Notícias

O blog e a história: quarteto entrevista Dom Francisco para primeira edição de jornal sertanejo

Por Nill Júnior

No calor da entrega da Medalha Dom Francisco pelos 114 anos de Afogados da Ingazeira, um registro histórico:

No início dos anos 2000, um grupo formado por Alexandre Morais, Veratânia Lacerda, Alessandro Palmeira e este blogueiro resolveu tocar um jornal impresso na região.

Nascia “O Democrata”, que não teve vida longa, mas rendeu ótimas matérias. A primeira edição de cara teve como matéria de capa uma entrevista com o Bispo Emérito Dom Francisco, que já residia na casa construída para ele na rua Pedro Pires. Ele havia passado em 2001 o comando da Diocese ao seu sucessor, Dom Luis Pepeu.

Lembro que, como sempre, Dom Francisco não se furtou dos temas polêmicos, o que rendera uma ótima entrevista.

Dom Francisco faleceu aos 82 anos, no Hospital Santa Joana, em Recife, dia 7 de outubro de 2006,  sucumbindo a uma infecção respiratória. Seus restos mortais encontram-se sepultados na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios em Afogados da Ingazeira.

Alexandre Morais hoje é produtor cultural, servidor público estadual, auxiliando o mandato de José Patriota. Morais é casado com Veratânia Morais, ex-secretária de Educação de Afogados da Ingazeira. E Alessandro Palmeira é atual prefeito do município. Já o blogueiro continua quebrando pedra no blog, criado alguns meses depois da foto, na Rádio Pajeú, e na ASSERPE.

Outras Notícias

Música pra mãe gera acusação de plágio contra Pablo por cantor sertanejo

Cantor Anginho dos Teclados diz que sua música foi tocada como se fosse do Rei da Sofrência. Pablo diz que a canta com autorização desde 2004 O cantor pernambucano de Afogados da Ingazeira Anjinho dos Teclados está revoltado com o cantor Pablo do Arrocha. Isso porque o “Rei da Sofrência” foi apresentado no programa A Hora do faro, […]

Cantor Anginho dos Teclados diz que sua música foi tocada como se fosse do Rei da Sofrência. Pablo diz que a canta com autorização desde 2004

Studio-do-Anjinho-dos-Teclados-Bianca-Music-11-3901-0741-SP-640x330

O cantor pernambucano de Afogados da Ingazeira Anjinho dos Teclados está revoltado com o cantor Pablo do Arrocha. Isso porque o “Rei da Sofrência” foi apresentado no programa A Hora do faro, da TV Record, como  autor da música “Mãe”, no último domingo. A música foi composta por Anginho e lançada no CD “O Anginho dos teclados – o cantor romântico do Pajeú”, da GEMA Produções em 1995. A notícia, veiculada inicialmente no blog Mais Pajeú, repercutiu na Rádio Pajeú esta manhã.

Participando do programa A Hora do Faro, Pablo recebeu suas irmãs em uma surpresa para interpretar a canção e foi apresentado como dono da música. “Por muito tempo tentei cantar essa música e não consegui”, limitou-se a dizer.

Em entrevista a Nill Júnior no programa Manhã Total, Anginho explicou como ficou sabendo do episódio. “Na hora do programa estava no meu carro e minha irmã Geneci ligou de Pernambuco dizendo o que estava acontecendo. No primeiro momento achei que fosse um descuido ou desleixo que pode ser cometido. Fiquei magoado com a emissora, com a apresentador e com o cantor Pablo. Nada contra ele como artista. Achei que a emissora foi induzida ao erro”.

Ele disse que a emissora chegou a manter contato e ficou de se retratar em rede nacional. “Quero essa retratação por minha mãe e pela mãe do Pablo”. A mãe Anjinho se chama Djanira Almeida e tem 90 anos. Ele ainda diz que vai acionar juridicamente por danos morais. “Meus advogados já estão trabalhando”.

capa_cd-1024x502

Outro lado: o cantor Pablo do Arrocha respondeu através de sua Assessoria à queixa de Anjinho dos Teclados, que reclamou por conta da execução da música “Mãe”, sem autorização do artista.

A nota, assinada por Andressa Silva, da AG Produções, diz que a musica “Mãe” foi gravada por Pablo pela gravadora Patos Discos em 2004, em CD original com as devidas autorizações.

