Notícias

“Ofício com encaminhamentos é um prato cheio para Câmara participar dos debates sobre a pandemia” diz CDL

Por André Luis

Presidente da entidade comentou cobrança da Câmara por falta de convite para os debates sobre o enfrentamento a pandemia.

Por André Luis

Nesta terça-feira (29), o presidente da CDL de Afogados da Ingazeira, Darlan Quidute, comentou, durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, a fala do presidente da Câmara de Vereadores, Rubinho do São João, sobre o ofício protocolado no Executivo, Legislativo e no Ministério Público da cidade, com uma série de encaminhamentos cobrando um enfrentamento à pandemia que concilie os interesses dos empreendedores e resguarde os comerciantes.

Segundo Rubinho, apenas o item que trata da alteração da Lei Municipal que exige “porteiro” em todas as lojas, é de competência do Legislativo. Os outros pontos, como o cancelamento de todos os feriados municipais que estão por vir em 2021, o abatimento do valor do IPTU, a isenção do pagamento da taxa de alvará, vigilância sanitária e bombeiros de 2020 e prorrogação do pagamento do ISS por 05 meses, segundo Rubinho não cabem ao Legislativo.

Darlan explicou que a CDL sabe que alguns pontos não são da competência do Legislativo, assim como sabem que todos os pontos não são de competência do Ministério Público, mas que o protocolo tem como intenção chamar todos os atores para o debate. 

“Nós enviamos o mesmo ofício para o Ministério Público e nenhum é de competência do MP, mas são atores. O Ministério Público é uma entidade que atua de fato no enfrentamento à pandemia e na conciliação dessa questão dos empregos e da renda. Então, enviamos totalmente conscientes, que o MP não decide nenhuma dessas medidas, mas ele atua, participa, leva para o debate” explicou Darlan.

Ainda segundo Darlan o ofício é uma maneira da Câmara participar dos debates como tem cobrado. 

“Em nenhum momento se fala em lei, então, se fosse pra tratar somente do que é de competência da Câmara não se convidaria para nenhum debate porque não está se discutindo lei. Não vamos fazer lei. Ele [Rubinho] não está cobrando isso. Ele quer discutir, quer mostrar que a Casa está aberta para a discussão e aquilo que não for de competência, de iniciativa própria da Câmara, mesmo assim eles querem participar da discussão e com esse ofício a Câmara tem uma grande oportunidade de participar da discussão”, destacou o presidente.

Darlan também explicou um pouco de alguns encaminhamentos presentes nos ofícios encaminhados  e falou sobre a polêmica criada com a permissão para o comércio abrir no dia 1º de julho – feriado de emancipação política de Afogados. 

Ele lembrou que o feriado não foi cancelado, por isso os comércios que abrirem terão que pagar aos funcionários como trabalho em feriado.

Darlan defendeu que o restante de feriados municipais de 2021 sejam cancelados. Ele lembrou o tempo que as atividades econômicas ficaram paralisadas e chamou a atenção para os prejuízos econômicos que já afetam diretamente e indiretamente os empregos na cidade. Darlan também lembrou que em 2020, 944 pessoas perderam seus empregos por conta da pandemia. 

Outro ponto destacado pelo presidente da CDL foi a falta de apoio por parte dos governos Estadual e Municipal. “Não teve nenhuma compensação financeira para os dias que as atividades ficaram paradas, nenhuma contrapartida, nenhuma redução de uma alíquota de imposto. Até mesmo no ano passado quando o Simples Nacional foi prorrogado pelo Governo Federal, os impostos estaduais embutidos no CID não foram prorrogados, Paulo Câmara cobrou com multa”, destacou Darlan.

Outras Notícias

Bairro Vitorino Gomes recebe nova praça em mais uma edição do Sextou com Inauguração em Tabira

Na noite desta sexta-feira (19), a Prefeitura de Tabira realizou mais uma edição do Sextou com Inauguração com a entrega da Praça Marinês Josefa da Silva Santos, no Bairro Vitorino Gomes, ao lado da Capela de São Judas Tadeu. A obra contemplou a construção de um novo espaço voltado ao lazer e à convivência da […]

Na noite desta sexta-feira (19), a Prefeitura de Tabira realizou mais uma edição do Sextou com Inauguração com a entrega da Praça Marinês Josefa da Silva Santos, no Bairro Vitorino Gomes, ao lado da Capela de São Judas Tadeu.

A obra contemplou a construção de um novo espaço voltado ao lazer e à convivência da comunidade, atendendo a um antigo desejo dos moradores e ampliando as opções de encontro no bairro.

Com área de 145 m², a praça recebeu investimento de R$ 94.604,66, executado com recursos próprios do município.

O espaço leva o nome de Marinês Josefa da Silva Santos, moradora do bairro, falecida aos 57 anos. Casada com Cosmênio, deixou quatro filhos: Ronaldo, Renato, Mikaeli e Beto. A homenagem eterniza sua memória em um espaço que passa a integrar o cotidiano da comunidade.

Durante a solenidade, o prefeito Flávio Marques destacou a importância de realizar investimentos que atendam às demandas da população e contribuam para a valorização dos bairros.

“Hoje estamos aqui no Bairro Vitorino Gomes celebrando junto com toda a comunidade a inauguração desta praça, um local pensado para atender um antigo desejo dos moradores e que agora passa a fazer parte da vida do bairro. Quero agradecer a todos os colaboradores e equipes que estiveram envolvidos para que esse sonho saísse do papel e se transformasse em mais uma importante conquista para a população. Também fazemos uma homenagem especial à nossa amiga Marinês, que agora fica eternizada ao dar nome a este espaço que será de todos”, destacou o prefeito.

