Noventa e oito municípios de PE entram em estado de emergência por conta da estiagem
Por André Luis
Estiagem em parte do ano passado prejudicou produção, mas benefício não foi liberado para algumas cidades
Quinze municípios do Pajeú estão na lista.
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu nesta quinta-feira (28), a situação de emergência em 101 municípios brasileiros. Fazem parte da lista 98 cidades de Pernambuco que estão sendo afetadas pela estiagem entraram na lista.
Além de estarem incluídos nos municípios brasileiros que se encontram em situação de emergência por causa da estiagem, a maioria das cidades pernambucanas listadas também se encontram em estado de calamidade pública, causado pela pandemia da covid-19. A exceção são os municípios de Altinho, Casinhas e Cedro, no Agreste, e Mirandiba, Orobó e Ouricuri, no Sertão do Estado.
Com o reconhecimento da situação de emergência, os municípios poderão ter acesso a recursos federais. O objetivo é que o dinheiro seja utilizado para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas danificadas. Para receber o auxílio, as cidades precisam atender aos critérios exigidos pela lei. Um deles, estabelece que as prefeituras e governos apresentem o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.
Sertão do Pajeú – Dos dezessete municípios do Sertão do Pajeú quinze estão na lista. São eles: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Flores, Iguaracy, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito, Santa Terezinha, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama.
De fora da lista, ficaram apenas Carnaíba e Ingazeira.
Tradicional festividade terá programação gratuita espalhada pela cidade até 6 de janeiro de 2020. Entre as atrações, Moacyr Franco e Dorgival Dantas As noites do Sertão do Pajeú estarão mais iluminadas e os dias mais animados a partir deste sábado (7), quando acontecerá a abertura oficial do Natal Triunfo. Um dos destinos mais procurados por […]
Tradicional festividade terá programação gratuita espalhada pela cidade até 6 de janeiro de 2020. Entre as atrações, Moacyr Franco e Dorgival Dantas
As noites do Sertão do Pajeú estarão mais iluminadas e os dias mais animados a partir deste sábado (7), quando acontecerá a abertura oficial do Natal Triunfo.
Um dos destinos mais procurados por turistas e moradores que querem vivenciar as festividades de fim de ano, a cidade se preparou para a festa realizada pela a Prefeitura Municipal, o Sesc Pernambuco e o Governo do Estado, via Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, que este ano terá como tema “Janelas de Triunfo”.
Com a expectativa de receber cinco mil pessoas, a abertura do ciclo natalino acontecerá a partir das 19h45, no Theatro Cinema Guarany. Lá, o “Concertos de Dezembro”, com Orquestra Isaías Limas, George Magno e Cidinha e Zé Marques vão iniciar a programação. Às 22h30, os Seresteiros de Triunfo conduzirão o público em cortejo pelas ruas da cidade. No dia seguinte, os triunfenses e visitantes poderão apreciar o “Corredor Cultural da Matriz à Casa dos Caretas – De Janelas Abertas”, com várias apresentações artísticas iniciadas em frente à Casa do Careta até a Cachaçaria e em frente à Igreja Matriz.
Um dos destaques da programação é o show do cantor Moacyr Franco, no dia 14 de dezembro, às 22h, no Theatro Cinema Guarany, que recebe antes, às 20h a Banda Forró do Candeeiro com Igor Alves, Fátima Barros e Thiago Alexandre. Até o dia 6 de janeiro, a programação natalina continua em Triunfo, quando será encerrada com a Queima da Lapinha. Ao término da missa do Dia de Reis, um cortejo com grupos artísticos tomará as ruas da cidade, partindo da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores para a Igreja do Rosário, com a participação do Pastoril Viver de Goiana, Maracatu de Baque Solto e Orquestra Isaias Lima. A programação completa está disponível no site do Sesc Pernambuco (www.sescpe.org.br).
