Notícias

Paulo Câmara e Geraldo Júlio falam em criatividade para driblar crise e fazer carnaval

Por Nill Júnior
Câmara e Geraldo Júlio com esposas e filhos. Foto: Roberto Pereira
Câmara e Geraldo Júlio com esposas e filhos. Foto: Roberto Pereira

O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara se somaram aos milhares de foliões que lotaram a Praça do Marco Zero para conferir a abertura oficial do Carnaval do Recife 2016, nesta sexta-feira (05.02).  Ao lado do anfitrião da festa, o prefeito Geraldo Julio e da primeira-dama Cristina Mello, o chefe do Executivo estadual declarou aberta a folia de Momo, ao som das alfaias das Nações de Maracatu comandadas pelo percussionista Naná Vasconcelos.

Este ano o Governo do Estado investiu R$ 15,5 milhões nos festejos carnavalescos, recursos disponibilizados a diversos municípios polos.

A abertura apoteótica dos Reinado de Momo no Recife também contou com  show pirotécnico, com uma bela queima de fogos e uma chuva de serpentinas e confetes, e a participação dos três homenageados da festa: o Maracatu Nação Porto Rico,  Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e o Maestro Forró. O ponto alto da festa teve início por volta das 22h, quando o Maestro chegou ao palco do Marco Zero de tirolesa.

Raul Henry deverá ir a pólos no interior, informou Governador
Raul Henry deverá ir a pólos no interior, informou Governador

Falando a este blogueiro na programação, dentro da cobertura da Rádio Pajeú no Ritmo de Pernambuco, Câmara destacou que a expectativa é positiva, apesar das dificuldades. “São 14 polos no Estado, rede hoteleira com ocupação maior que ano passado. É um carnaval que o povo faz com elegria, com vontade de brincar e se divertir esses dias. Tenho expectativa de que esse carnaval apesar das dificuldades, da restrição econômica, será um sucesso.

Falando do carnaval nas outras cidades, em meio e essas realidade, Câmara admitiu dificuldades, mas destacou que os pólos foram atendidos. “A Fundarpe e Empetur  tiveram restrição mas conseguiram montar os pólos, privilegiando artistas da terra. Vai ser um carnaval bonito, porque é o povo que faz.

Outra dúvida foi se iria aos pólos no interior. O governador disse que irá a Bezerros amanhã, mas que os demais pólos deverão ser visitados pelo vice, Raul Henry.

O prefeito do Recife Geraldo Júlio também falou em criatividade no carnaval, respondendo a este bogueiro sobre a crise. “Sem dúvida. precisamos suar a camisa, fazer um esforço grande pra fazer o carnaval com parcerias e patrocínios pra o folião brincar, se divertir. O carnaval tem muita gente se divertindo, mas muita gente trabalhando também”, gerando renda.

Outras Notícias

TRE-PE cassa chapa de vereadores do Republicanos de Itambé por fraude à cota de gênero

É o quarto caso julgado pelo tribunal este ano; dois vereadores perdem os mandatos Por unanimidade, o TRE Pernambuco cassou, em sessão plenária desta sexta-feira (19), por fraude à cota de gênero, a chapa de candidatos a vereador do partido Republicanos de Itambé (Mata Norte) que disputou as eleições de 2020.  Os desembargadores seguiram o […]

É o quarto caso julgado pelo tribunal este ano; dois vereadores perdem os mandatos

Por unanimidade, o TRE Pernambuco cassou, em sessão plenária desta sexta-feira (19), por fraude à cota de gênero, a chapa de candidatos a vereador do partido Republicanos de Itambé (Mata Norte) que disputou as eleições de 2020. 

Os desembargadores seguiram o voto da relatora, a desembargadora Iasmina Rocha, e consideraram como “figurativas” três candidatas inscritas pelo partido, entendendo que elas apenas cumpriram formalmente o percentual mínimo de 30% de candidaturas de gênero, mas não tinham o intuito real de competir. 

Com isso, o tribunal considerou fraude à cota de gênero e cassou toda a chapa inscrita pela legenda, levando à cassação de dois vereadores eleitos: Evaldo Arruda de Melo e Everton Manoel Pontes do Nascimento. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a decisão pelas perdas dos mandatos tem aplicação imediata.

O tribunal considerou como figurativas as candidaturas de Deyna Soares de Alcântara Borba, Lais Alcântara Borba e Tassiana Mendes Rodrigues por vários fatores, um deles foi a votação ínfima. 

A candidata Deyna Soares de Alcântara Borba obteve apenas um voto e as candidatas Laís Alcântara Borba e Tassiana Mendes Rodrigues, nenhum voto. A decisão levou em consideração também o fato de  as candidatas Laís e Deyna Borba serem, respectivamente, filha e esposa do também candidato a vereador Bruno Borba Ribeiro. 