Após a solenidade de entrega, a população permaneceu na praça para acompanhar, em telão, a partida entre Brasil e Haiti, encerrando a programação em clima de Copa do Mundo.

Nome de Carlos Veras é colocado pelo PT para integrar governo Lula

O PT de Pernambuco irá apresentar nesta quarta-feira (28) o nome do deputado federal reeleito Carlos Veras para ocupar um Ministério no Governo Lula. Segundo informações de algumas fontes ao Blog do Silvinho,  grande parte das correntes partidárias do PT estiveram reunidas nesta terça-feira (27) e decidiram apresentar o nome do deputado federal para a […]

O PT de Pernambuco irá apresentar nesta quarta-feira (28) o nome do deputado federal reeleito Carlos Veras para ocupar um Ministério no Governo Lula.

Segundo informações de algumas fontes ao Blog do Silvinho,  grande parte das correntes partidárias do PT estiveram reunidas nesta terça-feira (27) e decidiram apresentar o nome do deputado federal para a Executiva Nacional em busca de ocupar um espaço no futuro governo.

Tabirense, Carlos Veras foi eleito deputado federal em 2018 e reeleito em 2022, o único parlamentar do PT em Pernambuco.

Como deputado, Veras foi vice-líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados entre 2020 e 2021, tendo sido também atuação destacada enquanto presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias – CDHM da casa e membro titular da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Veras também participou da CPI que investigou o derramamento de óleo nas praias do Nordeste brasileiro.

Prefeitura de São José do Egito premiada em índice de governança da SUDENE

A Prefeitura de São José do Egito comemorou em nota o primeiro lugar no Índice de Governança Municipal 2020. A gestão Evandro Valadares alcançou a marca com uma nota de 6.80 no ranking Sudene IGM CFA, referente a 2020. A classificação foi alcançada considerando municípios do estado de Pernambuco com população entre vinte mil e […]

A Prefeitura de São José do Egito comemorou em nota o primeiro lugar no Índice de Governança Municipal 2020.

A gestão Evandro Valadares alcançou a marca com uma nota de 6.80 no ranking Sudene IGM CFA, referente a 2020.

A classificação foi alcançada considerando municípios do estado de Pernambuco com população entre vinte mil e cinquenta mil Habitantes.

O titulo foi concedido pela Sudene e pelo Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal.

Decisão de Dias Tófolli beneficia por hora Guga Lins, dizem assessores

Assessores do ex-prefeito de Sertânia, Guga Lins, avaliaram em contato com o blog que foi positiva a princípio a notícia da decisão do Ministro Dias Tófolli divulgada hoje. A decisão  por hora suspendeu todos os processos judiciais que tramitam no País onde houve compartilhamento de dados da Receita Federal, do Conselho de Controle de Atividades […]

Assessores do ex-prefeito de Sertânia, Guga Lins, avaliaram em contato com o blog que foi positiva a princípio a notícia da decisão do Ministro Dias Tófolli divulgada hoje.

A decisão  por hora suspendeu todos os processos judiciais que tramitam no País onde houve compartilhamento de dados da Receita Federal, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e do Banco Central com o Ministério Público sem uma prévia autorização judicial, ou que foram instaurados sem a supervisão da Justiça.

Toffoli tomou a decisão em um processo em que se discute a possibilidade ou não de os dados bancários e fiscais do contribuinte serem compartilhados sem a intermediação do Poder Judiciário.

Com a determinação do ministro, todos os casos que tratam sobre a controvérsia ficam suspensos até que o STF decida sobre a questão. O julgamento pelo plenário está marcado para novembro.

Guga foi preso no início de julho, na 57ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada  ” RES PUBLICAE”, vinculada à Diretoria Integrada do Interior 2 – DINTER 2, decorrente de investigação realizada pelo Delegado Ubiratan Rocha, titular da 167ª Circunscrição Policial, vinculada à 20ª DESEC – Afogados da Ingazeira-PE.

A investigação iniciou no ano de 2017, com objetivo de desarticular organização criminosa voltada para a prática dos crimes de: sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, peculato e organização criminosa.

A investigação contou com apoio do MP e do COAF, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras. O órgão tem como missão produzir inteligência financeira e promover a proteção dos setores econômicos contra a lavagem de dinheiro.O Conselho mapeou o desvio de recursos em Sertânia.

Antônio Coelho pede exoneração no Recife para participar de eleição da Alepe

O Secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antônio Coelho (União Brasil), pediu exoneração do cargo na intenção de retomar seu mandato como deputado estadual, para participar da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que acontece na próxima segunda-feira (2). A saída foi publicada no Diário Oficial da capital pernambucana nesta […]

O Secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antônio Coelho (União Brasil), pediu exoneração do cargo na intenção de retomar seu mandato como deputado estadual, para participar da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que acontece na próxima segunda-feira (2).

A saída foi publicada no Diário Oficial da capital pernambucana nesta sexta-feira (29).

Temporariamente, a secretaria será comandada pelo secretário executivo Thiago Brandão.

Já na Alepe, Edson Vieira (UB), volta à primeira suplência. Após o pleito, a previsão é de que o parlamentar reassuma o comando da pasta antes das festividades do Réveillon do Recife. As informações são da CBN Recife.