Programação
7/12 – Sábado
19h45 – “Abertura do Natal Triunfo 2019” | Local: Theatro Cinema Guarany
20h – Concertos de Dezembro, com Orquestra Isaias Lima e Convidados
22h30 – Apresentação dos Seresteiros de Triunfo com cortejo pelas ruas da cidade
8/12 – Domingo
19h – De Janelas Abertas – Corredor Cultural da Igreja Matriz à Casa dos Caretas, com a participação da Orquestra Sanfônica de Carnaíba
Domingos na Matriz | Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
20h – Cambindas, Banda Marcial Lar 101, Banda de Pífanos de Jericó e espetáculo musical “Sertão: Vida, Solo e Flor”, com Elis Almeida
21h – Inauguração do Presépio da Fábrica de Criação Popular | Local: Praça Dr. Arthur Viana
21h – Abertura simultânea da Exposição Relembranças – Dossiê Memorialístico do Natal Triunfo
Locais: Casa dos Caretas e Igreja do Rosário
12/12 – Quinta-feira
19h – Exposição Memórias do Povo, Poéticas da Terra, por Liz Santos | Local: Estação Teleférico
Teatro em Dezembro| Local: Theatro Cinema Guarany
20h – Espetáculo: Um Minuto para Dizer que Te Amo, Grupo Matraca de Teatro
13/12 – Sexta-feira
18h30 – Exposição Relembranças – Dossiê Memorialístico do Natal Triunfo
Local: Capela de Nossa Senhora do Rosário
Arte de Rua| Local: Em frente à Capela do Rosário
19h – Apresentação do Grupo de Choro Infantil
14/12 – Sábado
17h30 – Bacamarteiros do Sítio Serrinha | Local: Letreiro da Cidade
Concertos de Dezembro | Local: Theatro Cinema Guarany
20h – Banda Forró do Candeeiro e convidados
22h – Moacir Franco
15/12 – Domingo
Teatro em Dezembro| Local: Theatro Cinema Guarany
16h – Espetáculo Criando Peixe no Bolso, Grupo Mundaú de Teatro
Domingo na Matriz |Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
20h – Grupo de Xaxado do Lar Santa Elizabeth, Coco das Águas Claras, Grupo Harmonia de Flautas, Balé Popular Herdeiros do Sertão, espetáculo musical “O Tesouro do Nordeste: o Vale do Pajeú”.
19/12 – Quinta-feira
19h: Apresentação e Instalação Literária Nos Rastros das Serpentes: Entre Causas e Causos Triunfenses, pelo Engenho Literário – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Literatura|Local: Igreja São Luiz Gonzaga, Lago João Barbosa Sitônio e outros territórios urbanos possíveis
20/12 – Sexta-feira
16h: Exposição Das Reminiscências Franciscanas: O Legado do Convento São Boaventura|Local: Convento São Boaventura
20h – Coral da Melhor Idade – Ação Social |Local: Theatro Cinema Guarany
21/12 – Sábado
Teatro em Dezembro
16h – Espetáculo Tempo de Flor, Grupo de Teatro Pé de Vento | Local: Pátio de Eventos Maestro Madureira
20h – Coral Vozes do Guarany |Local: Theatro Cinema Guarany (janelas e área externa)
Concertos de Dezembro
21h – Banda Edição Extra e convidados e Triunfando no Choro
22/12 – Domingo
Teatro em Dezembro
16h – Espetáculo Tempo de Flor | Local: Hotel Sesc Triunfo
17h – Bacamarteiros de Sítio Serrinha | Local: Letreiro de Triunfo
Domingo na Matriz| Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
20h – Quadrilha Estilar, Quadrilha junina Sem Limite e Cavalo Marinho Sertão Afora
23/12 – Segunda-feira
Arte na Praça| Local: Pátio de Eventos
19h30 – Coral da Melhor Idade, Grupo Xaxado Os Cabras de Lampião, Pastoril Viver e Temas dos Musicais da Broadway, Classe de Canto
24/12 – Terça-feira
16h – Concerto Sertanejo, com Leandro Vaz, Macvany Oliveira e Erlane Franciele | Local: Hotel Sesc Triunfo
18h – Hora do Ângelus, com Quinteto Metal Nobre, Igor Alves e convidados| Local: Hotel Sesc Triunfo
20h – Coral vozes do Guarany, Orquestra de Sopros, Percussão e Poesia, com o Maestro Cacá Malaquias
| Local: Theatro Cinema Guarany (janelas)
25/12 – Quarta-feira
Cortejo de Papai Noel| Local: Concentração e saída do Theatro Cinema Guarany
16h – Recepção a Papai Noel com os Caretas, Maracatu Ilê-Omin, Quadrilha Sem Limite, Pastoril Triunfo, Boi maracatu, Cavalhada Tamboril, Quadrilha Estilar, Urso Mimoso, Cambindas.
