Novo trator reforça agricultura em Santa Cruz da Baixa Verde
Por André Luis
A zona rural de Santa Cruz da Baixa Verde recebeu, nesta quarta-feira (21), um novo trator destinado ao fortalecimento da produção agrícola local. O equipamento passa a integrar a frota municipal voltada ao suporte das atividades no campo.
A aquisição é fruto de parceria com o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos). A entrega oficial contou com a presença de Samuel Andrade, presidente estadual da legenda em Pernambuco.
Para o prefeito Doutor Ismael, o investimento reflete diretamente na rotina dos produtores rurais. “Quem vive da agricultura sabe o quanto um equipamento como esse faz diferença no dia a dia. Esse novo trator garante mais eficiência no trabalho realizado na zona rural e melhora a qualidade de vida do homem e da mulher do campo”, afirmou o gestor, ressaltando a importância do apoio federal para o desenvolvimento do município.
O Governo do Estado autorizou a partir desta quarta-feira, dia 10, a retomada do funcionamento dos consultórios médicos. Entretanto, terão que ser observados protocolos para evitar a disseminação do novo coronavirus. Estão incluídas as clínicas odontológicas, com protocolos de segurança sanitária, como uso de máscaras e intervalos entre os atendimentos para evitar a disseminação do […]
O Governo do Estado autorizou a partir desta quarta-feira, dia 10, a retomada do funcionamento dos consultórios médicos.
Entretanto, terão que ser observados protocolos para evitar a disseminação do novo coronavirus.
Estão incluídas as clínicas odontológicas, com protocolos de segurança sanitária, como uso de máscaras e intervalos entre os atendimentos para evitar a disseminação do novo coronavirus.
Às óticas também poderão reabrir nesta data seguindo as mesmas regras.
Segundo a Secretária Executiva de Atenção à Saúde em Pernambuco, Cristina Mota, as medidas devem ser seguidas rigorosamente para proteger profissionais e pacientes. Dentre as medidas, a higienização rigorosa dos espaços. “Todas as ações desse setor serão monitoradas”.
Também foi determinada a retirada de 50% das cadeiras das salas de espera e o fornecimento de máscaras, caso o paciente não possua. O protocolo completo está no endereço https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br .
Quando Raquel começa? Parece uma unanimidade até entre quem é aliado: o governo Raquel Lyra ainda não começou, mesmo dois meses após seu início. Quem acreditou, já se impacienta com a falta de encaminhamentos que façam a máquina estadual engrenar. Raquel ainda não mostrou a cara de sua gestão. Nas únicas aparições, nas redes sociais, […]
Parece uma unanimidade até entre quem é aliado: o governo Raquel Lyra ainda não começou, mesmo dois meses após seu início.
Quem acreditou, já se impacienta com a falta de encaminhamentos que façam a máquina estadual engrenar.
Raquel ainda não mostrou a cara de sua gestão. Nas únicas aparições, nas redes sociais, onde não é interpelada e diz o que convém, cabe aos “comentaristas da internet” a cobrança sobre as mais variadas demandas, da convocação dos professores concursados a melhorias nas estradas.
No último post, sobre a vacinação com as vacinas bivalentes da Pfizer, uma saraivada de cobranças. “Seguidores questionando a governadora ficam sem resposta”, diz um. “Oi Raquel, como foi o descanso com a família? Espero que bem! Muitas pernambucanos poderiam ter tido o mesmo descanso se houvesse um posicionamento mais claro do governo em relação aos concursos da secretaria de educação e das polícias”, diz outro. “A senhora deveria resolver o pagamento do salário das merendeiras, vigilantes terceirizados. Estão sem receber o mês de janeiro”, critica um terceiro. E por aí vai.
Claro, é exagerado querer que Raquel num toque de varinha de condão resolva tudo num vapt-vupt. Mas já era de se esperar uma identidade gerencial, uma estrada institucional, um caminho a seguir. Até agora nada.
O governo sequer está formatado. Há vários cargos de segundo a quarto escalão sem titulares. A máquina sequer está completa, afetando serviços, categorias e população. Isso porque Raquel e Priscila Krause conduziram uma sucessão lenta, apolítica e muito msis preocupada em atacar quem saía do que pavimentar seu próprio caminho.
Resultado: um início confuso, com mais de uma decisão da qual depois voltou atrás total ou parcialmente, ainda blindada por assessores, alguns que já se colocam com a impáfia só creditada a ministros da Suprema Corte.
Caiu o tempo das falas treinadas nos guias, debates e sabatinas. Chegou o mundo real, onde os problemas da sociedade pernambucana batem à porta numa velocidade estonteante. Raquel tem condições de responder a quase todas elas, mas precisa agir rápido, sair da condição de quem ainda sequer montou o motor de seu governo, ainda precisa testá-lo e colocá-lo nos trilhos.
