Notícias

Novos e-mails reforçam elo entre Lula e Odebrecht

Por Nill Júnior
Marcelo Odebrecht usava de sua proximidade com o ex-presidente Lula tentar obter contratos em outros países
Marcelo Odebrecht usava de sua proximidade com o ex-presidente Lula tentar obter contratos em outros países

Folha de S. Paulo

Uma série de e-mails trocados entre Marcelo Odebrecht e executivos afastados do grupo mostra como o empreiteiro usava de sua proximidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ex-diretores da Petrobras para tentar obter contratos em outros países. Anexadas aos autos da Operação Lava Jato em dezembro, as mensagens tratam de negócios da Odebrecht na Argentina, Bolívia e Peru.

Em uma das trocas de e-mails destacadas pela Polícia Federal, Marcelo Odebrecht – afastado da presidência do grupo em novembro após ser preso pela Lava Jato em 19 de junho – conversa com os executivos do grupo Carlos Brenner, Roberto Prisco Ramos, Márcio Faria e Rogério Araújo. O assunto tratado, negócios da Braskem – petroquímica da empresa em sociedade com a Petrobras – no Peru e uma visita do ex-presidente Lula.

Para a PF, o documento indica a tentativa de Odebrecht de usar a influência do ex-presidente para fechar o negócio. Quem também participa da troca de mensagens é o ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró e o ex-gerente da estatal Luís Moreira.

Em 25 de janeiro de 2008, Brenner escreve para Roberto Ramos. “Vi no jornal que o Lula estará em Lima em 5/3 para encontrar-se com Alan García (ex-presidente peruano). O foco é a discussão de relações bilaterais. Já pensou se conseguirmos incluir na agenda a assinatura do MoU???”, diz. O negócio buscado pelo grupo, “MoU”, era um acordo para a instalação de um polo petroquímico no Peru que envolvia a parceria entre Petrobras e Petroperu. O projeto, segundo a Braskem, previa a industrialização de etanol.

Cinco dias depois, em 30 de janeiro, Ramos envia a Rogério Araújo – preso na Lava Jato e suposto operador de propinas do grupo – mensagem sobre o caso. “Só para sua informação. O ideal era voltar ao assunto depois do carnaval e ver se conseguimos combinar com nosso amigo Nestor (Cerveró) estar em condições de assinar o protocolo durante a visita de Lula!” No mesmo dia, Araújo repassa o e-mail de Ramos intitulado “Lula no Peru” a Cerveró – preso pela Lava Jato e delator – com a mensagem: “O que você acha desta estratégia?”.

Um dia depois, 31, o ex-diretor de Internacional responde a Araújo e copia o ex-gerente da Petrobras em seu e-mail funcional: “Este assunto já foi acertado com o Cesar Gutierrez (presidente da Petroperu) na minha reunião da última semana, quando estive em Lima. Acho boa ideia e vamos andar rápido com o assunto”. A troca de mensagens é copiada para Marcelo Odebrecht. “Apenas para inf. Assunto em evolução.” Em 7 de fevereiro, o próprio dono da Odebrecht responde aos executivos. “Ótimo. Estes eventos com Lula são bons pois criam um deadline.” O acordo buscado pela Braskem foi assinado durante a visita de Lula.

Argentina
Nos e-mails anexados a um dos inquéritos em que executivos da Odebrecht são investigados, há também a atuação de Marcelo Odebrecht em visita de Lula feita em fevereiro de 2008 à Argentina. No relatório da PF, foi destacado trecho de mensagem enviada por Odebrecht a Henrique Valladares, executivo do grupo, em 4 de fevereiro. “Preciso (de) uma nota sobre Garabi para preparar a ajuda memória final que quero enviar para Lula até amanhã, referente à visita dele a Argentina.” O projeto é o da usina hidrelétrica Garabi-Panambi, a ser construída na fronteira entre Brasil e Argentina.

Marcelo Odebrecht recebe o material e responde: “Roberto (Ramos). Um terço de página apenas ou o cara não lê”. Para a PF, o empreiteiro se referia a Lula. “Pela dimensão e importância dos projetos atualmente em execução e em estudo pela Odebrecht na Argentina, havendo oportunidade, seria importante que o presidente Lula pudesse reforçar, junto à presidente Cristina (Kirchner), a confiança que tem na Odebrecht”, diz outro trecho de mensagem.

