Sem categoria

O “ouro branco” está de volta

Por Nill Júnior

Algodão 4

Um dos fatos históricos mais importante de Serra Talhada aconteceu em 1951, quando o município comemorou seu centenário e na ocasião, o então governador de Pernambuco, o serratalhadense Agamenom Magalhães, trouxe para cidade convidados ilustres, entre eles o famoso jornalista Assis Chateaubriant, para ver de perto a cidade que despontava como o maior produtor de algodão do Estado.

Dos anos de 1950 até os anos de 1980, Serra Talhada “reinou”, com a produção do “ouro branco”. Por aqui se instalaram grandes compradores como a Anderson Cleyton e a Sanbra (Sociedade Algodeira do Nordeste Brasileiro).

A safra algodoeira era quem ditava o ritmo da economia, e assim, a Capital do Xaxado desenvolveu seu comércio e despontou como o maior pólo de desenvolvimento do sertão, até que veio a praga do “bicudo”, inseto que devora o “botão floral” do algodão e dizima sua produção.

algodão 1 (2)

Entre os anos de 2005/2007, através do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), um projeto para cultivo de algodão, obedecendo as técnicas do Embrapa tentou ser  implantado no município, mais precisamente no Distrito do Logradouro, no entanto foi abandonado antes de qualquer resultado. Recentemente foi retomado o projeto e já se começa a comemorar os resultados positivos.

Nesta quarta-feira (8), o secretário José Pereira foi participar do beneficiamento (descaroçamento) de 800 quilos de algodão produzidos em 1 hectare no Distrito de Santa Rita. “O cultivo foi feito de forma experimental. Agora no início de 2013, plantamos 15 quilos de algodão consorciado com milho e feijão e apesar da estiagem, conseguimos colher 800 quilos, que vai servir de matriz para expandirmos o projeto agora em 2014”, informou José Pereira, secretário de agricultura local.

Algodão 2

Segundo o Técnico Agrícola Claudevan José dos Santos, responsável pelo projeto “algodão Aroeira” da Secretaria Municipal de Agricultura, dos 800 quilos colhidos, aproximadamente 480 quilos é de semente e o restante (320 quilos) é de pluma.

Agricultores da região de Santa Rita, Bernardo Vieira e Loanda, no município de Serra Talhada estão sendo orientados e convidados pela Secretaria de Agricultura local para ingressarem no projeto, mas, informa o secretário, em breve o projeto deverá está em toda zona rural.

O técnico Claudevan faz questão de frisar que toda produção do algodão em Serra Talhada será agroecológico, ou seja, sem uso de agrotóxico, e isso, lembra ele, é benéfico em vários aspectos, pois garante um mercado certo para colocação do produto com um preço diferenciado. “Atualmente o quilo de pluma do algodão agroecológico está sendo vendido por R$ 6,85”, disse ele.

O secretário José Pereira informou ainda que está fazendo parcerias com algumas instituições e ONGs, como o Projeto D. Helder, através do qual deverá escoar a produção local.

A expectativa é muito grande, e acreditam que em poucos anos a cidade poderá voltar a despontar como grande produtor de algodão no estado e assim, o “ouro branco”, poderá voltar a “enriquecer o sertão”.

Outras Notícias

Justiça proíbe Salgueiro Atlético Clube de usar Estádio Cornélio de Barros após problemas estruturais

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) obteve decisão judicial que impede o Salgueiro Atlético Clube de vender ingressos, realizar partidas, treinos ou qualquer outro evento esportivo no Estádio Municipal Cornélio de Barros Muniz, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A medida atende a pedido da 2ª Promotoria de Justiça do município. A ação foi apresentada […]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) obteve decisão judicial que impede o Salgueiro Atlético Clube de vender ingressos, realizar partidas, treinos ou qualquer outro evento esportivo no Estádio Municipal Cornélio de Barros Muniz, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A medida atende a pedido da 2ª Promotoria de Justiça do município.