Toda caminhada tem o primeiro passo. Daí porque Raquel precisa dar cor, ação e ritmo ao verbo determinante para que o povo de Pernambuco se sinta seguro para apostar mais: o nome do verbo é começar…
Princesa Sophia
Nasceu no Hospital São Francisco, em Serra Talhada, a pequena Sophia, filha do casal Wellington Júnior e Thays Gomes. Wellington é hoje o principal fotógrafo da gestão Márcia Conrado e também tem frelas em parceria com o blog.
Não fica
Com o PT sob o comando da agora desafeta Cleonice Maria e cia, muitos dão como certa a saída de Márcia Conrado do PT. O receio é de não garantir a legenda para disputar a reeleição. Convites não devem faltar, inclusive do PSDB de Raquel Lyra.
Já teve
Em 2012, Albérico Rocha tinha direito à reeleição no grupo do ex-prefeito Francisco Dessoles, seu concunhado. Mas uma articulação dele e Inocêncio Oliveira rifaram tecnicamente Albérico no PR, impedido de disputar. Dessoles ganhou, Albérico se juntou à oposição e, em 2016, ajudou a derrotar o próprio Dessoles com Zeinha.
Sonhando
Candidatos que querem ser os nomes governistas em 2024, mas não teriam predileção dos prefeitos: Júnior de Mocinha em Carnaíba, Diógenes Patriota em Tuparetama e Adriana de Agenor, em Solidão. Só Anchieta Patriota, Sávio Torres e Djalma Alves podem responder se é fato ou fake.
Asa a cobra
Em Tuparetama, por exemplo, mesmo com Sávio Torres dizendo que não aceita antecipar 2024 agora, muitos já tem como certo de que Diógenes Patriota não será o ungido, sob a ótica de que o prefeito prefere alguém que não crie asas e voe à sua revelia.
É ele
Em Iguaracy, o prefeito Zeinha Torres não dá declarações públicas sobre seu candidato, mas ninguém duvida que seja Marquinhos Melo, o “super Secretário”, hoje na Administração. Precisa convencer Pedro Alves, Albérico Rocha, Chico Torres e os vereadores. Marquinhos já se colocou a disposição, como admitiu ao blog em novembro de 2021.
AMUPE delas
As mulheres dominam a nova diretoria da AMUPE. Além de Márcia Conrado presidente, Mariana Medeiros (Cumaru), Ana Célia (Surubim), Nadegi Queiroz (Camaragibe), Judite Botafogo (Lagoa do Carro) e Elcione Gomes (Igarassu), também integram a Diretoria. A eleição ocorre nesta segunda pela manhã e marca também a despedida de José Patriota.
Frase da semana:
“Um líder nato”.
De Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, sobre o presidente Lula e sua atuação no caso das enchentes no estado. A frase gerou revolta dos bolsonaristas.
Ordem de Serviço em Flores No distrito de Fátima, às 9h, desta quarta-feira (30), o prefeito de Flores Marconi Santana assina a ordem de serviço para construção de pavimento em paralelepípedos das ruas: Ismaelita Gomes Guerra, Rua Jucelino Kubitschek e Praça Primo de Souza Guerra. A ação está orçada em mais de R$ 450 mil, […]
No distrito de Fátima, às 9h, desta quarta-feira (30), o prefeito de Flores Marconi Santana assina a ordem de serviço para construção de pavimento em paralelepípedos das ruas: Ismaelita Gomes Guerra, Rua Jucelino Kubitschek e Praça Primo de Souza Guerra.
A ação está orçada em mais de R$ 450 mil, com recursos do próprio tesouro municipal.
Duque faz prestação de Contas
Nesta quarta (31), será realizado um encontro com a imprensa, às 08h, no CEU das Artes, na Caxixola. Na oportunidade será feita uma avaliação dos primeiros 150 dias do governo Luciano Duque em Serra Talhada, além de anunciadas novidades referentes à Festa de Setembro 2017.
Afogados em Executiva Nacional
Em reunião com o SEBRAE e representantes de 25 municípios do Estado, incluindo Recife, Olinda e as demais grandes cidades da região metropolitana, Afogados da Ingazeira foi escolhida para representar Pernambuco na comissão executiva nacional dos dirigentes municipais de desenvolvimento econômico.
A representante será a Secretária Municipal de Administração, que coordena a sala do empreendedor, Flaviana Rosa.
Fersan muda de data
O Fersan, Festival Regional da Sanfona, sofreu mais uma mudança. Agora, segundo confirmou o grupo Frente Jovem, o festival acontecerá no mês de julho, depois do período junino. A decisão gerou questionamentos, porque o Festival geralmente ocorre antes do período junino para garantir oportunidade para que os sanfoneiros se apresentem no São João. Outra mudança anunciada foi a mudança de local, para a Avenida Rio Branco.