Concerto de Natal| Local: Theatro Cinema Guarany
20h – Orquestra Metal Nobre (Arcoverde) e convidados, Pastoril Triunfo
26/12 – Quinta-feira
19h – Noite do Sesc na Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores – Maria Mãe Natureza –A Natureza e suas Dores. Participação da Orquestra Metal Nobre e convidados| Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
28/12 – Sábado
21h – Luall na Ativa, Uptown Blues Band & Derico e Michel Andrade | Local: Pátio de Eventos
29/12 – Domingo
22h – Elas cantam Forró das Antigas e Dorgival Dantas | Local: Pátio de Eventos
30/12 – Segunda-feira
21h – Rafa Lima e Gerson Miller, Vitor Fernandes e Amigos Sertanejos | Local: Pátio de Eventos
31/12 – Terça-feira
23h – Forró da Galera e Zeca Bota Bom | Local: Pátio de Eventos
6/1/2020 – Segunda-feira
Cortejo pelas ruas da cidade e Pátio da Igreja do Rosário
20h – Queima da Lapinha – Pastoril Viver, Maracatu de Baque Solto Cambinda Dourada, Orquestra Isaias Lima
Serviço –Natal Triunfo
De 7 de dezembro de 2019 até 6 de janeiro de 2020
Gratuito
Programação completa: www.sescpe.org.br
Informações: (87) 3846-1341
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), foi o convidado do Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, para avaliar a marca de cem dias de seu segundo governo. O gestor trouxe novidades, mas destacou que esse período foi marcado por restrições de gastos. Entretanto, disse, houve avanço na educação, […]
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), foi o convidado do Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, para avaliar a marca de cem dias de seu segundo governo. O gestor trouxe novidades, mas destacou que esse período foi marcado por restrições de gastos. Entretanto, disse, houve avanço na educação, com a entrega de escolas e ensino integral na Padre Carlos Cottart, aumento de consultas na saúde, dente outras ações.
De novos anúncios, o de que conseguiu do Ministro Bruno Araújo (Cidades) a garantia de R$ 1 milhão para o Pátio da Feira livre, que vai funcionar na área da Estação Ferroviária, que será requalificado. “Estamos elaborando o projeto preliminar, mas o contrato foi assinado na Caixa”.
Também anunciou a pavimentação do acesso ao INSS e início da requalificação da Rio Branco. Nesta última, uma informação nova: Patriota disse ser praticamente impossível a partir da requalificação a realização de eventos com trio elétrico na área. A avenida recebe anualmente o Bloco A Onda no Carnaval e o Afogareta, carnaval fora de época. As obras devem começar em maio.
Sobre trânsito, defendeu algumas primeiras ações, como a utilização na guardas na fiscalização e orientação em gargalos como a Manoel Borba e acesso à Praça de Alimentação. Também afirmou estudar uma área para lotações.
Foto: Cláudio Gomes
Sobre as críticas que recebeu na última segunda no mesmo debate por Jair Almeida e Emídio Vasconcelos os acusou de ficar “botando defeito e escondendo coisas positivas da gestão”. “Já foram às urnas e experimentaram julgamento popular”, minimizou.
Vários fatores definirão candidatura: Sobre 2018 e a perspectiva de disputar um mandato legislativo, Patriota afirmou que está avaliando vários fatores. “Estamos em analise. Se precisar me afastar, Sandrinho é habilidoso, equilibrado. Tenho Confiança nele”, disse. O gestor disse que qualquer decisão depende da reforma eleitoral, conjuntura, do que vai sobrar da lava jato, dentre outros fatores. Disse que tem espaço e boa receptividade.
Perguntado sobre o “loteamento” de municípios por prefeitos que já tem candidatos, Patriota disse não se preocupar. “Não me preocupo com isso. Quem vota é o povo. Traga um nome de fora e um da região e mande o chefe político defender o visitante. O povo tem independência”, afirmou. O prefeito reconheceu que Paulo Câmara precisa vencer os desafios na segurança para recuperar popularidade.
