Notícias

No Dia de defesa do Velho Chico, debate mostra quadro desolador e preocupante

Por Nill Júnior

foto 2

Durante esta semana, a Rádio Pajeú realiza uma série de debates dentro da Semana do Meio Ambiente. Na pauta, a conscientização sobre o papel do São Francisco e seus afluentes, a situação do Rio Pajeú e o encontro promovido pelo Grupo Fé e Política Dom Francisco sobre a degradação do nosso ecossistema, a caatinga.

Hoje, a Pajeú é parceira da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”. Um debate sobre o dia nacional em defesa do Rio São Francisco. A situação do rio e o quadro nas cidades abastecidas pela Adutora do Pajeú também serão debatidos. Os convidados foram Adelmo Santos (Prorural) e Elias Silva (Comitê de Bacias).

foto 1
Equipe do programa Manhã Total (Rádio Pajeú) na campanha em defesa do Velho Chico

Como não poderia ser diferente, houve grande repercussão da notícia fruto de reportagem especial do blog de que é muito baixo o nível de armazenamento de água na Barragem de Sobradinho, que mantém o manancial de Itaparica, onde há a captação para a Adutora do Pajeú.

Elias Silva destacou que o tema já vem sendo amplamente debatido em Comitês ligados ao São Francisco. Ele disse que essa situação já era prevista e que há problemas graves no conjunto dos projetos que retiram água do São Francisco. “O problema é que paralelamente, deveriam estar ndando no mesmo ritmo os projetos de revitalização do Rio e seus afluentes. Os projetos de saneamento estão parados”. Ele chegou em falar nos rumores de que até em cidades onde o projeto está sendo tocado, há risco de paralisação por contingenciamento.

Adelmo Santos lembrou que as civilizações e povos mais inteligentes trataram seus rios adequadamente. “Basta ver rios como o Nilo e Jordão, milenares, que continuam gerando renda e vida nas comunidades em volta deles. Isso porque se viu essa ação como prioritária, o que não acorre com o São Francisco e afluentes como o Pajeú”, desabafou.

 

Outras Notícias

Editais do Governo de PE voltados para a cultura do Estado encerram nesta semana

Produtores e artistas devem ficar atentos aos prazos do 29º Festival de Inverno de Garanhuns; 14º Patrimônio Vivo do Estado; e 4º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia Três editais abertos ao público pela Fundarpe e voltados para a preservação e valorização da cultura de Pernambuco, por parte do Governo do Estado, terão […]

12º Festival de Cinema movimentará Triunfo

Produtores e artistas devem ficar atentos aos prazos do 29º Festival de Inverno de Garanhuns; 14º Patrimônio Vivo do Estado; e 4º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia

Três editais abertos ao público pela Fundarpe e voltados para a preservação e valorização da cultura de Pernambuco, por parte do Governo do Estado, terão os prazos de inscrições encerrados nesta semana:

O 29º Festival de Inverno de Garanhuns, nesta terça-feira (7); e os 14º Patrimônio Vivo do Estado e 4º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, na próxima sexta-feira (10). Mais informações, como o edital e as fichas de inscrições, estão disponíveis no Portal Cultura.PE, através do endereço www.cultura.pe.gov.br/editais.

As inscrições para o 29º Festival de Inverno de Garanhuns são voltadas para as diversas atividades culturais de todo o país que desejam participar da programação deste ano. O FIG, um dos mais importantes festivais de cultura e arte do Brasil, é realizado na segunda quinzena de julho, em diversos polos e palcos espalhados por Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Destinado para pessoas físicas ou jurídicas, o 14º Patrimônio Vivo do Estado vai eleger seis novos Patrimônios Vivos que passarão a receber uma bolsa de incentivo financeiro por parte do Governo Estadual. O valor é R$ 1.600 para pessoa física, ou seja, mestres ou mestras da cultura de Pernambuco; e R$ 3.200 para pessoa jurídica, ou seja, grupos tradicionais da cultura do estado.

Na sua quarta edição, o Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia contemplará, na área de Dramaturgia, obras inéditas nas categorias: Teatro Adulto, Teatro de Animação e Teatro para Infância. Já no segmento de Cultura Popular, o prêmio será concedido a Mestres e Mestras, além de Grupos/Comunidade com experiência na transmissão dos saberes e fazeres, dedicadas às expressões artísticas ou culturais populares.

