Notícias

Paulo Câmara anuncia R$ 25 milhões para ampliar oferta de água em Serra Talhada

Por André Luis

Em visita à capital do xaxado, governador também inaugurou a nova central de oportunidades e prestigiou a solenidade em comemoração à emancipação política da cidade

O governador Paulo Câmara visitou, nesta sexta-feira (6), o município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, onde assinou ordem de serviço para obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da região.

Orçada em R$ 22 milhões, a intervenção vai possibilitar o fim do esquema de rodízio na zona urbana da cidade e um incremento no abastecimento de municípios atendidos pela Adutora do Pajeú, beneficiando cerca de 130 mil pessoas.

“Estamos voltando a Serra Talhada para anunciar essa obra tão aguardada pela população do município e regiões vizinhas. Com essa ampliação do sistema de abastecimento, vamos acabar com o rodízio e os moradores passarão a ter água nas torneiras todos os dias. Isso é fundamental para o Sertão, e Serra Talhada, uma cidade referência, precisa de todo apoio e parcerias necessárias”, destacou Paulo Câmara.

A obra, que contempla ainda a implantação e substituição de cerca de 40 quilômetros de tubulações, vai universalizar o abastecimento de água, incluindo áreas de expansão com a implantação de 300 ligações novas. Serão construídos dois novos reservatórios e executados serviços de energização, urbanização e reforma do reservatório existente.

“Essas ações também beneficiarão a população das cidades de Calumbi e Santa Cruz da Baixa Verde, que receberão mais água tratada. Isso mostra o compromisso do Governo do Estado em melhorar o abastecimento em todos os municípios pernambucanos”, enfatizou a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Foi anunciado ainda o investimento de R$ 2,5 milhões para implantação do sistema produtor de água para o Residencial Vanete Almeida e sua área de expansão. O projeto, já em execução, contempla o assentamento de nova adutora, que vai atender também o Hospital Geral do Sertão, o condomínio industrial e o loteamento Jardim Estrela, onde será construído um hotel com capacidade para 240 hóspedes. Serão implantados 4,8 quilômetros de adutora, às margens da BR-232, para levar água até essa área de expansão, com previsão de conclusão em junho deste ano.

O governador também assinou ordem de serviço para implantação de sistema de tratamento de esgoto, demolição de um canal de alvenaria e reconstrução de canal em concreto armado, além de serviços remanescentes de pavimentação em diversas ruas no Habitacional Serra Talhada. As ações são da ordem de R$ 9,4 milhões.

Prosseguindo com os compromissos na Capital do Xaxado, Paulo Câmara inaugurou mais uma Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE). O equipamento reúne serviços do Expresso Empreendedor, Agência do Trabalho, Junta Comercial de Pernambuco e Agência de Empreendedorismo (AGE), que coordena o Programa de Crédito Popular. A COPE de Serra Talhada fica na Rua Enock Ignácio de Oliveira, 1312, no bairro Nossa Senhora da Penha, e funcionará das 8h às 16h.

EMANCIPAÇÃO – Na manhã desta sexta-feira, Paulo Câmara participou da solenidade em comemoração ao aniversário de 171 anos de emancipação política de Serra Talhada, com hasteamento da bandeira e desfile cívico. Ele também visitou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde foi recebido pelo presidente, Fabinho, e lideranças da região.

Integraram a comitiva do governador os secretários estaduais Fernandha Batista (Infraestrutura), Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação), Tomé Franca (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Edilázio Wanderley (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude) e Eduardo Figueiredo (executivo da Casa Civil).

Participaram também o presidente da CEHAB, Bruno Lisboa; a presidente da Fetape, Cícera Nunes; os deputados federais Fernando Monteiro, Gonzaga Patriota e Carlos Veras; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, e os deputados estaduais Rodrigo Novaes e Rogério Leão, além da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, vereadores e prefeitos de outras cidades da região.

Outras Notícias

Itapetim dá posse a 11 novos servidores aprovados em concurso público de 2022

A Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, empossou nesta quarta-feira (30) mais 11 servidores aprovados no concurso público realizado em 2022. A cerimônia marcou o encerramento das convocações do certame. Os novos servidores atuarão nas áreas de saúde e educação. Foram nomeados: uma professora de Educação Infantil; um professor de […]

A Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, empossou nesta quarta-feira (30) mais 11 servidores aprovados no concurso público realizado em 2022. A cerimônia marcou o encerramento das convocações do certame.

Os novos servidores atuarão nas áreas de saúde e educação. Foram nomeados: uma professora de Educação Infantil; um professor de História para o Ensino Fundamental II; um professor de Educação Física para o Ensino Fundamental II; dois professores de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II; dois professores para turmas do Ensino Fundamental na zona rural; uma psicopedagoga; um psicólogo; uma odontóloga e uma técnica de enfermagem.

A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença da prefeita Aline Karina, do vice-prefeito Chico, de secretários, diretores, da vereadora Cleubia e de familiares dos empossados.

Com a posse dos novos profissionais, o município encerra oficialmente o ciclo de nomeações previstas no concurso público de 2022.

Empate no Vianão derruba Afogados FC para o 4º lugar

Texto: Anchieta Santos, com fotos de Cláudio Gomes Apesar do forte adversário, com 23 minutos do 1º tempo o Afogados FC já vencia o Vitória por 2 a 0 com gols de Caxito, cobrando pênalti que ele mesmo sofreu e Roger que desencantou, fazendo o seu 1º gol na competição. Aos 27, começou a reação […]

Texto: Anchieta Santos, com fotos de Cláudio Gomes

Apesar do forte adversário, com 23 minutos do 1º tempo o Afogados FC já vencia o Vitória por 2 a 0 com gols de Caxito, cobrando pênalti que ele mesmo sofreu e Roger que desencantou, fazendo o seu 1º gol na competição.