Também ficou comprovado no processo que elas não realizaram atos de campanha em prol das respectivas candidaturas. No caso da candidata Deyna Borba, ela fez atos promocionais nas redes sociais em favor do marido, que foi candidato a vereador e seu concorrente. Também não houve, por parte delas, gastos relativos às suas campanhas eleitorais.

“As circunstâncias fáticas, somadas às provas documentais acostadas nos autos, revelam que as candidaturas das investigadas não passaram de uma ficção jurídica para preenchimento do percentual de gênero exigido legalmente. Os fatos aqui analisados nos levam às seguintes perguntas: O que levaria uma candidata a requerer seu registro, mas não divulgar sua candidatura nem mesmo nas suas redes sociais pessoais? Como pretende concorrer a um cargo sem praticar nenhum ato de propaganda para si, mas divulgar apoio a outro candidato? Qual o propósito de uma candidatura não noticiada aos eleitores? No caso sob luzes, não há como responder essas questões sem ventilar o total desinteresse em candidatar-se de fato, mas apenas de completar o percentual legal e viabilizar as candidaturas masculinas”, afirmou a relatora, em seu voto, acompanhado pelos demais integrantes do tribunal.

Este é o quarto caso julgado pelo TRE com condenação à fraude na cota de gênero de chapas inscritas nas eleições de 2020. Anteriormente, o tribunal havia cassado chapas a vereador nas cidades de Lajedo, Flores e São Lourenço da Mata.

Hospital Regional Emília Câmara amplia serviços com foco na saúde da mulher

Exames de histeroscopia passam a integrar os atendimentos ambulatoriais da unidade Com foco no bem-estar das pacientes sertanejas, o Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, passou a ofertar em seu ambulatório, nesta quarta-feira (10/07), avaliações e procedimentos de Histeroscopia. O exame proporciona uma visão detalhada do interior do útero, auxiliando no diagnóstico […]

Exames de histeroscopia passam a integrar os atendimentos ambulatoriais da unidade

Com foco no bem-estar das pacientes sertanejas, o Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, passou a ofertar em seu ambulatório, nesta quarta-feira (10/07), avaliações e procedimentos de Histeroscopia.

O exame proporciona uma visão detalhada do interior do útero, auxiliando no diagnóstico de diversos problemas na saúde feminina, como pólipos e sangramentos uterinos.

Entre os principais diagnósticos que a histeroscopia ajuda a identificar estão sangramentos sem causa aparente; pólipos uterinos, ou seja, crescimento anormal do tecido do útero; malformação uterina; mioma uterino; inflamações e /ou infecções; problemas de fertilidade e Aderências uterinas.

“O Sertão beneficiado com um exame tão importante na saúde da mulher que é a histeroscopia, que dá o diagnóstico, inclusive das doenças do endométrio, e que a gente sabe que possibilita acesso a tantas mulheres a ter um diagnóstico e o tratamento das doenças ginecológicas. Então, que bom que o Sertão hoje conta com a oportunidade de aumentar a oferta de exames de histeroscopia”, ressalta a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

As vagas já estão sendo liberadas pela equipe da X Gerência Regional de Saúde (Geres), de acordo com as demandas e listas de espera, com marcações realizadas por meio do sistema da Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE).

“Com a chegada do novo serviço, não será mais necessário realizar a transferências para outras cidades para a realização do exame”, comemora o gestor geral do HREC, Sebastião Duque.

De personagem dos bastidores, Karina Rodrigues terá grande teste em área essencial

Nome importante nos bastidores da política de Serra Talhada, a ex-primeira dama do município de Serra Talhada Karina Rodrigues ganha um papel de protagonismo na gestão da nova prefeita, Márcia Conrado. Karina tinha papel de destaque na gestão Luciano Duque. Está na cota dela só para que se tenha uma ideia o fortalecimento do nome […]

Nome importante nos bastidores da política de Serra Talhada, a ex-primeira dama do município de Serra Talhada Karina Rodrigues ganha um papel de protagonismo na gestão da nova prefeita, Márcia Conrado.

Karina tinha papel de destaque na gestão Luciano Duque. Está na cota dela só para que se tenha uma ideia o fortalecimento do nome de Márcia Conrado desde o início do processo, quando a então Secretária de Saúde ainda solidificava sua missão no caminho da sua pré-candidatura.

De personalidade forte, Karina agora sai dos bastidores e será o nome mais presente nos holofotes da nova gestão. Para muitos, a maior surpresa do anúncio de Márcia, que no restante da equipe fez poucas e pontuais alterações, mantendo o time de Luciano Duque, terá agora a missão de gerir uma das pastas mais complexas e com maior estrutura organizacional da prefeitura.

