consternação e tristeza queremos expressar nossas condolências e nossa solidariedade aos familiares, aos amigos e à toda comunidade católica de Afogados da Ingazeira e do Sertão do Pajeú. Que Deus, em sua infinita sabedoria e bondade, conforte a todos, e nos fortaleça pela fé.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira

O deputado estadual Luciano Duque lamenta profundamente o falecimento do padre Orlando Bezerra, ocorrido nesta segunda-feira (1º), em Serra Talhada.

Amigo de longa data, o parlamentar lembra com carinho da dedicação e do exemplo de fé do padre Orlando, que marcou a história da cidade e da região com sua missão pastoral, guiando gerações com amor, humildade e compromisso com o próximo.

“Padre Orlando deixa um legado de fé e esperança que continuará vivo no coração do povo sertanejo. Minha solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade católica nesse momento de dor”, destacou Duque.

Luciano Duque – Deputado Estadual

Projeto que reduz salário dos vereadores em Carnaíba não atinge quorum

O Projeto de Lei de Resolução de nº 04/2019, apresentado pelo grupo de vereadores de oposição do município de Carnaíba Gleybson Martins, Nêudo da Itã, Irmão Adilson, Preguinho, Anchieta Crente e Vanderbio Quixabeira, que reduz os salários dos vereadores foi votado em sessão que terminou no início da tarde desta quarta-feira A redução seria dos atuais R$ […]

Projeto colocou mais uma vez em rota de colisão oposição, que comanda a Casa e governistas

O Projeto de Lei de Resolução de nº 04/2019, apresentado pelo grupo de vereadores de oposição do município de Carnaíba Gleybson Martins, Nêudo da Itã, Irmão Adilson, Preguinho, Anchieta Crente e Vanderbio Quixabeira, que reduz os salários dos vereadores foi votado em sessão que terminou no início da tarde desta quarta-feira

A redução seria dos atuais R$ 6.950,00 para R$ 6.100,00.  Votaram a favor os cinco da oposição, Nêudo da Itã, Irmão Adilson, Preguinho, Anchieta Crente e Vanderbio Quixabeira.  Se abstiveram Alex Mendes e Everaldo Patriota. E votaram contra a redução os vereadores Cícero Batista, Vitor Patriota e Antônio Chico. O presidente Gleybson Martins só votaria em caso de empate.

O blog ouviu o presidente da Casa e um governista. Gleybson Martins disse que “houve falta de entendimento em normas do regimento”. A falta de entendimento refere-se ao quorum exigido para votações dessa natureza. Ele analisa se o entendimento jurídico é mesmo o de que o número mínimo não foi alcançado.

O governista Victor Patriota, que foi contra o projeto, afirmou que faltou um voto para a aprovação da proposta. O projeto precisava de seis votos pelo menos. Foram cinco a favor, três contra e dois se abstiveram”.

Recentemente a Justiça determinou, com base na ação do Executivo  que a Câmara pague o salário de Antonio Venâncio, por conta da Lei Orgânica que determina que o secretário licenciado escolha se quer receber da Câmara ou do município.

Os oposicionistas se apegam a isso para defender que haja a redução, sob alegação de que a Casa paga agora a 12 parlamentares. E criticam a decisão dos governistas de serem contra a redução afirmando que estão na contramão do que quer a população.

Já os governistas questionam para onde vai o valor economizado. Ex-vereador e vice prefeito, Júnior de Mocinha disse numa rede social que o economizado só pode ser gasto com pessoal, diárias, gratificações, ou devolver para o executivo, o que acredita que não acontecerá. “

Para onde vai o dinheiro? Os onze comissionados indicados hoje, por exemplo, são funcionários dos vereadores da oposição e nenhum da situação”, reclamou.

Prefeitura de Calumbi interdita Mercado Público sem comunicação prévia, reclamam feirantes

O prefeito do munícipio de Calumbi, Erivaldo José da Silva, o Joelson,  interditou na tarde desta terça (26) o Mercado Público da cidade, localizado na praça central, sem nenhum comunicado aos marchantes e donos de boxes que trabalham no local. “Foi um desrespeito total. Até o presente momento não fomos informados do motivo da interdição”, diz […]

O prefeito do munícipio de Calumbi, Erivaldo José da Silva, o Joelson,  interditou na tarde desta terça (26) o Mercado Público da cidade, localizado na praça central, sem nenhum comunicado aos marchantes e donos de boxes que trabalham no local.

“Foi um desrespeito total. Até o presente momento não fomos informados do motivo da interdição”, diz um marchante ao blog.

A prefeitura tem o dever de comunicar a medida antecipadamente aos comerciantes, bem como à população, reclamam.  Cabe ainda ao poder público municipal, em caso de interdição, alocar esse grupo em outros locais. Se o fechamento ocorre para a realização de reforma, como o mercado tem duas partes, poderia ser fechada uma parte para reforma enquanto se fazia a reforma da parte interditada e assim consequentemente. Mas até o momento ninguém sabe  se a razão do lacre é administrativa ou por perseguição politica.

As consequências dessa medida repentina e injustificada é a impossibilidade de os trabalhadores comercializarem seus produtos, gerando  grande prejuízo financeiro, ainda mais impactantes em tempo de expressivo desemprego, empobrecimento da população e elevada inflação.

Os comerciantes exigem do governo municipal as devidas explicações para a tomada dessa medida extrema,  bem como providências imediatas para salvaguardar os feirantes e seus familiares, que dependem de seu trabalho no mercado público para sobreviver.