Notícias

Ouro Velho celebra 65 anos com inaugurações, entregas e shows 

Por André Luis

O município de Ouro Velho comemora nesta quinta-feira (15) seus 65 anos de emancipação política com uma programação extensa que reúne atos cívicos, inaugurações, entregas de equipamentos e apresentações musicais. O anúncio oficial foi feito pelo prefeito Doutor Júnior, que destacou o caráter histórico da data para a cidade.

As atividades têm início ainda na madrugada, às 5h, com a tradicional alvorada ao som da Banda Filarmônica Pedro Viana, marcando simbolicamente o começo das celebrações.

No período da noite, a programação concentra uma série de inaugurações. Às 18h30, será entregue à população a Quadra Society. Em seguida, às 19h, acontece a inauguração da Pista de Cooper. Às 19h15, a gestão municipal inaugura o Centro de Especialidades Médicas, que passa a contar com aparelho de ultrassom e kit cardiológico, ampliando a oferta de exames como ecocardiograma, teste de esteira, MAPA e Holter, e fortalecendo a rede de saúde do município.

Na sequência, às 19h45, será inaugurada a nova sede do Conselho Tutelar. Às 20h, a Prefeitura realiza a entrega de veículos e de uma ensiladeira, com foco no reforço dos serviços públicos, especialmente voltados à zona rural.

Um dos momentos centrais da comemoração ocorre às 20h15, com a inauguração da nova sede da Prefeitura de Ouro Velho. A solenidade inclui hasteamento da bandeira, corte do bolo comemorativo e apresentação da Banda Pedro Viana.

Encerrando a programação, a partir das 21h, o Pátio de Eventos recebe shows com Xand Avião e Zé Vaqueiro, reunindo moradores e visitantes para celebrar os 65 anos de história e emancipação do município.

Outras Notícias

Prefeitos de Brejinho e Santa Terezinha cobram estrada à Câmara

Dois gestores e vizinhos do Alto Pajeú tiveram agenda com o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, em audiência no Palácio dos Campos das Princesas. Delson Lustosa (Podemos), prefeito de Santa Terezinha e Gilson Bento (Republicanos), prefeito de Brejinho estiveram acompanhados do Deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM). Na pauta, os prefeitos apresentaram demandas para beneficiar seus […]

Dois gestores e vizinhos do Alto Pajeú tiveram agenda com o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, em audiência no Palácio dos Campos das Princesas.

Delson Lustosa (Podemos), prefeito de Santa Terezinha e Gilson Bento (Republicanos), prefeito de Brejinho estiveram acompanhados do Deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM).

Na pauta, os prefeitos apresentaram demandas para beneficiar seus munícipios. A principal pauta, a pavimentação da PE-413 que liga os municípios à Paraíba.

“O governador foi muito solícito conosco, agora vamos aguardar a chegada dos nosso pedidos”, disse o prefeito Delson. Ele disse que o governador garantiu a execução da obra.

Para Brejinho, Bento ainda solicitou perfuração e instalação de poços artesianos. Mas o pedido mais importante foi o da Adutora Pajeú, no trecho Ambó em direção a Brejinho, que resulta em uma distância de 6 quilômetros. Ele também saiu satisfeito da agenda.

Serviço: Empresas do Sertão têm apoio do SESI para receber pessoas com deficiência

A legislação brasileira obriga empresas que possuem a partir de 100 funcionários a contratar entre 2% a 5% de pessoas com deficiência, porém diversas empresas têm dificuldades em realizar essa inclusão porque seus gestores e demais trabalhadores não sabem como lidar com portadores de deficiência ou o ambiente físico desses empreendimentos não são preparados para […]

A legislação brasileira obriga empresas que possuem a partir de 100 funcionários a contratar entre 2% a 5% de pessoas com deficiência, porém diversas empresas têm dificuldades em realizar essa inclusão porque seus gestores e demais trabalhadores não sabem como lidar com portadores de deficiência ou o ambiente físico desses empreendimentos não são preparados para acolhê-las. Por esse motivo, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI/PE) oferece cursos e palestras de orientação às empresas do Sertão para prepará-las a ficarem em dia com a legislação e cumprirem seu papel social.

Dentre as empresas já atendidas, a rede de supermercados Bonanza, no Agreste do Estado, teve mais de 60 lideranças e funcionários capacitados, no primeiro trimestre deste ano, para receber pessoas com deficiência. Esses colaboradores terão a missão de multiplicar o conhecimento adquirido no curso com os demais cerca de 3 mil trabalhadores da Rede no Nordeste.

Segundo a palestrante e analista de Responsabilidade Corporativa do SESI/PE, Tatiana Lucas, a grande diferença do curso do SESI é a dinâmica de participação dos funcionários. “Além de orientações teóricas, os trabalhadores passam pelas situações enfrentadas corriqueiramente pela pessoa com deficiência, nas mais diversas limitações, como caminhar de olhos vendados, digitar sem ler, se locomover com carreira de rodas etc. Assim dá para sentir fielmente como é difícil enfrentar os obstáculos de um ambiente não adaptado e ainda o preconceito de colegas de trabalho”, explica.

O coordenador de treinamento dos Recursos Humanos da Bonanza, Fred Malta, avaliou a capacitação como excelente, já que após o curso, os líderes da empresa passaram a enxergar as pessoas com deficiência como funcionários com capacidade de aprendizagem, e agora contribuem com o processo de desenvolvimento, estimulando e reconhecendo habilidades. “Todos nós estamos vulneráveis a nos tornar uma PCD e queremos realizar sonhos e sermos úteis e valorizados. O SESI nos permitiu harmonizar essa relação, descobrir talentos, valores, e habilidades para agregar a produção”.

