Notícias

O que dizem as mais novas pesquisas para presidente?

Por André Luis

Pesquisas do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, e do Instituto Ipespe, paga pela XP Investimentos, ambas divulgadas hoje, confirmam a tendência de que a eleição deve ser polarizada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL). A reportagem é de Stella Borges/UOL.

Além disso, elas ajudam a observar como estratos do eleitorado têm avaliado o cenário neste momento. Segundo os números, o público feminino tem preferência pelo petista enquanto os mais ricos têm optado pelo atual presidente. Na disputa pelo voto de religiosos, Lula apresenta desempenho melhor entre católicos; já Bolsonaro, entre os evangélicos.

Distância

Conforme o levantamento realizado pelo FSB, no levantamento geral, Lula tem 44% das intenções de voto enquanto Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 31%. Com o resultado, a distância entre dois aumentou em relação à sondagem de duas semanas atrás —foi de 9 para 13 pontos percentuais.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores por telefone entre 22 e 24 de julho. O índice de confiança do levantamento é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05938/2022.

A sondagem realizada pelo Ipespe apontou Lula com 44% e Bolsonaro com 35%, uma diferença de nove pontos percentuais. Não é possível comparar com a pesquisa anterior porque houve uma mudança de metodologia.

O instituto entrou em contato por telefone com 2.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 20 de 22 de julho. O nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-08220/2022.

Confira abaixo o que mostram as pesquisas sobre Lula e Bolsonaro:

Bolsonaro vai mal entre mulheres

Conforme ambas as pesquisas, Bolsonaro não se sai bem entre o eleitorado feminino. A campanha do presidente, inclusive, aposta na primeira-dama Michelle Bolsonaro para reverter isso.

Na sondagem BTG/FSB, 46% das mulheres preferem Lula e 24%, o atual presidente. O voto feminino representa 52% do eleitorado na pesquisa.

Entre os homens, há um empate técnico —Lula marca 42% e Bolsonaro, 39%.

Já na pesquisa Ipespe, 48% das entrevistadas preferem o petista e 30%, Bolsonaro. O voto feminino representa 53% do eleitorado neste levantamento.

Considerando apenas os homens, o presidente marca 41% e o petista, 39%.

Eleitores por sexo

Pesquisa BTG/FSB

Feminino: Lula: 46% x Bolsonaro 24%

Masculino: Lula 42% Bolsonaro 39%

Pesquisa XP/Ipespe

Feminino: Lula 48% x Bolsonaro 30%

Masculino: Lula 39% x Bolsonaro 41%

Lula se sai bem entre jovens e mais velhos

O eleitorado mostra diferença de preferências na escolha de candidato a presidente conforme idade, segundo apontam as duas pesquisas.

Na sondagem BTG/FSB, 49% dos jovens de 16 a 24 anos preferem Lula, enquanto 21% disseram que votarão em Bolsonaro. No levantamento XP/Ipespe, 50% daqueles com idades entre 16 e 34 anos apontaram o petista e 27%, o atual mandatário.

Entre os idosos com 60 anos ou mais ouvidos pelo FSB, 47% dos eleitores preferem Lula e 30%, Bolsonaro. No levantamento do Ipespe, considerando pessoas com 55 anos ou mais, Lula tem 42% e Bolsonaro, 39%.

O petista também se sai melhor entre os públicos de 25 a 40 anos e de 41 a 59 anos, segundo o FSB —tem 41 e 44%, respectivamente, contra 35% de Bolsonaro em ambas as faixas etárias.

Eleitores por idade

Pesquisa BTG/FSB

16 a 24 anos: Lula 49% x Bolsonaro 21%

25 a 40 anos: Lula 41% x Bolsonaro 35%

41 a 59 anos: Lula 44% x Bolsonaro 35%

60 anos ou mais: Lula 47% x Bolsonaro 30%

Pesquisa XP/Ipespe

16 a 34 anos: Lula 50% x Bolsonaro 27%

35 a 54 anos: Lula: 39% x Bolsonaro 40%

55 anos ou mais: Lula 42% x Bolsonaro 39%

Bolsonaro se sai melhor entre eleitores com renda mais alta

Lula tem vantagem na intenção de voto entre os mais pobres, na disputa contra o atual mandatário. Segundo a pesquisa FSB, 61% daqueles que ganham até um salário mínimo preferem o petista, enquanto apenas 19% apontaram Bolsonaro.

