Sem categoria

O combate a hanseníase foi tema no Debate das Dez da Pajeú

Por Nill Júnior

Debate das Dez 23-01-14

Nesta sexta-feira (24) é o dia D de combate à hanseníase e a Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira laçou sua campanha de prevenção e tratamento da doença.

A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

Para falar sobre a hanseníase, prevenção, diagnóstico e tratamento, nos estúdios da Pajeú, a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sheila Pereira, a Coordenadora do programa Tuberculose e Hanseníase, Renata Alves e Madalena Brito, sanitarista e diretora da Vigilância em Saúde de Afogados da Ingazeira.

Renata informou que a hanseníase é caracterizada pela presença de manchas no corpo que podem ser avermelhadas ou esbranquiçadas e que muitas vezes as pessoas confundem com “Pano Branco”, mas que a grande característica da doença é a perca da sensibilidade no local da mancha.

Sheila disse que a hanseníase é transmitida através de secreções nasais, tosse e espirro, muito parecida como a forma de transmissão da gripe, por isso é muito importante que ao aparecer manchas no corpo deva se procurar imediatamente uma unidade de saúde.

“Quem tem uma mancha suspeita à gente pede logo que vá a uma unidade de saúde, onde será realizado exame clinico e caso haja suspeita será notificado e ser for constatado a hanseníase o tratamento começa imediatamente, cem por cento gratuito”, informou Sheila.

Sheila ainda informou que em Afogados da Ingazeira existem atualmente treze casos de hanseníase diagnosticados que estão passando pelo tratamento e sendo acompanhados pelas unidade de saúde da Vigilância em Saúde da secretaria.

Sheila disse que a duração do tratamento vária com o número de lesões que o paciente tem no corpo, mas que é entre seis a doze meses.

Madalena disse que esta sendo implantado no município a politica de atenção a saúde do trabalhador, e que Renata e Sheila já estão desenvolvendo um trabalho onde há a realização de palestras para o público alvo.

Madalena informou que tanto o trabalho de prevenção a saúde do trabalhador como a prevenção e tratamento para a hanseníase serão contínuos.

“Todas as unidades de saúde abrem um dia da semana a noite, especifico para o trabalhador, toda a equipe estará atendendo, médicos, enfermeiros/as, dentistas, justamente para acolher o trabalhador” informou Madalena.

Madalena disse que o município de Afogados é um dos poucos que consegui diagnosticar casos de hanseníase em crenças e destacou a importância do diagnostico precoce da doença. .

“É muito importante o diagnóstico precoce se você tem uma mancha, tem que procurar a unidade de saúde, porque pode ser tanto o pano branco ou a hanseníase e a pessoa não percebe”, disse Madalena.

Madalena também informou que quando o diagnóstico é tardio pode trazer algumas sequelas para o paciente e que o não tratamento de forma adequada também.

Com relação ao número de casos diagnosticados do município estar acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, Renata disse que não ruim, pois mostra que a Secretaria de Saúde tem trabalhado de forma correta na descoberta da hanseníase.

“Esse trabalho que a gente vem fazendo é justamente para isso, a gente intensificou a buscativa dos casos, para que a gente possa chegar no nosso objetivo que é descobrir e tratar todos os casos de Afogados da Ingazeira, para que daqui a alguns anos possamos dizer que eliminamos a hanseníase do nosso município”, disse Renata.

Clique aqui e ouça o Debate na íntegra

Saiba mais:

A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

Sinais e Sintomas

  • Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade.
  • Área de pele seca e com falta de suor.
  • Área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas.
  • Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade.
  • Sensação de formigamento (Parestesias) ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber.
  • Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés.
  • Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
  • Úlceras de pernas e pés.
  • Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
  • Febre, edemas e dor nas juntas.
  • Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz.
  • Ressecamento nos olhos.
  • Mal estar geral, emagrecimento.

Locais com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas.
Importante: Em alguns casos, a hanseníase pode ocorrer sem manchas.

Transmissão
A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar – MB) e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis.

O bacilo de Hansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas pessoas adoecem, porque a maioria apresenta capacidade de defesa do organismo contra o bacilo.

A hanseniase não transmite por:

  • Meio de copos, pratos, talheres, portanto não há necessidade de separar utensílios domésticos da pessoa com hanseniase.
  • Assentos, como cadeiras, bancos.
  • Apertos de mão, abraço, beijo e contatos rápidos em transporte coletivos ou serviços de saude.
  • Picada de inseto.
  • Relação sexual.
  • Aleitamento materno.
  • Doação de sangue.
  • Herança genética ou congênita (gravidez).