O segundo dia de compromissos do governador Paulo Câmara no Sertão de Itaparica, nesta sexta-feira começou pelo município de Petrolândia, com uma visita às ações do Governo Presente, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria Cavalcanti Nunes. Na área da educação, os investimentos anunciados contemplam a reforma e ampliação da Escola Icó Mandantes […]
O segundo dia de compromissos do governador Paulo Câmara no Sertão de Itaparica, nesta sexta-feira começou pelo município de Petrolândia, com uma visita às ações do Governo Presente, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria Cavalcanti Nunes.
Na área da educação, os investimentos anunciados contemplam a reforma e ampliação da Escola Icó Mandantes – por meio do Programa Educação Integrada – a licitação para construção de quadras cobertas da Escola Estadual São Francisco, EREM Jatobá e da Escola Indígena Logradouro, além da implantação do Programa Espaços 4.0, com a construção do Centro de Inovação, que conta com laboratórios com tecnologias portadoras de futuro.
O governador autorizou a liberação de recursos para expansão de rede de abastecimento da comunidade Lagoa Velha. A obra prevê o assentamento de dois quilômetros de tubulações. Paulo Câmara também liberou R$ 706 mil para implantação de rede de distribuição do bairro Novo Horizonte, contemplando mil pessoas com água nas torneiras.
Na área de desenvolvimento e assistência social, foram anunciadas oficinas profissionalizantes para pessoas em situação de vulnerabilidade, além do repasse de recursos de cofinanciamento, no valor de R$ 10 mil, para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a disponibilização de veículo com motorista para atender as crianças inseridas no Programa Olhar Para as Diferenças, que visa fomentar e acompanhar políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos, com deficiência, em todo o Estado.
Para reforçar o apoio aos produtores locais, o governador assinou convênio no valor de R$ 92 mil com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Petrolândia, que beneficia 22 associados e suas famílias, incluindo também os municípios de Jatobá e Tacaratu.
Outro convênio foi assinado para pavimentação de ruas em Petrolândia, no valor de R$ 1,5 milhão, além de um protocolo de intenções para reforma da orla do rio no município.
Em seguida, o governador esteve em Jatobá, onde assinou autorizações para ações em diversas áreas e visitou a Associação de Piscicultores.
Ele liberou recursos para a implantação de rede de distribuição de água das comunidades Camaratu e Logradouro, no valor de R$ 548 mil, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Fabrizio Ferraz.
O projeto prevê a fundação de sistema de bombeamento para reservatório elevado e assentamento de quatro quilômetros de rede de distribuição.
Ainda em Jatobá, o governador liberou cerca de R$ 3 milhões para obras complementares do Sistema de Esgotamento Sanitário na Vila de Itaparica.
Além de uma série de intervenções para funcionamento do sistema em sua capacidade total, serão implantados cerca de 1,8 mil metros de rede coletora para interligação com a malha de esgotamento já existente na localidade, atendendo a quatro mil pessoas.
Também foi assinada ordem de serviço para implantação de adutora de abastecimento de água na comunidade Sítio Nova Terra.
Paulo Câmara também liberou recursos de cofinanciamento para implantação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no valor de R$ 40 mil, além da oferta de oficinas profissionalizantes para pessoas em situação de vulnerabilidade e do repasse de recursos de R$ 32,5 mil para o CRAS e para a implantação de uma cozinha comunitária.
E para atender as crianças inseridas no Programa Olhar Para as Diferenças, também será disponibilizado veículo com motorista.
Na área da geração de empregos, Paulo Câmara anunciou a Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE). E no setor da educação, autorizou a licitação para construção de quadras cobertas da Escolas Nossa Senhora Aparecida e da EREM Itaparica.
O governador ainda assinou convênio, no valor de R$ 1 milhão, para pavimentação de ruas em Jatobá e a licitação do projeto de implantação da Estrada de Volta do Moxotó, com extensão de oito quilômetros e investimentos de R$ 8 milhões.
Por fim, ele liberou recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) 2015, no valor de R$ 231.732,83, para melhoria da infraestrutura do município.
Em 31 de dezembro de 2013: os vereadores Igor Mariano e Frankilin Nazário anunciaram ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú) sua migração para a Frente Popular em Afogados da Ingazeira. Eleitos em 2012 pela coligação União Pelo Povo, os vereadores já vinham sendo tratados como nomes da bancada governista a alguns dias, restando apenas o […]
Em 31 de dezembro de 2013: os vereadores Igor Mariano e Frankilin Nazário anunciaram ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú) sua migração para a Frente Popular em Afogados da Ingazeira.
