Notícias

Olho nas Prefeituras: ônibus abandonado em Sertânia e faltando em Carnaíba

Por Nill Júnior

FPE170000007749Em Sertânia, denúncia foi feita pelo vereador José Fabiano Tarcísio, o Fabiano de Zé do Ônibus, que pelo nome deve ter propriedade para denunciar: diz que  o ônibus do TFD da Prefetura de Sertânia está há mais de 15 dias quebrado e abandonado às margens da PE-280.

Segundo o vereador, a população está reclamando que o veículo está quebrado e esquecido, mas a prefeitura não toma nenhuma atitude para que o veículo volte a servir aos sertanienses, preferindo alugar outro veículo, que pode custar até R$ 3 mil para cada viagem à capital.

onibus-escolar-670Já em Carnaíba, ouvintes denunciaram ao radialista Anchieta Santos que já são duas semanas sem transporte escolar para os estudantes do Capim Grosso.

Alegando que o ônibus está quebrado, a Prefeitura de Carnaíba através da Secretaria de Educação não tem enviado o ônibus para fazer o transporte dos estudantes até a cidade. A expectativa é de que os estudantes comecem a terceira semana sem aula.

Outras Notícias

Tabira: prefeitura inicia pagamento do 13º salário

A Prefeitura Municipal de Tabira anunciou o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro dos servidores. Recebem efetivos da administração Direta e da Saúde. Também foi confirmado o pagamento da primeira e segunda parcelas do décimo terceiro dos servidores efetivos da educação.

A Prefeitura Municipal de Tabira anunciou o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro dos servidores.

Recebem efetivos da administração Direta e da Saúde.

Também foi confirmado o pagamento da primeira e segunda parcelas do décimo terceiro dos servidores efetivos da educação.

Afogados realizará concurso ou seleção, diz Secretário

O Secretário de Saúde Arthur Belarmino confirmou ao programa Manhã Total que a Prefeitura realizará concurso ou seleção para contratar agentes comunitários de saúde. Segundo ele, a decisão foi tomada ontem em reunião de monitoramento da Prefeitura, com presença do prefeito José Patriota. A expectativa é de que a parte burocrática ande neste segundo semestre. A […]

Concurso-público-em-ItabiritoO Secretário de Saúde Arthur Belarmino confirmou ao programa Manhã Total que a Prefeitura realizará concurso ou seleção para contratar agentes comunitários de saúde.

Segundo ele, a decisão foi tomada ontem em reunião de monitoramento da Prefeitura, com presença do prefeito José Patriota. A expectativa é de que a parte burocrática ande neste segundo semestre.

A Prefeitura está fechando levantamento de áreas que também necessitam de profissionais para  realização do certame. Cada Secretaria vai levantar qual a necessidade para posterior definição das vagas a serem preenchidas.

Prefeito de Flores discute investimentos com representantes do Banco do Nordeste

O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, recebeu nesta quinta-feira (13) representantes do Banco do Nordeste para tratar de investimentos e ações voltadas ao desenvolvimento econômico do município.  O encontro contou com a participação do Secretário Adjunto de Agricultura, Samuel Whashington, e de Kilman Kefesan Frazão, gerente geral da instituição, além de Josenildo Torres, agente de […]

O prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, recebeu nesta quinta-feira (13) representantes do Banco do Nordeste para tratar de investimentos e ações voltadas ao desenvolvimento econômico do município. 

O encontro contou com a participação do Secretário Adjunto de Agricultura, Samuel Whashington, e de Kilman Kefesan Frazão, gerente geral da instituição, além de Josenildo Torres, agente de desenvolvimento da Superintendência Estadual de Pernambuco, e Maria Gabriela, coordenadora do Agroamigo Serra Talhada.

Durante a reunião, foram discutidos investimentos no setor agrícola, incluindo mais de R$ 15 milhões aplicados nos últimos anos para apoiar agricultores locais. Também esteve em pauta o programa FNE Itinerante, iniciativa que aproxima o banco do comércio local e amplia o acesso a linhas de crédito para novos empreendimentos.

A gestão municipal e o Banco do Nordeste avaliaram ainda parcerias para melhorias na infraestrutura e nos serviços da cidade. O prefeito Gilberto Ribeiro destacou a importância da colaboração para impulsionar o desenvolvimento econômico.

“Essa parceria é essencial para garantir mais oportunidades e crescimento para nossa população”, afirmou o gestor.