Festival de Cinema de Triunfo – Cineastas de todo o Brasil podem inscrever curtas e longas-metragens até o próximo dia 13 de maio para concorrer à Mostra Competitiva do 12º Festival de Cinema de Triunfo. O Festival acontecerá no Cineteatro Guarany, entre os dias 29 de julho e 10 de agosto. Neste ano, pela primeira vez, a participação é confirmada através do Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br).

Pernambuco confirma mais três casos de H3N2 em Serra Talhada, Santa Terezinha e Araripina

No total, o estado registrou mais 179 casos da doença.  Com isso, totalizam 222 adoecimentos. Dois novos óbitos foram registrados em pacientes com comorbidades. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) consolida mais uma rodada de resultados de exames para a influenza. Nessa nova análise, realizada nesta quinta-feira (23/12), foram obtidas 179 amostras laboratoriais positivas, sendo […]

No total, o estado registrou mais 179 casos da doença.  Com isso, totalizam 222 adoecimentos. Dois novos óbitos foram registrados em pacientes com comorbidades.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) consolida mais uma rodada de resultados de exames para a influenza.

Nessa nova análise, realizada nesta quinta-feira (23/12), foram obtidas 179 amostras laboratoriais positivas, sendo 174 para o subtipo A (H3N2) e 5 A não subtipada.

Com isso, totalizam 222 casos da doença em Pernambuco, 217 para influenza A (H3N2) – sendo 1 pelo critério clínico-epidemiológico – e 5 não subtipada. As análises foram realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE).

Dos 222 casos, 28 (12,6%) apresentaram quadro de síndrome respiratória aguda grave (Srag). Também estão confirmados 3 óbitos pela influenza A (H3N2). O primeiro, informado na última segunda-feira (20/12), foi de um homem de 46 anos, morador do Recife e paciente renal crônico, que faleceu no último domingo (19/12). O segundo foi de uma mulher de 69 anos, residente no Recife, e que teve o início dos sintomas em 8 de dezembro (tosse, falta de ar). Ela, que tinha hipertensão e diabetes, estava internada desde 17/12 na UTI do Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem, vindo a falecer na segunda-feira (20/12).

Já o terceiro óbito foi de um homem de 24 anos, com sobrepeso e hipertensão. De acordo com a família, ele tinha histórico recorrente de busca por serviço de saúde por causa da pressão alterada. O início dos sintomas foi em 14/12 (febre, tosse, falta de ar) e o óbito em 16/12, no Hospital Municipal Carozita Brito, em Nossa Senhora do Ó.

Analisando apenas as ocorrências para a influenza A (H3N2), 65,8% envolviam pessoas entre 20 e 49 anos. No quesito sexo, 53,4% são do sexo masculino e 46,6% do feminino. Os municípios de ocorrência da H3N2 são: Araripina (1), Cabo de Santo Agostinho (7), Camaragibe (2), Camocim de São Félix (1), Carpina (1), Caruaru (12), Catende (1), Igarassu (5), Ipojuca (3), Itambé (1), Itapissuma (10), Jaboatão dos Guararapes (18), Moreno (2), Olinda (19), Paulista (9), Recife (119), Vitória de Santo Antão (2), Ribeirão (1), Santa Terezinha (1), Serra Talhada (1) e Timbaúba (1).

As 5 ocorrências da influenza A não subtipada são da Ilha de Itamaracá (1), Recife (3) e São Lourenço da Mata (1).

Afogados: Através de nota prefeito parabeniza servidores públicos pelos seu dia

Quero parabenizar os servidores públicos pelo seu dia.  O sucesso de nossa gestão em Afogados da Ingazeira deve-se, principalmente, ao trabalho, à dedicação e ao compromisso do funcionalismo público municipal em servir à população.  Em pouco menos de dois anos de gestão conseguimos, através do diálogo  permanente com a categoria, importantes avanços.  Garantimos o pagamento do salário dos […]

IMG_8652

Quero parabenizar os servidores públicos pelo seu dia.

 O sucesso de nossa gestão em Afogados da Ingazeira deve-se, principalmente, ao trabalho, à dedicação e ao compromisso do funcionalismo público municipal em servir à população.

 Em pouco menos de dois anos de gestão conseguimos, através do diálogo  permanente com a categoria, importantes avanços. 

