Notícias

“Para garantir um corrupto no poder, Câmara se transformou num vale tudo”, diz Humberto

Por Nill Júnior

Nas vésperas da votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) na Câmara dos Deputados, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), não poupou críticas à ofensiva governista.

Segundo Costa, ela  tem, a todo custo, tentado virar votos para barrar a acusação da Procuradoria Geral da República (PGR) de corrupção passiva. Segundo o senador, Temer tem transformado o Congresso em uma verdadeira feira.

“O que se fala, o que se lê, é tão somente sobre compra de votos. Vale tudo para garantir um corrupto no poder. E vale, sobretudo, todo tipo de corrupção, praticada com dinheiro público, recurso que deveria estar sendo usado em ações que minorassem o sofrimento da população pobre”, afirmou.

Humberto também lembrou que, dos 96 milhões de reais em investimentos anunciados pelo presidente da República para o período entre janeiro e julho, cerca de um sexto desse valor foi liberado em apenas dois dias, tendo em vista a proximidade da votação da denúncia na Câmara.

De acordo com o senador, mesmo que vença a batalha na Câmara neste momento, a situação de Temer deve se complicar ainda mais com a possibilidade de apresentação de novas denúncias da PGR contra o peemedebista.

“Ainda que nesta semana isto não aconteça, só um ensandecido terá coragem de votar uma, duas, três vezes para que Temer não seja investigado na Câmara dos Deputados. Porque o que se diz é que a Procuradoria Geral da República ou apresentará mais três denuncias contra o presidente ou apresentará uma só denúncia, mas ainda mais contundente e que dificilmente sobrará pedra sobre pedra deste governo golpista”, avaliou.

Outras Notícias

Calumbi divulga resultados do SAEPE 2024 

A Prefeitura de Calumbi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou os resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) 2024. A avaliação, aplicada anualmente, é considerada uma ferramenta essencial para o diagnóstico da aprendizagem dos estudantes e para a definição de políticas públicas voltadas à melhoria do ensino. Segundo a Secretaria, os […]

A Prefeitura de Calumbi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou os resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) 2024. A avaliação, aplicada anualmente, é considerada uma ferramenta essencial para o diagnóstico da aprendizagem dos estudantes e para a definição de políticas públicas voltadas à melhoria do ensino.

Segundo a Secretaria, os resultados refletem o que foi construído pedagogicamente ao longo do ano letivo por professores, alunos, gestores escolares e toda a comunidade educacional. A equipe destacou ainda que os dados obtidos serão fundamentais para orientar o planejamento das próximas ações da rede municipal de ensino.

O prefeito de Calumbi, Joelson, comentou a importância dos resultados. “O desempenho da nossa rede no SAEPE mostra que estamos no caminho certo. Educação é prioridade para o nosso governo, e vamos continuar investindo e apoiando todas as ações que promovam o aprendizado e valorizem nossos profissionais”, afirmou.

Itapetim: Festa do padroeiro da Escola Santo Antônio chega a sua 11ª edição

Na noite de ontem (12/06), foi realizada a 11ª edição Festa de Santo Antônio, padroeiro da Escola Santo Antônio, da Rede Municipal de Ensino de Itapetim. O arraiá do santo casamenteiro teve início às 19h com a celebração eucarística, presidida pelo padre Daniel. Em seguida, se apresentaram os grupos de dança Xô Preguiça, Menina Moça […]

11119450_10204566411583761_891517844_n

Na noite de ontem (12/06), foi realizada a 11ª edição Festa de Santo Antônio, padroeiro da Escola Santo Antônio, da Rede Municipal de Ensino de Itapetim.

O arraiá do santo casamenteiro teve início às 19h com a celebração eucarística, presidida pelo padre Daniel. Em seguida, se apresentaram os grupos de dança Xô Preguiça, Menina Moça e Mulher Rendeira, todos da Escola Santo Antônio, além do Pout Pourri da Escola Antônio Piancó Sobrinho. Edlin Tamires e Widlei Cleyton encerraram as apresentações com a lambada estilizada.

11117650_10204566409103699_667531090_n

11429001_10204566394023322_426800645_n

De acordo com Gloria de Fonte, diretora da Escola Santo Antônio, por mais um ano seguido à festividade foi um sucesso. Ela agradeceu ao público pela grande participação e ao prefeito Arquimedes Machado pelo apoio para a realização do evento. Ao final, os forrozeiros cantaram e vibraram com o repertório envolvente de Aldinho do Acordeom e Forrozão Kceteiros, que apresentou sua nova formação.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, e também contou com barracas de jogos e comidas típicas e Parque de Diversões.

Hospital de Tabira anuncia construção de lavanderia para colocar bloco cirúrgico em funcionamento

Quase cinco mês depois que assumiu a Direção do Hospital Dr. José Luiz da Silva Neto, Cléo Diniz falou ontem pela primeira vez a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. “É um desafio que para vencer tenho contado com o apoio do Prefeito Sebastião Dias, da Secretária de Saúde Zeza e da equipe”, disse Cléo. […]

Quase cinco mês depois que assumiu a Direção do Hospital Dr. José Luiz da Silva Neto, Cléo Diniz falou ontem pela primeira vez a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. “É um desafio que para vencer tenho contado com o apoio do Prefeito Sebastião Dias, da Secretária de Saúde Zeza e da equipe”, disse Cléo.