Bolívia
Nas mensagens tratando sobre interesses da Odebrecht na Argentina, há referência ao presidente da Bolívia, Evo Morales. “Sugere-se ao presidente Lula comentar com o presidente Evo Morales sua satisfação em relação à boa evolução do projeto.” O negócio de interesse naquele país era um polo de gás químico. O encontro entre Lula, a ex-presidente argentina Cristina Kirchner e Evo Morales ocorreu em 23 de fevereiro de 2008. O ex-presidente Lula não é investigado na Lava Jato, mas sua atuação em favor de empreiteiras que são alvo da operação tem sido apurada.

Outras Notícias

Advogado acusado de assediar filha foi exonerado, diz Prefeitura de Inajá

A Prefeitura de Inajá divulgou nota nesta quarta-feira (27), manifestando “total repúdio” às notícias envolvendo a suposta prática de crime sexual por parte de um servidor municipal. Segundo a nota, o funcionário foi exonerado de forma imediata após o surgimento das denúncias. A medida, ainda conforme o comunicado, tem o objetivo de preservar a ética […]

A Prefeitura de Inajá divulgou nota nesta quarta-feira (27), manifestando “total repúdio” às notícias envolvendo a suposta prática de crime sexual por parte de um servidor municipal.

Segundo a nota, o funcionário foi exonerado de forma imediata após o surgimento das denúncias. A medida, ainda conforme o comunicado, tem o objetivo de preservar a ética administrativa, a transparência institucional e a seriedade do processo.

De acordo com a nota, a gestão municipal reafirma seu compromisso irrestrito com os princípios éticos, a integridade pública e o devido processo legal. O texto ainda informa que a administração aguarda a conclusão das investigações pelas autoridades competentes e está pronta para adotar todas as providências cabíveis conforme os desdobramentos do caso. Leia abaixo a íntegra da nota:

Prefeitura Municipal de Inajá vem expressar total repúdio às notícias que envolvem suposta prática de crime sexual por parte de um servidor da Edilidade.

O servidor foi exonerado de forma imediata após o surgimento das denúncias, medida que visa preservar a ética administrativa, a transparência institucional e a seriedade do processo.

Reafirmamos nosso compromisso irrestrito com os princípios éticos, a integridade pública e o devido processo legal. A administração municipal aguarda os resultados da investigação conduzida pelas autoridades competentes e está pronta para adotar as providências necessárias conforme seus desdobramentos.

Prefeitura Municipal de Inajá-PE

Tabira: prefeitura manterá comércio fechado nesta segunda

Número de casos e novo óbito por Covid motivaram a decisão.  Até ontem, ideia era seguir cronograma estadual A prefeitura de Tabira informou agora pela manhã em nota que manterá o fechamento do comércio na cidade,  não seguindo a medida anunciada pelo governo de Pernambuco. Ontem, a gestão Sebastião Dias  chegou a considerar que seguiria […]

Número de casos e novo óbito por Covid motivaram a decisão.  Até ontem, ideia era seguir cronograma estadual

A prefeitura de Tabira informou agora pela manhã em nota que manterá o fechamento do comércio na cidade,  não seguindo a medida anunciada pelo governo de Pernambuco.

Ontem, a gestão Sebastião Dias  chegou a considerar que seguiria o cronograma de reabertura, revogando os efeitos do decreto estadual. Mas uma nova avaliação com base no número de casos fez o governo mudar de ideia.

O fato definitivo foi,  segundo apurou o blog, mais uma morte registrada tendo como causa mortis a Covid-19.  A notícia somada ao número de casos até agora, de 70 registros,  motivou a decisão. Veja a nota:

Apesar dos esforços e todas as medidas que a gestão e demais autoridades têm tomado, observa-se o aumento do número de óbitos e casos confirmados do Coronavírus.

Diante do quadro preocupante, o Governo Municipal vê que é mais prudente de nossa parte não acompanhar o decreto Estadual nesse momento.

Portanto, fica decidido que não haverá mais, em nosso município, a reabertura dos comércios que estava prevista para essa segunda-feira, dia 15.