A ação foi apresentada após o MPPE identificar problemas estruturais que, segundo o órgão, comprometem as condições de utilização do estádio. O processo tramita sob o número 0003762-11.2026.8.17.3220.

De acordo com o promotor de Justiça Otávio Machado, uma vistoria realizada no dia 10 de setembro identificou rachaduras nas arquibancadas, comprometimento da estabilidade do muro sul, um buraco em área de circulação e instalações elétricas expostas.

“Após vistoria realizada no dia 10 de setembro, ficou evidente a inviabilidade do uso do Cornélio de Barros pela presença de rachaduras em arquibancadas, comprometimento da estabilidade do muro sul, buraco em área de circulação e instalações elétricas expostas”, afirmou o promotor.

Segundo o MPPE, o estádio, localizado em Salgueiro, também foi reprovado no laudo de segurança da Polícia Militar, não possui atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros e recebeu avaliação sanitária desfavorável.

Com a decisão, o Salgueiro Atlético Clube fica impedido de comercializar ingressos e de promover partidas, treinamentos ou outros eventos esportivos no Cornélio de Barros.

Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Band não avaliou riscos e contribuiu pora o boixo nível do Debate entre Lula e Flávio

No meu comentário desta segunda-feira (19) para o Jornal Itapuama, analiso a organização e a condução do debate promovido pela TV Band. Segundo minha avaliação, a emissora falhou na avaliação dos riscos e tem responsabilidade direta pelo baixo nível do confronto. Destaco que, diferentemente do papel histórico dos convidados (que atuavam como observadores da lisura), […]

No meu comentário desta segunda-feira (19) para o Jornal Itapuama, analiso a organização e a condução do debate promovido pela TV Band.

Segundo minha avaliação, a emissora falhou na avaliação dos riscos e tem responsabilidade direta pelo baixo nível do confronto. Destaco que, diferentemente do papel histórico dos convidados (que atuavam como observadores da lisura), a presença de figuras na plateia serviu para interferir e provocar.

Concluo ressaltando que eventos desse porte exigem regras mais rígidas como a limitação da plateia a poucos assessores para conter cenários inflamados e mitigar riscos de novos tumultos.

Clique no link e ouça o comentário completo.

 

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Anchieta Patriota diz que Lula venceu debate da Band e critica desempenho de Flávio Bolsonaro

O ex-prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota (PSB) avaliou, em vídeo, o debate entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) realizado neste domingo (18). Ex-candidato a deputado federal nas eleições deste ano, ele declarou apoio ao presidente e afirmou que Lula teve melhor desempenho no confronto. Na gravação, Anchieta comparou a participação dos dois candidatos e […]

O ex-prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota (PSB) avaliou, em vídeo, o debate entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) realizado neste domingo (18). Ex-candidato a deputado federal nas eleições deste ano, ele declarou apoio ao presidente e afirmou que Lula teve melhor desempenho no confronto.

Na gravação, Anchieta comparou a participação dos dois candidatos e afirmou considerar Lula mais preparado para o debate. Ao comentar a atuação de Flávio, disse que o candidato do PL não teria respondido aos questionamentos feitos pelo presidente durante o confronto.

“O debate foi claro, o vencedor foi Lula”, afirmou Anchieta. A avaliação representa a posição política do ex-prefeito sobre o encontro entre os presidenciáveis.

Anchieta também fez críticas à experiência e à preparação de Flávio para ocupar a Presidência. No vídeo, classificou o adversário de Lula como “sem preparo” e “sem qualificação” e afirmou que sentiu falta de propostas apresentadas pelo candidato durante o debate.

Ao tratar da reta final do segundo turno, o ex-prefeito direcionou a mensagem principalmente aos eleitores do Sertão do Pajeú e citou Carnaíba e outros municípios da região. Ele defendeu mobilização em favor da candidatura de Lula até a votação do próximo domingo (25).

Anchieta Patriota foi prefeito de Carnaíba e disputou uma vaga de deputado federal pelo PSB nas eleições deste ano.

