Notícias

Oposição define chapa para sucessão em São Jose do Belmonte

Por Nill Júnior

Por Anchieta Santos

Depois de apresentar o médico Dr. Vital como cabeça de chapa por duas eleições seguidas, a oposição de São José do Belmonte promete novidades para o pleito de 2016.

O empresário Romanilson Mariano para prefeito e o vereador Antônio de Alberto para vice deverão liderar a chapa oposicionista que enfrentará a reeleição do prefeito Marcelo Pereira (PR).

Outras Notícias

Motta e Alcolumbre: os inimigos da nação

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), comandam o Congresso Nacional no momento em que acumulam os piores índices de imagem entre políticos medidos pela AtlasIntel/Bloomberg. Motta tem 87% de imagem negativa e só 2% positiva; Alcolumbre aparece com 81% negativa e 3% positiva. […]

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), comandam o Congresso Nacional no momento em que acumulam os piores índices de imagem entre políticos medidos pela AtlasIntel/Bloomberg.

Motta tem 87% de imagem negativa e só 2% positiva; Alcolumbre aparece com 81% negativa e 3% positiva.

A pesquisa foi divulgada na quinta-feira (30), no mesmo dia em que o Congresso se movimentou para analisar o veto integral do presidente Lula (PT) ao Projeto de Lei da Dosimetria, pauta reduziu penas de condenados pela trama golpista de 8 de janeiro.

A AtlasIntel/Bloomberg ouviu 5.008 pessoas entre 22 e 27 de abril de 2026. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%.

O exemplo de Hugo Motta 

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem 87% de imagem negativa da população brasileira e só, e ainda incríveis 2% de positiva.

Ele consegue ter avaliação negativa maior que Davi Alcolumbre.

Presente nos principais acordões e conchavos do país, Motta é Deputado Federal desde 2011, fruto da influência política de sua família a partir de Patos, Paraíba. É o padrinho oficial das pautas de desmonte ambiental e de degradação da imagem do Congresso.

Próximo de Eduardo Cunha, fez parte da “tropa de choque de Cunha”, a qual integravam os deputados de maior proximidade do então presidente da Câmara dos Deputados.

Durante o Governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017 foi favorável à Reforma Trabalhista, que retirou direitos dos trabalhadores. Em agosto de 2017 votou contra o processo em que se pedia abertura de investigação do presidente Michel Temer, ajudando a arquivar a denúncia do Ministério Público Federal (MPF).

Foi escolhido por Arthur Lira para ser o candidato à sua sucessão ao cargo de Presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, justamente por seu currículo contra as pautas populares.

Motta é um exemplo da instrumentalização da política para os interesses do poder e do abismo entre o que quer a sociedade e o que têm pautado o Congresso Nacional.

Morte de Waldemar Borges: políticos lamentam seu falecimento

Recebi com enorme tristeza a notícia do falecimento do amigo Waldemar Borges. Cresci acompanhando de perto a bonita amizade que ele construiu com meu pai e, ao longo dos anos, tive a oportunidade de conhecer seu caráter, sua generosidade, sua lealdade e seu profundo compromisso com Pernambuco. Waldemar foi um homem público que honrou a […]

Recebi com enorme tristeza a notícia do falecimento do amigo Waldemar Borges.

Cresci acompanhando de perto a bonita amizade que ele construiu com meu pai e, ao longo dos anos, tive a oportunidade de conhecer seu caráter, sua generosidade, sua lealdade e seu profundo compromisso com Pernambuco. Waldemar foi um homem público que honrou a política com seriedade, ética e espírito público. Sempre enxergou seus mandatos como instrumento para melhorar a vida das pessoas, especialmente das que mais precisavam. Deixa um exemplo de dedicação, coerência e compromisso que seguirá inspirando todos aqueles que acreditam na boa política.

Neste momento de imensa dor, abraço com todo o meu carinho sua família e, de forma muito especial, minha querida amiga Luciana Santos e seus filhos Walzinho, Mariana e Luana, aos quais transmito minha solidariedade, meu afeto e minhas orações. Que Deus conceda força e serenidade para enfrentar essa perda tão difícil e que as lembranças, os ensinamentos e o legado de Waldemar sejam fonte de conforto e esperança para todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.

João Campos

Presidente Nacional do PSB

Hoje recebi com profunda tristeza a notícia da partida do meu grande amigo Waldemar Borges.

Mais do que um grande político, Waldemar foi um ser humano íntegro, leal e comprometido com as pessoas. Tive a honra de caminhar ao seu lado durante minha gestão como prefeita, sempre contando com seu apoio, sua parceria e seu respeito pelo nosso povo.