Importante!
Assim que a pessoa começa o tratamento deixa de transmitir a doença. A pessoa com hanseníase não precisa ser afastada do trabalho, nem do convívio familiar.

Período de incubação
Em média de 2 a 5 anos.

Período de transmissibilidade
Enquanto a pessoa não for tratada.

Diagnóstico
O diagnóstico da hanseníase é basicamente clínico, baseado nos sinais e sintomas detectados no exame de toda a pele, olhos, palpação dos nervos, avaliação da sensibilidade superficial e da força muscular dos membros superiores e inferiores. Em raros casos será necessário solicitar exames complementares para confirmação diagnóstica.

Tratamento
O tratamento é ambulatorial, com doses mensais supervisionadas administradas na unidade de saúde e doses auto-administradas no domicílio.

Os medicamentos utilizados consistem na associação de antibióticos, denominados poliquimioterapia (PQT), que são adotados conforme a classificação operacional, sendo:

  • Paucibacilares: rifampicina, dapsona – 6 doses em até 9 meses;
  • Multibacilares: rifampicina, dapsona e clofazimina – 12 doses em até 18 meses.

Prevenção
Apesar de não haver uma forma de prevenção especifica, existem medidas que podem evitar as incapacidades e as formas multibacilares, tais como:

  • Diagnóstico precoce.
  • Exame dos contatos intradomiciliares (pessoas que residem ou residiram nos últimos cinco anos com o paciente).
  • Aplicação da BCG (ver item vacinação).
  • Uso de técnicas de prevenção de incapacidades.

Controle
O controle da hanseníase é baseado no diagnóstico precoce de casos, seu tratamento e cura, visando eliminar fontes de infecção e evitar seqüelas. A detecção de casos novos de hanseníase em menores de 15 anos foi adotada como principal indicador de monitoramento da endemia, com meta de redução estabelecida em 10%, até 2011 e está inserida no Programa Mais Saúde: Direitos de Todos (2008-2011) / Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Programa Nacional de Controle da Hanseníase (PNCH) estabeleceu diretrizes operacionais para a execução de diferentes ações, articuladas e integradas, que pudessem em todas as frentes de trabalho propiciar às pessoas que adoecem sejam atendidas nas suas necessidades e direitos. Sem perder de vista o desafio da horizontalização e da descentralização, organizou-se as ações do PNCH, a partir de cinco componentes/áreas: vigilância epidemiológica; gestão; atenção integral; comunicação e educação e pesquisa.

Fonte: Ministério da Saúde

Do Portal Pajeú Rádio Web

 

Outras Notícias

O pix é do Brasil, queira Trump ou não

O Pix se tornou um dos maiores cases de inovação financeira do mundo. E agora, até o debate político internacional passou a incluir o sistema de pagamentos criado pelo Banco Central brasileiro. No comentário desta quarta-feira (03/06) o jornalista Nill Júnior analisa a polêmica em torno do interesse externo sobre o Pix e destaca por […]

O Pix se tornou um dos maiores cases de inovação financeira do mundo. E agora, até o debate político internacional passou a incluir o sistema de pagamentos criado pelo Banco Central brasileiro.

No comentário desta quarta-feira (03/06) o jornalista Nill Júnior analisa a polêmica em torno do interesse externo sobre o Pix e destaca por que a ferramenta se consolidou como um patrimônio da modernização financeira do Brasil.

Também porque é principal motivo da ameaça de sanções do governo Donald Trump contra o país. O pix ameaça as bandeiras de cartão de crédito americano,  os sistemas como Google Pay e da Amazon e pode ser copiado por outros países,  explicando a pressão americana.

Pior para Flávio Bolsonaro, que vai herdar toda a repercussão negativa da tentativa de ataque à nossa soberania.

Exclusivo: veja relatório completo da pesquisa Múltipla

Como mais uma prova da lisura na parceria entre o Múltipla e o blog, às 18 horas, o blog divulga o relatório na íntegra da pesquisa, inclusive com dados que não chegaram a ser publicados semana passada. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira (3) liberar a divulgação da pesquisa eleitoral registrada […]

Como mais uma prova da lisura na parceria entre o Múltipla e o blog, às 18 horas, o blog divulga o relatório na íntegra da pesquisa, inclusive com dados que não chegaram a ser publicados semana passada.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira (3) liberar a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o número PE-07611/2026, realizada pelo Instituto Múltipla Pesquisas.