“Em momento algum o cantor Pablo fala que fez a musica. Quem falou foi o apresentador Rodrigo Faro”, afirmou.

O CD quando Pablo fazia parte do “Grupo Arrocha”, chamado “Em Ritmo de Brega”, mostra na capa um Pablo muito diferente do artista de sucesso de hoje. O CD traz várias músicas, dentre elas a música Mãe, que você pode ouvir a partir de 18 minutos e 19 segundos no vídeo.

Com informações do Portal Pajeú Radioweb

Presidente da OAB Serra diz que advogados tem apoio da entidade

O Presidente da Subseccional da OAB Serra Talhada, Stefferson Nogueira, diz que em Serra Talhada, a Circunscrição da OAB tem salas para advogados em todos os fóruns. “A única  exceção é Betânia que está em nosso planejamento”, diz. Ontem, em entrevista ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú), o pré-candidato à Presidência da Ordem Jefferson Calaça […]

lista-1-533x400O Presidente da Subseccional da OAB Serra Talhada, Stefferson Nogueira, diz que em Serra Talhada, a Circunscrição da OAB tem salas para advogados em todos os fóruns. “A única  exceção é Betânia que está em nosso planejamento”, diz.

Ontem, em entrevista ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú), o pré-candidato à Presidência da Ordem Jefferson Calaça disse que o advogado está completamente abandonado pela OAB.

Dentre os problemas nominados por Jefferson, citou falta de salas para advogados em diversas cidades, e ausência de wifi na maioria das que existem.

Márcia Conrado destaca participação em Conferência Eleitoral do PT 

Por André Luis A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, que também preside a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), marcou presença na Conferência Eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada em Brasília na última quinta e sexta-feira. A líder política foi escolhida entre diversos prefeitos e prefeitas de todo o Brasil para compartilhar a experiência […]

Por André Luis

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, que também preside a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), marcou presença na Conferência Eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada em Brasília na última quinta e sexta-feira. A líder política foi escolhida entre diversos prefeitos e prefeitas de todo o Brasil para compartilhar a experiência bem-sucedida da campanha de 2020, enfrentada durante a pandemia, e destacar as políticas sociais, de inclusão e desenvolvimento econômico consolidadas em Serra Talhada.

Em suas redes sociais, Márcia Conrado expressou sua honra ao ser convidada para participar do evento. A prefeita enfatizou a força da mobilização social, o trabalho de base e a atuação tanto nas ruas quanto nas redes como elementos inspiradores para o Brasil.

“Nosso jeito de fazer política de porta em porta, ouvindo a nossa população e dando voz a toda a gente chamou a atenção do PT, que me convidou pra contar a nossa experiência na Conferência Eleitoral 2024, que aconteceu nesta quinta e sexta-feira em Brasília”, afirmou Márcia Conrado.

Durante sua participação, a prefeita destacou inovações implementadas em Serra Talhada, como a convenção drive-in, realizada em 2020, que se tornou notícia e foi replicada por candidatos em todo o país. Além disso, mencionou a Plataforma Serra Talhada Conectada, um projeto que integra diversos setores e facilita o acesso da comunidade a todos os serviços.

“O Brasil está dizendo que a gente tá no caminho certo”, ressaltou a prefeita, enfatizando o reconhecimento nacional das práticas adotadas em sua gestão. Márcia Conrado também abordou os desafios enfrentados por mulheres na política e destacou a importância de liderar uma cidade estratégica como Serra Talhada, assim como presidir a Amupe.

“Enfrentamos desafios diários e assumir uma prefeitura importante como a de Serra Talhada e tantas outras missões, como a presidência da Amupe, nos faz ter a certeza que estamos no caminho certo”, concluiu a prefeita. O evento, que reuniu lideranças políticas de todo o país, proporcionou um espaço para a troca de experiências e a discussão de estratégias para o futuro político do PT.