Pernambuco perde um dos grandes exemplos da vida pública, alguém que exerceu a política com seriedade, honestidade e dedicação, deixando um legado que permanecerá na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Que Deus o receba em Sua infinita misericórdia e conforte o coração de seus familiares, amigos e de todos nós que hoje sentimos essa imensa perda.

Descanse em paz, meu querido amigo, Waldemar Borges. Sua história jamais será esquecida.

Madalena Britto 

Ex-prefeita de Arcoverde 

Hoje me despeço não apenas de uma figura pública admirável, mas de um grande amigo que marcou profundamente a minha vida. Waldemar Borges foi, para mim, muito mais do que um político íntegro e dedicado: ele foi o amigo que, nos momentos mais difíceis, estendeu a mão, me abraçou e me lembrou que “amigo não solta a mão de outro amigo”. Ele costumava dizer que era como uma ciranda: ninguém solta a mão de ninguém. E foi exatamente assim que ele viveu — com firmeza, lealdade e humanidade.

No momento mais crítico da minha vida, quando eu mais precisava, Waldemar esteve ao meu lado. Anos se passaram e ele nunca deixou de ser essa pessoa de caráter, de índole admirável, de bondade genuína. Mais do que tudo, ele foi um amigo verdadeiro, daqueles raros, que permanecem presentes e constantes.

A sua partida deixa uma dor imensa, mas também uma certeza: o legado de amizade, generosidade e compromisso humano que ele nos deixou jamais será esquecido. Waldemar foi, e sempre será, um exemplo de que a vida se faz de mãos dadas, de coragem e de amor ao próximo.

Albérico Rocha, ex-prefeito de Iguaracy,  que atuou no gabinete do parlamentar 

Há sempre uma grande presença na ausência de grandes homens.

Waldemar Borges era a personificação do que se imagina ser um bom político. E assim o foi. Pois antes do político, estava o homem de bem, o amante da cultura e das artes. Apaixonado pela vida, boêmio, colecionador de madrugadas e amigos.

Erudito, inteligente e sensível, Waldemar levava o seu conhecimento e sensibilidade para a prática política. Sempre em busca de melhorar a vida dos pernambucanos, principalmente dos mais periféricos e empobrecidos.

Pernambuco perde um grande homem. Um político da mais alta estirpe.

Descanse em paz, meu amigo.

Por aqui, seguiremos honrando o seu legado.

Sandrinho Palmeira  – prefeito de Afogados da Ingazeira 

O PSB recebe com profundo pesar a notícia do falecimento do deputado Waldemar Borges. Homem público com uma trajetória de compromisso com Pernambuco, o parlamentar teve uma vida marcada pela dedicação, seriedade e respeito ao diálogo democrático, deixando uma contribuição inestimável para a política do nosso estado.

Waldemar Borges se destacou em todas as missões que cumpriu. Foi vereador do Recife por quatro vezes, secretário estadual nas gestões de Miguel Arraes e Eduardo Campos, secretário da Prefeitura do Recife, deputado estadual por quatro mandatos, líder do governo na Assembleia Legislativa (Alepe) e presidente das mais importantes comissões da casa, como a de Constituição, Legislação e Justiça, a de Educação e Cultura e a de Administração Pública.

Wal fará falta por muitas razões, entre elas, seu trato sempre amistoso, seu trabalho propositivo em favor do povo pernambucano e sua reconhecida capacidade de diálogo, atributos tão necessários em tempos de tanta dissonância na política.

O PSB chora essa grande perda e se solidariza com os familiares, amigos, correligionários e todos os pernambucanos e pernambucanas impactados pelo legado de Waldemar Borges.

Sileno Guedes

Deputado estadual e presidente do PSB de Pernambuco

 

Com sala negada por prefeito, vice aluga gabinete próprio em Arcoverde

O vice-prefeito de Arcoverde e pré-candidato à Deputado Federal, Delegado Israel, usou suas redes sociais  para anunciar a instalação de um Gabinete Popular. Ele fica localizado em uma sala privada, no segundo andar em um prédio na Rua Idelfonso Freire, 64, no Centro da Cidade. Após rompimento político com o prefeito Wellington Maciel, ele chegou […]

O vice-prefeito de Arcoverde e pré-candidato à Deputado Federal, Delegado Israel, usou suas redes sociais  para anunciar a instalação de um Gabinete Popular.

Ele fica localizado em uma sala privada, no segundo andar em um prédio na Rua Idelfonso Freire, 64, no Centro da Cidade.