Eleitos em 2012 pela coligação União Pelo Povo, os vereadores já vinham sendo tratados como nomes da bancada governista a alguns dias, restando apenas o anúncio.
Falando a Celso Brandão direto da Câmara de Vereadores, os vereadores justificaram suas posições. Para Frankilin, o momento político e a aprovação da gestão pesaram para esta posição.
“Não tomamos nem uma atitude sem consultar os aliados, os eleitores, para que não possamos desagradar pessoas que nos ajudaram. Meu Presidente, o Valtinho me ajudou e me apoiou nesta decisão”, disse. Ele também alegou que o partido está na base de Eduardo Campos.
Igor Mariano foi o que mais falou. “Estivemos escutando e sendo orientado pela população de Afogados da Ingazeira, que tem aprovado a gestão. Prezamos também pela fidelidade partidária e o PSDB vai apoiar Eduardo Campos. O enfraquecimento da oposição em nível municipal depois do falecimento da ex-prefeita Giza Simões também pesou”.
“A oposição ficou sem liderança, sem um rumo, sem um norte. Dada essa ausência não vemos uma organização, um direcionamento”, acrescentou . Mariano também relatou as obras da gestão Patriota para justificar a migração.
Em 2 de janeiro de 2014, Igor Sá Mariano disse no Debate das Dez que as conversas se iniciaram no inicio de novembro e no começo de dezembro houve o entendimento. Até o fim de dezembro ele alegaram ter ficado impossibilitados de fazer um anúncio oficial, em virtude de saber uma definição partidária.
“Fomos eleitos, eu pelo PSDB e Franklin pelo PMDB. A gente esperou um pouco até ficar mais próximo de 2014, consequentemente mais próximo das eleições, para que pudéssemos ter um direcionamento do rumo que os partidos iriam tomar e também por conta da agenda de Franklin que é muito corrida”.
Igor diz conversado com grande parte das pessoas que de alguma forma deram sustentação à sua campanha. “Logicamente que não deu para conversar com todos e surpreendentemente todas as pessoas com quem eu conversei apoiaram a minha decisão porque entendem que o prefeito José Patriota vem tentando construir uma Afogados da Ingazeira pro futuro. Não é a toa que tem 79% de satisfação”, disse Igor.
Franklin Nazário relatou que uma das insatisfações foram registradas com os suplentes da própria União que queriam seus mandatos (os dois enfrentam ação no TSE). “O grupo estava defasado após a morte de Dona Giza, estava órfão de um líder. Pessoas do grupo nos queriam fora tentando tomar o nosso lugar, querendo no meio jurídico nos derrotar, tomar o nosso mandato. Essa foi uma das questões que nos levaram a esta decisão”.
Frankilin não chegou a citar os nomes dos questionados, mas sabe-se que Maviael e Rubinho da Ponte chegaram de fato a ir para Recife em busca de informações do processo no TRE. Igor e Frankilin rechaçaram o rótulo de “traidores” e se disseram tranquilos com a decisão.
Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de Arcoverde apresentou o balanço do São João de Arcoverde, em coletiva de imprensa com a presença de mais de 20 veículos. Ao lado de representantes das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, de secretários e da presidente do Comitê Gestor de Eventos, Primeira-Dama e secretária de Assistência […]
Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de Arcoverde apresentou o balanço do São João de Arcoverde, em coletiva de imprensa com a presença de mais de 20 veículos. Ao lado de representantes das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, de secretários e da presidente do Comitê Gestor de Eventos, Primeira-Dama e secretária de Assistência Social, Rejane Maciel, o prefeito Wellington Maciel (MDB), liderou a apresentação, destacando a festividade.
Durante o mês de junho, o São João contou com a presença total de mais de 800 mil pessoas, nos 11 polos espalhados pela cidade, incluindo o Polo Multicultural, que recebeu artistas regionais e nacionais, como João Gomes, Mari Fernandez, Luan Santana, Lipe Lucena, Grandão Vaqueiro, Elba Ramalho, Felipe Amorim, Léo Magalhães, Priscila Senna, Raphaela Santos e Tarcísio do Acordeon, que tocou pela primeira vez na cidade.
Além disso, foram destacados pelos secretários Pedro Brandão (Turismo) e Juliana Aguiar (Cultura), a intensa programação junina realizada na Zona Rural e a valorização dos artistas da terra.