Faremos, com a máxima urgência, uma reunião com o Ministério Público, Poder Legislativo, CDL e Comitê de Combate ao Coronavírus, para tratar sobre a reabertura gradual e segura nos próximos dias.

Prefeitura Municipal de Tabira

Serra: recém-nascida é encontrada abandonada em terreno baldio

Por André Luis Na manhã desta quinta-feira (11), a jornalista Juliana Lima, passou informações ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, sobre um caso que tem repercutido muito no estado de Pernambuco desde ontem. Segundo Juliana, uma bebê recém-nascida, foi encontrada em um terreno baldio no bairro do IPSEP em Serra Talhada ainda com o […]

Foto: Polícia Militar

Por André Luis

Na manhã desta quinta-feira (11), a jornalista Juliana Lima, passou informações ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, sobre um caso que tem repercutido muito no estado de Pernambuco desde ontem.

Segundo Juliana, uma bebê recém-nascida, foi encontrada em um terreno baldio no bairro do IPSEP em Serra Talhada ainda com o cordão umbilical preso ao corpo.

Juliana informou que a bebê foi encontrada por um pedreiro que passava no local e foi levada para uma clínica por uma cabeleireira que também estava na localidade no momento em que a bebê foi encontrada.

Juliana disse que segundo informações da Polícia, apesar de tudo a bebê passa bem e que foi levada para uma instituição de acolhimento logo após cuidados médicos.

Juliana disse ainda que segundo a Polícia, ainda não se sabe informações sobre quem pode abandonado a bebê no local e o caso foi registrado na delegacia como abandono de incapaz.

Marconi Santana confere modelo de gestão em São Paulo

Nesta quinta-feira (19), o secretário de governo de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana (PSD), participou de agenda em Santana de Parnaíba a convite do prefeito Elvis Cézar e do secretário de Serviços Municipais, Mario Cesar. Durante a visita, Marconi percorreu a infraestrutura administrativa e as instalações da prefeitura e conheceu o modelo […]

Nesta quinta-feira (19), o secretário de governo de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana (PSD), participou de agenda em Santana de Parnaíba a convite do prefeito Elvis Cézar e do secretário de Serviços Municipais, Mario Cesar.

Durante a visita, Marconi percorreu a infraestrutura administrativa e as instalações da prefeitura e conheceu o modelo de gestão adotado pelo município, com ênfase no sistema de monitoramento de segurança, apontado na ocasião como premiação recebida pelo projeto. Em declaração registrada no evento, Marconi disse ter encontrado “uma estrutura impressionante, verdadeiramente futurística e pensada para o cidadão”.

Também estiveram presentes o apresentador César Filho, o amigo Hélio Sileman e o genro de Marconi, Gustavo. Segundo os organizadores, a programação teve caráter institucional e de intercâmbio de práticas administrativas.

A visita foi apresentada pelos anfitriões como oportunidade de troca de experiências entre gestores e de aproximação com profissionais da área de comunicação. Marconi informou que retorna com referências de gestão que poderão ser observadas para aplicação em sua atuação pública.

Luciano Duque tem encontro com Lula

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, do PT, participa da agenda do ex-presidente Lula em Pernambuco. Duque encontrou o petista em Caruaru, uma das cidades que integram a agenda da Caravana da Democracia no Estado, puxada pelos movimentos sociais. Diante da quantidade de lideranças presentes, Duque ainda teve tempo de falar com o líder […]

IMG-20160713-WA0032

IMG-20160713-WA0031
Fotos: assessoria

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, do PT, participa da agenda do ex-presidente Lula em Pernambuco. Duque encontrou o petista em Caruaru, uma das cidades que integram a agenda da Caravana da Democracia no Estado, puxada pelos movimentos sociais.

Diante da quantidade de lideranças presentes, Duque ainda teve tempo de falar com o líder petista e trocou algumas palavras sobre a conjuntura em Serra Talhada. O prefeito foi convidado pela assessoria do Instituto Lula ontem à noite.

Registre-se, Duque é um dos destaques do PT no Estado, por gerenciar a maior cidade sob comando petista em Pernambuco. A promessa de Lula tem sido percorrer o país em apoio aos candidatos que se colocam contra o que chama de “golpe”.

Como ainda é tido como cabo eleitoral importante no Sertão, sua defesa da reeleição de Duque é tida como estratégica.