Notícias

Paraná Pesquisas: Marília 28,8%; Raquel 16%; Miguel 13,6%; Anderson 12,1% e Danilo, 7,1%

Por André Luis

Blog de Jamildo

A pesquisa eleitoral de maio do instituto Paraná Pesquisas para o Governo de Pernambuco, divulgada com exclusividade pela coluna, mostra Marília Arraes (SD) liderando a corrida. É a primeira vez que o levantamento testa a ex-petista como pré-candidata ao executivo.

No levantamento estimulado, quando apresenta-se os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Marília Arraes fica com doze pontos percentuais de vantagem com relação a Raquel Lyra (PSDB), pré-candidata que ocupa o segundo lugar no ranking de intenção de voto ao Governo de Pernambuco.

Ela aparece empatada tecnicamente com Miguel Coelho (UB), terceiro colocado, que por sua vez está empatado tecnicamente com Anderson Ferreira (PL), quarto lugar na pesquisa eleitoral. Danilo Cabral, que nesta semana amarrou a presença do PT à sua chapa lançando Teresa Leitão ao Senado, ficou em quinto lugar.

Os candidatos mais à esquerda, João Arnaldo (PSOL) e Jones Manoel (PCB), ocupam as últimas posições no ranking de intenção de voto ao Governo de Pernambuco. Juntos, eles somam 2%.

Chama atenção que, num cenário sem Raquel Lyra concorrendo ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes chega a 34,9% de intenção de voto. No último levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, em março, a tucana liderava com 25,8%, mas a ex-petista estava no principal cenário da disputa.

Num terceiro cenário, sem Miguel Coelho, Marília Arraes seria a maior beneficiada, ganhando 3,8 pontos percentuais. Raquel Lyra, por sua vez, soma 2,8% sem o ex-prefeito de Petrolina concorrendo ao Governo de Pernambuco.

No cenário 1,Marília Arraes (SD): 28,8%; Raquel Lyra (PSDB): 16,0%; Miguel Coelho (UB): 13,6%; Anderson Ferreira (PL): 12,1%; Danilo Cabral (PSB): 7,1%; João Arnaldo (PSOL): 1,3%; Jones Manoel (PCB): 0,7%; Branco ou nulo: 13,5%; Não sabe ou não respondeu: 7%.

No Cenário 2, sem Raquel,  2 – Marília Arraes (SD): 34,9%; Miguel Coelho (UB): 15,4%; Anderson Ferreira (PL): 12,8%; Danilo Cabral (PSB): 8,3%; João Arnaldo (PSOL): 2,2%; Jones Manoel (PCB): 1,5%; Branco ou nulo: 17,0%; Não sabe ou não respondeu: 7,9%.

E no Cenário 3, sem Miguel, Marília Arraes (SD): 32,6%; Raquel Lyra (PSDB): 18,8%; Anderson Ferreira (PL): 12,6%; Danilo Cabral (PSB): 7,7%; João Arnaldo (PSOL): 1,4%; Jones Manoel (PCB): 0,9%; Branco ou nulo: 18,2%; Não sabe ou não respondeu: 7,7%.

Para o segundo turno, Marília Arraes (SD) 51,4% x 18,7% Danilo Cabral (PSB) | B/N: 23,4%. No embate entre Raquel Lyra (PSDB) e Danilo Cabral (PSB), 41,8% a 20,3% para a tucana. Brancos e nulos,  27,5%. Na disputa entre Miguel Coelho (UB) e Danilo Cabral (PSB), 35,0% a 22,7% para o ex-prefeito de Petrolina. Brancos e nulos, 30,9%. Danilo Cabral (PSB) bate Anderson: 29,1% x 28,1% para o socialista.

O trabalho de levantamento de dados foi feito através de 1510 entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 60 municípios entre os dias 10 a 14 de maio de 2022. O nível de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6% para os resultados gerais.

Outras Notícias

Romério diz que mantém pré-candidatura e revela: “tentaram me tomar o partido”

O médico Romério Guimarães concedeu entrevista ao blogueiro Marcelo Patriota, na manhã desta sexta (14), no Programa Giro Pelos Blogs da Gazeta FM. No bate papo Romério garantiu que continua pré-candidato, falou sobre alguns projeto que pretende implementar, caso seja eleito, e ainda disse que tentaram tirar o Solidariedade dele. Perguntado, Romério garantiu que está firme […]

O médico Romério Guimarães concedeu entrevista ao blogueiro Marcelo Patriota, na manhã desta sexta (14), no Programa Giro Pelos Blogs da Gazeta FM.