Aos 27, começou a reação do Vitória que descontou com Falcão e empatou com o mesmo camisa 11,  cobrando pênalti aos 44 ainda do tempo inicial. O Vitória ficou inferiorizado ainda no 1º tempo quando teve o jogador Diego Expulso e parou o Afogados FC com um a menos no 2º tempo.

O clube  ainda perdeu um pênalti. O atacante Roger chutou para fora perdendo a chance de concretizar a vitória. Custou caro, de virtual líder, com o placar o Afogados FC caiu para o 4º lugar com 09 pontos.

Nos demais resultados Serra Talhada 1 x 1 Flamengo e América 3 x 1 Atlético.

Na classificação, três equipes estão 10 pontos e o desempate está no saldo de gols: América, Flamengo e Vitória. Afogados e Serra Talhada tem nove e em último o Atlético com zero.

Na quarta-feira o Afogados FC vai precisar da vitória sobre o América para respirar desse bolo na  competição.

Ibama identifica e multa mulher de vídeo viral que mata onça-parda

Segundo o instituto, ela vai responder por maus tratos, porte de arma e multa de R$ 5 mil pela morte do animal. G1 O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que a mulher que gravou um vídeo e compartilhou nas redes matando uma onça-parda foi identificada. O vídeo, gravado em […]

Segundo o instituto, ela vai responder por maus tratos, porte de arma e multa de R$ 5 mil pela morte do animal.

G1

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que a mulher que gravou um vídeo e compartilhou nas redes matando uma onça-parda foi identificada.

O vídeo, gravado em uma área rural de um estado do Nordeste, viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. O instituto não revelou mais detalhes sobre o local para não comprometer as buscas.

Na gravação, a mulher aparece com uma espécie de espingarda e atira no animal, que estava no alto de uma árvore.

Quando o onça cai no chão, quatro cães que estavam com a atiradora começam a atacar o animal, que tenta se defender, mas não consegue e morre.

Desde a publicação, segundo o Ibama, eles tentavam identificar a pessoa no vídeo. Nesta quarta-feira, o instituto informou em nota que ela foi identificada e vai responder por porte de arma, maus tratos da onça-parda e dos cães que estavam com ela. Apesar disso, o Ibama não deu detalhes sobre a identidade.

Pela morte do animal, foi aplicada uma multa de R$ 5 mil. O valor ainda pode subir porque o Ibama também vai aplicar uma multa pelos maus tratos dos cães que pode variar de R$ 500 a R$ 3 mil por cada animal envolvido.

Câmara aprova texto principal de projeto que flexibiliza lei de improbidade

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) o texto principal do projeto de lei que flexibiliza a lei de improbidade administrativa e passa a exigir a comprovação de dolo (intenção) para a condenação de agentes públicos. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara em junho, mas voltou para análise dos deputados porque foi […]

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) o texto principal do projeto de lei que flexibiliza a lei de improbidade administrativa e passa a exigir a comprovação de dolo (intenção) para a condenação de agentes públicos.

O projeto de lei foi aprovado pela Câmara em junho, mas voltou para análise dos deputados porque foi modificado pelo Senado. Por isso, na votação desta terça, os deputados analisaram somente as mudanças feitas pelos senadores — oito, no total.

A proposta foi votada pelos deputados menos de uma semana depois ter sido apreciada, no mesmo dia, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado.

O relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), disse que o texto já foi discutido e, por isso, não há que se falar em trâmite “acelerado” da matéria.

“Não tem nada acelerado. Já foi discutido o projeto e todos estão conscientes. Não tem problema não”, afirmou Zarattini ao g1.

Para a conclusão da votação, os deputados ainda precisam analisar os destaques (sugestões de alteração) apresentados pelos próprios deputados às emendas feitas pelos senadores.

Isso, porém, só deve ocorrer na sessão desta quarta-feira (6). Em seguida, a matéria seguirá para sanção presidencial. Leia a íntegra da reportagem no g1.

Carnaíba: Prefeito autoriza perfuração de poço‏

Na manhã desta quinta-feira (25/09), o prefeito Zé Mário Cassiano (PSB), visitou a comunidade do Sítio Capim de Planta, onde assinou a ordem de serviço para a perfuração de um poço de artesiano de 130 metros de profundidade na localidade. A obra será feita com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), […]

AILTON463

Na manhã desta quinta-feira (25/09), o prefeito Zé Mário Cassiano (PSB), visitou a comunidade do Sítio Capim de Planta, onde assinou a ordem de serviço para a perfuração de um poço de artesiano de 130 metros de profundidade na localidade.

A obra será feita com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), com investimentos de R$ 65.000 (sessenta e cinco mil reais). Além da perfuração do poço, também será instalado um chafariz para facilitar o acesso dos moradores ao líquido precioso. A ação atenderá 60 famílias.

Durante sua fala, o prefeito falou das obras que estão em andamento no município, destacando perfuração de poços na zona rural, que segundo ele até dezembro serão 43 perfurados e instalados em diversas comunidades.

A solenidade contou com a presença dos secretários de obras, Ozeas Magno e agricultura, Edval Morato; como também o diretor de agricultura, Gleybson Martins, o presidente da comunidade Augusto Alves e os vereadores Vanderbio Quixabeira e Everaldo Patriota. Um bom público prestigiou o evento.