A decisão foi assinada pelo desembargador eleitoral Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, relator do processo.

Ao analisar o pedido de reconsideração formulado pelo Instituto Múltipla, o magistrado concluiu que os documentos apresentados pela empresa demonstraram sua capacidade econômica para financiar a pesquisa, bem como sua espertize técnica e a parceria séria e histórica com o blog.

A pesquisa teve o número de identificação PE – 07611/2026 e BR – 00432/2026. Contratada pelo blog, foi a campo entre 16 a 20 de maio, com 1.070 entrevistas. A margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada, em que são oferecidas as opções para o entrevistado, Raquel apareceu com 43%, contra 39% do ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo, João Campos, do PSB.

Ivan Moraes, do PSOL, apareceu com 2%. Não opinaram 1% dos entrevistados. Indecisos foram 8%. Brancos e nulos, 7%.

Considerando a margem de erro, de 3% para mais ou para menos, o quadro foi de empate técnico.

Na simulação de segundo turno, Raquel Lyra apareceu com 44% e João Campos, 41% dos votos.

Relatório dá dimensão do detalhamento de uma pesquisa de opinião com a seriedade do Múltipla.

A pesquisa foi estruturada em quatro grandes eixos temáticos, buscando compreender não apenas a intenção de voto do eleitor pernambucano, mas também seu perfil social, político e sua percepção sobre os governos estadual e federal.

No primeiro eixo, a pesquisa traçou o perfil dos entrevistados, analisando características como sexo, faixa etária, escolaridade, renda domiciliar, classe social, posicionamento ideológico e distribuição geográfica dos participantes em todas as regiões do Estado.

O segundo eixo concentrou-se no ambiente político e eleitoral para 2026. Foram avaliados cenários para a Presidência da República, Governo de Pernambuco e Senado Federal. O levantamento mediu tanto as intenções de voto espontâneas quanto estimuladas, além de simulações de segundo turno.

Também foram analisados aspectos qualitativos do comportamento eleitoral, como o grau de interesse dos eleitores pela disputa estadual, a firmeza ou possibilidade de mudança do voto até a eleição, a percepção sobre quem tem mais chances de vencer o pleito e o potencial eleitoral dos principais nomes colocados na disputa, incluindo índices de aceitação e rejeição.

A pesquisa ainda realizou cruzamentos dos cenários eleitorais com variáveis como região do Estado, gênero, idade, escolaridade, religião, renda, classe social e perfil ideológico, permitindo identificar tendências e diferenças de comportamento entre os diversos segmentos da população.

O estudo também procurou identificar se a população prefere a continuidade da atual administração ou deseja diferentes níveis de mudança para o próximo governo.

A pesquisa vai além da simples medição de intenções de voto, oferecendo um retrato abrangente das percepções políticas, expectativas eleitorais e avaliações administrativas da população pernambucana às vésperas do ciclo eleitoral de 2026.

Veja o relatório na íntegra:

Relatório Múltipla PE – 07611/2026 e BR – 00432/2026.

Agora,veja a comparação e similaridade com a recente pesquisa Datafolha, contratada pela TV Tribuna,  divulgada na mesma semana, quando separada em votos válidos:

Comparativo de pesquisas Múltipla e Datafolha.

TRE reconhece lisura e libera divulgação de pesquisa Múltipla em Pernambuco

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira (3) liberar a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o número PE-07611/2026, realizada pelo Instituto Múltipla Pesquisas. A decisão foi assinada pelo desembargador eleitoral Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, relator do processo. A pesquisa havia sido suspensa por decisão liminar em representação apresentada pelo MDB […]

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira (3) liberar a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o número PE-07611/2026, realizada pelo Instituto Múltipla Pesquisas.

A decisão foi assinada pelo desembargador eleitoral Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, relator do processo.

A pesquisa havia sido suspensa por decisão liminar em representação apresentada pelo MDB de Pernambuco, que questionava a regularidade do levantamento.

Entre os argumentos apresentados pelo partido estavam dúvidas sobre a capacidade financeira do instituto para custear a pesquisa com recursos próprios, a situação cadastral da empresa perante a Receita Federal e uma suposta divergência quanto ao contratante do levantamento.

Ao analisar o pedido de reconsideração formulado pelo Instituto Múltipla, o magistrado concluiu que os documentos apresentados pela empresa demonstraram sua capacidade econômica para financiar a pesquisa.

O relator também entendeu que a empresa permanece juridicamente existente e apresentou certidões de regularidade fiscal, trabalhista e junto ao FGTS.