Outras empresas interessadas em se capacitar para inserir pessoas com deficiência no seu quadro de trabalhadores ou aprender a lidar melhor com os funcionários e/ou clientes portadores de deficiência devem entrar em contato com as Unidades do SESI em Araripina e Petrolina pelos telefones (87) 3873-1087 (Araripina) e (87) 3861-1369 (Petrolina), pelo e-mail[email protected] ou pelo WhatsApp (81) 9. 8829.3330.

Edital da Adutora do Agreste previsto para esse ano, diz Compesa

Em reunião realizada na manhã da última quinta-feira (04/11), a diretora presidente da Compesa, Manuela Marinho, informou que expectativa é lançar o edital de licitação da Adutora do Agreste, que levará água para a cidade de Poção, ainda em dezembro deste ano, para correção de valores anteriormente orçados. O trecho da Adutora do Agreste a […]

Em reunião realizada na manhã da última quinta-feira (04/11), a diretora presidente da Compesa, Manuela Marinho, informou que expectativa é lançar o edital de licitação da Adutora do Agreste, que levará água para a cidade de Poção, ainda em dezembro deste ano, para correção de valores anteriormente orçados.

O trecho da Adutora do Agreste a ser construído é de 27 km, com previsão inicial de construção de 4 km a cada mês. A reunião, realizada na sede da Compesa, em Recife, contou com a presença do presidente da AMUPE, José Patriota, e do prefeito de Poção, Merson Cordeiro.

“A solicitação veio do prefeito Merson, preocupado com a situação de seu município. Em reunião anterior com o governador Paulo Câmara, conseguimos a autorização para atualização do projeto e lançamento do edital de licitação da adutora, que é o sonho de todos aqueles que moram em Poção, ter água 24 horas em suas torneiras”, disse Patriota.

“Acredito que a partir dessa reunião hoje, com certeza, no próximo ano, nós vamos ter aquilo que todos os poçãoenses desejam, água tratada, limpa, na torneira. Vale salientar que o distrito Gravatá dos Gomes entra também no projeto. Agradeço ao meu amigo José Patriota pelo apoio, por ter nos acompanhado aqui nesse momento hoje. Se Deus quiser teremos água permanente nas torneiras da nossa cidade”, frisou o prefeito Merson.

Clebel Cordeiro recua e já fala que pode disputar a reeleição em Salgueiro: “Ganho deles de novo”

Depois de dizer diversas vezes – em entrevistas e discursos – que não disputaria a reeleição em 2020, o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (foto), recuou esta semana e já fala que existe a possibilidade de tentar renovar o mandato na próxima eleição. Em entrevista ao Programa Carlos Britto, na Rádio Rural FM, de Petrolina, […]

Depois de dizer diversas vezes – em entrevistas e discursos – que não disputaria a reeleição em 2020, o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (foto), recuou esta semana e já fala que existe a possibilidade de tentar renovar o mandato na próxima eleição.

Em entrevista ao Programa Carlos Britto, na Rádio Rural FM, de Petrolina, Clebel disse que não deseja, mas pode entrar no pleito se as pesquisas indicarem que seu candidato corre risco de perder.

“Se a pesquisa apontar que o meu candidato vai perder, aí eu entro na briga. Eu não queria, mas aí eu entro. A oposição vai levar surra de novo. Entro para mostrar que ganho deles de novo. Ficaram 16 anos no poder e eu os venci. Vou ganhar de novo”, garantiu.

Durante a entrevista, ele ainda disse que não tinha vontade de ser prefeito, mas foi incentivado por amigos e acabou derrotando um grupo que estava no poder a 16 anos.

Blogueiro confirma affair entre João Campos e Tábata Amaral

Qual dos assuntos abaixo ocupou a maior parte das conversas dos membros do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que se reuniram em Brasília no último fim de semana? A candidatura de Márcio França à prefeitura de São Paulo no próximo ano; A reforma do partido para atualizar seu programa e afastar-se cada vez […]

Qual dos assuntos abaixo ocupou a maior parte das conversas dos membros do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que se reuniram em Brasília no último fim de semana?

A candidatura de Márcio França à prefeitura de São Paulo no próximo ano; A reforma do partido para atualizar seu programa e afastar-se cada vez mais do PT; A saída do PSB do chamado Fórum de São Paulo; Como atuar melhor na oposição ao governo Bolsonaro.

O assunto campeão dos comentários foi o namoro do deputado João Henrique Campos (PSB-PE), filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em 2014 em um acidente de avião, com a deputada Tábata Amaral (PDT-SP). A informação é do Blog do Noblat.

João tem 25 anos de idade. Elegeu-se deputado federal pela primeira vez sendo o mais votado no seu Estado – 460.387 votos. Tábata tem 26 anos. Elegeu-se deputada federal pela primeira vez e foi a sexta mais votada em São Paulo – 264. 450 votos.

João estava noivo há 9 anos e com casamento marcado no Recife para os próximos meses. Rompeu o noivado. Tábata namorava o colombiano Daniel Alejandro Martínez que trabalhou em sua campanha. Não namora mais.

O destino político de João está traçado: será candidato a prefeito do Recife. Tábata está sendo assediada por mais de um partido para ser candidata a prefeita de São Paulo, mas hesita. Os dois se negam a confirmar oficialmente o namoro.