Já o presidente leva vantagem entre os que ganham mais de cinco salários mínimos: 43% disseram que votarão nele, enquanto 23% apontaram Lula.

Eleitores por renda

Pesquisa BTG/FSB

Até um salário mínimo: Lula: 61% x Bolsonaro 19%

De um até 2 salários mínimos: Lula 52% x Bolsonaro 26%

De 2 até 5 salários mínimos: Lula: 39% x Bolsonaro 36%

Mais de 5 salários mínimos: Lula: 27% x Bolsonaro 43%

Pesquisa XP/Ipespe

Até dois salários mínimos: Lula 51% x Bolsonaro 28%

De dois até cinco salários mínimos: Lula 38% x Bolsonaro 39%

Mais de 5 salários mínimos: Lula: 38% x Bolsonaro 46%

Lula lidera no Nordeste

Ambos os levantamentos apontaram que o petista tem uma vantagem confortável contra seu principal adversário na região Nordeste, a segunda mais populosa do Brasil, com 27% dos eleitores. Na pesquisa FSB, Lula derrota Bolsonaro por 63% a 18%. Na Ipespe, por 57% a 25%.

No Sudeste, região onde fica São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Lula também aparece na liderança contra Bolsonaro nas duas sondagens.

Eleitores por região

Pesquisa BTG/FSB

Norte/Centro-Oeste: Lula 39% x Bolsonaro 43%

Nordeste: Lula 63% x Bolsonaro 18%

Sudeste: Lula 38% x Bolsonaro 33%

Sul: Lula 36% x Bolsonaro 39%

Pesquisa XP/Ipespe

Norte/Centro-Oeste: Lula 40% x Bolsonaro 41%

Nordeste: Lula 57% x Bolsonaro 25%

Sudeste: Lula 41% x Bolsonaro 36%

Sul: Lula 33% x Bolsonaro 46%

Católicos preferem Lula e evangélicos, Bolsonaro

Os levantamentos apontaram que o ex-presidente se sai melhor entre os entrevistados que se declaram católicos, enquanto Bolsonaro tem vantagem entre os evangélicos.

Popular entre os evangélicos, a primeira-dama fez ontem um discurso em tom messiânico repleto de menções à Bíblia durante a convenção do PL, que oficializou a candidatura do marido à reeleição.

Eleitores por religião

Pesquisa BTG/FSB

Católicos: Lula 52% x Bolsonaro 25%

Evangélicos: Lula 33% x Bolsonaro 46%

Outras religiões: Lula 32% x Bolsonaro 41%

Sem religião: Lula 46% x Bolsonaro 20%

Pesquisa XP/Ipespe

Católica: Lula 43% x Bolsonaro 34%

Evangélica: Lula 36% x Bolsonaro 47%

Outros/não sabe/não respondeu: Lula 54% x Bolsonaro 25%

Lula vai melhor entre os menos escolarizados

O petista tem 54% dos votos entre aqueles que declararam que só cursaram o ensino fundamental, segundo o levantamento da FSB, enquanto Bolsonaro tem 28%.

Entre aqueles que têm ensino superior, os dois empatam tecnicamente em ambas as pesquisas.

Eleitores por escolaridade

Pesquisa BTG/FSB

Ensino fundamental: Lula 54% x Bolsonaro 28%

Ensino médio: Lula 40% x Bolsonaro 32%

Ensino superior: Lula 35% Bolsonaro 36%

Pesquisa XP/Ipespe

Ensino fundamental: Lula 50% x Bolsonaro 27%

Ensino médio: Lula 40% x Bolsonaro 40%

Ensino superior: Lula 39% Bolsonaro 40%

O primeiro turno da eleição presidencial acontece no dia 2 de outubro.