Após rompimento político com o prefeito Wellington Maciel, ele chegou a pedir uma sala para despachar, mas teve o pedido negado após o rompimento com o gestor. O Delegado relatou já ter pedido, inclusive via ofício, ao Prefeito várias vezes um local para instalação do seu gabinete, não obtendo nenhuma resposta.

Segundo Israel, o “Gabinete Popular” como passou a chamar está sendo custeado com seus recursos, e funcionará para ouvir as demandas coletivas da população e poder buscar soluções.

O mais curioso é que esse talvez seja o primeiro caso de um vice-prefeito que tenha instalado um gabinete fora da estrutura do poder público em Pernambuco nos últimos anos. “O gabinete de um agente político é um espaço para o exercício de seu mandato eletivo. Quem nega este tipo de coisa alimenta o ódio pela democracia e pela diversidade de ideias e ideologias”, ressaltou Israel nas suas redes sociais.

Luciano Pacheco: “os três escândalos da gestão Célia Galindo”

Em Arcoverde, a maior atração das sessões da Câmara não está relacionada com as pautas em votação. Os destaques, são ataques contundentes do vereador Luciano Pacheco (PSD) ao estilo da presidente da Casa, Célia Almeida Galindo (PSB). A fuzilaria tem sido tão intensa e periódica que tem muita gente que só bota a cara no plenário […]

Em Arcoverde, a maior atração das sessões da Câmara não está relacionada com as pautas em votação. Os destaques, são ataques contundentes do vereador Luciano Pacheco (PSD) ao estilo da presidente da Casa, Célia Almeida Galindo (PSB).

A fuzilaria tem sido tão intensa e periódica que tem muita gente que só bota a cara no plenário para assistir aos discursos de Pacheco.

O sonho de Célia é disputar a Prefeitura nas eleições do ano que vem, mas não encontra respaldo no seu partido, a começar pelas restrições ao seu nome por parte da prefeita Madalena Brito (PSB).

Veja o vídeo da vez, em que Luciano elenca o que fiz serem os três principais escândalos da era Célia:

Manoel Enfermeiro entra com recurso para evitar débito superior a R$ 300 mil imposto pelo TCE

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco colocou em pauta nesta terça-feira (6) os Embargos de Declaração interpostos pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada, Manoel Enfermeiro, contra a decisão do tribunal que julgou irregular uma auditoria realizada na casa legislativa em 2020. O recurso não chegou a ser analisado […]

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco colocou em pauta nesta terça-feira (6) os Embargos de Declaração interpostos pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada, Manoel Enfermeiro, contra a decisão do tribunal que julgou irregular uma auditoria realizada na casa legislativa em 2020. O recurso não chegou a ser analisado pela corte porque o conselheiro Carlos Neves pediu vistas do processo.

A Auditoria teve como objetivo apurar possíveis irregularidades na execução de despesas envolvendo a contratação de empresa de capacitação, inscrição de agentes públicos e gastos com diárias dos parlamentares. Foram identificados o pagamento de despesas com inscrições para eventos sem a efetiva comprovação dos gastos, no valor de R$ 70.700,00, e o pagamento de despesas com diárias para eventos em época de pandemia, sendo um deles em pleno período carnavalesco de 2020, e sem efetiva comprovação dos gastos, no valor de R$ 246.050,00.

A bronca está na execução de despesas envolvendo a contratação de duas empresas de capacitação: a IMB Cursos e a Treinar – Tecnologia e Capacitação, além de inscrições de agentes públicos e pagamentos de diárias em eventos nas cidades de João Pessoa e Maceió. De acordo com os documentos apresentados pela Câmara, cinco deles teriam datas coincidentes com o isolamento social motivado pela Covid-19, e outro com o período carnavalesco.

Apenas com inscrições de funcionários nos eventos, foi gasto o valor de R$ 70.700,00. A situação piora quando aparecem os pagamentos de diárias, onde foram gastos R$ 246.050,00. O total das despesas indevidas, segundo o Tribunal,  foi calculado em torno de R$ 316.750,00.

Gastos sem comprovação, ainda mais em época de pandemia, são indícios de improbidade administrativa e peculato, atentando contra o interesse público. Pelo entendimento, esses valores devem ser restituídos aos cofres públicos, além de ser cabível a aplicação de multa ao responsável pelas despesas – no caso, o presidente da Câmara de Serra Talhada, vereador Manoel Enfermeiro.

O presidente foi multado em R$ 9.183,00, além de débito de R$ 246.050,00. Foram impostos, ainda, débitos solidários de R$ 32.200,00 junto à empresa IMB Cursos, e de R$ 38.500,00 com a empresa Treinar – Tecnologia e Capacitação. As informações são do Blog da Juliana Lima.