Câmara de Serra faz campanha solidária
A Câmara de Vereadores de Serra Talhada lançou campanha de arrecadação de doações para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas no estado de Pernambuco, principalmente na Mata Sul e no Agreste.
As pessoas interessadas em contribuir podem doar alimentos não perecíveis, água, roupas, calçados, brinquedos, fraldas descartáveis, cobertores, lençóis e colchões. As doações devem ser entregues no prédio da Câmara Municipal, localizado na Rua Enock Ignácio de Oliveira, 1280, Centro, no horário das 08h às 14h. “Estamos nos solidarizando com as famílias que estão sofrendo por causa das enchentes”, afirma Nailson Alves, Presidente da Câmara de Vereadores
Cimpajeú arrecada donativos
O Cimpajeú também está recebendo donativos para as vítimas das chuvas na Mata Sul. Os donativos podem ser entregues na Manoel Borba, 267, primeiro andar. Etão sendo priorizados roupas, alimentos não perecíveis, água potável, lençóis e produtos de higiene pessoal. Informações: (87) 3838-3142 ou (87) 9-9612-2174.
O radialista Jonas Ramos, que morreu em um acidente na noite deste domingo na PE 337, entre Flores e Jericó, município de Princesa Isabel, estava empolgado com sua missão no Sesc Triunfo. Recentemente, esteve em Afogados da Ingazeira na Mostra de Cinema Alemão, organizada pela entidade. Cabia a Jonas fazer dentre outras coisa a articulação […]
O radialista Jonas Ramos, que morreu em um acidente na noite deste domingo na PE 337, entre Flores e Jericó, município de Princesa Isabel, estava empolgado com sua missão no Sesc Triunfo. Recentemente, esteve em Afogados da Ingazeira na Mostra de Cinema Alemão, organizada pela entidade. Cabia a Jonas fazer dentre outras coisa a articulação do evento em cada cidade e divulga-lo na imprensa.
Ele esteve no último dia 05 de setembro na Rádio Pajeú, onde falou da mostra. Passou praticamente toda a semana no município. Em uma conversa informal com o radialista Jota Oliveira, chegou a comentar que as estradas no entorno de Flores eram mais perigosas que a sinuosa estrada a Triunfo, na qual que ele costumava trafegar por conta do trabalho. Morreu em uma delas.
Ainda não há muitos detalhes sobre o acidente. O que se sabe é que Jonas estava com um cunhado a seguia em seu carro para Jericó. Por algum motivo, perdeu o controle do carro e capotou. O cunhado estava preso ao cinto e nada sofreu. Jonas, que estava sem o equipamento de segurança, foi arremessado para fora do carro. No impacto, teve traumatismo craniano.
Jonas tinha 37 anos, vivia com uma companheira e tinha enteados. Em sua última postagem no Facebook, havia feito uma homenagem justamente a um deles. O sepultamento acontece hoje.
Ouça uma das últimas entrevistas de Jonas, quando falou ao lado de professores da Fafopai e da Associação São José da Mostra de Cinema Alemão :
Eleita com 2.061.276 votos em 2 de outubro, Maria Teresa Leitão de Melo foi diplomada ontem como 1ª mulher representante de Pernambuco no Senado Federal. A cerimônia aconteceu no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Recife. “Tivemos hoje a diplomação de três mulheres em Pernambuco no campo majoritário: Raquel governadora, Priscila vice-governadora, Teresa senadora. […]
Eleita com 2.061.276 votos em 2 de outubro, Maria Teresa Leitão de Melo foi diplomada ontem como 1ª mulher representante de Pernambuco no Senado Federal. A cerimônia aconteceu no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Recife.
“Tivemos hoje a diplomação de três mulheres em Pernambuco no campo majoritário: Raquel governadora, Priscila vice-governadora, Teresa senadora. É histórico. Sinal dos tempos“, disse a nova senadora.
Teresa Leitão é professora aposentada e iniciou sua militância política no meio sindical. É fundadora e ex-presidente do Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).
Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 2000, e dois anos depois foi eleita deputada estadual, sendo reeleita ao mesmo cargo em 2006, 2010, 2014 e 2018. Como deputada atuou de forma significativa em questões relacionadas a temas como Educação, Cultura, Direitos Humanos e pautas das mulheres.
Em dezembro de 2021, a então deputada estadual anunciou a intenção de disputar uma vaga na Câmara Federal. A disposição foi alterada com a montagem da Frente Popular de Pernambuco, onde ficou estabelecido que o Partido dos Trabalhadores ficaria com a vaga para o Senado. O nome da deputada recebeu apoio do presidente Lula e a aprovação dos partidos da Frente.
Teresa Leitão apoia o presidente Lula e irá levar ao Senado as causas que sempre defendeu na Assembleia Legislativa. Além disso, promete ter uma atuação municipalista, defendendo os interesses dos municípios pernambucanos.
Você precisa fazer login para comentar.