Outras Notícias

TRE-PE realizará reunião com representantes de partidos políticos

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizará, na próxima segunda-feira (18), uma reunião com representantes de partidos políticos e advogados. O evento ocorrerá no prédio sede do TRE-PE, das 8h30 às 12h. O encontro será organizado pela Secretaria Judiciária do tribunal e tem como enfoque orientações sobre as legislações pertinentes e os sistemas eleitorais […]

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizará, na próxima segunda-feira (18), uma reunião com representantes de partidos políticos e advogados. O evento ocorrerá no prédio sede do TRE-PE, das 8h30 às 12h.

O encontro será organizado pela Secretaria Judiciária do tribunal e tem como enfoque orientações sobre as legislações pertinentes e os sistemas eleitorais que deverão ser utilizados pelos partidos para registro de candidaturas. O prazo de registro de candidatura é até 15 de agosto.

A reunião será realizada no Plenário do TRE-PE, situado na Av. Agamenon Magalhães, 1160 – Graças – Recife/PE, no horário das 8h30 às 12h.

Tabira: Joel Mariano trocará PC do B pelo PSB

Por Anchieta Santos Mudanças no xadrez da politica tabirense: Joel Mariano (PC do B), ex-vice-prefeito de Tabira, foi convidado pelo Secretário Executivo da Casa Civil Anchieta Patriota para ingressar no PSB, assim como outras 50 lideranças rurais e urbanas. Joel aceitou e deverá fazer a travessia nos próximos dias. Em contato com a produção dos Programas […]

joel_marianoPor Anchieta Santos

Mudanças no xadrez da politica tabirense: Joel Mariano (PC do B), ex-vice-prefeito de Tabira, foi convidado pelo Secretário Executivo da Casa Civil Anchieta Patriota para ingressar no PSB, assim como outras 50 lideranças rurais e urbanas.

Joel aceitou e deverá fazer a travessia nos próximos dias. Em contato com a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, Ridailson Cipriano (Beliato), ex-secretário municipal e ex-presidente do PC do B que deixou o partido em 2014, disse que irá com Joel para o PSB.

Desobrigação do uso de máscaras em PE só com 80% da população vacinada, diz André Longo

Secretário de Saúde destacou a tendência de queda de todos os indicadores da Covid-19 no Estado. Por André Luis Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (7), o secretário Estadual de Saúde André Longo ao lado do Dr. Eduardo Jorge, representante do Comitê Estadual de Imunizações Contra a Covid-19 e membro da Sociedade […]

Secretário de Saúde destacou a tendência de queda de todos os indicadores da Covid-19 no Estado.

Por André Luis

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (7), o secretário Estadual de Saúde André Longo ao lado do Dr. Eduardo Jorge, representante do Comitê Estadual de Imunizações Contra a Covid-19 e membro da Sociedade Brasileira de Imunizações, falou sobre o cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado.

Longo destacou que por mais uma semana o cenário epidemiológico da Covid-19, acompanhando o avanço da vacinação apresentou uma tendência de redução em todos os indicadores.

“Na Semana Epidemiológica 39, encerrada no último sábado (2), registramos 426 casos de SRAG, 13% a menos que a semana anterior e 17% menor que nos últimos 15 dias. Continuamos com uma taxa de positividade geral abaixo de 8%, oscilando entre 6% e 7%, há seis semanas seguidas”, informou Longo.

Ainda segundo o secretário, as solicitações por vaga de UTI também tiveram queda considerável. Foram 247 pedidos na Semana Epidemiológica-39. Uma redução de 12% em relação a SE-38.

“Reforço que para evitar um novo repique da doença e mantermos essa tendência de queda, só há um caminho possível: o engajamento de toda a sociedade para o avanço da vacinação completa, com às duas doses”, destacou André Longo.

Falando sobre os debates que tem surgido com relação ao fim da obrigatoriedade do uso de máscaras. Longo afirmou que ainda não é a hora.

“Só podemos pensar em abdicar de algum tipo de proteção, quando atingirmos ao menos 80% da população totalmente vacinada, antes disso, qualquer medida neste sentido, significa correr riscos desnecessários e aqui em Pernambuco nosso compromisso primordial é com a vida. Vamos continuar trabalhando seguindo a ciência, seguindo as recomendações da comunidade cientifica”, destacou o secretário.

