Opinião: Câmara aprova, Prefeito aumenta IPTU e população fica revoltada
Por Marcos Oliveira*
A população serra-talhadense tomou um susto ao receber os carnês do IPTU. O Prefeito Luciano Duque está sendo questionado pelos aumentos abusivos do imposto. O pior disso tudo é que a majoração foi aprovada por unanimidade pela a Câmara de Vereadores em dezembro do ano passado.
Como se não bastasse a nossa grande carga tributária, o cidadão ainda terá que pagar quase 500% de aumento. Na gestão Carlos Evandro o IPTU foi reajustado sob alegação de que o valor estava defasado, fora da realidade. Mas, e agora ? Qual é o motivo para um novo reajuste e tão alto?
Empreendedores que realizam eventos também estão penalizados. Agora, é preciso pagar uma taxa no valor acima de R$ 1.000,00 para se ter uma licença ambiental. Isso penaliza, sacrifica quem gera a economia na cidade . São taxas muito altas para quem quer trabalhar e investir.
É lamentável ver nos governos em todas as esferas a farra com o dinheiro público. Triste ver nos noticiários corrupção, incompetência , a falta de saneamento básico, segurança, mobilidade e até mesmo medicamentos simples nos postos de saúde, com o paralelo de tão alta carga tributária.
É preciso que a Secretaria de Finanças do município se pronuncie em relação a esse aumento. Não menos e, principalmente a Câmara de Vereadores que tem a obrigação de defender os direitos do cidadão e que, sem alarde, aprovou esse aumento absurdo. Deve uma explicação.
*Marcos Oliveira apresenta seu comentário no programa a Voz da Notícia e o reproduz em nosso blog