No bate papo Romério garantiu que continua pré-candidato, falou sobre alguns projeto que pretende implementar, caso seja eleito, e ainda disse que tentaram tirar o Solidariedade dele.

Perguntado, Romério garantiu que está firme e forte na sua pré-campanha, que tem realizado encontros nos bairros da cidade e também em comunidades rurais, que tem buscado dialogar com os mais variados segmentos da sociedade em busca de construir um plano de governo sólido.

O médico lembrou de ações importantes que deram certo, quando geriu São José do Egito entre os anos de 2013 e 2016 e também falou sobre o cenário político atual, na Terra dos Poetas.

Romério chegou a dizer que tentaram lhe dar uma rasteira, tentando tomar o diretório municipal do Solidariedade dele.

Mesmo com a não vinda de Marília Arraes, que estava programada para São José do Egito no mês passado, ele tem o apoio incondicional dela para seguir com a candidatura.

Em resumo, o tiro saiu pela culatra, pois, apesar de terem tentando tirar o partido de seu controle, isso não aconteceu e ele segue firme no propósito de ser candidato.

Aécio nega que irá acabar com o Fator Previdenciário

Durante entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo, na manhã desta terça (23), o candidato a presidência da república, Aécio Neves (PSDB), disse que não fez promessa alguma quando falou a militantes de sindicados que iria acabar com o fator previdenciário. “Nem eu nem você estamos sendo levianos, mas essa afirmação não existe. Eu […]

Ana-Paula-Araújo-Miriam-Leitão-e-Chico-Pinheiro-entrevistam-Aécio-Neves-do-PSDB.

Durante entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo, na manhã desta terça (23), o candidato a presidência da república, Aécio Neves (PSDB), disse que não fez promessa alguma quando falou a militantes de sindicados que iria acabar com o fator previdenciário.

“Nem eu nem você estamos sendo levianos, mas essa afirmação não existe. Eu não disse que vou acabar com o fator previdenciário. Eu me reuni com as centrais sindicais e meu compromisso é público. Assumi o compromisso de discutirmos uma alternativa ao longo do tempo ao fator previdenciário. O que eles querem é a verdade, um presidente que se senta à mesa e discuta alternativas e caminhos. O que eu assumi foi buscar caminhos para que o impacto do fator possa ser minorado para os aposentados. Acabar com o fator previdenciário sem colocar algo no lugar seria uma leviandade. Jamais isso foi dito”, disse Aécio.

Na sexta-feira passada, após encontro com lideranças das centrais sindicais, o tucano anunciou que havia firmado um acordo com os sindicalistas de encontrar caminhos para acabar com o fator, criado na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para desestimular aposentadorias precoces. Aécio vinha sendo muito pressionado pela Força Sindical a incluir essa proposta em seu programa de governo, ainda não divulgado.

A própria assessoria de imprensa do candidato divulgou no mesmo dia uma nota a toda a imprensa com o título “Aécio vai acabar com o fator previdenciário”Agora, o tucano disse que extinguir o fator, sem substitui-lo por algo que compense as contas públicas, não é algo “realista”. Perguntado se seria uma proposta eleitoreira, Aécio negou.

Ele também descartou uma corrida à Justiça por aposentados, caso mude as regras para a aposentadoria.

“Não acredito (em ações na Justiça). Se nós encontrarmos agora um caminho que diminua as perdas dos aposentados eles serão beneficiados daqui por diante”.

Ultrapassagem proibida ou cochilo causou tragedia com sertanejos, diz PRF

As apurações iniciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre o acidente que deixou oito pessoas de um mesmo veículo mortas na BR-232 na madrugada deste sábado (2) indicam que o causador da colisão foi o motorista do carro de passeio, um Toyota Prado que estava com uma pessoa além da capacidade na hora do acidente. […]

002572981e2eebd53b48809982cd3684

As apurações iniciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre o acidente que deixou oito pessoas de um mesmo veículo mortas na BR-232 na madrugada deste sábado (2) indicam que o causador da colisão foi o motorista do carro de passeio, um Toyota Prado que estava com uma pessoa além da capacidade na hora do acidente.

“Os indícios no local do acidente mostram que a camioneta Toyota realizou uma ultrapassagem em local proibido, a camioneta poderia transportar até 7 pessoas e estava com oito”, afirmou a assessoria de imprensa da PRF. Um cochilo do motorista também não está descartado.

Além do condutor do veículo, Jefferson dos Santos Valois, de 36 anos, Tiago Medeiros Ferreira, de 19 anos, estavam Magnólia Maria dos Santos Valois, de 51 anos, Margarete Maria dos Santos, 52 anos, Joseilda do Nascimento Ferreira, de 24 anos, Adriana íris de Carvalho Wendy, de 19 anos, Juliana Ferreira de Lima, 18 anos e Mara José Ferreira, 43 anos.