Longo informou que outubro será um mês determinante para o avanço na vacinação. “Nesta quinta-feira, vamos alcançar a marca de 50% da população acima dos 12 anos com o ciclo de vacinação completo, são 3,8 milhões de pessoas que já tomaram às duas doses ou a dose única. Mas ainda faltam mais 3,8 milhões de pessoas para tomar a segunda dose da vacina”, informou.

O secretário espera atingir o patamar de 80% a 90% da população totalmente vacinada entre os meses de outubro e novembro.

Doutor Eduardo Jorge – que tem ajudado o Governo do Estado nos esclarecimentos a população com relação a vacinação, também reforçou que o debate sobre a retirada de máscaras é “precoce e inadequado. Esse é um debate que não vai caminhar bem. Precisamos fortalecer e dizer que estamos no caminho certo com o aumento da cobertura vacinal”, destacou.

“Quem é essa porcaria chamada Greenpeace?”, diz Bolsonaro

Ao transferir conselho do Ministério do Meio Ambiente para Vice-Presidência, presidente foi criticado pela organização SBT Brasil O presidente Jair Bolsonaro chamou de “lixo” a organização Greenpeace, que desenvolve ações de proteção ambiental, nesta quinta-feira (13). A declaração é em reação às críticas da ONG sobre a reformulação do Conselho Nacional da Amazônia Legal. “Quem […]

Foto: Alan Santos/PR

Ao transferir conselho do Ministério do Meio Ambiente para Vice-Presidência, presidente foi criticado pela organização

SBT Brasil

O presidente Jair Bolsonaro chamou de “lixo” a organização Greenpeace, que desenvolve ações de proteção ambiental, nesta quinta-feira (13). A declaração é em reação às críticas da ONG sobre a reformulação do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

“Quem é Greenpeace? Quem é essa porcaria chamada Greenpeace? Isso é um lixo! Isso é um lixo”, afirmou ao deixar o Palácio da Alvorada.

Em nota, a organização não governamental destacou que a o conselho será formado exclusivamente pelo governo federal, sem participação dos governadores dos estados da Amazônia.

Mudança

Em cerimônia no Palácio do Planalto, na última terça-feira (11), Bolsonaro transferiu a coordenação do Conselho Nacional da Amazônia Legal do Ministério do Ambiente para o Vice-Presidente Hamilton Mourão.

Desde 1995, o conselho era formado por representantes dos estados Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

Relatório de Humberto institui normas gerais para revitalizar São Francisco

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado aprovou relatório apresentado pelo líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), que institui normais gerais para a revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Na avaliação do parlamentar, a bacia do Velho Chico tem sofrido, há muito tempo, com o crescimento socioeconômico sem planejamento […]

Humberto Costa (3)

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado aprovou relatório apresentado pelo líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), que institui normais gerais para a revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Na avaliação do parlamentar, a bacia do Velho Chico tem sofrido, há muito tempo, com o crescimento socioeconômico sem planejamento e precisa de um texto legal, com o estabelecimento de obrigações por parte do Poder Público, para garantir a reversão do quadro atual de degradação ambiental.

“As condições de qualidade e volume dos recursos hídricos do rio foram alterados significativamente nos últimos anos devido à ação do homem. Não podemos deixar que essa situação continue”, afirma. Segundo ele, o projeto vai contribuir para aperfeiçoar a coordenação das iniciativas de revitalização, nos níveis federal, estadual e municipal, e, com isso, alcançar melhores resultados.

Os impactos da degradação já são observados em diversas atividades, entre elas a captação de água para abastecimento de núcleos urbanos e indústrias, irrigação, circulação de balsas, atividades turísticas, geração de energia elétrica e aquicultura.

O senador ressalta que a revitalização envolve diversos tipos de ação que necessitam de prioridade da administração pública e recursos financeiros para a construção de esgotamento sanitário adequado, controle de processos erosivos, gestão de resíduos sólidos e preservação de nascentes e matas ciliares.