Garantimos o pagamento do salário dos servidores em dia, estendendo esse direito a aposentados e pensionistas. Conseguimos também, com planejamento orçamentário, garantir, à parte significativa dos servidores, a equiparação ao salário mínimo.  Entregamos novos fardamentos e equipamentos para os servidores da limpeza urbana e a Guarda Municipal.

Informo ainda que, cumprindo o nosso compromisso com a categoria, estaremos iniciando na próxima Quinta (30) o pagamento dos salários dos servidores municipais  referentes ao mês de Outubro. 

Por fim, quero agradecer o empenho de todos no atendimento à população.  Eu também sou um servidor, um colega de trabalho, buscando – de forma permanente e contínua – melhorias na qualidade dos serviços prestados ao nosso povo.

Que Deus ilumine e abençoe a todos nesse dia tão especial!

José Coimbra Patriota Filho – Prefeito de Afogados da Ingazeira

Afogados da Ingazeira, 28 de Outubro de 2014

Secretaria de Administração inicia sinalização vertical do trânsito em Tabira

A Prefeitura de Tabira, através da Secretaria Municipal de Administração iniciou, na manhã de segunda, dia 27, os serviços de sinalização vertical do trânsito da cidade. Os trabalhos começaram pela Rua José Pires Sobrinho, ao lado do terminal rodoviário, com a demarcação de linhas amarelas e de faixa para pedestres. O secretário de administração do […]

unnamed

A Prefeitura de Tabira, através da Secretaria Municipal de Administração iniciou, na manhã de segunda, dia 27, os serviços de sinalização vertical do trânsito da cidade. Os trabalhos começaram pela Rua José Pires Sobrinho, ao lado do terminal rodoviário, com a demarcação de linhas amarelas e de faixa para pedestres.

O secretário de administração do município de Tabira, Flávio Ferreira Marques disse que a sinalização é muito importante para facilitar o trafego e cumprimento às regras de trânsito tanto para os condutores de veículos quanto para os pedestres.

unnamed (1)

“Estamos, aos poucos, dando uma nova roupagem na organização do nosso trânsito que se encontrava caótico. Com o trabalho da Guarda Municipal, em parceria com a Policia Militar, está disciplinando, orientando e realizando Blitz Educativas.” Concluiu o secretário Flavio Marques.

No próximo dia 05 de maio, o Secretário  se reúne com o comando da Policia Militar de Pernambuco para celebrar o convênio que vai permitir a PM cuidar do trânsito junto com a Guarda Municipal. A reunião acontecerá ás 15h30 no Recife, segundo Anchieta Santos.

Carnaval antecipado de Arcoverde segue com programação diversificada até domingo

O Carnaval antecipado de Arcoverde, intitulado “Nosso Carnaval”, segue movimentando a cidade e atraindo visitantes da região. A programação, que começou na última quinta-feira (20), se estende até domingo (23) e inclui apresentações musicais e manifestações culturais locais. Na sexta-feira (21), o cantor baiano Netinho foi a principal atração da noite, realizando show no palco […]

O Carnaval antecipado de Arcoverde, intitulado “Nosso Carnaval”, segue movimentando a cidade e atraindo visitantes da região. A programação, que começou na última quinta-feira (20), se estende até domingo (23) e inclui apresentações musicais e manifestações culturais locais.

Na sexta-feira (21), o cantor baiano Netinho foi a principal atração da noite, realizando show no palco do Bandeirante, no centro da cidade. Também se apresentaram o arcoverdense Kleber Araújo e a cantora Irah Caldeira.

Neste sábado (22), a programação começa às 18h com o pernambucano André Rio. Às 19h30, o arcoverdense Junior Saigon sobe ao palco, seguido por Alcymar Monteiro às 22h. O encerramento da noite será feito por Márcio Dhuka, a partir da meia-noite.

O domingo (23) marca o último dia de festividades, com início às 17h, quando ocorre o tradicional desfile dos Bois de Arcoverde, manifestação cultural da cidade. Às 20h, o cantor Marron Brasileiro se apresenta, e o encerramento do evento será comandado pelo grupo Raça Negra, que sobe ao palco às 22h.

Programação do “Nosso Carnaval”

Sábado, 22 de fevereiro

18h – André Rio

19h30 – Junior Saigon

22h – Alcymar Monteiro

00h – Márcio Dhuka

Domingo, 23 de fevereiro

17h – Desfile dos Bois

20h – Marron Brasileiro

22h – Raça Negra