Jefferson era natural de São José do Belmonte e trabalhava na empresa MP Turismo, de Serra Talhada. Era bastante conhecido na região e tido como muito responsável. Magnólia Santos Valis era sua mãe. Entretanto, também houve relatos que indicavam uma rotina extenuante de Jefferson, que já havia se habituado a fazer viagens longas em curtos períodos. Pode ter cochilado ao volante. Ele saiu de Recife para transportar passageiros até Tacaimbó. Depois seguiria viagem para São José do Belmonte.

Jefferson era natural de Belmonte e trabalhava na empresa MP Tur, de Serra Talhada.
Jefferson era natural de Belmonte e trabalhava na empresa MP Tur, de Serra Talhada.

O motorista do caminhão, de 40 anos, sofreu cortes na perna e na cabeça, mas não tem risco de morte. A PRF fez um teste do bafômetro que confirmou que ele estava sóbrio. Ele reforça a tese da PRF, de que a camioneta teria feito uma ultrapassagem irregular.

Os corpos das vítimas foram encaminhados para a delegacia de Belo Jardim e seguiram para o Instituto Médico Legal de Caruaru neste sábado. O sepultamento de todos acontecerá neste domingo.

O acidente – A colisão ocorreu na cidade de Tacaimbó, por volta das 3h30  deste sábado, no km 164 da BR-232. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veículo do modelo Toyota Prado entrou na contra-mão, provavelmente para fazer uma ultrapassagem, quando colidiu com o caminhão tanque de combustível, que estava vazio. Os oito ocupantes do veículo morreram na hora.

João Campos e Tábata Amaral assumem namoro

Do blog de Roberta Jungmann A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) postou foto no seu Instagram, nesta quarta-feira (25), Dia de Natal, com grupo de cinco pessoas, mas o que chamou atenção é que entre eles estava o deputado federal João Campos (PSB-PE). Na legenda a parlamentar escreveu: “Hoje é dia de celebrar a vida com quem amamos. […]

Do blog de Roberta Jungmann

A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) postou foto no seu Instagram, nesta quarta-feira (25), Dia de Natal, com grupo de cinco pessoas, mas o que chamou atenção é que entre eles estava o deputado federal João Campos (PSB-PE).

Na legenda a parlamentar escreveu: “Hoje é dia de celebrar a vida com quem amamos. Que o Natal seja repleto de abraços apertados e muita luz! Um feliz e abençoado Natal para todos vocês!

Muitos interpretaram o gesto como uma forma de assumir o romance com o deputado João Campos. Desde julho, que se fala, especialmente nos veículos de Brasília, que João e Tabata estão juntos. O casal não nega, mas também não confirma. Mas pessoas ligadas a família Campos já dizem abertamente que os dois parlamentares formam um casal.

O site Roberta Jungmann e o Blog do Magno, aliás, foram os primeiros a noticiar, nacionalmente, o fim do noivado de João Campos com Lara em 18 de julho de 2019. Parece que agora vão assumir publicamente. Entre os comentário no post: Lindo casal”, ” Casalzão da P*”, ” João se deu bem”, “Deu match”… O primeiro passo partiu dela.

São José do Egito na rota do adeus aos palcos de Flávio Leandro

O forrozeiro Flávio Leandro, conhecido em todo o Nordeste por suas letras ricas em poesia, estará em São José do Egito no dia 25 de dezembro. Ele se apresenta no projeto “Parte da minha vida – 25 anos de estrada, um show exclusivo de agradecimento e despedida dos palcos. Flávio Leandro canta o amor pelo […]

O forrozeiro Flávio Leandro, conhecido em todo o Nordeste por suas letras ricas em poesia, estará em São José do Egito no dia 25 de dezembro.

Ele se apresenta no projeto “Parte da minha vida – 25 anos de estrada, um show exclusivo de agradecimento e despedida dos palcos.

Flávio Leandro canta o amor pelo Nordeste Brasileiro e embala os amantes do forró com músicas repletas de carinho e paixão. Suas composições são verdadeiros temas de amor para quem gosta do autêntico pé-de-serra.

O evento já conta com número recorde de reservas de mesas e acontecerá no Clube do Binhas, a casa de shows mais badalada da cidade.

O início das vendas será neste sábado,  dia 6 de novembro, no Clube do Binhas. Mais informações nos fones (87) 9-9613 4473 e 9-9907 3500.