Clique no link abaixo e confira, em nosso Instagram, o vídeo com a avaliação de Anchieta Patriota sobre o debate.

Imagem: Frame/Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Futura: Flávio tem 50,4% e Lula 49,6% dos votos válidos; diferença cai para 0,8 ponto

Pesquisa Futura Inteligência divulgada nesta segunda-feira (19) mostra Flávio Bolsonaro (PL) com 50,4% dos votos válidos no segundo turno, contra 49,6% de Lula (PT). A diferença de 0,8 ponto percentual mantém os dois candidatos em empate técnico. A distância entre Flávio e Lula diminuiu pela metade em relação ao levantamento anterior do instituto, divulgado na […]

Pesquisa Futura Inteligência divulgada nesta segunda-feira (19) mostra Flávio Bolsonaro (PL) com 50,4% dos votos válidos no segundo turno, contra 49,6% de Lula (PT). A diferença de 0,8 ponto percentual mantém os dois candidatos em empate técnico.

A distância entre Flávio e Lula diminuiu pela metade em relação ao levantamento anterior do instituto, divulgado na sexta-feira (16). Naquela rodada, o candidato do PL aparecia com 50,8% dos votos válidos, enquanto o petista tinha 49,2%, uma diferença de 1,6 ponto percentual.

Na comparação entre as duas pesquisas, Flávio oscilou 0,4 ponto para baixo e Lula avançou na mesma proporção.

No cenário que considera todos os entrevistados, Flávio registra 48,3% das intenções de voto e Lula, 47,5%. Os que afirmam votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 2,4%, enquanto 1,9% estão indecisos ou preferiram não responder.

O levantamento também mediu a rejeição aos dois candidatos. Lula tem 47,4% de eleitores que afirmam não votar nele de jeito nenhum, enquanto Flávio registra 45,8%. A diferença entre os índices é de 1,6 ponto percentual.

A Futura Inteligência entrevistou 2 mil eleitores nos dias 16 e 17 de outubro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador, metodologia conhecida como CATI.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento foi contratado pela 100% Cidades e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06715/2026.

Fonte: Exame
Foto: Ricardo Stuckert/PR e Agência Senado/Flickr

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

PoderData: Flávio tem 52% e Lula 48% dos votos válidos; candidato do PL volta à frente

Pesquisa PoderData divulgada nesta segunda-feira (19) mostra Flávio Bolsonaro (PL) com 52% dos votos válidos no segundo turno, contra 48% de Lula (PT). Na rodada anterior, divulgada na sexta-feira (16), os dois apareciam empatados com 50%. O novo levantamento aponta uma diferença de quatro pontos percentuais entre os candidatos quando considerados apenas os votos válidos, […]

Pesquisa PoderData divulgada nesta segunda-feira (19) mostra Flávio Bolsonaro (PL) com 52% dos votos válidos no segundo turno, contra 48% de Lula (PT). Na rodada anterior, divulgada na sexta-feira (16), os dois apareciam empatados com 50%.

O novo levantamento aponta uma diferença de quatro pontos percentuais entre os candidatos quando considerados apenas os votos válidos, cálculo que exclui votos brancos, nulos e eleitores indecisos.

Na pesquisa anterior do PoderData, divulgada na última sexta-feira, Flávio e Lula registravam 50% cada. Com os novos números, o candidato do PL aparece numericamente à frente neste recorte.

Considerando os votos totais, Flávio tem 49% das intenções de voto e Lula aparece com 46%. Brancos e nulos somam 4%, enquanto 2% dos entrevistados disseram não saber em quem votar.

Nesse cenário, a diferença de três pontos percentuais está dentro do intervalo considerado pela margem de erro, e os candidatos aparecem tecnicamente empatados.

O PoderData entrevistou 3 mil eleitores por telefone entre os dias 16 e 18 de outubro. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento foi realizado com recursos próprios do PoderData e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02586/2026.

O segundo turno da eleição presidencial será realizado no próximo domingo (25).

Fonte: UOL
Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