Pedro Alves e o atual prefeito Zeinha Torres, em foto recente
Pedro Alves e o atual prefeito Zeinha Torres, em foto recente
O vice-prefeito de Iguaracy, que também geriu o município, o médico Pedro Alves , recebe nesta segunda-feira (05), a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca.
A condecoração, que é dividida nas classes Ouro, Prata e Bronze, é dada em homenagem aos serviços prestados à Justiça Eleitoral.
O evento acontece às 16 horas, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Pedro Alves será agraciado com a medalha Classe Prata. O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, confirmou presença.
Pedro Alves de Oliveira Neto tem 73 anos e nasceu em Iguaraci. Médico referência no Hospital da restauração em Recife, ocupa função de destaque na unidade e há muito auxilia pacientes que seguem do interior para a unidade. Foi prefeito e hoje é vice-prefeito do município.
Em mais um investimento para fortalecer políticas de atendimento à mulher, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta quarta-feira (10), 182 veículos destinados aos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres (OMPMs). Com investimento de R$ 15,8 milhões, esta foi uma das maiores ações de fortalecimento da rede municipal de enfrentamento à violência e promoção da […]
Em mais um investimento para fortalecer políticas de atendimento à mulher, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta quarta-feira (10), 182 veículos destinados aos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres (OMPMs). Com investimento de R$ 15,8 milhões, esta foi uma das maiores ações de fortalecimento da rede municipal de enfrentamento à violência e promoção da autonomia feminina na história do Estado.
“Estamos entregando aqui um veículo para o organismo, seja de uma secretaria, uma coordenadoria, uma gerência, que vai ajudar a chegar naqueles locais mais distantes, acolhendo as mulheres que potencialmente são vítimas de violência e cuidando de poder levar à prevenção. Temos trabalhado para fortalecer a política pública para as mulheres, incentivando os municípios a fortalecer os seus organismos, porque deles se dá a proteção verdadeira a todas as mulheres que vivem no nosso Estado. Nenhuma mulher aqui em Pernambuco está sozinha. Nós estamos juntos com vocês”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Os veículos foram distribuídos em um por município, além do distrito de Fernando de Noronha. A entrega faz parte do conjunto de iniciativas conduzidas pela gestão desde 2023 para reorganizar, ampliar e interiorizar as políticas públicas para mulheres.
A vice-governadora Priscila Krause afirmou que o investimento é reflexo das prioridades da gestão. “O que estamos vivendo hoje é fruto de uma decisão política de desenvolver políticas públicas para quem mais precisa e que, durante muito tempo, era invisível aos olhos do Governo do Estado, principalmente as mulheres. Mas esse tempo acabou”, destacou a vice-governadora.
A secretária da Mulher, Juliana Gouveia, reforçou o impacto direto que a nova frota terá na ponta. “Essa é a maior entrega que Pernambuco já viu de políticas públicas para as mulheres. Hoje 182 municípios estão recebendo automóveis para fortalecer o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, como também outras ações que possam garantir os direitos das mulheres, seja participação política, empreendedorismo feminino e o acolhimento”, disse a secretária.
Os veículos foram entregues emplacados e adesivados, exclusivamente para uso nas políticas públicas para mulheres. Para a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, ações como esta trazem apoio e autonomia aos municípios. “São ações assim que nos trazem esperanças de políticas públicas mais efetivas e que chegam até a ponta. Agradecemos muito a essa parceria com o Governo do Estado”, comentou a gestora.
Em dois anos, o orçamento da Secretaria da Mulher foi multiplicado por mais de três — de R$ 22,6 milhões em 2023 para R$ 85 milhões em 2025 — permitindo a estruturação de novos equipamentos, programas e serviços em todo o Estado.
Deputadas estaduais ressaltaram o caráter histórico da iniciativa. A deputada Socorro Pimentel afirmou que “é juntando esforços que construiremos políticas públicas de verdade para as mulheres em cada recanto do Estado”. Para Débora Almeida, muitos municípios não implementam políticas para as mulheres por falta de estrutura. “Agora chegam equipamentos, recursos e carros, que são repassados como nunca antes em Pernambuco”, disse. Já Roberta Arraes destacou que “os 182 veículos fortalecem as ações em todos os municípios, sem olhar bandeira partidária, e demonstram o cuidado que o Governo de Pernambuco tem com a vida de cada mulher”.