Terá alguns testes de fogo. O maior deles, de forma consorciada, de colocar para funcionar o SAMU regional. Serra Talhada, cidade onde a base de operações está instalada sem funcionamento. Foi um dos pontos mais cobrados pela oposição na campanha desse ano. Manter o processo de universalização da atenção básica, melhorar e ampliar as UBSs e, principalmente, saber dialogar com a população que precisa dos serviços está no bojo da missão de Karina.

Como página estratégica, que elevou a candidata a atual gestora, também vai ter que lidar com especulações de que poderá usar a pasta como trampolim político, considerando o fato de que Luciano Duque alçará voo mais alto, como candidato a estadual em 2022. Muitos veem por conta disso a possibilidade de construção de um outro nome da base mirando o futuro e Karina está sempre dentro os nomes cotados, mesmo que ainda seja muito cedo.

Sebastião Oliveira comemora primeira vitória do seu PL que reforça os cofres dos estados e municípios

De autoria do deputado federal Sebastião Oliveira, o projeto de Lei (PL), nº 1.470/19, conquistou, nesta quarta-feira (9), em Brasília, a sua primeira vitória, com a aprovação da Comissão de Minas e Energias da Câmara dos Deputados. A iniciativa visa provocar mudanças na distribuição a estados e municípios dos recursos oriundos dos royalties da exploração […]

De autoria do deputado federal Sebastião Oliveira, o projeto de Lei (PL), nº 1.470/19, conquistou, nesta quarta-feira (9), em Brasília, a sua primeira vitória, com a aprovação da Comissão de Minas e Energias da Câmara dos Deputados. A iniciativa visa provocar mudanças na distribuição a estados e municípios dos recursos oriundos dos royalties da exploração de petróleo, xisto e gás natural.

Confiante que o projeto será aprovado em todas as comissões, o parlamentar pernambucano explica que a sua proposta pretende redistribuir a divisão do dinheiro proveniente desses recursos, que passará a ser feita com base na regra dos Fundos de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e dos Municípios (FPM).

“Vamos substituir o critério atual que beneficia apenas o Distrito Federal, os estados e as cidades onde há efetiva exploração e produção desses recursos energéticos fósseis. Com isso, reforçaremos a receita da imensa maioria das unidades da Federação e municípios que não produz petróleo, xisto e gás natural. É dinheiro que pode ser investido na saúde, na educação, na infraestrutura e na segurança pública, por exemplo”, destacou o deputado.

Para atenuar o impacto que a medida terá sobre as localidades beneficiadas atualmente, Sebastião frisou que o PL contempla um dispositivo que será introduzido, levando em consideração o período de transição. Segundo ele, será realizada a implantação gradual do novo critério de distribuição de royalties.

“Reduziremos as desigualdades regionais e sociais, por meio de uma distribuição mais equilibrada desses recursos. Haverá uma divisão justa, que beneficiará mais estados, cidades e, consequentemente, mais brasileiros e brasileiras”, concluiu Sebastião Oliveira.

A próxima etapa do PL será conquistar a aprovação da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

PSB vai se posicionar contra Bolsonaro no 2º turno

Independentemente de quem seja o adversário de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno das eleições 2018, o PSB já tem uma posição definida: a sigla ficará contra o candidato do PSL. No primeiro turno, o partido comandado por Carlos Siqueira, presidente da legenda, optou por permanecer neutro por pressão do PT, que temia que a […]

Foto: Humberto Pradera/Divulgação

Independentemente de quem seja o adversário de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno das eleições 2018, o PSB já tem uma posição definida: a sigla ficará contra o candidato do PSL.

No primeiro turno, o partido comandado por Carlos Siqueira, presidente da legenda, optou por permanecer neutro por pressão do PT, que temia que a sigla apoiasse Ciro Gomes (PDT). Desta vez, no entanto, a posição do PSB será apoiar qualquer um que enfrente Bolsonaro.

“Começa a ficar claro, salvo alguma mudança de rumo, o que vai ser no segundo turno: Haddad é (adversário) mais provável. Evidentemente que não (ficaremos neutros). O PSB ficou entre Haddad e Ciro Gomes no primeiro turno. Independentemente de quem for para o segundo turno contra o Bolsonaro, nossa decisão já é evidente: contra o Bolsonaro”, disse Carlos Siqueira à reportagem.

Na avaliação de Siqueira, a possibilidade de Ciro Gomes ir ao segundo turno é “remota”. Então o partido dá como certo o apoio ao PT, do presidenciável Fernando Haddad. Ainda que tenha ficado neutro, o PSB já havia sinalizado repudio à candidatura de Bolsonaro em agosto, quando realizou seu Congresso Nacional.