A diretora relatou que humanizar o atendimento e ter a compreensão da população são as primeiras dificuldades enfrentadas. Admitiu que a unidade tem ficado sem medico com frequência diante do alto índice de pessoas infartadas e com AVC que precisam de transferência acompanhadas pelo profissional.

Cléo declarou que Tabira cresceu diante de um modelo de saúde que permaneceu o mesmo. Outro calo do Hospital está curado com a aquisição de medicamentos orientados pelo SUS. Mesmo com dois Blocos Cirúrgicos, a unidade ainda não realiza intervenções de média complexidade.

A nova diretora prometeu que a construção da Lavanderia exigida pelo Ministério da Saúde para a realização de cirurgias, teve finalmente a sua construção iniciada. Ao longo do Programa, Cléo Diniz respondeu muitas perguntas dos ouvintes.

Uma das histórias curiosas foi a de que alguns pacientes que procuram a unidade usam como “identificação” a opção política. “Eu quero ser atendido primeiro porque votei em Sebastião”, chegou a dizer um dos pacientes. Informado de que era o estado de saúde e não a cor partidária que definiam quem seria atendido na frente ele insistiu: “mas eu votei em Bastião”! Casos como esses, garante a diretora, são ignorados.

Mais um acidente é registrado na BR-232 na comunidade do Tenório

Na tarde desta sexta-feira (8), aconteceu mais um acidente no KM 366 da BR-232 na comunidade do Tenório, envolvendo um veículo gol e um caminhão pipa. Segundo informações de moradores, o caminhão pipa tentou fazer uma ultrapassagem proibida e para não colidir de frente o condutor do Gol fez uma manobra defensiva e jogou o […]

Na tarde desta sexta-feira (8), aconteceu mais um acidente no KM 366 da BR-232 na comunidade do Tenório, envolvendo um veículo gol e um caminhão pipa.

Segundo informações de moradores, o caminhão pipa tentou fazer uma ultrapassagem proibida e para não colidir de frente o condutor do Gol fez uma manobra defensiva e jogou o carro no acostamento vindo a tombar.

De acordo com os moradores, ninguém ficou ferido. Os ocupantes do Gol são da cidade de Custódia.

Recentemente três pessoas de Serra Talhada da mesma família morreram nesse mesmo local.

Esse trecho da BR-232 é considerado perigoso, por isso a comunidade do Tenório vem cobrando do DNIT a implantação de lombadas no KM 366. As informações são da Cultura FM.

Comissão de Educação do Senado aprova PL de Teresa Leitão para rádios educativas

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta terça (9) o PL 3757/2023, que estabelece normas para garantir às emissoras de radiodifusão educativa de instituições públicas o direito de utilizar, sem custo adicional e de forma compartilhada, infraestruturas de telecomunicações ociosas. O projeto de lei é da senadora Teresa Leitão (PT-PE), e foi […]

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta terça (9) o PL 3757/2023, que estabelece normas para garantir às emissoras de radiodifusão educativa de instituições públicas o direito de utilizar, sem custo adicional e de forma compartilhada, infraestruturas de telecomunicações ociosas. O projeto de lei é da senadora Teresa Leitão (PT-PE), e foi relatado na comissão pelo senador Efraim Filho (União Brasil-PB).

Teresa Leitão agradeceu a aprovação do PL e registrou a importância informativa e educativa do rádio, um meio de comunicação que chega em todos os cantos do país, e que tem uma relevância ainda mais significativa nos municípios do interior.

“É muito gratificante para mim ver esse projeto sendo aprovado com um relatório tão preciso, que destaca justamente o alcance que nós percebemos da importância das rádios – sobretudo nós que somos do Nordeste -, como no interior dos estados ainda se ouve rádio. É uma coisa impressionante. Tanto as rádios comerciais quanto as rádios comunitárias.”

O reconhecimento do poder, do alcance das rádios, foi exemplificado pela senadora com base nas atividades em que há interesse ou necessidade de falar com um público local. “Qualquer um de nós que visite uma cidade do interior tem que botar na sua agenda uma ida a uma rádio local, a uma rádio comunitária”, reconheceu.

O senador Efraim Filho elogiou o projeto, ressaltando o trabalho das rádios educativas. Lembrou que na pandemia, por exemplo, serviram como espaços de aprendizagem dos estudantes, ao transmitirem conteúdos curriculares. “Nessa perspectiva, a proposição da nossa ilustre senadora Teresa Leitão foi extremamente feliz na percepção dessa realidade, e por isso acolho integralmente o projeto”.

O texto agora passa pela avaliação da Comissão de Serviços de Infraestrutura e pela Comissão de Comunicação e Direito Digital.