Notícias

Nesta quarta: São José do Egito se prepara para comemorar 107 anos

Por Nill Júnior

12801596_812268468896284_3150957803632589224_n

Nesta quarta-feira, 09 de março, é feriado municipal em São José do Egito, onde serão comemorados os 107 anos de Emancipação Política do Berço Imortal da Poesia.

Nas festividades de comemoração será realizada a inauguração da Academia Livre Rogério Alfrânio Ferreira Guimarães. Um novo espaço de lazer e saúde para a população.

A construção desta academia foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sicoob. Com um investimento no total de 200 mil reais.

A programação terá início as 16 horas com o Desfile Cívico “Salve os 107 anos de Nossa Emancipação”, saindo da Rua João Pessoa, passando pela Rua da Baixa e pela Avenida 25 de Agosto até defronte ao Estádio Municipal Francisco Pereira, onde fica localizada a Academia Livre, que será inaugurada pelo Prefeito Romério Guimarães, o Presidente do Sicoob Evaldo Campos e demais autoridades presentes.

Às 18 horas haverá o corte do tradicional bolo de aniversário e às 19 horas o jogo de futebol entre a Equipe do Santa Cruz e a Seleção Egipciense.

História: São José do Egito foi elevada à categoria de Cidade através da Lei Estadual nº 991, a 01 de Julho de 1909. Por decisão da sociedade egipciense ficou estabelecido que a emancipação política deveria ser comemorada em 09 de março, quando o então governador do Estado, extraoficialmente, deu poderes emancipatórios ao novo município.

Localizada no Alto Sertão do Pajeú a cidade de São José do Egito tem como principal marca a poesia popular. A cidade é conhecida como “Capital dos Repentistas” ou “Berço Imortal da Poesia”, dado ao grande número de cantadores famosos nascidos no município.

De cada dez dos mais representativos poetas populares do Nordeste, pelo menos sete são egipcienses. E essa concentração é confirmada pela maioria dos estudiosos da arte popular nordestina.

Segundo nota, as novas gerações podem conhecer, praticar e desenvolver a cultura e a poesia da cidade através da Disciplina de Poesia Popular que foi institucionalizada pelo atual Gestor Municipal – Romério Guimarães, nos currículos escolares da Rede Municipal de Ensino.

Outras Notícias

Tadeu Alencar comemora agenda no Sertão

O Deputado Federal Tadeu Alencar, que tentará o terceiro mandato, teve duas importantes agendas políticas no Sertão, neste final de semana. Em Belém do São Francisco solidificando a relação que vem construindo com a família Lustosa e recebendo a adesão dos vereadores Luan de Vavá do Bode e Leozão Bem Vindo e de diversas outras […]

O Deputado Federal Tadeu Alencar, que tentará o terceiro mandato, teve duas importantes agendas políticas no Sertão, neste final de semana.

Em Belém do São Francisco solidificando a relação que vem construindo com a família Lustosa e recebendo a adesão dos vereadores Luan de Vavá do Bode e Leozão Bem Vindo e de diversas outras lideranças locais. Do mesmo modo no município de Santa Terezinha, no sertão do Pajeú, fechando, junto com Paulo Jucá, pré-candidato a deputado estadual, uma parceria com o vereador Neguinho de Danda, o mais votado da cidade e irmão do ex-Prefeito, Vanim de Danda.“São parcerias importantes para a nossa caminhada e que me deixam muito satisfeito por ser um apoio orgânico, de quem tem história e serviços prestados em suas cidades, que conquistamos mostrando a força do nosso trabalho nos diversos municípios de Pernambuco onde temos andado nos últimos sete anos. Tanto Belém do São Francisco quanto Santa Terezinha passarão a ter uma representação política à altura do seu merecimento, tanto em nível federal quanto estadual”, comentou Tadeu.Em Belém do São Francisco, Tadeu visitou a Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do São Francisco, FACESF, onde foi recebido pelo seu Diretor, Geraldo Lustosa, pelo Professor Ítalo Lustosa, pelo advogado Leandro Lustosa e pelo também advogado e empresário, Ricardo Sampaio Lustosa. Além disso, acompanhado pelo deputado Rodrigo Novaes fez uma visita à Feira Livre e à Câmara de Vereadores, onde ocorreu uma produtiva conversa com os vereadores Luan e Leozão, além de lideranças de diversos segmentos, empresários, associações rurais, artistas, com a participação também da população.“Fui mais uma vez muito bem recebido em Belém do São Francisco ao lado do parceiro e amigo Rodrigo Novaes, Deputado Estadual que está ao nosso lado no município. Tivemos a oportunidade de ser recepcionado pelo ex-Prefeito Helionaldo Lustosa e seu filho, Ítalo Lustosa e muitos dos seus familiares e amigos e de sentir as  necessidades da população e de reforçar o compromisso do nosso mandato com as demandas do município. Vistoriamos também uma obra da Compesa no bairro do Bom Jesus, uma solicitação de Rodrigo e nossa ao Governador, que está sendo atendida para prover o bairro e outras localidades do fornecimento de água”, comentou Tadeu.Tadeu Alencar esteve também em Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú e, ao lado do pré-candidato a Deputado Estadual Paulo Jucá, recebeu o apoio do grupo do vereador Neguinho de Danda, que realizou um grande evento para os dois na noite do sábado.“Fui recebido de forma calorosa em Santa Terezinha pelo vereador Neguinho de Danda e todo o seu expressivo grupo político, que firmou compromisso com a nossa caminhada para a reeleição à Câmara dos Deputados e com a eleição do nosso amigo Paulo Jucá, importante liderança de São José do Egito e pré-candidato a Deputado Estadual. Estaremos juntos, eu e Paulo Jucá, na defesa dos interesses da região, que carece de voltar a ter a sua representação política na Assembleia Legislativa, que sempre teve um robusto capital político e que a eleição de Paulo Jucá vai reabilitar. Parceria importante e pautada por compromissos com Santa Terezinha, importante cidade com a qual começamos uma nova e promissora história”, analisou Tadeu.

