Novidades marcam a FLIST e a Feira do Livro do Vale do Pajeú na próxima semana
As Severinas

Contagem regressiva para Feira do Livro do Vale do Pajeú, que acontece na Estação do Forró e Vila Ferroviária, de 08 a 11 de agosto, conjuntamente com a já tradicional FLIST – Festa Literária de Serra Talhada, que se unem em prol do fortalecimento do conhecimento pela inclusão literária, trazendo uma ampla e diversificada programação.
Além de shows de malabarismo, palhaços, trapezistas, brincadeiras lúdicas e contação de histórias integram a agenda dos eventos que envolverão lançamentos literários, oficinas, palestras e leituras dramáticas com diversos nomes de respaldo na região, no estado e no país que se movimentam em torno ainda de homenagem aos 70 anos do premiado escritor pernambucano Raimundo Carrero.
“Ouvir Carrero falar sobre literatura brasileira em geral, detendo-se no seu romance, é um mergulho na nossa contemporaneidade”, comenta o escritor e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito, intitulado Comendador da Ordem do Mérito Cultural em 2013.
Grande entusiasta das comemorações em todo do homenageado, Correia de Brito integra na próxima terça (dia 08), mesa com o tema “A literatura não tem bons sentimentos” que envolverá conversa com Carrero sobre a construção do seu universo literário.
A programação da Feira do Livro do Vale do Pajeú envolverá também outras importantes ações de impacto que instigarão o público da região em torno das artes, das letras e da cultura com apresentações de grupos como “As Severinas”, o trio de pé de serra de artistas do Sertão do Pajeú de Pernambuco.
Formado por Isabelly Moreira (triângulo, vocal e declamações), Monique D’Angelo (sanfona, vocal e declamações) e Marília Correia (zabumba), o trabalho é marcado por um com que busca repassar a cultura do Sertão de Pernambuco com inovação trazendo uma roupagem própria a sucessos de outros artistas que foram adaptados para o ritmo tradicional.
E o grupo ainda se orgulha da mistura das músicas com declamações de poetas populares (como Chico Pedrosa, Greg Marinho, Bio de Crisanto e Lourival Batista) e textos mais livres como de Fernando Pessoa. A poetisa e cantora Leda Dias ainda complementa essa agenda com o show “Simplesmente” com participação especial de encerramento do músico Truvinca, mestre da sanfona de 8 baixos. A programação ainda contará com a apresentação do “Humor na Feira” com Zelito Nunes e Eugênio Gerônimo.
“Criamos a FLIST para contemplar essa fatia grande de produtores das letras que agora se soma com a Feira do Livro do Vale do Pajeú numa parceria que vem para dar robustez ao que já temos desenvolvido. E isso só nos estimula e mostra que não estamos sozinhos nessa defesa da cultura do Pajeú. Existem outras pessoas igualmente interessadas nesta pauta”, destaca Anildomá Williams, presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada.
No quesito formação, a Feira do Livro do Vale do Pajeú oferece ao público workshop (“Criatividade e Escrita” com o escritor Sidney Niceas) e uma oficina de editoração analógica, desenvolvida pelos facilitadores Sabrina Carvalho e Camilo Maia da Editora Livrinho de Papel Fínissimo, que irão mostrar a produção literária feita a partir da construção de uma matriz com colagens dos conteúdos.
SERVIÇO
Feira do Livro do Vale do Pajeú – Evento
Quando: 08 a 11 de agosto de 2017
Onde: Estação do Forró e Vila Ferroviária de Serra Talhada (por trás do museu do cangaço)
Horário: 9h às 11h e das 15h às 21h




Muito triste a morte do jovem João Caio Pereira Rodrigues Melo, de 26 anos, filho do ex-prefeito de Triunfo, João Batista Rodrigues, e da ex-secretária de Saúde Tarciane Pereira Melo, que faleceu na madrugada deste sábado, 31 de outubro de 2026, tendo sido sepultado esta noite. Prova do carinho de Pernambuco pelo casal foi o volume de manifestações nessa hora tão difícil.
O vereador Luiz Abel, de Sertânia, tinha certeza da vitória de Flávio Bolsonaro. No domingo da votação, foi de verde e amarelo e com a bandeira do Brasil em punho. Não deu. Em Sertânia, a maior obra de desenvolvimento em décadas é o campus da UFPE, bancada pelo governo Lula. O bolsonarismo é crítico das universidades. Curiosa era a crítica de que o tempo de Lula já passou. Luiz Abel tem quase 70 anos.
Em Belo Jardim, a derrota foi dobrada. Mendonça Filho alcançou mais um insucesso eleitoral. Perdeu pro Senado, coordenou a eleição de Flávio em Pernambuco e perdeu. E o prefeito Gilvandro Estrela achou que na zoada faria Flávio majoritário em Belo Jardim. Lula teve 70,50% dos votos válidos, pouco mais que a média estadual, contra 29,50% de Flávio.
Em Venturosa, ao que tudo indica, pode haver racha entre o prefeito Kelvin Cavalcanti e o ex-prefeito Eudes Tenório, o Doutor Eudes. Isso porque com aprovação acima dos 80%, Kelvin sinaliza que disputará a reeleição. E Dr Eudes quer voltar. O problema é que só pode um.
A ASSERPE, Associação de Rádio e TV de Pernambuco, realiza nesta quinta-feira pela manhã importante reunião setorial em Serra Talhada. Será no Auditório do SENAC. Uma das pautas vai tratar do rádio do futuro, com Maria Claudia Santos, Diretora de jornalismo da Rádio Itatiaia, mais participações de Cristiano Stuanni, consultor e palestrante sobre Rádio e suas estratégias digitais, CBN Recife e Sistema Jornal do Commercio.
Frase da semana: 

















Você precisa fazer login para comentar.