Estiveram presentes no evento secretários e deputados estaduais, além de 66 prefeitos, 19 vice-prefeitos e outras lideranças municipais.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, divulgou uma nota nesta quinta-feira (9) solidarizando-se com a greve dos previdenciários. Segundo ele, a pauta dos grevistas é justa porque envolve melhoria das condições de trabalho, a realização de concurso público e a reestruturação da carreira. Veja, abaixo, a nota dos […]
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, divulgou uma nota nesta quinta-feira (9) solidarizando-se com a greve dos previdenciários.
Segundo ele, a pauta dos grevistas é justa porque envolve melhoria das condições de trabalho, a realização de concurso público e a reestruturação da carreira.
Veja, abaixo, a nota dos canavieiros de apoio aos grevistas que são filiados ao Sindsprev:
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) vem a público manifestar sua solidariedade e apoio à greve dos servidores públicos federais da Previdência Social, coordenada pelo Sindsprev, por entender que a pauta da categoria, que envolve reivindicações por melhores condições de trabalho, abertura de concurso público, incorporação das gratificações ao vencimento básico e reestruturação da carreira do seguro social, entre outras, é legítima.
O que temos constatado é que o número insuficiente de servidores nas Agências da Previdência Social para responder às demandas da população, especialmente as do povo do campo, e as precárias condições de trabalho desses profissionais, têm interferido diretamente na qualidade do atendimento.
Dessa forma, dar retornos adequados a essa pauta não representa ganhos somente para a categoria, mas para a sociedade de um modo geral. Nesse sentido, a Federação espera que o Ministério do Planejamento abra um canal de negociação e considere a importância das demandas apresentadas pelos servidores, para que a Previdência do nosso país seja cada vez mais respeitada pelo grande serviço que presta à população, principalmente nos momentos mais difíceis de sua vida.
O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) optou por permanecer na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24), mesmo após todo o bloco de oposição esvaziar o plenário em protesto contra decreto governamental que autorizou emprego das Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem. Segundo o parlamentar, sua presença se fez necessária devido aos projetos e medidas […]
O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) optou por permanecer na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24), mesmo após todo o bloco de oposição esvaziar o plenário em protesto contra decreto governamental que autorizou emprego das Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem. Segundo o parlamentar, sua presença se fez necessária devido aos projetos e medidas provisórias em pauta.
“Nunca deixei de votar o que é bom para o país. Fiquei, mas com todo o respeito ao posicionamento do meu partido – PSB – e demais componentes da oposição”, destacou o parlamentar. O bloco, formado ainda pelo PT, PDT, Rede, PSOL e PCdoB, se retirou do plenário alegando que a medida representou, na prática, a decretação do estado de exceção no País.
Foram aprovadas seis MPs, entre elas: a MP 759/16, que impõe regras para regularização de terras da União ocupadas na Amazônia Legal e disciplina novos procedimentos para regularização fundiária urbana e rural até 2,5 mil hectares; e a MP 767/17, que trata da concessão do auxílio-doença, da aposentadoria por invalidez e do salário-maternidade no caso de o segurado perder essa condição junto ao RGPS e retomá-la posteriormente. Estas e as outras quatro foram aprovadas em votação simbólica e seguem para apreciação do Senado.
Gonzaga Patriota ainda criticou as depredações causadas durantes os protestos desta quarta-feira (24). “Nos movimentos sociais, às vezes, existem excessos. Mas não são excessos de quem promove o debate – isso é ato que quem se infiltra para depredar bens públicos. Esses não estão protestando contra os desmantelos em nosso país, estão cometendo abusos. É importante que seja coibido! Quem veio protestar por dias melhores não vem depredar Ministérios ou desobedecer às ordens policiais”, destacou.