Prefeitura de Afogados divulga resultado de seleção de professores

A Secretária de Educação de Afogados da Ingazeira divulgou, no final da tarde desta terça-feira (24), o resultado da seleção pública para professores da Escola Padre Carlos Cottart.  Das doze vagas previstas, foram preenchidas onze, uma vez que houve apenas um aprovado no componente curricular língua estrangeira.  O prazo recursal do resultado final é até […]

A Secretária de Educação de Afogados da Ingazeira divulgou, no final da tarde desta terça-feira (24), o resultado da seleção pública para professores da Escola Padre Carlos Cottart. 

Das doze vagas previstas, foram preenchidas onze, uma vez que houve apenas um aprovado no componente curricular língua estrangeira. 

O prazo recursal do resultado final é até a quinta-feira (25), de 8 às 12h. O resultado dos recursos, caso haja algum, sai até às 17h da sexta (26).

Clique aqui e confira o resultado (Os candidatos que preencherão as vagas estão identificados como classificados(as)).

Morte da cantora Maria Dapaz: corpo será cremado em São Paulo

Acaba de ser confirmada a morte da cantora afogadense Maria Dapaz. Ela estava internada em São Paulo para tratamento de um câncer de pulmão. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora. Em junho, o estado de saúde da cantora e compositora pernambucana de Afogados da Ingazeira Maria Dapaz a afastou dos palcos por tempo […]

Maria Dapaz, no Debate das Dez de 15 de maio, na Rádio Pajeú, sua última vez na emissora.

Acaba de ser confirmada a morte da cantora afogadense Maria Dapaz. Ela estava internada em São Paulo para tratamento de um câncer de pulmão. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora.

Em junho, o estado de saúde da cantora e compositora pernambucana de Afogados da Ingazeira Maria Dapaz a afastou dos palcos por tempo indeterminado.

Em 16 de maio, depois da grande apresentação no Festival da Seresta em Recife, Maria Dapaz, passou mal e ficou internada cinco dias em São Paulo com pneumonia atípica. Teve alta para terminar o tratamento em casa.

Mas o problema detectado foi maior: um tumor no pulmão do lado esquerdo. “Nesse momento, ela está sendo muito bem cuidada, seguindo com exames de praxe no Hospital das Clínicas em São Paulo, com uma excelente equipe médica especializada”, informou a nota. O quadro se complicou e ela acabou falecendo esta tarde.

Maria Dapaz teve  vários discos gravados como “Pássaro Carente”,  “Clareia” e “Da pá virada”. Em 1992, Chitãozinho e Xororó gravaram a composição “Brincar de ser feliz” (Maria da Paz – Nino), que virou tema da novela “Pedra sobre pedra”, da Rede Globo, e foi um grande sucesso. Em 2013 lançou o Cd autoral “Outro Baião”. Dentre os últimos projetos, belas homenagens a Amália Rodrigues.

Maria da Paz Sousa nasceu no dia 25 de março de 1959 em Jaboatão dos Guararapes, tinha 59 anos. Ela cresceu em Afogados da Ingazeira. “Recebi em 2011 o titulo de cidadã afogadense. Me considero Afogadense, a família da minha mãe é de lá”, disse em uma de suas entrevistas. Seu talento para a música começou a ser reconhecido no Cine São José, nos programas de auditório da Rádio Pajeú.