Prefeitura de Carnaíba diz que não compete à ela manutenção de Barragem

Prezado Nill Júnior, Em atenção à matéria divulgada neste blog, com o seguinte título: “Promotoria de Justiça de Carnaíba requisita ao prefeito Anchieta Patriota, informações sobre a Barragem do Chinelo”, faz-se necessário tecer alguns esclarecimentos. a) No dia 09 de julho, recebemos o Ofício 1650.000.011/2020-0004, oriundo da Promotoria de Justiça de Carnaíba, requisitando algumas informações […]

Prezado Nill Júnior,

Em atenção à matéria divulgada neste blog, com o seguinte título: “Promotoria de Justiça de Carnaíba requisita ao prefeito Anchieta Patriota, informações sobre a Barragem do Chinelo”, faz-se necessário tecer alguns esclarecimentos.

a) No dia 09 de julho, recebemos o Ofício 1650.000.011/2020-0004, oriundo da Promotoria de Justiça de Carnaíba, requisitando algumas informações inerentes à Barragem do Chinelo. No dia 10 de julho, respondemos ao Ofício acima epigrafado, esclarecendo que não é responsabilidade do Município de Carnaíba a manutenção da barragem em epígrafe.

b) A Lei Federal n.º12.334/2010, dispõe que “A fiscalização da segurança de barragens caberá à entidade que outorgou o direito de uso dos recursos hídricos. Assim, não é o Município de Carnaíba que deve fiscalizar a Barragem do Chinelo, já que este não outorgou o direito de uso dos recursos hídricos.

c) Ainda, da leitura da Resolução n.º 03/2017 – DC, da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), extrai-se que não compete aos Municípios tal fiscalização. Dispõe a aludida Resolução: “Compete à APAC, no âmbito do de suas atribuições, fiscalizar as barragens abrangidas pela Lei n.º 12.334, para as quais outorgou o direito de uso dos
recursos públicos (…)”. (grifos nossos)

d) Enquanto gestor municipal, preocupado com a estrutura do Município de Carnaíba, estou em constante contato com o Governo do Estado de Pernambuco, inclusive, no mês de março, após fortes chuvas, me dirigi à Barragem do Chinelo, e acompanhei de perto a abertura das comportas.  Frise-se que, anteriormente, já havia entrado em contato com a Gerência da Compesa, buscando agilidade nas ações. Esta é a nossa luta diária.

e) Em 8 de abril de 2019, a Promotoria de Justiça de Carnaíba, emitiu ofício ao presidente da Compesa, Roberto Tavares, solicitando medidas para averiguar a situação da Barragem do Chinelo, município de Carnaíba ( https://nilljunior.com.br/mp-solicita-a-
compesa-relatorio-e-medidas-para-manutencao-da-barragem-do-chinelo/ ).

Logo, não compete ao Município de Carnaíba a manutenção e ou fiscalização da Barragem do Chinelo.

São os esclarecimentos necessários.

Carnaíba, 22 de julho de 2020 (20h00)

José de Anchieta Gomes Patriota
Prefeito

Projeto de Lessa leva cinema para cidades pernambucanas

O deputado estadual Aluísio Lessa é o autor da emenda responsável pela criação do projeto Cinema na Estrada. A iniciativa tem como foco a interiorização da produção cinematográfica pernambucana e brasileira e viabilizar a criação de novas salas no Estado.Entre os dias 19 e 22 deste mês, a mostra itinerante vai estar em cidades do Agreste […]

b0b10a76-b1d3-1b8b-50b8-41aeeacecabdO deputado estadual Aluísio Lessa é o autor da emenda responsável pela criação do projeto Cinema na Estrada. A iniciativa tem como foco a interiorização da produção cinematográfica pernambucana e brasileira e viabilizar a criação de novas salas no Estado.Entre os dias 19 e 22 deste mês, a mostra itinerante vai estar em cidades do Agreste Central.

SOBRE O PROJETO – Nas palavras de Aluísio Lessa: “O Cinema na Estrada é uma ação estratégica para promover a difusão das obras audiovisuais pernambucanas em todo o estado, possibilitando a inclusão de novos públicos e contribuindo para diminuir os gargalos da distribuição.”

O  projeto será executado nos seguintes municípios: Mata Norte: Goiana, Paudalho, Vicência, Itambé, Nazaré da Mata, Condado; Sertão Central: Salgueiro; Agreste Setentrional: Bom Jardim, Limoeiro; Agreste Meridional: Saloá, Garanhuns(comunidades quilombolas).

No Sertão do Pajeú: Afogados da Ingazeira, Tacaratu; Agreste Central: Belo Jardim, Bezerros, São Bento do Una, Lagoa dos Gatos; Mata Sul: Palmares, Primavera, Ribeirão, Jaqueira, Catende; RMR: Camaragibe , Itamaracá.