Procuradores alemães revelaram neste sexta-feira (27) que o copiloto do avião da Germanwings Andreas Lubitz tinha um atestado médico de afastamento do trabalho no dia do acidente nos Alpes franceses e pode ter escondido a doença de seus empregadores. Morreram no acidente 150 pessoas. Em nota, a Germanwings afirmou não ter recebido nenhum atestado para […]
Procuradores alemães revelaram neste sexta-feira (27) que o copiloto do avião da Germanwings Andreas Lubitz tinha um atestado médico de afastamento do trabalho no dia do acidente nos Alpes franceses e pode ter escondido a doença de seus empregadores. Morreram no acidente 150 pessoas.
Em nota, a Germanwings afirmou não ter recebido nenhum atestado para o dia do voo fatal. O atestado foi encontrado nas buscas da polícia na casa de Lubitz em Düsseldorf, na Alemanha. Nenhuma nota de suicídio foi encontrada na casa, nem evidências políticas e religiosas que expliquem a tragédia.
“Documentos com conteúdos médicos que foram apreendidos apontam para uma doença existente e tratamento correspondente por médicos”, disse a nota da procuradoria em Düsseldorf.
“O fato de que existem anotações de doença dizendo que ele não podia trabalhar, entre outras coisas, que foram encontradas rasgadas, que eram recentes e até do dia do crime, reforçam a suposição baseada no exame preliminar que o falecido escondeu sua doença de seus empregadores e seus colegas profissionais”, disse ainda a nota.
Os procuradores não revelaram que problema de saúde o copiloto tinha. Mas, segundo informações do jornal alemão “Bild”, esteve seis meses sob tratamento psiquiátrico antes de completar sua formação.
De acordo com o jornal, que cita como fontes “círculos da Lufthansa”, as razões pelas quais Andreas Lubitz interrompeu sua formação, em 2009, se deveram a uma grave depressão diagnosticada nessa época.
O “grave episódio depressivo” a que se refere o “Bild” ficou constatado, segundo o jornal, na ata sobre o copiloto do departamento de tráfego aéreo alemão sob o código “SIC”, que se refere à necessidade de que sujeito em questão se submeta a “revisões médicas regulares”.
O jornal afirma que a escola de aviação da Lufthansa em Phoenix, no Arizona, considerado na época que Lubitz não era “adequado para voar” e passou então a receber tratamento psiquiátrico.
Citando fontes da polícia, o “Bild” afirma que investigadores estão examinando se Lubitz estava passando por uma “crise na vida pessoal”.
O fato de que o copiloto que causou a catástrofe aérea tenha interrompido durante um período relativamente longo sua formação na escola aérea da Lufthansa foi reconhecido na quarta-feira pelo presidente da companhia, Carsten Spohr. (Do Uol)
Depois de acompanhar a caravana do ex-presidente Lula pelo sertão pernambucano, que teve atos em Exu, Ouricuri e Araripina, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), seguiu pela região para cumprir agenda política em Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Entre as atividades programadas, está o encontro com lideranças do PT e […]
Depois de acompanhar a caravana do ex-presidente Lula pelo sertão pernambucano, que teve atos em Exu, Ouricuri e Araripina, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), seguiu pela região para cumprir agenda política em Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Entre as atividades programadas, está o encontro com lideranças do PT e com o ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB).
Sempre engajado nas viagens pelo interior do Estado, o senador tem traçado uma agenda política estratégica por todas as regiões. “O parlamentar, por obrigação, passa parte do seu tempo em Brasília trabalhando em questões nacionais. Mas é fundamental para a gente ouvir a população, saber quais são as suas principais demandas. É junto das pessoas que a gente sente realmente como é danoso esse governo Temer para os nordestinos e como as pessoas têm sofrido com tanto desemprego, com a perda de direitos e com projetos fundamentais que vêm sendo abandonados”, afirmou o senador.
O líder da Oposição disse ainda que a organização e a mobilização da população são extremamente importantes para barrar mais retrocessos. “O presidente Michel Temer está colocando o Brasil à venda. Do São Francisco à Amazônia, passando pelo setor elétrico, tudo está sendo entregue aos especuladores, com a finalidade de manter funcionando a sua fábrica de compra de votos no Congresso Nacional. Por isso, precisamos dizer ao povo o que está em jogo. Só a união da população poderá barrar essas medidas”, avalia Humberto.
Você precisa fazer login para comentar.