Clique aqui e veja sua última participação no Debate das Dez da Rádio Pajeú. Ela participou em 15 de maio, pouco depois de sua participação do Festival da Seresta.

O velório e cremação de Maria Dapaz acontecem neste sábado, dia 28, das 10h as 15h, no Crematório Embu das Artes, que fica na Rua Suécia, 56 (antiga R. Dr. Jorge Balduzzi, nº 520) em Jardim das Oliveiras, Embu das Artes, São Paulo.  Entrada pelo Km 275 da Rodovia Régis Bittencourt.

PSB defende derrubada de veto de Bolsonaro ao marco do saneamento

O PSB, na sessão de hoje (17) do Congresso Nacional, defenderá a derrubada dos itens 8 e 9 do veto presidencial ao projeto de lei do Marco Legal Saneamento Básico (30/2019), que abre o setor para a iniciativa privada.  A bancada do partido na Câmara apresentará destaque para garantir o direito dos Estados de renovarem […]

O PSB, na sessão de hoje (17) do Congresso Nacional, defenderá a derrubada dos itens 8 e 9 do veto presidencial ao projeto de lei do Marco Legal Saneamento Básico (30/2019), que abre o setor para a iniciativa privada. 

A bancada do partido na Câmara apresentará destaque para garantir o direito dos Estados de renovarem por mais 30 anos os contratos com as empresas estatais (art.16). Em se mantendo o veto presidencial, haveria imediatamente licitação, para disputa entre companhias estatais e privadas.

“Essa é uma demanda, inclusive, dos governadores e fazia parte do acordo firmado entre o governo e o Legislativo, que foi quebrado com o veto. Nós precisamos garantir a manutenção dos investimentos que estão sendo feitos e a segurança jurídica para as empresas estaduais”, justificou o deputado Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara. 

Os dispositivos vetados regularizam e reconhecem os contratos de programa, situações não formalizadas de prestação de serviços públicos de saneamento básico por empresa pública ou sociedade de economia mista, bem como possibilitam a prorrogação por 30 anos das atuais avenças. 

O artigo 16 criou a regra de transição entre os modelos de operação para o setor de saneamento básico, habilitando um ambiente capaz de absorver a subsistência das operadoras e a integração dos investimentos privados, com novas modelagens para alavancar a universalização dos serviços. Para isso, o dispositivo autoriza a renovação dos contratos de programa em vigor por até 30 (trinta) anos, como também possibilita a regularização das situações de fato em curso em alguns municípios.

“Essa equalização é vital para conclusão dos projetos de infraestrutura em andamento e a amortização gradual dos investimentos. Quando o governo federal retirou o art. 16, com o veto, foi contra décadas de estruturação erguidas para o setor, acarretando uma enorme insegurança jurídica, com a estagnação imediata das ações e projetos em andamento que buscam a universalização do saneamento e a atração de novos investimentos, a exemplo de várias Parcerias Público Privadas”, disse Danilo Cabral.

Dom Limacêdo encerra festa do Senhor Bom Jesus dos Remédios em Afogados

Na noite desta quarta-feira (1), Afogados da Ingazeira celebrou com fé e emoção o encerramento da tradicional Festa do Senhor Bom Jesus dos Remédios, padroeiro da cidade. A procissão reuniu uma multidão pelas ruas do centro, conduzindo a imagem do Bom Jesus dos Remédios com devoção. Ao retornar à Catedral, a celebração foi marcada por […]

Na noite desta quarta-feira (1), Afogados da Ingazeira celebrou com fé e emoção o encerramento da tradicional Festa do Senhor Bom Jesus dos Remédios, padroeiro da cidade.

A procissão reuniu uma multidão pelas ruas do centro, conduzindo a imagem do Bom Jesus dos Remédios com devoção. Ao retornar à Catedral, a celebração foi marcada por uma missa presidida por dom Limacêdo Antonio da Silva, que destacou a importância de iniciar o ano com um coração renovado e cheio de amor:
“Não tem sentido iniciar o ano novo com o coração velho… Que Deus troque o nosso coração de pedra por um coração de carne.”

O momento também foi de emoção com as palavras do pároco Pe. Gilvam Bezerra, que relembrou sua chegada à paróquia e expressou gratidão à comunidade.

A noite se encerrou com o juramento e a profissão de fé dos estagiários Cícero André, Lucas Emmanuel e Washington Luiz, que se preparam para a ordenação diaconal no próximo dia 27 de fevereiro.