Outro ponto analisado foi a histórica parceria com o Blog Nill Júnior.

No julgamento, o relator apreciou o pedido de reconsideração contido na peça e decidiu reformar a medida anterior.

Com isso, o TRE-PE determinou a liberação da divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o nº PE-07611/2026, revogando os efeitos da suspensão anteriormente imposta.

O processo tem o número 0600257-85.2026.6.17.0000.

Os dados 

A pesquisa estimulada trouxe Raquel Lyra com 43%, contra 39% do ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao governo, João Campos, do PSB. Ivan Moraes, do PSOL, apareceu com 2%.

Considerando a margem de erro, de 3% para mais ou para menos, o quadro é de empate técnico.

Na simulação de segundo turno, Raquel Lyra teve 44% e João Campos, 41% dos votos.

Blog divulga relatório completo da pesquisa Múltipla às 18 horas

Como mais uma prova da lisura na parceria entre o Múltipla e o blog, às 18 horas, o blog divulga o relatório na íntegra da pesquisa, inclusive com dados que não chegaram a ser publicados. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira (3) liberar a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o […]

Como mais uma prova da lisura na parceria entre o Múltipla e o blog, às 18 horas, o blog divulga o relatório na íntegra da pesquisa, inclusive com dados que não chegaram a ser publicados.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu nesta quarta-feira (3) liberar a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o número PE-07611/2026, realizada pelo Instituto Múltipla Pesquisas.

A decisão foi assinada pelo desembargador eleitoral Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, relator do processo.

Ao analisar o pedido de reconsideração formulado pelo Instituto Múltipla, o magistrado concluiu que os documentos apresentados pela empresa demonstraram sua capacidade econômica para financiar a pesquisa, bem como sua espertize técnica e a parceria séria e histórica com o blog.

Lula diz que foi pego de ‘surpresa’ com tarifas propostas e que vai enviar nova carta a Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (3) que não foi comunicado oficialmente pelo governo dos Estados Unidos sobre as propostas de novas tarifas comerciais a produtos brasileiros, e que pretende enviar uma nova carta a Donald Trump. Ele disse que foi surpreendido pelo anúncio e que o país “não pode […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (3) que não foi comunicado oficialmente pelo governo dos Estados Unidos sobre as propostas de novas tarifas comerciais a produtos brasileiros, e que pretende enviar uma nova carta a Donald Trump.

Ele disse que foi surpreendido pelo anúncio e que o país “não pode aceitar” o tratamento que os Estados Unidos deram ao Brasil.

“Na última reunião, quando eu estive lá […] tivemos uma conversa com o Trump de três horas, e entregamos os assuntos que o Brasil quer discutir. Na hora da relação comercial, houve uma divergência entre o meu ministro e o ministro do comércio deles, eu propus ao Trump: ‘Já que não tem acordo entre os dois ministros, vamos dar trinta dias para que eles se entendam'”.

O petista relatou ter dito a Trump que, se estiver errado, não tem problema em voltar atrás. Mas, caso contrário, o norte-americano teria que recuar. Esse prazo de um mês ainda não terminou, segundo Lula.

“Não se concluiu nada. Por isso, a nossa surpresa com a decisão de mais um comunicado, de mais uma taxação com relação ao Brasil”, prosseguiu.

O presidente deu a declaração durante reunião ministerial no Palácio do Planalto. Durante a fala inicial, Lula reforçou discursos anteriores, em que criticou o Secretário de Estado norte-americano Marco Rubio, e o chamou de “latinoamericano frustrado”.

Lula também disse que entregou pessoalmente a Trump quatro documentos “muito importantes sobre a relação com o Brasil”. Os papéis traziam relatos do governo sobre temas como combate a facções criminosas, exploração de terras raras e sobre a guerra no Irã.

“Eu saí de lá convencido de que a gente estava estabelecendo uma nova lógica no relacionamento democrático e civilizado entre Brasil e Estados Unidos. E confesso a vocês que fui pego de surpresa ontem com a decisão deles de ontem, e a de antes de ontem”.

Sem citar Flávio, Lula disse que há um “imbecil” que não percebe que medidas como a taxação de produtos brasileiros vai prejudicar o país, e não um adversário nas urnas.

“Eu ainda vou mandar outra carta ao presidente Trump. Vou escrever quantos artigos forem necessários escrever na imprensa americana e na imprensa mundial, para mostrar que eles estão errados, que eles estão equivocados, e que eles estão induzindo o mundo a uma violência desnecessária”, afirmou.