Lula lidera com folga em Pernambuco, aponta Opinião

Do blog do Magno As recentes movimentações políticas vividas no País, como o clamor popular nas ruas contra a PEC da Blindagem e as articulações fracassadas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos contra o Brasil, alavancaram os números do presidente Lula (PT) em Pernambuco para as eleições do próximo ano. Os dados […]

Do blog do Magno

As recentes movimentações políticas vividas no País, como o clamor popular nas ruas contra a PEC da Blindagem e as articulações fracassadas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos contra o Brasil, alavancaram os números do presidente Lula (PT) em Pernambuco para as eleições do próximo ano. Os dados da pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, em parceria com este Blog, mostram que Lula lidera com ampla vantagem em todos os cenários simulados em que seu nome aparece. O nome de Bolsonaro não foi testado porque está inelegível.

No primeiro cenário, com Michelle Bolsonaro (PL) como principal adversária, Lula aparece com 54,9% das intenções de voto, contra 14,9% da ex-primeira-dama. Outros nomes da direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (6,5%), e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (1,7%), têm desempenho modesto. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, aparece com apenas 0,5% das intenções e Romeu Zema, governador de Minas Gerais, tem 0,3%. Brancos e nulos são 12,6% e indecisos somam 8,6%.

Em um cenário onde o deputado federal Eduardo Bolsonaro é testado como principal nome da Direita, a diferença entre ele e o presidente Lula é ainda maior. Lula chega a 55,1% das intenções de voto, enquanto Eduardo soma apenas 11,8%. Tarcísio de Freitas sobe levemente para 7,8%, enquanto Ratinho Júnior figura com 2,1%. Os demais seguem com desempenho residual.

Na avaliação espontânea, Lula aparece com 38,4%, enquanto Bolsonaro tem 10,7%. No quesito rejeição, Michelle Bolsonaro (PL) lidera com 38,6% dos eleitores afirmando que não votariam nela de forma alguma, seguida por Lula (23,4%) e Ratinho Júnior (3,5%).

Em relação à avaliação da administração de Lula, os números também subiram em favor do presidente: 48,1% consideram o governo “bom” ou “ótimo”, enquanto 24,9% classificam como “ruim” ou “péssimo”. 61% aprovam a forma como o presidente vem conduzindo o País, contra 32,5% que desaprovam.

O levantamento do Opinião foi a campo entre os dias 30 de setembro e 01, 02 e 03 de outubro, sendo aplicados dois mil questionários em 80 municípios de todas as regiões do Estado. A modalidade adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Foram realizadas entrevistas pessoais, face a face, e domiciliares.

Guarda Civil e Vigilância em Saúde recebem formação em Carnaíba

Na tarde desta terça-feira (14), o Governo Municipal promoveu uma formação à Guarda Civil Municipal e aos servidores da Vigilância em Saúde do município. O objetivo da formação foi orientar os agentes tributários do município acerca da aplicação da Lei Municipal n.° 1.009, de 22 de junho de 2020, que determina uma série de medidas […]

Na tarde desta terça-feira (14), o Governo Municipal promoveu uma formação à Guarda Civil Municipal e aos servidores da Vigilância em Saúde do município.

O objetivo da formação foi orientar os agentes tributários do município acerca da aplicação da Lei Municipal n.° 1.009, de 22 de junho de 2020, que determina uma série de medidas de proteção, dentre elas, a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial.

A legislação municipal determina aplicação de penalidades de advertência e multa para os estabelecimentos. Para o cidadão que desobedecer a obrigatoriedade do uso de máscara, há a incorrência no crime previsto no art. 268, do Código Penal.

O delegado de Polícia Civil do município, Guilherme Andrade, participou da formação. Em sua fala, orientou os agentes, deixando claro que o Direito Penal deve ser aplicado como última ratio, sendo primeiro aplicada a advertência e só depois, se houver descumprimento, aplicar-se-á a legislação criminal, conforme previsto na legislação municipal.

O auditor fiscal da Prefeitura de Carnaíba, Nelson Galvão, explicou toda a Lei Municipal, detalhou quais os procedimentos aplicáveis e os cuidados que os agentes tributários deverão observar quando da aplicação das penalidades. Além disso, o auditor se colocou à disposição dos agentes para o que for necessário.

O vice-prefeito, Júnior de Mocinha e o chefe de gabinete, Renan Walisson, e a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cláudia Marcelino participaram dos trabalhos e ao final fizeram a entrega dos EPIs recebidos do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a Guarda Civil Municipal.