Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

O fato e a foto: Rio Pajeú mostra sua beleza em Flores

Publicado em Notícias por em 16 de março de 2020

As super chuvas que caíram nas últimas horas no Pajeú causam alegria e alguns prejuízos. A Barragem de Brotas, principal reservatório de Afogados da Ingazeira está a menos de 70 centímetros de sangrar, segundo informações apuradas por Celso Brandão, da Rádio Pajeú.

Muitas barragens de comunidades rurais estão transbordando. E também em áreas importantes  como o Distrito de Jabitacá. Com a chuva de 99 milímetros a Barragem da ENARK etá sangrando.   Em Carnaíba, a Barragem do Chinelo está com 28,4% de sua capacidade, chegando a 980 mil metros cúbicos, e subindo.

O Rio da identidade dessa região, o Pajeú, ganha volume em várias áreas da nascente à foz. A imagem é do blogueiro e parceiro Júnior Campos, também competente fotógrafo, e mostra a área do Rio Pajeú ladeando a cidade de Flores, em uma bela imagem.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o rio nasce na Serra da Balança, no município de Brejinho, próximo à divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco. O riacho do Navio é um de seus afluentes. Nas margens do rio Pajeú, encontramos as cidades de Itapetim, Tuparetama, São José do Egito, Ingazeira, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Flores, Calumbi, Serra Talhada, Floresta e Itacuruba, todas no estado de Pernambuco. Nesta última cidade, o rio se encontra com o rio São Francisco, do qual é afluente.

É um rio sazonal que abastece 28 municípios. Rio intermitente ou temporário é aquele que durante o período das chuvas, apresenta água em seu curso e durante o período de estiagem desaparece temporariamente.

 

Comentário(s) (1)

Trackback | Comentários RSS

Sites que tem link para este post

  1. O fato e a foto: Rio Pajeú mostra sua beleza em Flores | Pajeú Notícias | 16 de março de 2020

Deixar um Comentário