Em mais de 300 apresentações no conjunto da programação, todos os artistas arcoverdenses que credenciados para o ciclo junino, foram convidados a participar, diariamente na programação do Polo Multicultural.
Ao todo, foram mais de 500 horas de diferentes apresentações, abraçando as tradições arcoverdenses, como o reizado e o samba de coco. A título de comparação, o investimento realizado neste ano no pagamento dos artistas arcoverdenses, foi 4 vezes maior do que o registrado na edição de 2019, reforçando e enaltecendo a identidade cultural local.
O recorde de público da Caminhada do Forró deste ano, realizada pelo COCAR, com total apoio da Prefeitura de Arcoverde, também foi registrado como um dos êxitos do evento, que atraiu mais de 30 mil pessoas.
A Prefeitura também destacou os números da economia. De acordo com o secretário Gibson Siqueira (Desenvolvimento Econômico), foi registrada a circulação de R$ 62 milhões na economia local, num recorde na série histórica, além de um fluxo de trabalho de aproximadamente 6 mil pessoas, entre formais, MEI’s e informais.
Setores como comércio, serviços, gastronomia e lazer, impulsionaram o bom resultado. A Carraspana, bebida tradicional da cidade, que serviu como tema para edição deste ano, também obteve expressivos resultados econômicos, com a comercialização de 18.000 unidades, gerando a circulação média de mais de R$ 630 mil, como produto das vendas realizadas.
No turismo e na hotelaria, de acordo com o secretário Pedro Brandão, a média de ocupação dos leitos disponíveis foi de 84% durante o ciclo junino, alcançando o pico de 100% entre os dias 22 a 24 de junho, além do registro de locação de cerca de 300 imóveis privados, durante o período do evento.
As ações em áreas estratégicas, como saúde, serviços públicos, mulheres, ARCOTTRANS, além das ações da Secretaria das Mulheres, lideradas pela secretária Micheline Valério, como a Casa Maria da Penha, que recebeu mais de 5 mil pessoas durante os festejos, também foram exitosas.
As ações da Secretaria de Assistência Social, sob a liderança da secretária Rejane Maciel, também registraram um grande sucesso. No Espaço Novo Tempo, criado para acolher os filhos dos trabalhadores da festa, especialmente das áreas de alimentação e comércio, acolheu mais de 100 crianças no curso do evento, ofertando lanches, atividades lúdicas e muito mais, num índice nunca antes alcançado.
Já o Espaço Acessibilidade, que garantiu um ambiente reservado no Front Stage, para que portadores de necessidades especiais, gestantes e idosos, pudessem assistir aos shows em um ambiente seguro e inclusivo, com a oportunidade de conhecer ainda, os artistas que se apresentavam, foi um verdadeiro sucesso, com a presença de mais de 250 pessoas, durante os dias de festa.
A comunicação também alcançou números expressivos em 2023, com a maior cobertura da história do evento. De acordo com os dados apresentados pelo Consultor de Comunicação Institucional, Rodolfo Albuquerque, mais de 6,5 milhões de pessoas foram alcançadas pelos conteúdos oficiais, colaborativos e com a cobertura dos mais de 40 meios de comunicação, incluindo diversas emissoras de rádio e TV, além da presença de influenciadores digitais de Arcoverde e da região.
Foram mais de 900 mil visualizações em diversas lives e transmissões independentes, mais de 400 mil acessos em matérias publicadas por diversos portais e blogs, mais de 150 mil buscas sobre temas correlatos ao São João na cidade, mais de 350 mil likes em posts oficiais alusivos aos festejos, além do perfil no Instagram oficial da festa, criado em abril, que alcançou cerca de 280 mil pessoas diretamente, durante o mês de junho.
“É uma temporada de excelente aquecimento para a economia local, favorecendo que em 2023, Arcoverde alcançasse o seu maior faturamento em relação aos ciclos juninos passados, nos consolidando como um dos mais importantes e expressivos eventos do calendário junino do nosso estado, numa grande vitrine cultural, atraindo milhares de turistas e visitantes, e também valorizando a nossa gente. Fizemos juntos o melhor São João, como uma festa democrática, de todos e para todos, grande como a nossa cidade é e merece” , destacou o Prefeito Wellington Maciel.
Você precisa fazer login para comentar.